Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Análises do WineX 4 e do Crossover Office

Notícia publicada por brain em julho 1, 2004 09:55 PM | TrackBack


O Slashdot traz os links para uma análise do Winex4 e outra do CrossOver Office. Ambos são softwares que oferecem suporte para aplicações originalmente desenvolvidas para Windows poderem rodar no Linux sem alterações. O primeiro, recentemente renomeado para "Cedega", concentra-se no suporte a jogos, enquanto o segundo focaliza aplicativos como o Microsoft Office e o Adobe Photoshop.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» wolvers () em 01/07 23:53

pena serem softwares pagos
(como se não desse para baixá-los com o bittorrent...)

mas mesmo assim perde o "charme" do software livre
se fossem dois projetos livres seria bem mais legal


» #startx# () em 02/07 08:22

Se um dia algum dos dois rodar Studio MX e Photoshop, com perfeição, eu até compro. Fora isso, pra quê que eu quero M$ Office? Pra mim não serve para mais nada mesmo. Já deixei de usá-los há mais de 3 anos. Já até esqueci como funciona um bando de coisas.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 02/07 11:19

Eh uma pena ver comentarios como o "wolvers",

Este eh o motivo primario pelo que os pequenos programadores ainda nao forao fazer nada pra linux... prq essa velha mentalidade de que

"Software Livre eh Software Gratis"

ou pior

"Software pra linux ? entao tem que ser gratis"

O que leva o pequeno programador a pensar 30 vezes antes de desenvolver... afinal ele precisa comer , pagar suas contas...


etc.. etc..

Eh algo estranho falar isso... mas eh a pura realidade.


» Cesar () em 02/07 11:57

Muitas vezes, as pessoas comentam coisas sem saber do que estão falando. Estes dois softs que são mencionados são desenvolvidos por empresas extremamente responsáveis e competentes. Seus progressos são repassados com o tempo para o projeto Wine(gpl), visando seu desenvolvimento e uma dupla troca de conhecimentos. Qualquer empresa é bem vinda para desenvolver seus softs para a plataforma GNU-Linux, sejam softs livres ou proprietários. Devemos aspirar o profissionalismo e não as "paixões".


» Augusto Campos () em 02/07 12:06

A CodeWeavers, que produz o CrossOver, é a maior empresa apoiando o projeto wine, e contribui também com código para o projeto, além de empregar vários de seus desenvolvedores. Detalhes em http://www.codeweavers.com/site/about/philosophy/


» Glauco () em 02/07 12:50

É estranho constatar que muitas pessoas pagam por programas deficientes para outros sistemas operacionais e reclamem quando bons programas para o linux não são gratuitos. Uma pena.


» Glauco () em 02/07 12:50

É estranho constatar que muitas pessoas pagam por programas deficientes para outros sistemas operacionais e reclamem quando bons programas para o linux não são gratuitos. Uma pena.


» wolvers () em 02/07 13:35

vamos esclarecer o meu 1º post...

é legal sim ter empresas grandes(ou competentes, já que grande não é sinônimo de competência) investindo no linux, ainda mais como as duas citadas nesse post, já que são 2 empresas sim, competentes e responsáveis, colaborando para desenvolver grandes projetos em cima de um software livre como o wine.

e quanto a desencentivar grandes empresas a investir no linux, se houvesse versão do autocad para o linux com certeza eu pagaria para tê-lo. mas não admitiria pagar nem um centavo para para rodar a versão nativa do windows no linux.

eu axo que por estar se tratando de trazer softwares do windows para o linux, deveriam ser disponibilizados gratuitamente, já que a gente já desembolsa uma certa grana nas versões para windows, e aí para usá-los no linux com as últimas tecnologias que saíram precisamos pagar mais um pouco ainda, até uma mensalidade como é o caso do Cedega; no final das contas estaríamos admitindo cada vez mais a nossa "dependência" de rodar softwares para windows.

desculpem por não esclarecer meu primeiro post


» wolvers () em 02/07 13:38

ah... e tá certo...
eu troquei "softaware grátis" por "projeto livre" (ou vice-versa) no meu primeiro post


» caciano () em 02/07 22:04

Eles estão evoluindo bastante, com o crossover consegui rodar programas bem pesados(Delphi por exemplo) e o winex4, atual cedega, todos os jogos que testei rodou!
muito bom...


» Gondim () em 03/07 10:24

Oi pessoal,

Gostaria de colocar um adicional. Os dois projetos são excelentes e hoje, nas empresas, um dos maiores problemas que encontramos é a complexidade de migrar alguns softwares proprietários para o Linux. Eu não gosto muito de emuladores, mas acredito que esse seja um meio termo antes de uma migração mais limpa desenvolvendo diretamente para o Linux. Quanto a questão do software ser pago ou não e que o programador necessita ser remunerado, tenho o seguinte pensamento:
1) O programador tem que ser remunerado assim como qualquer outra pessoa. Apenas, caro amigo Dyego Souza, que alguns programadores são pagos para desenvolverem Software Livre assim como outros programadores são pagos para desenvolverem software proprietário. Os dois lados ganham dinheiro e ainda existem programadores que ganham para desenvolver software proprietário e setem prazer em desenvolver Software Livre.

2) Caro Dyego Souza, você fez uma confusão: Software Livre é e sempre será Livre. Quando eu precisar pagar por um software, para poder usá-lo, este deixará de ser livre. Doações e ajudas de custo em um projeto SL são diferentes de uma vinculação ao uso do software em questão.
Software Grátis é que não é Software Livre, porque se fosse Livre teria outro nome. :)

Um software grátis pode ter esse nome porque possui seu código fechado, agora não conheço nenhum Software Livre que tenha seu código fechado. :)

[]'s
Gondim


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.