Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Guia de configuração do GNOME

Notícia publicada por brain em julho 1, 2004 09:47 PM | TrackBack


O Newsforge publicou um interessante guia de personalização do ambiente gráfico GNOME, para permitir até aos neófitos neste ambiente a transformação do desktop padrão em uma área de trabalho avançada, preocupando-se não apenas com a estética como também com a usabilidade.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» EdCrypt () em 01/07 22:33

Bem interessante. A segunda parte, msis exatamente sobre customização do menu, eu adicionaria um trecho sobre deixar o menu do Debian (talvez sirva pra outros menus especificos de distros também) no menu do pé, assim ficam todos os programas instalados por apt lá... E daria umas dicas de customização por Gconf também, as configurações 'finas' (ou não) estão todas lá, ao invez de apenas espalhadas em arquivos de texto. Tem documentação muito boa do Gconf em inglês no site do Gnome.
É, pra quem não está acostumado com Gnome, muito bom até.


» EdCrypt () em 01/07 22:36

Ah, o resultado final focou legal até, apesar do smokey blue com detalhes roxos, eca :P


» EdCrypt () em 01/07 22:38

Ops, resultado é final, DUH!!!!
E em 'msis' leia mais...


» Matheus Villela () em 01/07 23:43

Uma boa dica pra quem não usa gnome por achar a manipulação das janelas muita "dura" é trocar de WM, ao invés de usar o Metacity colocar um Waimea -> eu estava testando o CVS desse + GNOME e fica uma beleza, dá pra customizar pra caramba, pena que ainda dá umas travadas estou na espera de estar estável pra testar.

Pra fazer isso é só tirar o Metacity da inicialização com o gconf e adicionar o WM de sua preferência na inicialização. Se quizer só testar algo como "killall metacity & seu_WM" durante uma sessão do gnome já resolve :)


» Leonardo Serra () em 01/07 23:45

Otima iniciativa, pena nao terem ensinado a colocar uma area de notificacao, eh um recurso bem interessante quando vc usa programas por muito tempo e estes suportam este recurpos. Quem sabe alguem anima inclussive atraduzir? Infelizmente meu ingles eh um lixo. :-(


» Edson () em 02/07 01:32

clique com o botão direito sobre o painel-->adicionar ao painel -->utilitário-->área de notificação


» Edson () em 02/07 01:47

Muita enrolação
Por exemplo 1ª parte.
num ambiente padrão com os 2 painéis
clique com o botão direito nas aplicações do painel superior e desbloqueie "exceto o menu"
clique sobre o restante dos applets etc.. "segure" arraste pro painel inferior
cada uma delas...
depois clique sobre o painel superior com o botão direto "excluir este painel"
vá pro painel inferior clique com o botão direto adicionar ao painel "menu principal"
adicionar aplicações ao menu "Exceto FEDORA/REDHAT" acesse o menu onde que adicionar ,clique com o botão direito sobre ele "menu inteiro-->adicionar novo item"

Ou seja é muito simples, mas mesmo assim o artigo é bonzinho para neófitos no GNOME :P


» EdCrypt () em 02/07 18:43

"It's quite different from the Windows or KDE style, where the window list and menu are combined into one element, situated at the bottom of the screen. This is actually quite a convenient position for a menu, provided it's customized for maximum productivity."
Muito bem intencionado. Mas ai eu vi alguns comentários e resolvi ler melhor. Só tinha lido suprficialmente no 1o comentário. Não mudei de idéia e ainda acrescento minha discordancia com esse trecho. Nem todo mundo concorda que windows == usabilidade plena, IMHO. É só ver o Hall of shame das interfaces :P
Ah, e "Não alimentem os trolls (em si mesmos inclusive)"!


» jcarlos () em 03/07 01:29

Eu gosto do visual "old-mac" que o autor critica, e o tema padrão do gnome não é ruim. Ele é simples e limpo, e isto torna o Desktop aconchegante =)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.