Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

URPMI no Fedora Core - mais perto dos RPMs para múltiplas distribuições?

Notícia publicada por brain em julho 13, 2004 01:00 AM | TrackBack


O Slashdot publicou o anúncio da disponibilização do URPMI para o Fedora Core 2. Segundo o artigo, a disponibilização desta ferramenta (que é o gerenciador de pacotes via linha de comando desenvolvido originalmente para o Mandrake) é mais um passo em direção aos RPMs trans-distribuição, aparentemente um padrão ainda embrionário sendo proposto pela Mandrake que permitiria construir SRPMs capazes de ser compilados nas várias distribuições que adotam este padrão, adaptando-se às características intrínsecas de cada uma delas. Mais detalhes serão bem-vindos.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» André Vinícius () em 13/07 13:44

Putz, isso parece ser muito legal! Imagino que assim também seja possível criar repositórios únicos para várias distros, e com isso surge a possililidade de manter repositórios enooorrrmes. :)


» Wconserta () em 13/07 14:11

ai ideia é boa mais eu preferia que no lugar do urpmi foce usado o apt-get que ja tem versões para conectiva, fedora/rh , suse, mandrake-mais fuciona muito estranho), para este proposito de integração, agora o yum nem pensar heheh este é muito lerdo


» Roberto () em 13/07 14:38

Ja usei o apt no conectiva, no debian e no Red Hat, e o achava realmente muito bom (o apt-shell é extremante flexivel). Gosto muito do urpm{i,q,e}, e acostumei-me rapidamente a ele. Hoje em dia prefiro usar urpm a apt.


» Allyson () em 13/07 16:15

Já que tocaram no assunto, o único problema que vejo agora com o urpmi é que o arquivo com as informacoes (hdlist.cz) dos pacotes parece ser muito grande. Estava baixando o hdlist de um site de updates e o arquivo tinha 22MB! É assim mesmo ? No apt do CL eu não lembro de baixar arquivos de informacao maiores que 500KB.


» Allyson () em 13/07 16:46

Respondendo a minha própria pergunta, é possível configurar as mídias para baixar o arquivo synthesis.hdlist.cz que é bem menor (300KB). Só não consegui ainda descobrir qual a diferenca entre esses dois arquivos, só sei que o menor não é apenas o maior compactado :-).


» Wconserta () em 13/07 19:41

Aproveirando o comentarios eu não gostei do apt-get no mandrake justamente por causa deste arquivo de 22mb , bem que o apt poreria ser nos moldes do que é no fedora e conectiva


» Henrique Paiva () em 13/07 19:53

Tenho usado o urpmi frequentemente, e é realmente uma mão na roda.


» André () em 13/07 20:26

Acho que o hdlist é bem maior por ter mais informações, possibilitando pesquisas mais refinadas. Não tenho muita experiência com o apt, mas sempre tive essa impressão.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.