Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Análise de usabilidade do GNOME 2.6

Notícia publicada por brain em julho 20, 2004 10:50 PM | TrackBack


O UserInstinct publicou uma análise de usabilidade do GNOME 2.6, levantando áreas onde o GNOME já acerta e apontando as áreas de falha, sempre sob o ponto de vista do usuário. Um aspecto interessante deste artigo, e que pode inclusive servir como insumo para outros interessados em fazer análises de usabilidade de ambientes e sistemas, é que os testes realizados com usuários finais também foram descritos e comentados, e constam no texto como um apêndice.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» lilux - lilux arroba linuxmail ponto org () em 21/07 09:46

Minha análise sobre o Gnome 2.6:

Ótimo. apenas necessita de melhoras na velicidade, mas está muito robusto e supre todas as minhas necessidades.


» hamacker () em 21/07 10:08

Nem tao ótimo, aquele abre janelas sobre janelas é irritante. Gosto muito do gnome e kde, e espero pelo dia em que eles tenham coisas em comum. Por exemplo, um menu de programas igual para ambos. Yes, I'am dreammer.


» Douglas () em 21/07 10:48

Aquelas "janelas sobre janelas" podem ser desabilitadas nas configurações do Gnome 2.6 (gconf). Apesar de serem assim por padrão após estudos de eficiência/usabilidade.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 21/07 10:57

Apesar de preferir o shell para navegar por diretórios, devo confessar que acho bastante eficiente e intuitivo o novo modo do Nautilus. Prefiro as janelas sobre janelas do que o modo antigo.


» Everaldo Canuto () em 21/07 14:15

Estou escrevendo uma análise sobre Desktop´s (GNOME, KDE e WinXP)´. Até agora estou usando 4 usuários, dois já tinham experiência em Windows e os outros dois são iniciantes.

O que tenho notado é que a preferência de ambos os usuários é pelo KDE ou WinXP. Nenhum dos quatro usuários prefere o GNOME, apenas um tem preferência pelo Windows, os outros três acham tanto o KDE quanto o Windows parecidos sendo o KDE mais bonito.

Um outro aspecto interessante é quanto ao Browser, todos os 4 usuários preferem usar o Firebird, até mesmo os dois que já usavam o IE.

Abraços
Everaldo Canuto


» Alexandre Figueiredo () em 21/07 14:46

Opa! Você está fazendo um teste com 4 usuários, legal. Quero saber tudo sobre o seu estudo.

Qto ao GNOME 2.6, ainda não testei, mas tive a oportunidade de ler sobre ele. Eu acho que é muito mais eficiênte trabalhar com janelas, apesar de parecer que voltamos ao tempo do Windows95, mas permite que você movimente os arquivos nos lugares corretos.

Será que ninguem errou e por acaso colocou os arquivos em uma pasta próxima no Windows Explorer ou Nautilus?

Eu estou doido para testar do GNOME 2.6.

[ ]s


» Everaldo Canuto () em 21/07 15:55

Já falei com o Augusto e muito provavelmente ele publicará o artigo aqui no site. O que estou fazendo é o seguinte:

Estou utilizando 4 usuários comuns de informatica, nenhum deles tem grandes conhecimentos de informática 2 usam o computador no escritório e 2 em casa.

Dois deles tem experiência com o Windows e os outros dois nunca tiveram experiência alguma.
Daí o que fiz foi instalar o Windows e o Linux em suas máquinas (já com tudo configurado), pedi que eles fizessem uso do GNOME, KDE e Windows para cada um deles numa ordem diferente é claro.

E importante notar que cada usuário tem um perfil diferente, um deles por exemplo é advogado e está usando o computador para acessar sites e escrever petições.

Ao término de um mês devo escreve uma análise sobre os pontos altos e baixos de cada ambiente Desktop mas as análises preliminares apontam que para o usuário iniciante tanto o Windows quanto o KDE são bem intuitivos enquanto o GNOME foi considerado "feio" e difícil de usar.

Não fiz qualquer customização na aparência, foi instalado o padrão de cada dos ambientes.

Dois pontos interessantes também já foram notados, o primeiro quanto ao "browser" que como citado acima houve uma preferência geral pelo Firefox, o segundo foi quanto ao Double-Click, mesmo para quem não tem nenhuma experiência anterior com computadores o double-click foi considerado uma melhor opção e por isso tive de ensina-los como configurar essa opção para o Linux.

Em vinte dias eu devo finalizar a análise.

Abraços


» lilux - lilux arroba linuxmail ponto org () em 21/07 18:28

as janelas sobre janelas são padrão no nautilus, mas você pode navegar pelo modo comum no Browse Filesystem pra quem preferir. e se não quer abrir uma janela sobre a outra é só clicar no ícone segurando o shift. pra subir um diretório shift+alt+setinha-pra-cima. bem usual ;)


» Anderson Nielson () em 22/07 16:17

Everaldo,

O navegador que está utilizando é o Mozilla Firefox ou o antigo Mozilla Firebird? Na primeira mensagem tu citou o Firebird na segunda o Firefox.

Qual distribuição de GNU/Linux está usando? Pergunto isso por que é bem diferente usar o Gnome ou KDE no Conectiva ou no Fedora, por exemplo. No Conectiva o KDE é o padrão da distribuição, é mais completo e mais customizado pela Conectiva, logo mais "fácil" que o Gnome. No Fedora o padrão é o Gnome, mas o KDE é muito parecido com o Gnome nesta distribuição.

E qual a versão do KDE e do Gnome utilizada?

Outra dúvida é se existe alguma metodologia para se fazer este tipo de análise e comparação?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.