Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Documento interno da HP alerta para possibilidade de ataques de patentes da MS

Notícia publicada por brain em julho 20, 2004 10:38 PM | TrackBack


Segundo o Newsforge, um memorando interno da HP emitido há cerca de 2 anos alerta para a possibilidade de ataques da Microsoft ao software livre usando patentes de software como arma. São mencionados explicitamente, além do Linux, o Samba, Apache e Sendmail.

A HP emitiu declaração afirmando que o memorando foi escrito quando a situação do mercado era bem diferente do que ocorre hoje, e tanto ela quanto a Red Hat afirmaram hoje que acreditam que seus softwares não infringem a propriedade intelectual de ninguém. O consultor jurídico da Free Software Foundation também esclareceu que parte da análise da HP se baseou em um erro de interpretação da GPL. Mesmo assim a preocupação com ataques por parte da Microsoft (que não devem acontecer antes de a Europa decidir sua política de patentes de software) é séria e importante, ainda que a probabilidade seja mais baixa do que podia parecer há dois anos atrás.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» nelsonvn () em 22/07 00:48

Agora até a HP alertou dizendo que as patentes são um risco para o Linux. Mas será que se a M$ ameaçar de verdade o crescimento da evolução tecnologica, será que a HP irá nos defender?!?!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.