Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Introdução à linguagem Awk

Notícia publicada por brain em julho 1, 2004 11:32 AM | TrackBack


O Linux.com publicou um artigo introdutório sobre Awk, esta linguagem com pedigree de primeira linha - foi criada por Al Aho (autor do clássico 'Compilers Principles, Techniques and Tools'), Peter Weinberger e Brian Kernighan (o grande apóstolo da linguagem C). O artigo é interessante e dá uma boa descrição inicial sobre o awk, que é uma linguagem de script, com facilidades e restrições como qualquer outra, cuja funcionalidade está em algum lugar entre o sed e o Perl. Mesmo com todas suas limitações, sou fã do awk pela simplicidade de sua sintaxe, tanto que durante boa parte do 5 primeiros anos deste site, a maior parte do conteúdo do BR-Linux era editada e publicada automaticamente por scripts feitos nesta linguagem. Remanescente desta era (ainda com o tema de cores escuras) é o meu tutorial de awk, para quem prefere ler em português.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Tiago Cruz () em 01/07 13:03

Augusto,

muito legal o que está fazendo ultimamente: procurando artigos e tutoriais para a comunidade, ao invez de somente noticias.

meus parabens, continue assim.

[]'s


» Augusto Campos () em 01/07 13:58

Obrigado, Tiago. Eu tento fazer a minha parte.
Abraços
Augusto


» chimpa () em 01/07 15:23

awk é fantástico

Principalmente em mundos brutos, como servidores unix antigos, aonde facilidades do perl, bash simplismente não existem (e não há possibilidade , seja técnica ou burocrática, de instalar interpretadores novos).

Aliás, este é mais um ponto para os que gostam de se gabar 'minha linguagem de programacão é a melhor do mundo' , sem considerar que , em algunas casos, ela pode não existir :-)

Na dúvida, fale todas as linguas, seja flexivel.

awk & sed - hard as a rock


» Luciano Giordani Bassani () em 01/07 15:36

Bom, já que o assunto é linguagem de script, vou fazer a minha propaganda...

Pq usar apenas 1 linguagem para fazer algo, quando vc pode usar várias juntas???

Por exemplo, atualmente eu tenho usado muito o Perl junto com o Bash.

Um exemplo de um script que usa o Perl e o Bash juntos para dar um ls na tela:

#/usr/bin/perl

$x="`ls -l`";
print $x;
exit;

O segredo para executar comandos bash dentro do Perl está no `


Quem estiver a fim de mais informações sobre Perl, eu encontrei este link com uma palestra de Jorge Kinoshita que é um bom referêncial inicial (em português):

http://www.pcs.usp.br/~jkinoshi/sucperl.html


» Adilson Oliveira () em 01/07 16:05

awk & sed - hard as a rock
... and dull as a brick.

Desculpe a piada mas não pude resistir :)

Foi piada mesmo, a dupla é porreta. Aprendi a gostar com o Aurélio "Verde" Jargas.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.