Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Não alimente os trolls: campanha pela qualidade das discussões

Notícia publicada por brain em junho 27, 2004 11:16 AM | TrackBack


A Wikipedia define os trolls como pessoas que publicam comentários ou opiniões aparentemente destinados a incitar a controvérsia ou o conflito.

Como o Pedro de Lara nos programas de auditório dos anos 70 e 80, trata-se de uma figura cuja atitude básica é discordar e discutir, realizando um papel que pode ser lúdico e até provocar reflexão, mas que exige um certo cuidado, pois pode facilmente desviar o foco e tirar o valor original de qualquer discussão.

A qualidade das discussões de que participamos depende de cada um de nós, e assim como se fosse em uma sala de debates aberta, muitas vezes a solução para lidar com os criadores de caso é continuar a discussão sem dar mais do que o mínimo de atenção necessária às suas intervenções.

Portanto, faço um duplo apelo. Aos usuários experientes da comunidade BR-Linux, peço que resistam à tentação de tentar debater com os trolls que estão aparecendo com cada vez mais freqüência, por mais que os argumentos, exemplos, comparações e metáforas deles pareçam errados e insultuosos. Nos próximos 10 dias, sempre que detectarem um óbvio troll, sintam-se à vontade para postar um comentário dizendo "não alimente os trolls" (se ninguém tiver feito isso antes de vocês). Eles não querem ser convencidos, e nem estão ali para aprender com o que o público que discute com eles responder, portanto todo esforço para catequisá-los poderia ser melhor empregado fazendo algo em prol da comunidade.

O segundo apelo vai para os membros da comunidade que estão assumindo o papel de trolls, conscientemente ou não. Repensem a atitude, pois algumas discussões interessantíssimas estão sendo deixadas de lado para atender a provocações.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» phaeton () em 27/06 11:56

Concordo com o enunciado. Mas eu acrescentaria que deve-se separar provocadores de pessoas que apenas discordam. Devemos respeitar o direito daqueles que discordam para termos nosso direito de discordar respeitados também. Correto ou discordam de mim? :)


» Augusto Campos () em 27/06 12:01

Eu concordo plenamente


» Heitor Moraes () em 27/06 13:15

Acho de deviamos também encorajar a identificação dos membros.

As pessoas que discordam deviam usar seus nomes (ou nicks conhecidos) no post, e não ficar inventando um apelido a cada post.

Se o cara posta no anonimato e criticando "aparentemente" sem base, é bem provável que seja um "Troll".

PS: Acho que seria mais legal chamar de goblin. :D


» Marcos () em 27/06 13:52

Pessoal, concordo plenamente com o autor, sejamos mais inteligentes e espertos... se o intuito é provocação, confundir... apenas desprezem!!! Tem muita gente "de olho" no Linux, inclusive a Microsoft..


» Marcos () em 27/06 13:52

Pessoal, concordo plenamente com o autor, sejamos mais inteligentes e espertos... se o intuito é provocação, confundir... apenas desprezem!!! Tem muita gente "de olho" no Linux, inclusive a Microsoft..


» Marcelo Vivan Borro () em 27/06 13:58

Maravilhosa a atitude Augusto...

Confesso que estava começando a perder a paciência com alguns posts, mas esta imagem do Pedro de Lara renovou minha força de vontade :-)


» Glauco () em 27/06 14:01

É isso aí, Augusto. Vamos discutir, mas improdutivamente NÃO.


» PauloRZnd () em 27/06 14:49

A perda do foco ocorre também por conta de alguma mensagem postada, intencionalmente ou não, tratando de um assunto paralelo ao tópico. Acho que seria bom criarmos a cultura de manternos no foco o máximo possível, e à quem fez a postagem, ignorar seria deselegante, talvez alerta-lo sobre o tópico seria uma atitude mais adequada.


» Carlos () em 27/06 15:01

Êta, lasquera...
Desencavar o Pedro de Lara do fundo do baú foi hilário...
rs...rs...rs...rs...
;-))


» Eu () em 27/06 15:07

Me desculpem, mas ser troll é uma arte.

E discordar não é sinônimo de ser troll.

Para quem quiser mais informações, o FAQ do newsgroup alt.troll, minha bíblia: http://groups.google.com/groups?ie=UTF-8&oe=UTF-8&as_umsgid=36a7593e.22750214@ruble.net&lr=&hl=en-us


» Eu () em 27/06 15:17

Vale lembrar que um troll que não fala coisa com coisa geralmente passa despercebido, pela nulidade de seus argumentos, que são facilmente quebrados.

Por último, mas não por isso menos importante, agradeço-te, Augusto, por dedicar uma notícia inteiramente a mim. Não existe nada mais motivador para um troll do que a atenção.

Colegas, olha a dica: ignorar minhas mensagens é a melhor solução. Entretanto, pode pegar meio mal ignorar mensangens que falam verdades. Pode parecer uma fuga da verdade. Mas, quem sabe, funciona.


» Eu () em 27/06 15:22

Esqueci... Troll detectado!

"não alimente os trolls"

Haha, falei primeiro.


» Ricardo Rabelo Mota () em 27/06 16:39

Ainda sou a favor de se controlar o acesso. Tipo, se identificar para poder debater. Não para gerar perseguição, mas para gerar responsabilidade. Falar anonimamente não compromete ninguém, sendo uma tentação lançar comentários maldosos. Se identificando, mesmo que discorde, a pessoa tentará ser ao menos razoável no que está discordando e, desta forma, creio eu, pensará melhor nas palavras.


» Ambulante da Praça () em 27/06 16:40

É, mas a melhor distribuição é:

!!! Boné Amarelo Linux !!!

Hehe, tô brincando...

Mas falando sério.

Quando um "Troll" (tem isso em português??) posta uma dita besteiro ou bobagem ou até um insulto a uma determinada tecnologia, os que realmente a conhece vão tentar defende-la com bons argumentos e tambám colocam sítios (sites) como fontes... Essa parte é legal, dá pra aprender um monte, apesar de não ser um forum.

Boa idéia fazer esse apelo, mas acho que sempre haverá aguém disposto a começar uma discurção e, é claro, sempre haverá alguém para continua-la.

Eu não sou de fica batendo boca com trolls, é fácil saber quem está sendo e quem não está sendo..

Entretanto, quando sentir-me com vontade de expressar uma idéia e quando essa for válida para o momento sempre o farei.

O que eu mais gosto dos comentários no br-linux é a diversidade.

Ambulante da Praça.

AVISO: NÃO ESTOU DEFENDENDO A PRÁTICA "TROLL"!!!!


» Fabiano () em 27/06 16:51

Augusto, acho essa foto menos feia do que a do Pedro di Lara
http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Norwegian_troll.jpg

Ah, ela é gpl ...

Abraços, Fabiano.

P.S.: O melhor do G-Mail é dizer: Eu te-nho, vc não te-em !!! (brincadeira, hehe)


» Augusto Campos () em 27/06 17:37

O único assunto que admito discutir, é quanto a falar que o Slack é uma porcaria. Sei que muitos não concordam. Mas é. E ponto.


» Henrique Vicente () em 27/06 17:47

É, concordo com a notícia, acho que ela veio em hora boa até porque muitos de nós(acho que principalmente eu) estavamos entrando em discussões que não ia levar a nada.. saindo do assunto da notícia...


» Leandro () em 27/06 18:05

Pessoal

Um colega comentou acima sobre posts não identificados.

Se fosse possível ter uma conta no site, e acho que não é, até onde me lembro, eu me inscreveria na hora. Desculpe Augusto se não li direito, mas não achei nada a esse respeito.

Bom, para postar aqui, junto com os zilhões de nicks que aparecem, eu uso um nick também, que é o meu nome incompleto e um email falso. Porque vou colocar o meu nome verdadeiro? Não quero estar associado a certos rumos que as discussões tomam.

Quero participar, mas não quero aparecer na mesma página que certas barbaridades com meu nome completo. Num ambiente público e anônimo, eu sou anônimo também.

Se houvesse um sistema de contas, com só usuários registrados postando, acho que o site ia perder alguns "comentaristas", mas ia ganhar qualidade. Ai não me importaria de estar identificado. Seria um membro do site, seria diferente de agora.

É a diferença de dar nome e endereço num clube e andar com uma placa no peito com o seu nome e endereço no meio da rua. Quem sai por ai fazendo isso?

Augusto, se não fosse abuso da sua boa-vontade, por que vc não faz uma enquete sobre isso?

Um abraço

E parabéns pelo ótimo trabalho

Leandro

PS: Claro, permitir post anônimo é mais livre que exigir registro. O problema é que alguns não conseguem respeitar a liberdade que têm e extrapolam. O post anônimo é algo certo. Mas alguns usuários não são certos.


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 27/06 18:21

Augusto,

o amigo acima tem razao. Talvez fosse ideal um cadastro previo, com contas para fazer os comentarios, impossibilitando anonimos, mas permitindo nicknames. Aposto que os portadores dos comentarios que realmente interessam nao se incomodariam de fazer uma conta uma unica vez para garantir esta seguranca, evitando covardias como alguem escrever algo em seu nome.
Talvez usando cookies, para nao ser necessario se autenticar sempre. Sei la. fica a contribuicao.


» Augusto Campos () em 27/06 18:21

Registro opcional seria interessante, e assim que possível, vou disponibilizar este recurso para os que desejarem.

Mas não vejo como isto impediria o pessoal de comentar barbaridades, pois nada impede que uma pessoa faça novos registros a cada vez que queira comentar alguma bobagem, ou que se registre com dados falsos, contas de e-mail criadas especialmente para esta finalidade, etc.

Quem quer atrapalhar, sempre vai achar como. Não existe uma solução tecnológica para isto, a solução é não nos deixarmos atrapalhar, não fazendo o jogo deles.

Por outro lado, cada um de nós tem sua identidade e suas características. Alguém ali em cima comentou usando meu nome, falando mal de uma distribuição. Mas não creio que haja necessidade de eu explicar que não fui eu - os fatos falam por si.


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 27/06 18:36

O engraçado eh que ele achou que ia enganar alguem ...
O registro impediria a maior covardia - alguem falar como se fosse outra pessoa. Quem usasse o registro sempre usaria (talvez uma indicacao que se trata de um usuario registrado).

Ah, sei la. O que voce disse procede. Quem quer estragar a brincadeira sempre acha um jeito. Eh como uma grande amiga minha diz "A Internet estah infestada de crianças de 15 anos".


» Pedro de Lara () em 27/06 19:05


Me chamaram e aqui estou !


» PauloRZnd () em 27/06 19:10

Criar cultura, acho que esse é a melhor opção. A cultura no trato com os "Trolls" é insipiente aqui no site. Quando aprendermos a identifica-los e controlar o ímpeto de degladiar com eles, desaparecerão assim como apareceram, ficando relegados ao mundo das fabulas.


» Pierre () em 27/06 19:55

Olá amigos,

Minha opinião em relação ao registro, acho que não vai resolver, porque o cara usa um e-mail grátis, se cadastra e pronto!! Continua da mesma forma, ainda mais, que o cadastro muitas vezes inibe outras pessoas de participarem do debate, porque muitas vezes o cara acessa o site pela primeira vez e não quer se cadastrar, posso estar errado, mas isto acontece comigo, em relação a cadastros.
Em relação a ignorar os comentários é algo que se pode fazer, imagino isto como o e-mail, quando você recebe um spam, o que faz?? Simplesmente ignora.
Infelizmente os trolls, sempre vão existir e ainda não existe uma fórmula mágica, apenas o bom senso das pessoas que participam da opinião. E como os colegas já citaram é importante saber diferenciar os trolls dos que tem opiniões e ponto de vista diferentes.
Esta aberta a temporada de caça aos trolls.

Um abraço a todos,

Pierre


» Knuckles () em 27/06 19:59

Olha eu acho completamente sem sentido, um contra-senso fazer esse tipo de campanha contra os trolls!!!!!!!!!

hheheheehheheh
zuera

Parabéns Augusto, uma ótima idéia sua... inclusive, vou repassa-la a outros fóruns que eu participo. estamos tão acostumados a usar termos como flames, flood etc que esquecemos que existe um termo específico para os chatos de plantão: troll.

ps. talvez o cadastro optativo fosse uma boa alternativa. os usuários cadastrados seriam identificados e, a não ser que um anonimo faça um comentario muito bom e realmente construtivo, ele seria simplesmente ignorado.


» darkside () em 27/06 20:23

Trolls realmente são um problema, mas algumas pessoas não conseguem concebir opiniões diferentes da sua e acusam qualquer um de ser troll e já começam a ser mal educados.

Precisamos de mais respeito nesse aspecto. Para evitar qualquer tipo de problemas e que uma pessoa começe a cadastras vários usuários acho que deveria passar por uma pre-seleção onde o Augusto manteria um cadastro com informações como nome, RG, e-mail, ip.


» Julio Biason () em 27/06 21:55

Minha tecnica para detectar um troll:

Primeiro passo: acalme-se. O cara falou mal da sua distribuicao preferida? O cara falou mal do projeto que voce tanto gosta? Ta' a fim de mostrar que ele e' um babaca sem cerebro? Esse e' o ponto em que voce tem que parar e respirar. Releia o comentario. Pensei. Releia de novo. Saia pra dar uma volta. Depois disso voce pode comecar a responder.

Segundo passo: encontre os erros. Normalmente, um troll vem seguido de varios erros. Por exemplo, o troll vai dizer que Linus nao escreveu o Linux, ou que a sua distribuicao foi escrita por lesbicas[1]. E' facil provar que o Linus realmente escreveu o Linux, e tambem que lesbicas sao pessoas tao capazes quanto qualquer outra pessoa. Extrapole na procura dos erros, descreva-os de forma sucinta. Esse e' o ponto mais importante. Se enquanto estiver fazendo a pesquisa voce perceber que ha' uma certa possibilidade que o comentario do provavel troll faz sentido, provavelmente nao e' um troll.

Passo tres: releia seu comentario. Muitas vezes escrevemos coisas contraditorias. "Ah, voces podem descompilar o programa, mas eu nao quero que a empresa X veja o codigo". Quando esse tipo de coisa acontece, voce esta' se tornando o troll.

Se voce completar todos os passos e nao encontrar um erro na mensagem, e' provavel que nao seja um troll. Seria mais um "insightfull" que tem no Slashdot, algo para gerar novos pensamentos, mas alguma coisa ali no meio esta' te encomodando. Exprima sua opiniao, mas cuide com o passo tres!

[Bom, normalmente e' isso que eu faco. Eu sempre procuro ler uma noticia de mais de uma fonte, e tambem tento ler o maior numero de opinioes possivels, trolls ou nao. Manter a cabeca aberta para novas opinioes e' o que torna a comunidade de software livre tao interessante de se fazer parte]

[1] Eu ia colocar homossexuais, mas achei que lesbicas iria chamar mais a atencao :)


» Leonardo () em 27/06 22:36

Augusto, para evitar a criação de registros falsos, eu tenho uma sugestão:

- O registro precisaria de um email válido, e não gratuito.

Assim com certeza muitos trollers vão ter o oxigênci cortado, mas muitos colaboradores também.
=o/


» Henrique Vicente () em 27/06 23:17

Discordo sobre o email fácil e não gratuito, primeiro porque é uma coisa impossível de ser controlada e segundo porque nem todo mundo tem possibilidade de ter um email em um servidor "não gratuito", o que seria uma terrível idéia segundo a minha opnião.


» Augusto Campos () em 27/06 23:57

Eu acho que colocar barreiras não é a solução. Não é prático, pode não ser justo, e certamente não tenho condições de ficar verificando CPF, RG e número do cartão de crédito de ninguém.

O que precisamos é de atitude e consciência, e acho que posso contar com todos vocês para trabalharmos juntos nesta direção.


» Eu () em 28/06 00:20

Bom galera, barrar emails gratuitos é inviável, já que o número de serviços de email grátis é infinitamente grande.

Verificar RG também não funciona, pois existem diversos órgãos que podem emitir RG, e cada um tem suas regras para digito verificador.

Verificar CPF é "fazível", mas não adianta nada, já que a regra para calcular os dígitos verificadores dos CPF é conhecida. (até por que, se não fosse, não era possível fazer um programa que verificasse a validade do CPF)

A melhor solução, na minha opinião, seria usar um sistema de comentários com moderação feita pelos usuários, como no Slashdot, que usa o sistema slashcode, disponível gratuitamente em http://www.slashcode.com/.

Para quem quiser forjar CPFs, fiz uma pequena implementaçãozinha em Python, já que estou tentando aprender essa linguagem:

(como a formatação vai sair quebrada, substituí os TABs por sinais de maior '>'. Antes de rodar o arquivo desfaçam a alteração)

----| arquivo começa arqui |-----
#!/usr/bin/env python
import sys

base = sys.argv [1]
s1, s2 = 0, 0

for i in range (9):
>s1 += int (base [i]) * (10 - i)
>s2 += int (base [i]) * (11 - i)

r1 = s1 % 11
if (r1 d1 = 0
else:
>d1 = 11 - r1

s2 += (2 * d1)
r1 = s2 % 11
if (r1 d2 = 0
else:
>d2 = 11 - r1

print base + "-" + str (d1) + str (d2)
print "Remember, kids: don't feed the trolls"
----| arquivo termina arqui |-----

Salvem o arquivo como cpf.py, deem permição de execução, "chmod 755 cpf.py", e rode assim:

./cpf.py 123456789

O programa vai imprimir o CPF completo, com os dígitos verificadores.


» Eu () em 28/06 00:23

Droga, o Moveable Type acabou com o código :(

As duas linhas com if devem ser assim:

if r1 MENOR 2:
>d1 = 0


if r1 MENOR 2:
>d2 = 0


O MENOR deve ser trocado pelo sinal de menor.
Argh, odeio html.


» PauloRZnd () em 28/06 08:54

O caso do "Eu", é muito interessante. Talves digno de um estudo. Parece que ele pertence a uma nova variação da espécie, ou simplesmente tenha sido contaminado e esteja nos primeiros estagio da mutação. Algumas vezes ele age parecendo querer poderar sobre algo, outras usa as táticas troll.

Muito interessante!


» PauloRZnd () em 28/06 08:55

Ops: Parece que tambem fui contaminado.


» Eduardo Machado () em 28/06 10:07

Augusto
Não querendo fugir do tópico, daria trabalho numerar os comentários?
Muitas vezes tenho que sair do micro (aqui no trabalho) antes de ler todos os comentários. Depois tenho que ficar procurando onde parei.
(seria mais fácil lembrar um nº q a hora do post)
Obrigado
Eduardo Machado


» vmedina () em 28/06 10:24

Quando tiver um comentário do crítico vale colocar o aviso de Troll?
:)
Achei muito legal essa iniciativa! :)
[]s!


» will_sh () em 28/06 10:25

isto estava no inicio nao creio que foi postado peilo Augusto?????

Comentário de Augusto Campos (200.158.224.xxx) em junho 27, 2004 05:37 PM
O único assunto que admito discutir, é quanto a falar que o Slack é uma porcaria. Sei que muitos não concordam. Mas é. E ponto.


» will_sh () em 28/06 10:26

isto estava no inicio nao creio que foi postado pelo Augusto?????

Comentário de Augusto Campos (200.158.224.xxx) em junho 27, 2004 05:37 PM
O único assunto que admito discutir, é quanto a falar que o Slack é uma porcaria. Sei que muitos não concordam. Mas é. E ponto.


» Augusto Campos () em 28/06 10:29

will_sh, repetindo um outro comentário meu, acima: "Por outro lado, cada um de nós tem sua identidade e suas características. Alguém ali em cima comentou usando meu nome, falando mal de uma distribuição. Mas não creio que haja necessidade de eu explicar que não fui eu - os fatos falam por si."


» Augusto Campos () em 28/06 10:36

Eduardo: A partir de agora, em todos os novos comentários, aquela dupla seta que fica à esquerda da linha que identifica o comentário (como a do exemplo abaixo) é um link para o próprio comentário.

» Comentário de Eduardo Machado (200.165.228.xxx) em junho 28, 2004 10:07 AM

Assim você pode guardá-lo no seu bookmark, anotar, ou fazer o que quiser.


» will_sh () em 28/06 11:07

seriedade, sim talvez muitas pessoas nao saibam o que e isto, ser construtivo sim, destrutivo nao, opiniao todos tem a sua, saber respeitar a dos outros tambem é uma virtude, deixar levar-se pela emoção e atirar pedras não leva a nada. se todos os comentarios fossem sempre voltados ao assunto em si, não teríamos dicussões inuteis que não levam a nada, citando uma frase : "se voce nao tem nada de bom para falar é melhor nao dizer nada" .


» depassagem () em 28/06 11:48

O fenômeno troll não é exclusivo da Internet. Basta observar que o troll mais notório do país possui uma coluna na revista Veja. Seu nome: Diogo Mainardi.


» RSM () em 28/06 12:28

Na minha opnião, o melhor remédio é simplesmente ignorar um comentário que não seja relevante ou que não irá ajudar em nada durante no debate em questão.

Acho melhor simplesmente ignorar o fato, dar continuidade na leitura e responder somente aos comentários relevantes para tentar contribuir da melhor maneira possível, ao invés de responder com "não alimente os trolls".

É delicado considerar um "troll": um comentario inocente poderá ser considerado ofensivo, simplesmente pelo modo que foi escrito, mesmo que autor tenha a melhor das intenções.

Acredito que, melhor do que julgar, é necessário responder de maneira clara e transparente, sem ofender a opnião do outro e sem deixar, é claro, de manifestar sua opnião, desde que ela contribua de forma coerente com o debate ou assunto exposto.


» Augusto Campos () em 28/06 12:57

RSM: a idéia de pedir que as pessoas respondam durante os próximos 9 dias tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o que são os trolls, e explicitar como as discussões podem ficar melhores sem resposta a eles. De modo geral, sem conscientizar esta campanha com prazo marcado, concordo que o melhor é simplesmente ignorar as iscas e continuar a discussão original.


» PauloRZnd () em 28/06 13:03

Augusto,

Acho melhor não vincular a imagem do PL à campanha. Apesar de ser uma figura pública, não é de bom tom.


» Augusto Campos () em 28/06 13:10

Eu acho que foi esta a imagem que ele buscou fixar durante a vida inteira, e ficaria feliz de ser lembrado por ela.


» vmedina () em 28/06 14:22

Poxa... Concordo com a campanha para aumentar a qualidade e tal.. Mas tá dando medo de mandar comentários com esssa foto do pedro de lara na página de comentários! :P
Mas sério... Não tem como tirar a foto?


» Eduardo Machado () em 28/06 15:28

Obrigado Augusto.


» Henrique Vicente () em 28/06 16:08

Por favor Mr. Brain tira essa foto horrível daqui, esse cara é muito feio!


» Juliano () em 28/06 16:10

Acredito que o melhor é ignorar certos comentátios infelizes, mas a campanha de fazer uma resposta "Não alimente .." realmente pode concientizar muitas pessoas sobre quem é um troll.

Porem como a página tem como sua descrição que as discussões são em bom português, porque empregar o termo troll? Não haveria um termo mais adequado?

Sobre o Diogo Mainardi, citado pelo "depassagem", foi muito bem lembrado, o cara é o Troll Mór!


» Augusto Campos () em 28/06 16:20

Juliano, a palavra troll tem origem em literatura estrangeira e aparece grafada assim mesmo em traduções literárias para o português.

Quanto à homenagem ao Pedro de Lara, ela está ali para ser notada mesmo. Não dá para ignorar, certo? Pelos mesmos motivos expostos nas mensagens anteriores, daqui a 9 dias ela sai.


» Zecamann () em 28/06 18:19

Gente, me perdoem, mas eu tb acho q vincular o nome do Sr. Pedro "Trollmor" D´lara na campanha pode trazer problemas.


» EdCrypt () em 28/06 18:29

Acho que pelo menos um email valido poderia ser obrigatório. Assim haveria a possibilidade do Augusto entrar em contato em 'casos extremos'.
O osnews tem um sistema interessante. Pra quem não conhece, lá nenhuma é mansagem é apagada, apenas movida para uma area das mensagens 'moderated down'. Você indica a mensagem que acha que não está de acordo com os 'OSNews forum terms', e ele fica marcado como avaliação pendente, até ser avaliadoe movodo ou não.
Uma idéia interessante é o cadastro não obrigatório, apenas para que não se possa postar com o nome de outra pessoa.
Mas eu concordo com o Augusto de que o molhor é se conscientizar mesmo.
A primeira vez que o Pedro de Lara foi lembrado nesse site foi em homenagem ao 'critico', certo? Eu não consigo mais achar essa noticia na busca do site...


» Henrique Vicente () em 28/06 19:14

Ainda bem que mudou a foto :), é por nada não mas essa foto é até bonita :P


» Augusto Campos () em 28/06 19:15

Ok, atendendo a pedidos a homenagem ao personagem tradicionalmente encarnado pelo Pedro de Lara foi removida e substituída por uma foto de uma explosão.

A campanha aparentemente está indo bem, ao longo das últimas 24 horas tivemos alguns trolls mas ninguém se engajou nas respostas. Parabéns, e obrigado!


» arnaldo () em 28/06 19:58

Eu preferia a foto do pedro de lara bastava olhar para ela para compreender a noticia


» Celio Mendes () em 29/06 08:49

Concordo com o "depassagem" e o Juliano realmente esse tal de Diogo Mainardi e um dos maiores Trolls da midia no Brasil, eu associo esta prática a uma tendencia do nosso mundo moderno onde muitos querem fama a qualquer preço e desenvolvem o que poderiamos chamar de "complexo de Darlene" e seguem o lema "Falem mal mas falem de mim" e como muitos ja mencionaram neste forum a receita para lidar com esses "malas" é simplesmente ignora-los e não aceitar suas provocações.


» bebeto_maya () em 02/07 01:49

--Tá aí, uma solução democrática, baseada unicamente em racíocinio lógico.

__Seria interessante se outros moderadores de outros fóruns seguissem o mesmo exemplo.Ou seja, ao invés de pousarem de beatas virgens, bloqueando tópicos por quaisquer motivos fúteis, adotassem um poStura mais simpática e respeitosa, pois até os ``Maleditos`` Trolls têm o direito de se expressar, por mais repugnantes que sejam. . .


» ISAMP () em 02/07 09:12

Apesar de concordar integralmente com a iniciativa do Augusto, parece que estou antevendo o resultado: quando um Troll se manifestar, logo após teremos uma "tripa" de mensagens do tipo "não alimentem os Trolls" ...


» Augusto Campos () em 02/07 09:21

Repetindo: o pedido de escrever "não alimente os trolls" é válido por 10 dias, apenas para aumentar a conscientização de todos sobre o problema. Depois, voltamos à recomendação anterior de simplesmente ignorá-los.

No texto da campanha também se menciona que só se deve fazer este comentário se alguém já não tiver feito o mesmo antes.

Para clareza, reproduzo: "Nos próximos 10 dias, sempre que detectarem um óbvio troll, sintam-se à vontade para postar um comentário dizendo "não alimente os trolls" (se ninguém tiver feito isso antes de vocês)."


» Solano Krabbe () em 04/07 20:28

Putz... esta noticia tem endereco certo.
Vou me redimir.


» Solano Krabbe () em 04/07 20:30

...quero dizer: me reeducar.


» DaemonCristopher () em 23/08 11:22

Eu voltei. e agora mais estrategico que numca,ai pessoal estou recrutando magos poderosos para a nossa revolução vamos acabar com todos vamos chamar todos os magos para agarrarem a nossa causa. CHEGA DE BARBAROS INFAMES,CHEGA DE GUERREIROS MALUCOS COM SUAS ESPADAS MALUCAS E SEUS MACHADOS MALUCOS. VAMOS PISOTIALOS,ACABAREMOS COM QUALQUER UM QUE FIQUE EM NOSSO CAMINHO. POIS DIGO: UMA COISA É UM BARBARO COM UM MACHADO EM FÚRIA,OUTRA COISA É UM MAGO COM UMA BOLA DE FOGO EM FÚRIA!


» ABAmadeu () em 28/08 21:52

Muito bom!
inclusive coloquei este texto todo no Fórum do LinuxBSD.... (logicamente, autoria e link original citados)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.