Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Lançamento do Kacike 3.0c

Notícia publicada por brain em junho 28, 2004 10:13 PM | TrackBack


ProgDan (progdan@mackenzie.com.br) disse: "Após um período de espera, está pronto o Kurumin 3.0c Kacike (baseado no Kurumin 3.0c). O Kacique é uma versão "crescida" do Kurumin, que vem com mais programas pré-instalados, como o OpenOffice, Gimp, Blender, Mozilla-Thunderbird, Flash, Java, Gaim, Nicotine, protetores de tela, Wine, compiladores e outros."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» me () em 29/06 08:56

Tá escrito errado, é Kacique.


» ProgDan () em 29/06 10:14

Foi escrito Kacike, devido ao script que gera o mesmo no Kurumin: "gerar-kacike" :)

Kacike, com "K" de Kurumin...


» Douglas () em 29/06 10:46

O certo mesmo seria "Cacique", mas acredito que o K seja herança do Kurumim, que por sua vez do originou-se do Knoppix e provavelmente algo relacionado com o KDE. :D

A propósito, qual seria a diferença para o Kalango? Seleção dos aplicativos?


» Lewis () em 29/06 16:58

Detalhe engraçado:

o Kacique é o Kurumin com o Kokar na cabeça, hahahahah, esse Morimoto.


» Koolosh () em 30/06 00:01

É muito bonito o trabalho do Morimoto e do pessoal que o ajuda, o Kurumim é um exelente produto para demontração, mas infelizmente ainda está muito crú para se usar rodando no hd, eu baixei o Kurumin 3.0c pois li que ele estava mais estável quanto a atualizações via apt-get por ex, pois o Kurumin é um misto de woody/sarge/sid, pois bem, notei grandes melhoras nessa nova versão, a achei mais leve e mais otimizada, cheguei até a falar agora sim, instalei sem problemas o driver da NVidia,beleza mas ao dar um "apt-get upgrade" atualzei mais de 100 megas de arquivos, e no final, lá se foi o meu X, mesmo tendo salvo as configurações antes (pois ja passei com isso no passado, mesmo não tendo instalado o driver da NVidia).
Pra minha total decepção certa vez li no fórum do Kurumin, escrito lá por vários usuários experientes e grandes colaboradores do exelente projeto, que o Kurumin não pode ser atualizado, só de pode dar um apt-get update, mas não um upgrade, pois ele deixa de ser Kurumin e passa a ser Debian.

Pois bem o Kurumin pra mim é um ótimo projeto, inspirado no knoppix que por sua vez é inspirado no Debian. Eis minha pergunta, distribuições como RedHat, Mandrake, Conectiva, SuSe, Debian, tem seus pacotes compilados próprios, repositórios próprios, e o Kurumin tem um repositório ou ftp com pacotes feitos para ele? a resposta é não, pois ele usa os do Debian (o que considero ótimo), Como ja li no fórum em uma reposta do Morimoto (em letras maiúsculas, que no meio de quem usa IRC, é como se estivesse gritando, possívelmente o fez, pois está cansado de reponder isso) que prefere lançar versões novas do que criar um sistema de atualização. Sou obrigado a pensar o seguinte, Kurumin não é uma distribuição linux (levando-se em conta que não gera seus próprios pacotes e não há um sistema claro de atualizações, pois se atualizar ele "vira" um Debian).
Não quero gerar polemicas, pois o trabalho é muito bom sim, é um projeto que ajuda muito (eu inclusive, pois o uso e dou muitos cds a quem tem interesse em conhecer o Linux)dando uma contribuição de se mostrar que o Linux é muito bom sim em desktop, criou idéias exelentes de como configurar de maneira simples, vejo exemplo de uma secretária de uma empresas que trabalhei, ela esta adorando o kurumin que instalei lá, ou melhor o Debian, pois tive que atualizar, bem o Debian com um exelente estilo de configuração de desktop.

Será que não está na hora da comunidade do Kurumin, gerar pacotes próprios? pensar que atualizações são muito importantes, veja o exemplo dessa falha do Apache, imagine se tivermos que baixar uma nova versão do Kurumin só pra corrigir umas falhas em algum aplicativo, que simplesmente um simples "apt-get upgrade" não resolveria? (digo apt-get pois é o que usa atualmente), e aquelas configurações que foram feitas em cada usuário, no se instalar se perde tudo ( ahhh sim posso colocar o diretório home fora da partição ou se não me engano tem uma opção (que testei mas não deu certo comigo, depois não testei mais) apenas atualizar que não é garantida se vai dar certo, imagine isso para usuários que são novatos.

Esta foi minha opinão, e eu uso o Kurumin deste a primeira versão, e nesse tempo todo acho q ue ja passei dos cem cd's queimados e doados a amigos, conhecidos, etc


» Covarde_Anonimo () em 30/06 11:25

eu instalei o kalango (derivado do kurumin) na máquina de casa, mas já to afins de "passar a vara" e instalar um debian puro. atualizar a partir kurumin/kalango a partir de um debian SID é sacal, fora que os menus do KDE ficam cheios de links para coisas próprias do kurumin/kalango que não funcionam mais.

acho que um sistema de atualização via apt-get próprio pra essas distros seria realmente uma boa idéia.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.