Notícia publicada por brain em julho 20, 2004 10:50 PM
| TrackBack
O UserInstinct publicou uma análise de usabilidade do GNOME 2.6, levantando áreas onde o GNOME já acerta e apontando as áreas de falha, sempre sob o ponto de vista do usuário. Um aspecto interessante deste artigo, e que pode inclusive servir como insumo para outros interessados em fazer análises de usabilidade de ambientes e sistemas, é que os testes realizados com usuários finais também foram descritos e comentados, e constam no texto como um apêndice.
Minha análise sobre o Gnome 2.6:
Ótimo. apenas necessita de melhoras na velicidade, mas está muito robusto e supre todas as minhas necessidades.
Nem tao ótimo, aquele abre janelas sobre janelas é irritante. Gosto muito do gnome e kde, e espero pelo dia em que eles tenham coisas em comum. Por exemplo, um menu de programas igual para ambos. Yes, I'am dreammer.
Aquelas "janelas sobre janelas" podem ser desabilitadas nas configurações do Gnome 2.6 (gconf). Apesar de serem assim por padrão após estudos de eficiência/usabilidade.
Apesar de preferir o shell para navegar por diretórios, devo confessar que acho bastante eficiente e intuitivo o novo modo do Nautilus. Prefiro as janelas sobre janelas do que o modo antigo.
Estou escrevendo uma análise sobre Desktop´s (GNOME, KDE e WinXP)´. Até agora estou usando 4 usuários, dois já tinham experiência em Windows e os outros dois são iniciantes.
O que tenho notado é que a preferência de ambos os usuários é pelo KDE ou WinXP. Nenhum dos quatro usuários prefere o GNOME, apenas um tem preferência pelo Windows, os outros três acham tanto o KDE quanto o Windows parecidos sendo o KDE mais bonito.
Um outro aspecto interessante é quanto ao Browser, todos os 4 usuários preferem usar o Firebird, até mesmo os dois que já usavam o IE.
Abraços
Everaldo Canuto
Opa! Você está fazendo um teste com 4 usuários, legal. Quero saber tudo sobre o seu estudo.
Qto ao GNOME 2.6, ainda não testei, mas tive a oportunidade de ler sobre ele. Eu acho que é muito mais eficiênte trabalhar com janelas, apesar de parecer que voltamos ao tempo do Windows95, mas permite que você movimente os arquivos nos lugares corretos.
Será que ninguem errou e por acaso colocou os arquivos em uma pasta próxima no Windows Explorer ou Nautilus?
Eu estou doido para testar do GNOME 2.6.
[ ]s
Já falei com o Augusto e muito provavelmente ele publicará o artigo aqui no site. O que estou fazendo é o seguinte:
Estou utilizando 4 usuários comuns de informatica, nenhum deles tem grandes conhecimentos de informática 2 usam o computador no escritório e 2 em casa.
Dois deles tem experiência com o Windows e os outros dois nunca tiveram experiência alguma.
Daí o que fiz foi instalar o Windows e o Linux em suas máquinas (já com tudo configurado), pedi que eles fizessem uso do GNOME, KDE e Windows para cada um deles numa ordem diferente é claro.
E importante notar que cada usuário tem um perfil diferente, um deles por exemplo é advogado e está usando o computador para acessar sites e escrever petições.
Ao término de um mês devo escreve uma análise sobre os pontos altos e baixos de cada ambiente Desktop mas as análises preliminares apontam que para o usuário iniciante tanto o Windows quanto o KDE são bem intuitivos enquanto o GNOME foi considerado "feio" e difícil de usar.
Não fiz qualquer customização na aparência, foi instalado o padrão de cada dos ambientes.
Dois pontos interessantes também já foram notados, o primeiro quanto ao "browser" que como citado acima houve uma preferência geral pelo Firefox, o segundo foi quanto ao Double-Click, mesmo para quem não tem nenhuma experiência anterior com computadores o double-click foi considerado uma melhor opção e por isso tive de ensina-los como configurar essa opção para o Linux.
Em vinte dias eu devo finalizar a análise.
Abraços
as janelas sobre janelas são padrão no nautilus, mas você pode navegar pelo modo comum no Browse Filesystem pra quem preferir. e se não quer abrir uma janela sobre a outra é só clicar no ícone segurando o shift. pra subir um diretório shift+alt+setinha-pra-cima. bem usual ;)
Everaldo,
O navegador que está utilizando é o Mozilla Firefox ou o antigo Mozilla Firebird? Na primeira mensagem tu citou o Firebird na segunda o Firefox.
Qual distribuição de GNU/Linux está usando? Pergunto isso por que é bem diferente usar o Gnome ou KDE no Conectiva ou no Fedora, por exemplo. No Conectiva o KDE é o padrão da distribuição, é mais completo e mais customizado pela Conectiva, logo mais "fácil" que o Gnome. No Fedora o padrão é o Gnome, mas o KDE é muito parecido com o Gnome nesta distribuição.
E qual a versão do KDE e do Gnome utilizada?
Outra dúvida é se existe alguma metodologia para se fazer este tipo de análise e comparação?
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.