Notícia publicada por brain em junho 28, 2004 10:03 PM
| TrackBack
O Slashdot informa que o FreeDOS, uma reimplementação livre do MS-DOS, está fazendo dez anos. É interessante perceber que mais de dez anos após o anúncio da Microsoft de que deixaria de suportar o MS-DOS "oficial", ainda há interesse neste sistema - entre outras razões, para suportar aplicativos legados rodando em emuladores sobre sistemas operacionais mais modernos. E o FreeDOS é uma boa opção para acrescentar esta camada de compatibilidade com o DOS para aplicativos rodando em ambientes emulados, pois é um software livre. E você pode até mesmo encontrar pacotes de instalação contendo o DOSEMU e o FreeDOS pré-configurados e prontos para rodar aquele velho sistema de controle de videolocadoras em Clipper que ninguém mais possui os arquivos originais para portar para uma arquitetura mais moderna.
vale ressaltar, augusto / galera do sítio, que o freeDos é, diferentemente do seu irmão mais famoso, "orientado conexão", no sentido de que se monta um ambiente de rede fácil, fácil. similar ao DR-Dos. para quem não quer ser assacado com problema de direitos autorais, é uma mão na roda...
Uma coisa que eu queria ressaltar é que há MUITA gente que acha que o M$-DOS pode ser usado livremente só porque ele não é mais vendido pela empresa. Acham que um software cai em domínio público quando um fabricante deixa de fornecê-lo no mercado.
Se não me engano aqui no Brasil os direitos sobre um software duram 50 anos (alguém confirma ?) e, portanto, só poderíamos rodar sem cometer pirataria o sistema operacional do ENIAC (que não existiu :-) ).
Se eu não me engano os direitos autorais sobre um software aqui no Brasil duram apena$ 30 anos!!!
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.