Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Dell vai comercializar desktops Linux na Europa [atualizado]

Notícia publicada por brain em julho 6, 2004 10:38 PM | TrackBack


Mais um dos grandes fabricantes de PCs deu um passo adicional em direção à adoção do Linux: a Dell anunciou que vai vender PCs desktop com Linux na Europa. A distribuição escolhida é a Linspire (em inglês ou italiano), e a compatibilidade com os arquivos do MS Office é um dos argumentos de venda - junto com o suporte técnico da Dell.

Atualização: Segundo o The Register, a Dell não confirma o anúncio acima. Em nota, a empresa diz que já comercializa desktops com Linux pré-instalado para o mercado corporativo, mas esta oferta específica para o mercado europeu não foi feita por ela, e sim por uma empresa chamada Questar, que compra os PCs da Dell, instala Linux e os vende no varejo. Segundo o desmentido, o suporte da Dell a estes PCs não inclui o sistema operacional, e a Questar não tem nenhum acordo especial que a permita oferecer os PCs no mercado como se fosse uma promoção da Dell.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Henrique Vicente () em 06/07 23:55

Pelos acordos que ela (assim como a maioria[ou todas] as montadoras de grande porte assim)tem com a M$ creio que sejam vendas insignificantes, creio que esteja errrado..


» Henrique Vicente () em 06/07 23:56

oops, eu quis dizer espero que esteja errado..


» Otto () em 07/07 01:54

Olá senhores .
Tenho uma questão sobre direito comercial brasileiro que gostaria de sanar.
E' que sou usuário de Software Livre e estva pretendendo comprar um novo Hardware e
fiz uma pesquisa na web e descobri que tem uma empresa fabricante de Hardware , www.dell.com.br, que
afirma o seguinte : que eles só vendem as máquinas com o sistema Operacional instalados , vide Windows :-( .
Gostaria de saber se a venda casada de máquinas + software é uma prática legal no Brasil ?

Grato ,
Isso pode ser confirmado conforme o email enviado a eles , segue abaixo :
-----

rezado Sr. Alexandre,
todos os desktops fabricados aqui na Dell ja saem com sistema
operacional instalados.
Para maiores informacoes por favor contate-nos atraves do 0800903366
entre 8 hs e 20hs.
Atenciosamente,

Mariana Petek
Representante de Vendas On Line.
Tel: 55 - 51 481.7348
E-mail : mariana_petek@dell.com

DELL EMPRESA LEGAL - QUEM RESPEITA AS LEIS, RESPEITA O BRASIL


» Augusto Campos () em 07/07 02:05

Otto, a discussão sobre o assunto é bem-vinda e até oportuna, mas destaco que para obter aconselhamento sobre questões jurídicas, o melhor que você pode fazer é consultar um profissional habilitado.


» Henrique Vicente () em 07/07 02:09

Na lei diz que todo computador de fabricas como Dell, compaq... tem que sair com um sistema operacional instalado... então temos uma lei para proibir venda casada e outra autorizando em algum caso específico, isso é o Brasil deixado pelo governo passado ne :)


» bebeto_maya () em 07/07 06:59

__Eles dizem que a máquina sai com o sistema instalado, mas não dizem qual. . .

__No mais, pressione, se vc for comprar, que eu garanto que eles te arrumam um PC com Linux, basta falar a palavra PROCON, que eles se pelam de medo!

__A DELL, todo mundo, é o tipo de Urubu que fica sobrevoando a carniça,me dá nojo, dizem que têm PCs com Linux, mas não vendem, porque não tem procura. . .Lógico!Não tem propaganda! ! !

__A DELL, sinceramente, só usa o Pinguim, pra ganhar dinheiro com seus servers, a palavra ética foi riscada do dicionário deles.


» Philippe () em 07/07 08:56

nao é venda casada nao, eles tem um contrato. para pagar menos cada licença, so podem vender o modelo (cada modelo que fazem) com windows. poderiam fazer uma so pra linux, so que hj nao compensa, falta de mercado e preguiça de dar suporte, acredito.
ainda é assim, quer comprar sem windows? clone mesmo. notebook? a ECS vem sem windows (no meu veio piratão), traz procesador Transmeta (aquela empresa que emprega o Torvalds), bom desempenho e otimo preço.


» Aldoir () em 07/07 09:25

Ao Sr. Otto

Porque compra DELL?
- Tem boa propaganda.
- Tem um bom suporte.
Porque não comprar DELL?
- O preço do seu hardware é descomunal.
- A configuração é pobre. Explico: muitas vezes são usadas placas on-board. HDs com a metada da capacidade que se considera padrão atual. Pouca memória RAM, etc.
- Não vende computadores SEM Windows.
- Não vende computadores COM Linux ou FreeBSD.



» Manoel Pinho () em 07/07 12:54

Eu fiz a mesma pergunta à Toshiba do Brasil, à HP/Compaq, Dell e Itautec (brasileiras) e todas tem o rabo preso.

E eles sequer discriminam na nota o valor do software incluso para você pedir um reembolso por não aceitar a licença do software (isso está escrito nas EULAs da M$). Se você reclamar muito eles no máximo aceitam a devolução e reembolso de TODO o computador, mas não do sfoftware.

Eu decidi então comprar um notebook A928 da ECS e não me arrependi. Roda linux perfeitamente

Um amigo meu linuxer também comprou um no supermercado Extra (http://www.extra.com.br/) baratinho (R$ 3590), mas infelizmente veio com o Ruindows XP home pré-instalado por algum distribuidor nacional. Mas se procurar bem nas lojas vai encontrar um deles sem sistema.

Já estou farto de Procon, justiça, advogados, etc. Só nos fazem perder tempo e dinheiro para não dar em nada no final. As leis são tão frouxas que só favorecem quem age errado, nem que seja dando tempo para continuar praticando os delitos.

Se eu fosse advogado eu iria em cima da obrigatoriedade da presença na nota fiscal do valor de software, para que pudesse ser ressarcido a quem quiser. É mais fácil do que tentar obrigar por lei que eles vendam um produto customizado para quem não gosta de Windows. Eles podem alegar que isso é improdutivo e podem até apelar cobrando mais caro do que a versão COM software incluído como compensação (já vi isso acontecer em causas judiciais).


» nelson () em 07/07 18:12

Eu prefiro comprar um gabinete, placa-mãe, placa de vídeo, som, drives, disco rígido e montar meu próprio computador, eu acho bem melhor (e bem mais barato), compreendem?


» Claudio () em 07/07 22:17

Concordo com o Manoel quando ele reclama da ineficiência de nosso sistema jurídico. Acho que nossa maior arma, como consumidores, é o poder de escolha. Comprem outras marcas, montem seu computador, que seja, mas não aceitem este tipo de prática.

Ah, não é permitido vender computador sem SO? Pede para eles colocarem FreeDOS, Linux ou BSD. Ah, não é possível fazer isso? Tudo bem, então vou comprar um computador "cinza" :)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.