Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Entrevista com Marcelo Tosatti no site do ITI

Notícia publicada por brain em junho 30, 2004 08:27 AM | TrackBack


bsb_charlie (horadafesta@yahoo.com.br) mandou este link para a notícia do ITI e comentou um trecho: "'Marcelo Tosatti esteve no ITI para participar do desenvolvimento do Projeto Kernel Blindado e falou um pouco da sua experiência como desenvolvedor.' Me parece que o projeto ainda está em fase inicial, onde Tosatti o assessora contribuindo com suas opiniões para que o projeto seja otimizado, tirando as dúvidas do Governo sobre como é feita a manutenção do kernel. Apesar da entrevista ter sido curta, o ponto que me chama atenção, como o colocado na notícia, é: 'Tosatti possivelmente é umas das melhores traduções do modelo de produção do software livre. Embora não seja remunerado por esse serviço, a divulgação do seu trabalho e o reconhecimento entre especialistas da área de tecnologia permitem que ele se posicione permanentemente no mercado de trabalho.'"

A entrevista é curta, porém interessante. Sobre o projeto Kernel Blindado, o site do Serpro informa que o ITI está envolvido em "um projeto chamado 'Linux Seguro' ou 'Linux Blindado', como prefere chamar, que tem a finalidade de retirar todas as rotinas que apresentem possibilidade de falha ou intrusão (a exemplo do que a National Security Agency fez nos Estados Unidos) para uso em algumas aplicações críticas de segurança. A intenção do governo, segundo Amadeu, é tornar disponível um kernel auditado para utilização pública por parte dos órgãos que desejarem a padronização do grupo de segurança do governo, dentro do programa e-Ping."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.