Notícia publicada por brain em junho 28, 2004 10:17 PM
| TrackBack
Rael (rael@grad.icmc.usp.br) disse: "Segundo o Slashdot, a Sun vai aproveitar a JavaOne para liberar sob a licença GPL o Looking Glass, seu ambiente 3D para Linux. Boas novas, principalmente para aqueles ávidos por novas tecnologias, e que querem sempre um desktop 'cutting edge'." Veja também o anúncio oficial.
Interessante, se entendi bem o Looking Glass eh feito em java, isto me lembra um alerta que Richard M. Stallman fez sobre programas livre que depende de programas proprietarios, que isto os torna nao tao livres como pode aparentar. Afinal ainda nao ha uma maquina virtual java completa e que seja livre. Por favor me corrijam se ja existir uma, mas ate entao eu nao conheco.
Existem sim. Não me lembro o nome por que não trabalho com java, mas o problema continua, pois a especificação do java não é livre(isso já causou bastante polêmica aqui). A IBM e o Eric Raymond (aquele da catedral e do bazar) estavam apoiando a Sun a liberar a especificacão, mas até agora não mudou muita coisa. A Sun também anunciou que poderia mudar a licença do Solaris e poderia ser para a GPL.
Pra mim já era hora da Sun sair dessa posição um tanto quanto ambígua e abraçar o software livre.
EdCrypt,
Pelo que sei, a especificação é acessível a qualquer um mas a implementação que não é livre.
Ou isso :)
corrijam-me se estou enganado, mas me parece que o Looking Glass não é feito em java. A SUN tem usado o nome "JAVA" como uma marca, como acontece com o JAVA DESKTOP SYSTEM.
Agora sim vai ser tornar divertido aprender java, interessante do Looking Glass e que ele e processado pela VGA, vc coloca uma NV 6800, mata a pau, agora so falta um xserver com a mesma caracteristica.
Este Looking Glass é apenas um desktop 3D (ou gerenciador de janelas) ou também um servidor gráfico?
Então a liberação do Java3D deve ter sido um preparativo para isso. Até hoje a implementação disponível só funcionava no BlackDown e na VM da SUN. Deve ser questão de dias até funcionar na VM da IBM (a que eu utiliZo). Se esse looking glass funcionar sobre o Java3D, a performance só vai depender da placa de vídeo. Quanto deve estar custando uma GeForce ???? :P
Temos que ver se o Looking Glass não vai precisar de AMD64-FX, 256 VRAM, etc ...
Caso não, acredito que será um grande salto do Desktop Linux para o mundo "pop". :)
Vai ser legal......to no aguardo! Instalar no SUse....
a implementação da máquina virtual (ou de qualquer especificação definida no JCP) pode ser livre, o que não pode é usar o nome Java ou dizer que é compatível com Java sem passar pelo teste (pago) de compatibilidade da Sun.
Hummm... não achei nenhuma referência à GPL no anúncio, eles disseram que iriam lançar como código aberto, mas nada sobre GPL. É um avanço de qualquer forma...
Silvio, a referência sobre ser GPL está aqui: http://www.theregister.co.uk/2004/06/28/looking_glass_goes_gpl/
Ehhhh!
Vai ser massa chamar aquele amigo Windowzeiro pra babar meu novo Desktop! :-)
Será que vai ter implemantações para as diversas distros?
Consegui ter acesso hj ao codigo fonte do Looking Glass e ele eh em java sim!
Douglas, apenas um gerenciador de janelas...
se já babam sem isso com isso iriam babar muito mais apesar que para mim isso não parece ser muito funcional, eu acho legal mas não tanto funcional :) mas de qualquer forma é bom.. agora basta que ele e o java sejam liberados...
Augusto,
Eu me referia a alguma documentação da Sun falando sobre ser GPL, mas não tinha achado nada fora esta matéria que você citou. Mas o projeto está GPL mesmo, dê uma acessada em: https://lg3d-core.dev.java.net/
Lá está explícito: GPL.
bom pelo o que tive informação esta nova interface vai ser melhor para usuario final, mas nada.
ele parece ser bem bonito mas ele naõ mudaria muito o meu jeito de lidar com o linux na hora do trabalho, mas nos momentos de entreterimento ele seria bem "decorativo", bom se alguem saber quando ele vai estar disponivel para downloads e a onde eu posso abaixar me postem um mail.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.