Notícia publicada por brain em junho 24, 2004 12:22 AM
| TrackBack
lueneberg (lueneberg68_arroba_hotmail.com) enviou este link e acrescentou: "Saiu agora no começo da tarde, nova atualização do Kurumin, a 3.0c, que traz pequenas atualizações (veja o changelog), lembrando que está disponivel com link direto e tambem via bittorrent."
E o Buick Sk avisa que "Depois de 6 meses de diversos testes e tudo mais o Patrick liberou a versão definitiva do tão esperado Slackawe 10.0, está nova versão oferece GCC 3.3.4 (e suporte para o GGC 3.4.0), Kernel do Linux 2.4.26 (e suporte completo para quem deseja testar a nova familia do Kernel 2.6.7), Servidor X X11R6.7.0 do projeto X.Org, Mozilla 1.7, GNOME 2.6.1 e o KDE 3.2.3.Maiores detalhes no anúncio."
Há mais de seis meses não sai uma notícia tão boa quanto essa! ( A última foi a do lançamento do Slackware 9.1 )
Já estou baixando os dois primeiros CDs usando BitTorrent. Amanhã já vou instalar aqui... hehehehe
Parabéns aos 11 anos da distro mais antiga que continua com a tradição de qualidade, estabilidade e segurança que sempre manteve!
Parabéns ao Patrick e a todos que fazem do Slackware a melhor opção em distro Linux!
Não sei como tem doido que instala o Kurumin no HD, todo dia sai um CD novo, acho que ele foi feito mesmo e pra rodar no CD, e Debian no HD.
Slackware, aquela distribuição velha, cheia de bugs antigos, com pacotes tgz sem correção de dependência, que não detecta hardware automaticamente, sem suporte ao PAM nativo, que tem instalação TXT porque o desenvolvedor tem preguiça de programar uma gráfica, que não tem suporte aos programas científicos comerciais, que não roda o MAYA, que distribui o horrível netscape, cheia de scripts simples quase artesanais, que tem por trás uma comnunidade mais XIITA que o Debian ?
Versão nova ? Legal :)
Parece até sacanagem do Augusto colocar estes dois lançamentos juntos eh! eh!
Sabe aqueles dias em que alguém quer ver o circo pegar fogo.
Isto é informação
Cada um na sua e tudo bem, eu achei que este tipo de discussão estava acabando, mas tem sempre uns animadinhos voltando na mesma ladainha, qual distro é melhor? a outra não presta. os caras são xiitas, os desenvolvedores são hackers, etc, etc. etc.
já passou da hora do povo crescer.
Bem Augusto se era um teste parece que o povo não passou.
eh.. Slackware 10.0
Muito bom... e parabens ao Morimoto com o Kurumin =)
Eu nao sou xiita.. so nao gosto de RedHat
E com relacao as dependencias... ainda bem q o slackware continua assim.... pra quem gosta de dependencia usem RH eh bom pacas com dependencias =)
O slackware é uma distribuição muito boa para aprendizado. Por ter uma estrutura simples ele tem poucos bugs. Você passa mais tempo estudando o sistema e menos tentado achar soluções para bugs em geral.
Me inspirei no Slackware em algumas coisas do Kurumin, como por exemplo os arquivos de configuração comentados.
Realmente é muito legal quem sabe apreciar o Linux como um todo, e não como uma distro em específico.
Eu sou fã do Slackware e do Kurumin ;)
O slack eu utilizo em casa, no meu desktop, e o Kurumin eu instalo pra todo mundo que quer conhecer o Linux, ou utilizo como liveCD quando preciso. Simples assim.
Agora, que realmente não é muito agradável o excesso de atualizações do Kurumin, isso é verdade ;) Acaba até com a mágica do lançamento :)
Aproveitando o espaço, parabéns ao Morimoto pelo excelente trabalho.
Sds
Qto as atualizações do kurumin, é necessario pois o Linux a cada dia muda temos que ir junto, não é necessario baixar todo dia uma atualização nova, se seu sistema esta ok, eu mesmo uso o kurumin 2.11, atualizo os pacotes novos manualmente,o dia que tiver uma mudança profunda quem sabe possa atualizar o meu.......Parabens comunidade Kurumin!!!!!
Parabens ao Kurumin que esta crecendo muito rapido , é importante o kurumin ser atualizado sempre pois alem de ser uma boa referencia para quem quer testar novos programas é nescessario as atualizações para diminuir os bug , e nossa como o kurumin esta diferente do knoppix esta cada vez menos dependente da matriz
sobre o shack esta bem atualizada esta versão , mais eu considero o shack uma distro para aprender , mais pra produção eu não gosto por causa que tudo que é programa empresa e a LPI só olham Debian e RedHat.
Eu pessoalmente gosto do Redhat(fedora 1) madrake e kurumin
Bem, na minha opinião o Kurumin não é tão prolixo assim no que diz respeito a atualizações, pois se formos ver, o lançamento de versões "não-rc" (intermediárias) acontece com um bom espaçamento.
As versões intermediárias sim, são lançadas frequentemente(ainda bem), pois no desenvolvimento do Kurumin a comunidade de usuários é peça fundamental, pois são os usuários que testam o Kurumin com uma infinidade de hardware exótico, que reporta bugs, que dá sugestões, etc. Sem as versões RC o seu desenvolvimento não estaria tão avançado.
Quanto ao Slack.. ótima notícia!!!
Pena que o kurumin encrenca com o meu notebook (toshiba serie 2435). Mas é um excelente remake do debian/knopix. É interessante como baseado no knoppix, ele consegue ficar + interessante que o knoppix em novidades. Parabens ao Morimoto!
Será q dah pra instalar num notebook PII 233 com 96 de ram?
O Marcelo Tosatti no seu artigo na IDGnow diz assim:
"mostrar às pessoas que o importante não é saber usar o Microsoft Word, e sim, a aplicação editor de textos.""
E eu completo . O importante eh saber linux e nao mexer em aptzinho da vida... e se quer aprender linux a fundo mesmo... slackware eh a maneira mais correta.
Fico ainda bobo como 1 cara pode fazer o servico melhor do que 2000 empacotadores.
Eu estou usando Slack 9.1 em casa e acho que para aprender é o melhor mesmo, mas de todas as distribuições que eu já instalei até agora a que mais gostei foi a SUSE, mas estou esperando o Conectiva 10 final para ver como vai ficar, testei só o RC1.
O John Maddog usa SUSE (eu sei porque na palestra que ele fez na faculdade Impacta deu para olhar no notebook dele), não dizem que o Richard Stallmam usa Debian, que distro usa o Linus Torvalds? e o Miguel Icaza (agora deve ser SUSE)?
Pensando nisso e nestas brigas sobre distros (e na novela das 8h da Globo também), eu fiquei curioso, existe algum site que divulgue o que roda no micro das "celebridades linux"?
Zecamann , da sim tanto o kurumim quando shack , eu por exemplo estou usando kurumin em algumas maquinas amd k6-2 (equivalente a PII) com 128 de ram, mais ja testei o kurumin com 64 de memoria , o esquema é taca memoria swat (300 ja esta otimo), e com KDE agora se quiser desempenho muda para fluxbox ou blanes
Tem muitas pessoas que dao comentarios mas sao simplesmente usuarios, e naum sabe a importancia de um servidor em uma empresa que naum pode parar.
E sempre quebram a kra quando enfrentam um problema desse, agora falar que o desenvolvedor do slack tem preguica de desenvolver parte grafica ? issu sim monstra o nivel do usuario, naum estamos preocupado em desenvolver parte grafica ... e sim coisas funcional, agora quer grafico... use o Kuruma, que tem esse objetivo e deixa a parte texto pra nos.
Abraços
Andre Simões: há uns 2 anos atrás, lembro do Torvalds falando que usa SUSE em um micro bi-processado.
Pessoalmente já passei por todas as distribuições possíveis e hoje uso Slackware. Vai ser difícil trocar, já que no slackware tem as três características que sempre procuro numa distribuição, Simplicidade, Eficiência e Segurança. Quando uma outra distro tiver isso, eu troco!
Quanto aos release do slackware, para mim eles são nada mais do que normais. Ao contrário das outras distros não vejo e não tenho aquela espectativa do que irá ser lançado. Pois todos já sabemos que não virá nada de mais. Leiam o Release Note da distro e veja se encontra algo mirabolante. Na verdade são apenas atualizações de pacotes e nada mais.
alguém pode me informar um link para o bittorrent do slack 10?
O Linus usa SuSE e RedHat. Tem duas estaçoes que ele fica mudando....
As 2 distros mais carismáticas na minha opinião são Slackware e Kurumin, vida longa a elas e seus desenvolvedores!
Paz.
Tah ai o link pra baixar as ISOS do Slack via BT
http://www.slackware.com/torrents/index.html
Pelo que eu li no announce dele, esta vindo pra arrebentar.... bem caracteristico do Slack. :D
ahuahuahuauhauha
[ ]'s
Igor
Uso Slackware desde o release 9.0, após ter passado por Conectiva, SuSE, Debian, RedHat, Fedora, me adaptei melhor ao Slackware. Pontos para os scripts de boot simples, rápidos, fáceis de customizar, e ao fato de ser uma distro muito confiável. Alguns pacotes podem vir despojados de recursos, mas acho que é o mérito desta distro, cada um customiza a instalação da forma que achar melhor. Quanto a dependências, não sinto falta do controle delas, nada pior que o RPM querendo instalar aquele monte de pacotes, que nem sempre se utiliza ( por causa de algum recurso que não será utilizado, e o pacote funciona bem sem ele ). Não sou contra RPM, apt-get, pacotes DEB, pelo contrário ( uso Fedora e Debian em clientes ), nada mais rápido e prático para atualizar pacotes, mas em termos de customização, o slackware é mais prático, sendo superado talvez pelo Gentoo. Cada distro atende a um tipo de usuário, tem espaço para todos. Não existe espaço para ofensas como fez nosso colega no post acima.
Estou conseguindo baixar o Slackware 10.0 Final via ftp (CD1) com a velocidade máxima de minha banda ADSL Brasil Telecom em 33K. Eis o link:
ftp://ftp.slackware.no/linux/slackware/slackware-10.0-iso/slackware-10.0-install-d1.iso
Mais um Kurumin!!!
EEEEEEE ---> Slack 10!!
Estava ansioso...
Mais pelo slack, é claro.
Gosto muito das duas distros, faço manutenção em servidores com slack e fedora, e mesmo com suas diferênças não reclamo, acho as duas excelentes. Por causa do trabalho tive que aprender, explorar e testar muito o slackware, não podia torcer o naris e fazer manha, por causa da necessidade, hoje, consigo fazer muitas coisas no slack, não há nenhum mistério. No fedora não tive problema, todos os meus cursos foram com Red hat e conectiva.
Eu achava que slackware era só pra maníacos, mas depois do "quase trauma" de usa-lo pela primeira vez e ainda no trabalho com o prazo de entrega, era "google pra que ti quero", muito obrigado ao Linux IT e ao Viva O Linux.
Hoje, eu já tô até instalando o FreeBSD em casa.
Eu não gostava do Slack, mas não saia falando mau pois nunca tinha usado. Recomendo fazê o mesmo.
Morimoto: Ótimo trabalho, gosto muito dos Kurumins... Na hora do desespero (sem hd, sem sistema) quando quero curtir uma música ou um filme e não quero me estressa, o kurimin é sempre bem-vindo.
"Run and play, Kurumin 3.0c"
"It installs and it suffers, Slacware 10"
Seu feliciano, seu feliciano...... :P
Tinham que lançar uma versão Kurumim Gnome com o gnome no lugar do KDE, ai sim adotaria na hora. O Slackware só é demorado de instalar e só tem dificuldade quem não sabe inglês ou faz a instalação com pressa, mas depois de bem instalado fica tão prática como qualquer outra distro com a vantagem de executar muito mais rápido já que não tem ferramentas extras rodando e carregando itens desnecessários.
Se tudo fosse tão facil assim..
Ex:
Eu adoro o debian acho o debian a melhor distribuição (sim é o que eu acho) mas.. utilizo Red Hat AS 2.1 e sabe por que? por que sou "obrigado" !! Utilizo na produção DB2 (bando de dados) e a IBM não da suporte para debian. Então eu afirmo.
"NÃO VOU USAR DEBIAN NA PRODUÇÃO POR QUE NAO VOU SEGURAR A BUXA QDO DER PROBLEMA NO DB2 E A IBM DIZER ASSIM PRA MIM: OLHA NAO PODEMOS TE OFERECER SUPORTE POR QUE VC NAO USA A DISTRIBUIÇÃO QUE É COMPATIVEL COM NOSSO SISTEMA"
É complicado..
Realmenta o slackware 10 era esperado! Mas para quem já fazia atualizações da versão current assim como eu, não é preciso instalar nada. Usando o Swaret ele instala os pacotes verificando dependências... Aliás, a primeira coisa que eu faço quando instalo o slack é pegar o swaret e verificar as atualizações do current! Ah, não posso me esquecer do Dropline Gnome, ele ainda não tem uma versão para o slack 10, mas com um "--force" ele instala ou atualiza, recomendo a todos que forem utilizar o Slack!
Só a nível de curiosidade,
1 - A minha ATI Radeon 9200 SE funcionou cerca de 15% mais rápida no Kurumin 3.0, fora o painel de controle da ATI funcionando, o que não acontece no Slack (deve ser por causa da GCC 3.3.4 acredito eu...)
2 - Minha namorada, que não gosta de computadores, quando quer jogar alguma coisa em um sistema "bonitinho", não tem dúvidas, executa a partir do CD o Kurumin 3 que eu gravei pra ela... quem disse que linux é difícil? o Kurumin vem ajudando muito nisso.
Sem mais,
PoolS
A versão 10 do slack está estupidamente gelada e saborosa!!! Patrick, nos dê mais uma, por favor!!!
Além disso é muito bom o kurumin está evoluído, mesmo que não goste muio da distrito (isso é por que é feito para um mini-cd e não para um cd, como o kalango). Mas não quer dizer que eu quero que o kurumin desapareça, ok? Além do mais é ótimo que existam distribuições diferentes e que atendam a quase todos, como o slack e o kurumin por exemplo.
A versão 10 do slack está estupidamente gelada e saborosa!!! Patrick, nos dê mais uma, por favor!!!
Além disso é muito bom o kurumin está evoluído, mesmo que não goste muito da distrito (isso é por que é feito para um mini-cd e não para um cd, como o kalango). Mas não quer dizer que eu quero que o kurumin desapareça, ok? Além do mais é ótimo que existam distribuições diferentes e que atendam a quase todas exigências dos usuários, como o slack e o kurumin por exemplo.
Sinto dificuldades em sair fora de SuSE/RedHat quando o assunto é servidores com hardware "impopular", como controladoras SCSI/RAID da Adaptec, por exemplo. Acho o Debian e o Slack jóias mas, para instalar nesses hardwares, hummmmm......
É....la na consult roda um suse num server com uma aha 2940....roda legal
Rau,
Eu adorei o que o "ornito" disse... vai ser o post do ano. Foi a melhor sátira já dita. Ele simplismente não falou nada daquilo pois finalizou dizendo "legal :)"
Parabéns ao Linux-BR finalmente um post do Slackware sem flames!
Claro parabéns ao Morimoto por mais um live-cd.
Sobre quais as distribuições os famosos usam?
Acho que o Linus voltou a usar o SuSe e o MadDog tá com o RedHat. O Stalmman não usa distribuição usa Emacs :)
Fui.
ornito vomitou:
>Slackware, aquela distribuição velha
sim, ela eh velha, e esse eh a principal prova do seu sucesso, caso contrario ja teria evaporado como dezenas de outras distribuicoes.
>cheia de bugs antigos
eu ateh iria pedir pra vc citar 1(e apenas um) exemplo de algum bug no slackware que reincidiu em versoes posteriores, mas obviamente vc nao vai saber de nada, afinal, o unico contato que vc deve ter tido com o slackware foi quando tentou instala-lo mas fracassou precocemente devido a sua falta de CONHECIMENTO e COMPETENCIA para DOMINAR *manualmente* um sistema Linux. entao, apenas ignoro essa afirmacao esdruxula.
>com pacotes tgz sem correção de dependência
yeap, e eh isso que mais atrai os experts no Slackware, ele assume que o usuario tem um conhecimento minimo e basico de um sistema Linux, ele imagina que o usuario SABE do que precisa, e por isso nao existe checagem de dependencias, o que eh um enorme atrativo para usuarios avancados, que entendem que eh justamente esse sistema de dependencias que tornam cada vez mais 'bloated' as distribuicoes que nele se baseiam.
>que não detecta hardware automaticamente,
pronto, era isso que faltava pra definir o seu perfil, nao culpe a distribuicao pela sua falta de conhecimento, se todas as distribuicoes fossem como o seu redhat/fedora ou mandrake e etc.. todos seriam como vc, incapacitados.. ou como eu prefiro dizer, burro mesmo, porque basta saber o basico de hardware e rodar um modulo pra ter um dispositivo funcionando.
>sem suporte ao PAM nativo
vc nem deve saber o que o PAM faz, o maximo que vc deve saber eh que determinado programa precisa de PAM. eu entendo, ja que nem seu hardware vc consegue configurar na mao, imagina instalar o PAM.
>que tem instalação TXT porque o desenvolvedor tem preguiça de programar uma gráfica
a instalacao do slackware nao eh grafica simplesmente pra ter uma abrangencia maior de hardwares que conseguirao instalar o slackware. hoje, por exemplo, o minimo de memoria exigido pelo instalador do fedora sao 64MB de RAM, o que eh um absurdo, tendo em vista que o o PROPRIO LINUX precisa de miseros 8 MB de RAM pra funcionar. E mesmo a instalacao modo texto do fedora requer os mesmos 64MB de RAM. eh obvio que para qualquer usuario leigo e mortal (como vc) isso nao faz diferenca, ja que instalam Linux somente para ser processador de textos e navegador em maquinas mais novas, agora, para usuarios avancados, que querem pegar aquele velho 486 e tramsforma-lo numa estacao de trabalho ou num servidor, a escolha com certeza nao vai ser o fedora (ou qualquer outra distribuicao com exigencias ridiculas de hardware apenas para instalar)
>que não tem suporte aos programas científicos comerciais
estou aqui tentando entender o que eh "nao ter suporte" na cabeca de um leigo como vc.
nao ter suporte eh nao vir com o software ou nao ser possivel instalar/compilar o software no sistema ? me explique por favor :-)
>que não roda o MAYA
aqui a culpa nao eh do slackware, e sim do MAYA, que eh um software comercial, e exatamente por isso distribui pre-compilados, i.e: BINARIOS. nao vou te dar uma aula aqui (tanto porque vc nao iria entender nada) do quao complicado eh compatibilizar binarios entre as diversas distribuicoes, versoes do kernel, glibc, bibliotecas de imagem e etc.. isso apenas serviu pra frizar mais uma vez o seu amadorismo no mundo Linux.
>que distribui o horrível netscape
ok, ja sabemos que vc nao sabe instalar manualmente um software, agora, nem remover tu sabe ? ou melhor ainda, nao seleciona-lo durante o processo de instalacao ? ahh, esqueci, vc usa distribuicoes bloateds com sistemas de dependencias que nao te deixam livre para escolher o que vc quer. azar o seu :P
>cheia de scripts simples quase artesanais
simples eh sua maneira de pensar e o seu nivel de conhecimento.
>que tem por trás uma comnunidade mais XIITA que o Debian ?
...
Versão nova ? Legal :)
legal mesmo, Patrick faz um otimo trabalho, apesar de eu nao utilizar Slackware em 100% dos trabalhos, tenho o minimo de conhecimento para reconhecer que esta eh uma grande distribuicao, e que no minimo merece respeito, ainda mais de vc que nem sabe o que eh Linux direito.
ornito vomitou:
>Slackware, aquela distribuição velha
sim, ela eh velha, e esse eh a principal prova do seu sucesso, caso contrario ja teria evaporado como dezenas de outras distribuicoes.
>cheia de bugs antigos
eu ateh iria pedir pra vc citar 1(e apenas um) exemplo de algum bug no slackware que reincidiu em versoes posteriores, mas obviamente vc nao vai saber de nada, afinal, o unico contato que vc deve ter tido com o slackware foi quando tentou instala-lo mas fracassou precocemente devido a sua falta de CONHECIMENTO e COMPETENCIA para DOMINAR *manualmente* um sistema Linux. entao, apenas ignoro essa afirmacao esdruxula.
>com pacotes tgz sem correção de dependência
yeap, e eh isso que mais atrai os experts no Slackware, ele assume que o usuario tem um conhecimento minimo e basico de um sistema Linux, ele imagina que o usuario SABE do que precisa, e por isso nao existe checagem de dependencias, o que eh um enorme atrativo para usuarios avancados, que entendem que eh justamente esse sistema de dependencias que tornam cada vez mais 'bloated' as distribuicoes que nele se baseiam.
>que não detecta hardware automaticamente,
pronto, era isso que faltava pra definir o seu perfil, nao culpe a distribuicao pela sua falta de conhecimento, se todas as distribuicoes fossem como o seu redhat/fedora ou mandrake e etc.. todos seriam como vc, incapacitados.. ou como eu prefiro dizer, burro mesmo, porque basta saber o basico de hardware e rodar um modulo pra ter um dispositivo funcionando.
>sem suporte ao PAM nativo
vc nem deve saber o que o PAM faz, o maximo que vc deve saber eh que determinado programa precisa de PAM. eu entendo, ja que nem seu hardware vc consegue configurar na mao, imagina instalar o PAM.
>que tem instalação TXT porque o desenvolvedor tem preguiça de programar uma gráfica
a instalacao do slackware nao eh grafica simplesmente pra ter uma abrangencia maior de hardwares que conseguirao instalar o slackware. hoje, por exemplo, o minimo de memoria exigido pelo instalador do fedora sao 64MB de RAM, o que eh um absurdo, tendo em vista que o o PROPRIO LINUX precisa de miseros 8 MB de RAM pra funcionar. E mesmo a instalacao modo texto do fedora requer os mesmos 64MB de RAM. eh obvio que para qualquer usuario leigo e mortal (como vc) isso nao faz diferenca, ja que instalam Linux somente para ser processador de textos e navegador em maquinas mais novas, agora, para usuarios avancados, que querem pegar aquele velho 486 e tramsforma-lo numa estacao de trabalho ou num servidor, a escolha com certeza nao vai ser o fedora (ou qualquer outra distribuicao com exigencias ridiculas de hardware apenas para instalar)
>que não tem suporte aos programas científicos comerciais
estou aqui tentando entender o que eh "nao ter suporte" na cabeca de um leigo como vc.
nao ter suporte eh nao vir com o software ou nao ser possivel instalar/compilar o software no sistema ? me explique por favor :-)
>que não roda o MAYA
aqui a culpa nao eh do slackware, e sim do MAYA, que eh um software comercial, e exatamente por isso distribui pre-compilados, i.e: BINARIOS. nao vou te dar uma aula aqui (tanto porque vc nao iria entender nada) do quao complicado eh compatibilizar binarios entre as diversas distribuicoes, versoes do kernel, glibc, bibliotecas de imagem e etc.. isso apenas serviu pra frizar mais uma vez o seu amadorismo no mundo Linux.
>que distribui o horrível netscape
ok, ja sabemos que vc nao sabe instalar manualmente um software, agora, nem remover tu sabe ? ou melhor ainda, nao seleciona-lo durante o processo de instalacao ? ahh, esqueci, vc usa distribuicoes bloateds com sistemas de dependencias que nao te deixam livre para escolher o que vc quer. azar o seu :P
>cheia de scripts simples quase artesanais
simples eh sua maneira de pensar e o seu nivel de conhecimento.
>que tem por trás uma comnunidade mais XIITA que o Debian ?
...
>Versão nova ? Legal :)
legal mesmo, Patrick faz um otimo trabalho, apesar de eu nao utilizar Slackware em 100% dos trabalhos, tenho o minimo de conhecimento para reconhecer que esta eh uma grande distribuicao, e que no minimo merece respeito, ainda mais de vc que nem sabe o que eh Linux direito.
omorp , o ornito esta só zuando, não leve tão a serio, além do mais,a gente tem que ter paciencia com os zoadores e com as pessoas mais leigas que a gente,pois um dia você também foi leigo...
Onorp: sua anta, não viu que o cara tava brincando? Não aceite a carapuça tão facilmente assim.
As distros que tem mais xiitas são inegavelmente Debian e Slack.
Não sei pq o Stallman não desiste do Hurd e faz logo o Emacs o kernel do s.o. GNU. Ele já socou tudo lá dentro mesmo.
Caro Ornito,
acho que você baixou o slackware 0.1 ou algo assim e tentou instalar naquele seu notebook 2.5Ghz com 256MB que veio com o winxp, foi?
Velha? Bem, o slackware 9.1 saiu a uns 6 meses, o 9 uns 3 meses antes e o 8 um 1 ano antes +- eu acho... então nada haver..
Os pacotes tgz são bons sim, não detecta hardware? Não lembro de ter tido problema com isso, alias, ele detectou minha câmera digital USB e minha placa de som c-media, a minha on-board não funciona, numa boa...
Suporte PAM nativo? Se PAM for o que eu tou pensando, é bom mas é besteira de ser nativo...
A instalação eu concordo que poderia ser 'escolhivel' em gráfica ou em modo texto, mas isso é o de menos... essa de suporte aos programas científicos comerciais mostra que você nem sabe o que tá falando.. Netscape não é ruim, eu já usei durante muito tempo...
Comunidade xiita? Eu prefiro o jeito do debian mais aberto que o jeito do slackware onde Patrick controla do jeito dele, acho que ele poderia repensar isso, porém não tem problema nenhum ai..
Concordo tbm que a versão nova é legal...
Cara, Slack e legal mesmo, quem usa tem uma aprendizado maior, blah, blah, blah... So que e um saco ficar catando dependencia. Convenhamos.
Mais legal ainda e quando aparece um ze ruela querendo aparecer dizendo que linux e a coisa mais dificil do mundo... E QUE O SLACK e so pra fodoes... HUAHUAUHA...
LINUX e LINUX e pronto! Porque alguem nao ta afim de PERDER tempo reinventado a roda nao quer dizer que esse alguem nao tenha conhecimento. O Linus usa Slack? Acho que nao!
Baixei aqui e instalei.
O Slackware 10 tah 10!
Meu Deus, como eu disse anteriormente...
Quer um slackware que baixe pacote e verifique dependências? use o SWARET! www.swaret.org
Pra vc ter ideia, baixe qquer pacote .tgz, instale e como root, digite "swaret --dep nomedopacote". Pronto...resolvido, e de maneira simples! ;)
Não fosse o apego sentimental de cada um de nós - uns contra a distribuição, outros contra a favor - que leva a conclusões forçadas e argumentos apelativos, essa discussão sobre a qualidade e adequação do Slackware poderia ser bem construtiva.
Henrique Vicente: vc é outra anta. É tão difícil assim perceber a irônia no post do Ornito?
Como diria o Dr. Pimpolho "meu, vai se f****!"
Antes de alguém falar mal da instalação do slack, gostaria de perguntar se alguém já teve o "prazer" de instalar netware no tempos do 3.XX e 4.XX ? Pois é.. na época em que eu tive meus primeiros contatos com informática, morria de medo de entrar no windows (3.1) pois não sabia sair dele (mais leigo do que isso eu não conheço, e olha que o windows era intuitivo). Bom, meu professor de redes, chegou com uns CD´s (olha! CD´s!) e uns manuais vermelhos. Ele disse que eu poderia usar a micro mais "possante" do laboratório para instalar o novo sistema que tinha chegado (devia ser um pentium 60 com 64 de RAM da IBM e o cd-rom era tipo uma gaveta. Parecia com as RS/6000 dos labs de unix) que ficava no canto da sala. Arregacei as mangas, peguei o dicionário de inglês e comecei a ler os manuais. 1 semana depois, tinha conseguido instalar o Netware (na época estava havendo a transição do bindery para o NDS) e eu acho que foi a partir daquele instante que eu comecei a perder o medo dos computadores (na verdade me viciei) e aprender inglês também. Bom hoje em dia qualquer (EU DISSE QUALQUER) distro de linux é mais fácil de instalar do que o netware. E olha que ele foi o "rei" na época dele. No ano seguinte eu fui apresentado ao AIX, mas isso é outra estória. O que eu quero dizer é que hoje em dia qualquer distro linux está a anos luz do que era considerado fácil no "século passado". Só quem está acostumado com os "next", "next", "finish" dos windows é que reclamam.
Ah... mais uma coisa: nunca subestimem um leigo. Ele pode aprender. A espécie humana só continua viva por que o ambiente nos desafia a todo momento. Se tudo fosse fácil, morreríamos de tédio. :)
Fodão mesmo é o cara que navega pelo Links, não usa comandos já prontos - usa a própria linguagem C no bash, não usa tab e nem !, sem mouse, sem X, sem discador - usa os comandos AT, tá cagando pras dependência e usa o unix v5...
Mas mais fodão ainda é o cabeça que usa o UNICS, programa em fortran e ainda consegue roda o xmms com mp3 e divix
Red Hat é pro priguiçoso...
Suse é pro boiola...
Mandrack é pro infantil...
Conectiva é pro priguiçoso baiano...
Slackware é pro fundamentalista xiita...
Kurumin é pra mulher...
BSD é pro fundamentalista ziita...
Windows é pra otário...
OS/2 é pro quem pego o bonde andando...
Solares é pros filinho de papai...
Dos é pro atrazado..
e...
Apple é pra apresentadores de tv...
E a distribuição Boné Amarelo é a melhor por que é baseado no kernel do disquete de boot do WIndows ME.
Hehe
Tá legal pra dedel a nova versão...
1) panela velha é que faz comida boa :)
2) Bug todos tem, e não significa que a distro é ruim
3) Uso slackware desde a versão 3 =P
4) Dependencias existem no slack, mas a distro é organizada a tal ponto de não atrapalhar.
5) Instalação gráfica é legal sim !
6) Detecção de hardware é legal sim !
7) Não sei pra que distribuir o Netscape =P
8) O PAM faz falta
9) Scripts artesanais, não disse ruins
10) Comunidade XIITA, mas a mais cooperativa que conheço.
Slackware novo ? Legal :)
Estou precisando do link (funcional, isto él, que esteja baixando realmente) em ftp ou http do CD 2 do Slackware 10, alguém sabe? Obrigado.
Pessoal, se e para diverti-se que tal fazer um logo deste tipo: Ministerio da Saude avisa: "Usar Slackware vicia e faz usar o cerebro, por favor continue usando o Windows da Microsoft." Sei que essa ideia e velha, mas e boa demais! Como o Slack.
Ia esquecendo a galera do GUS-BR tambem noticiou e deu o seginte link: http://www.openslack.org/ftp/pub/slackware/
Ate galera!!! E da-lhe todas as distribuicoes, sem brigas e rachas.
Não tem jeito, sempre tem que ter uns flames divertidos como esses. Mas acho que linux é linux, e a gente deveria saber se virar com todas as distros.
Será que existe algum documento sobre diferenças nos arquivos de configurações de várias distribuições???
Porque nunca se sabe se algum dia você não vai ser obrigado a usar aquela distro que não é a sua preferida!
Caros amigos,
Tentem lembrar de uma coisa: Nada serve pra tudo. Slackware é uma excelente distribuição para muita gente pois ela satisfaz as necessidades de seus usuários. Não gosta de Slackware? Existem centenas de distribuições que vão desde aquelas que você precisa levantá-la do zero tais como LFS, passando por distribuiçòes como Debian e Gentoo que são mantidas por trabalho voluntário e por organizações de fins não-lucrativos, distribuições em Live CD tais como Knoppix, Kurumin, Slax, etc..., distribuiçòes mantidas por empresas que exploram o Linux comercialmente vendendo caxinhas com mídias manuais e suporte tais como Conectiva, Mandrake, TurboLinux entre tantas outras e até empresas que mantém versões focada para mercado corporativo tais como Red Hat e SuSE, as quais investem pesado no Linux mantendo muitos Kernel Hackers e importantes desenvolvedores os quais tornam o Linux um sistema à altura dos demais grandes players do mercado, competindo e muitas vezes superando outros sistemas operacionais proprietário. A coisa mais fantástica nisso tudo é a grande democracia. Existem flavors de Linux para todos tipos de usuários, desde newbies até power users.
Para aqueles que preferem UNIX existem ainda excelentes versões compliantes com o BSD UNIX de livre distribuição tais como FreeBSD, NetBSD e OpenBSD. Cada uma das três tem uma utilizada e pode ser considerada uma excelente escolha.
O importante é usar Software Livre e respeitar o direito de escolha do próximo. Como disse antes, a democracia e a possibilidade de escolha é um dos fatores que torna o Software Livre algo inigualável. Temos que ser mais unidos, humildes e saber aproveitar melhor os espaços que temos para falar coisas sensatas e que venham agregar algum valor. O maior inimigo da comunidade do Software Livre hoje em dia não é a Microsoft ou outro grande player do mercado. Nosso maior inimigo somos nós mesmos e nossas intermináveis brigas de camisetas.
Por favor, peço à todos aqueles que acreditam no futuro do Software Livre e nas coisas boas que este pode trazer à humanidade para pensarem bem nessas palavras e para mudarem sua maneira de ser.
Lembrem-se:
"Somos todos feitos do mesmo barro".
Grande abraço à todos e longa vida ao Slackware, ao Kurumin e à todos os projetos onde existem pessoas que dispendem do seu precioso tempo na tentativa de fazer um mundo melhor.
Obrigado pela atenção,
Leonardo Menezes Vaz
"Somos todos feitos do mesmo barro".
Caro Leonardo Menezes Vaz...
TU TÁ QUERENDO DIZÊ QUE NOIS É FEITO DE M#$%DA?!?!
hehe, brincaderinha...
Bem legal oque vc falou, falo bunitu.
O bom de ter um amigo "slack-user" é que quando você faz uma pergunta sobre linux, geralmente ele sabe a resposta ! :-P
Slackware ? Legal !! :-)
Dr. Pimpolho uahuhauhauhauhauuhahua
é claro que eu entendi a irônia... só que eu gosto de ser chato, entendeu?
Eu adoro uma interface gráfica bonita, com tudo simples e fácil, mas....
...hoje o meu foco é trabalho e trabalho exige, domínio e conhecimento dos processos do sistema e na minha opinião não há distro melhor que o Slackware para utilizar, porém eu acho que o maior e real problema do Slackware é que ele funciona como as drogas, VICIA.
O John Maddog usa SUSE no seu notebook IBM, isso eu compro uma briga porque ele deu um shutdown no no equipamento na palesta de São Paulo e o camaleão da SUSE apareceu bonitinho no bootsplash. No desktop dele eu não faço a mínima idéia, só vi o notebook.
Acho que esse caras, Maddog, Linus e companhia, deviam usar Slackware e hoje em dia como vivem dando palestras, qualquer distro que esteja funcionando bem e tenha bom suporte a hardware tá bom, eles já conhecem o sistema mais do que ninguém, para que ficar se matando na configuração dos mínimos detahes, como NÓS adoramos fazer.
Por isso que eu acho bobagem essas brigas, apesar de divertidas. O comentário do Ambulante da Praça (junho 24, 2004 08:58 PM), para mim foi o mais engraçado.
o kurumin é uma otíma distro para um usuario domestico como eu....mas como o colega acima falou....o slackware é como droga....vicia....
Oi André, eu não concordo muito com você, para mim nós devemos usar a distribuição que mais nos agrada.. ou mais prática para algumas coisas... por exemplo, eu acho que o slackware é ótimo para rodar um servidor.. mas já para configurar ele para deixar como meu pc(com slackware 9.1) tá hoje, com openoffice... entre outras coisas como iniciar o KDM quando inicia.. perdi um bom tempo na configuração, realmente hoje ele tá demais aqui, mas eu poderia ter colocado alguma distribuição que já tivesse isso então economizaria tempo, então acho que depende muito de cada um.. de onde é para colocar... acho isso muito pessoal
Eita gente! Entra ano, sai ano e estas discussões são as mesmas... Tá na hora de mudarem esta mentalidade! Bem vindo à TODAS as distribuições! Quanto MAIS, MELHOR (desde que sigam os padrões adotados)!
Sou um slacker de carteirinha, porém já passei por um monte de outras... fiquei mais de 2 anos com o Conectiva, 6 meses com a Red Hat, alguns meses e semanas minguadas com diversas outras e atualmente estou à 2 anos com o Slackware! Durante todo este período e independente da distribuição utilizada, confesso que estes foram tempos felizes!!!
PS.: Um live-CD na carteira e um Pendrive no chaveiro também vão muito bem &;-D
Henrique,
Eu quis dizer exatamente isso, eu estou usando o Slackware 9.1 (já estou terminando de baixar o 10) e fui mexendo e deixando a minha cara.
Mas se alguém me pede para mostrar o Linux fora de casa, eu saco meu "cdzinho" do Kurumim 3.
Não tenho intenções de deixar de usar o Slackware porque a maioria das "atrações" das outras distribuições eu estou conseguindo instalar nele (maioria porque como eu já disse não sou expert), a diferença como você disse é que nas outras estas "bobagens" saem de fábrica.
Concordo com o pachequinho_rj, mas eu me divirto com essas brigas.
Slack 10 ???? É 10 !! Só pra terem idéia, uso SuSE 9.0 e 9.1, K12, Kurumin, OpenBsd, FreeBsd, SOL Linux, Mandrake 10, mas a mais divertida de todas é o Slackware, foi com ele que tomei gosto pelo Linux e hoje trabalho com ele.
Empresas??? Nestas uso SuSE pelo suporte e garantia dadas pelo fabricante, já que com o dinheiro dos outros a gente não pode brincar.
Abraços
Ae segue o link abaixo de varios lugares para download do Slackware 10.0
Boa Sorte!
http://superdownloads.ubbi.com.br/linux/distribuicoes/distro22.html
Eu aprendi a mexer no Linux com o Kurumin :-) Ao invés de usar ícones mágicos fazia no muque. Depois migrei pro Debian mas ainda tenho o Kurumin pra testes.
Apesar de gostar do Debian posso me virar com qualquer distro :-)
Acho que vale mais a força de vontade do que a distro pra aprender Linux
Vocês ainda perdem tempo querendo explicar porque slackware é bom hehehe.
Deixa falar, é o mais certo, é a opinião burra de uma pessoa que em certos casos não vale a pena contestar, é simples perda de tempo.
Comecei a aprender linux faz nove meses. Antes disso eu só usava Windows. Hoje, no meu trabalho estou com uma máquina que tem apenas o Fedora Core 2 instalado, pois achei desnescessário continuar dividindo o HD com o windows. E eu trabalho como designer gráfico para a escola tecnológica de Curitiba, criando material de divulgação e material didático. E vou baixar o Slackware 10 para instalar no computador de casa, onde eu já tenho instalado o windows XP, pois eu não sou o único que usa o micro de casa e o Fedora 2, que eu vou formatar para poder instalar o Slackware. Na verdade, eu só gostaria de falar para as pessoas que ainda tem um certo receio de fazer as coisas em modo texto ou modificando um arquivo de configuração, que se você for analisar, fazer esse tipo de coisa pode ser tão simples quanto utilizando uma interface gráfica, ainda mais se o arquivo de configuração estiver bem comentado. E com isso é possível ter um melhor controle sobre a configuração do computador. Mas temos que admitir que quanto mais as distribuições facilitarem esse tipo de trabalho, mais popular ficará o sistema linux e as pessoas que realmente conseguem efetuar uma boa configuração por um método mais eficiente (modo texto) conquistarão um espaço maior no mercado, extamente por ter um conhecimento que vai além dessa interface gráfica que serve para ajudar (e ajuda mesmo), mas que nem sempre traz uma solução completa para os problemas. Por exemplo: já pararam para ver quantas pessoas que se dizem expert no windows sabem fazer auterações no registro ou nos arquivos de configuração dele? Se for ver são muito poucas. Ou seja, mesmo um sistema "instalar e usar" pode precisar de um conhecimento além do que está pronto para ser auterado.
E confesso que não tenho a menor idéia de como é a instalação do Slackware, mas acho que não vou ter tanto problema, já que tive que fazer muitas instalações de pacotes tgz, pois eu nem sempre encontrava os pacotes rpm dos programas e bibliotecas que eu precisava.
Comecei a aprender linux faz nove meses. Antes disso eu só usava Windows. Hoje, no meu trabalho estou com uma máquina que tem apenas o Fedora Core 2 instalado, pois achei desnescessário continuar dividindo o HD com o windows. E eu trabalho como designer gráfico para a escola tecnológica de Curitiba, criando material de divulgação e material didático. E vou baixar o Slackware 10 para instalar no computador de casa, onde eu já tenho instalado o windows XP, pois eu não sou o único que usa o micro de casa e o Fedora 2, que eu vou formatar para poder instalar o Slackware. Na verdade, eu só gostaria de falar para as pessoas que ainda tem um certo receio de fazer as coisas em modo texto ou modificando um arquivo de configuração, que se você for analisar, fazer esse tipo de coisa pode ser tão simples quanto utilizando uma interface gráfica, ainda mais se o arquivo de configuração estiver bem comentado. E com isso é possível ter um melhor controle sobre a configuração do computador. Mas temos que admitir que quanto mais as distribuições facilitarem esse tipo de trabalho, mais popular ficará o sistema linux e as pessoas que realmente conseguem efetuar uma boa configuração por um método mais eficiente (modo texto) conquistarão um espaço maior no mercado, extamente por ter um conhecimento que vai além dessa interface gráfica que serve para ajudar (e ajuda mesmo), mas que nem sempre traz uma solução completa para os problemas. Por exemplo: já pararam para ver quantas pessoas que se dizem expert no windows sabem fazer auterações no registro ou nos arquivos de configuração dele? Se for ver são muito poucas. Ou seja, mesmo um sistema "instalar e usar" pode precisar de um conhecimento além do que está pronto para ser auterado.
E confesso que não tenho a menor idéia de como é a instalação do Slackware, mas acho que não vou ter tanto problema, já que tive que fazer muitas instalações de pacotes tgz, pois eu nem sempre encontrava os pacotes rpm dos programas e bibliotecas que eu precisava.
__O slackware é muito organizado e fácil, ao contrário do que afirmam seus detratores, esta facilidade se deve a sua estrutura bem montada e simples.Ou seja não há frontends gráficos. O sistema é todo configurado de maneira simples nos bons comandos e arquivos de configuração super bem comentados.
__E ao contrário de distros como Kurumin, Mandrake e RedHat, que têm um boot muito sujo e de díficil configuração, valendo-se do modo tradicional de tentativa, o velho Slack é limpo e leve!
É isso aí, bebeto_maya! Simplicidade é o segredo do sucesso! Vejam o exemplo do Romário: é considerado um dos melhores atacantes de todos os tempos, e se verificar sua postura em campo, a impressão que temos é que ele faz apenas o básico, parecendo "fácil" jogar futebol (simplicidade). Sem contar que se posiciona maravilhosamente bem (organização)!
É por isso que amo o Slack! K.I.S.S.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.