Notícia publicada por brain em julho 7, 2004 09:24 PM
| TrackBack
Juliano Bittencourt (juliano at edu.ufrgs.br) disse: "Eu sempre quis colocar um firewall no computador dos meus pais, que roda Fedora. Mas infelizmente isso sempre foi difícil, devido à complexidade natural do iptables. Eu sempre desejei um firewall que fosse livre mas com características como as do Security Alert (disponível para Windows), voltado para o usuário sem conhecimentos de segurança. Então recentemente um colega meu de faculdade, o Bruno Castro Silva, decidiu criar esse firewall como seu projeto de diplomação. Utilizando o LSM, que é novo framework de segurança do kernel 2.6, ele desenvolveu o Tuxguardian, descrito como o primeiro firewall de host baseado em aplicações para GNU/Linux. Recentemente o Bruno apresentou o trabalho no 5o Workshop de Software Livre, e desde então não param os downloads. Devido a isso, ele migrou a página para o SourceForge, onde pessoas de várias partes do mundo estão baixando o software."
Show de bola a idéia! Agora, parece que o frontend gráfico depende das bibliotecas Qt. Não sei nada de programação, mas pra mim parece que o cara que roda só o X e um gerenciador de janelas tipo Fluxbox não poderia usar o frontend gráfico. É isso mesmo? Enfim, coisa para os desenvolvendores resolverem. Realmente é um projeto muito legal. Esse Bruno Castro tá de parabéns!
Agora, tipo, não sei programar. Se rolasse um orçamento "desenvolver isso indpendente do Qt por tantos reais", juro que dava a minha contribuição! Não acho feio pedir dinheiro para continuar desenvolvendo um bom programa. Até pq o custo de oportunidade (o que o programador vai estar deixando de fazer/ganhar ao se dedicar a desenvolver S.L.) do programador tem que ser coberto de alguma forma. E remuneração é uma delas!
Apesar do frontend rodar em QT, você pode utilizá-lo em qualquer desktop que deseje. Eu particularmente rodo Gnome, mas utilizo o Tuxguardian numa boa. Mas para ajudar o Bruno (o autor do projeto) prometi pra ele que iria desenvolver um frontend como um applet do gnome. Em breve espero estar disponibilizando esse frontend no site do Tuxguardian no SourceForge.
O legal mesmo seria um frontend web.
Muito legal o projeto , parabéns !
Primeiro por que ele aborda seguranca para usuário final, sem que o mesmo tenha necessidade de entender como funciona o tradicional filtro de pacotes iptables. Com alguma pré-configuracão, pode-se habilitar alguns servicos básicos (como aplicativos de update) para que o sistema não fique engessado. Depois disso é um questão de aceitar ou não processos criarem socket ou binds, assim como é feito no ZoneAlarm e outros firewalls desse layer.
Segundo por que ele se baseia no LSM , um framework para modulos de seguranca sugerido pelo próprio Linus afim de prover um ambiente comum e padronizado para componentes de acesso de controle.
Baixei o código fonte para dar uma olhada e o autor realmente está de parabéns pela qualidade do mesmo.
Na minha opinião , a idéia é tão boa que , com alguma maturidade, distribuicões deveriam considerar empacotar o software afim de ganhar terreno na área de desktop.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.