Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Newsforge analisa PlanMaker, clone do Excel

Notícia publicada por brain em junho 27, 2004 10:01 PM | TrackBack


Usuários de Linux estão bem servidos de planilhas de cálculo livres, como o Gnumeric e as opções incluídas no OpenOffice e no KOffice. Mesmo assim, o NewsForge fez uma interessante análise do PlanMaker, uma planilha de cálculo proprietária disponível em versão para Linux e que oferece grande compatibilidade com os arquivos do MS Excel.

planmaker

São apresentados pontos altos (incluindo suporte avançado a gráficos e compatibilidade extra com formatos de arquivos variados), bem como pontos em que as alternativas livres estão à frente.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Joerlei P. Lima () em 28/06 09:46

Realmente a PlanMaker é muito boa e junto com o TextMaker, forma uma dupla quase ideal. Quem ainda não testou, é possível baixar uma versão de avaliação no próprio site do desenvolvedor (http://www.softmaker.de/tmldemo_en.htm). A compatibilidade é excelente e o aplicativo é bem rápido. Melhor só se houvesse uma versão compilada dinamicamente, como acontece com o skype, que se integra ao tema da distro. :-)


» Daniel Dantas () em 28/06 09:54

Só uma coisa errada no artigo. Ele diz que com o PlanMaker você pode fazer uma planilha no windows e abri-la no linux sem problemas e que nenhuma outro programa de planilha eletronica faz. Ele nunca usou o openoffice. Sem comentários. Fora que a versão do windows tem suporte a scripts (BasicMaker), segundo o artigo, que não tem no linux. Na realidade, o openoffice tem um suporte multiplataforma melhor que o PlanMaker, ao contrário do que diz o artigo.
Nunca usei o PlanMaker, mas já testei o TextMaker. É um editor bom, com as funções necessárias, rápido e, o que é o principal dele, tem um suporte excelente aos arquivos do Word. Se o PlanMaker seguir a tradição do TextMaker, realmente o suporte aos arquivos do Excel é o diferencial.


» Augusto Campos () em 28/06 10:04

Daniel, me corrija se eu estiver errado, mas acho que o texto não afirma isso ali que você contestou. A não ser que eu tenha lido errado, o que ele falou é que você pode fazer a planilha no Linux, e depois abri-la em um handheld ou pocket PC ou no Windows, e que não existe nenhuma outra planilha que opere com tanta efetividade em tantas plataformas diferentes.


» hamacker () em 28/06 10:16

Com o GNumeric rodando beleza em cada distro porque a opcao por um programa comercial (PlanMaker) ? Apenas por ser clone do excel ?
Nao sei para quantos isso seria interessante, para mim nao é, alias uso o OO e para quem possui o requisito minimo dele é muito bom.


» Augusto Campos () em 28/06 10:20

Para mim também não é, mas publico a notíciaporque existe a possibilidade de ser do interesse de alguém. Meu raciocínio nesses casos sempre é neste estilo: "talvez alguém esteja usando a compatibilidade de formatos do Excel como a última desculpa para não migrar todas suas aplicações para o Linux".


» Manoel Pinho () em 28/06 10:42

Realmente há usuários que já possuem centenas de planilhas pesadas com uso intensivo de macros e para eles nem o OO.org nem o Gnumeric serviriam de imediato. Pelo que vi esse PlanMaker também não suporta as macros do Excel e, portanto, não veria nenhuma vantagem comparativa em relação ao OO.org e ao Gnumeric como uma alternativa imediata para esses casos.

Já peguei um caso desses quando um certo professor usava esses recursos de macro de forma bastante pesada (ele usava um toolbox gratuito de álgebra linear nos laboratórios de sua disciplina que acrescentava essa funcionalidade às planilhas usando recursos de macros, além de subrotinas auxiliares escritas em pascal) em cópias piratas de Excel. Pesquisei bastante sobre possibilidade de conversão dos programas para o starbasic e encontrei isso:

http://disemia.com/software/openoffice/
(um tutorial sobre uso de macros no OO.org)

além da documentação do OO Calc, que não é nada didática.

Chegamos à conclusão de que era melhor abandonar o uso de planilhas e partir logo para um sistema de cálculo matricial como o Scilab ou Octave, que eram as ferramentas mais apropriadas para cálculo matricial.

Resumindo: para mim quando a planilha começa a exigir cálculos muito pesados e que exigem a escrita de muitas funções e macros está na hora de pensar se realmente a planilha é a melhor ferramenta para o trabalho.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.