Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

[atualizado] Sérgio Amadeu se pronuncia sobre a interpelação judicial da Microsoft

Notícia publicada por brain em junho 17, 2004 09:44 PM | TrackBack


Márcio Inácio Silva (marcio@eas.com.br) disse: "no site do PSL saiu esta notícia que merece ser publicada na íntegra: Presidente do ITI divulga nota sobre Pedido de Explicações." Segue a íntegra, que complementa nossa notícia anterior sobre o assunto.

"Em atenção às demandas da imprensa nacional e internacional, que se solidariza com o Governo Brasileiro nesse momento sem precedentes na história, em que o dirigente de uma importante instituição pública deste País sofre pessoalmente a ação daqueles interessados em manter um modelo hegemônico, venho, após ouvir meus advogados e procuradores federais, dizer que a provocação judicial movida contra minha pessoa é, por si só, tão inusitada e descabida, que não merece resposta.

"Por outro lado, gostaria de registrar que a contratação de software preservando os valores liberdade e abertura é, para o Governo Brasileiro, uma questão ligada de forma indissolúvel ao princípio democrático. E porque se percorreu um longo e doloroso caminho para chegar ao estágio atual de desenvolvimento da democracia neste País, não arrefeceremos em nossa luta.

"Se democracia é um valor repleto de ideologia, não é jamais um valor insignificante. Se democracia é um sonho, é um sonho do qual este País jamais acordará novamente.

"O futuro é livre. "

Assina a nota Sérgio Amadeu da Silveira, Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Gilberto Nunes () em 17/06 17:39

Falou pouco, mais bonito!
DEMAIS


» Ivan JS. Diana () em 17/06 17:43

Esse cara é um herói ;)


» adriel lyra () em 17/06 17:51

Assina a nota o próprio e toda a comunidade Open Souce , solidariamente.


» Ricardo Rabelo Mota () em 17/06 17:58

Gostei do "inusitada e descabida". Será que a M$ vai se pronunciar a respeito? Faço minhas as palavras do Sérgio.


» Manoel Pinho () em 17/06 18:09

O engraçado é que na foto que aparece na notícia ele parece estar dando uma resposta com a mão (reparem só...) à altura da ação descabida e da empresa :-)))


» qualquerum () em 17/06 18:17

> O engraçado é que na foto que aparece na notícia ele parece estar dando uma resposta com a mão
> (reparem só...)

Ahaha, Manoel Pinho, essa podia ir para a coluna do José Simão "Antitucanês, mais direto impossível". :D


» SS_Sputnik () em 17/06 18:23

Cara, nem os maiores gurus do SL falariam tao bonito. O cara tá meio encrencado pq logo, logo o lobby no governo vai fritá-lo mas é um HEROI!!!!


» Cadu () em 17/06 18:34

Falou o que tinha que ser dito.


» no soy abogado () em 17/06 18:39

Em vista da repercussão dos fatos, como cidadão que sou fui atrás de ver se a Lei versa algo sobre o episódio, e achei os seguintes crimes listados no Código Penal Brasileiro. Gostaria de saber se algum deles tem conexão as ações promovidas pela Microsoft.

Desacato

Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.


Impedimento, perturbação ou fraude de concorrência

Art. 335 - Impedir, __perturbar__ ou fraudar concorrência pública ou venda em hasta pública, promovida pela administração federal, estadual ou municipal, ou por entidade paraestatal; __afastar__ ou __procurar afastar__ concorrente ou licitante, por meio de violência, __grave ameaça__, fraude ou __oferecimento de vantagem__:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa, além da pena correspondente à violência.


Denunciação caluniosa

Art. 339 - Dar causa a instauração de investigação policial ou de processo judicial contra alguém, imputando-lhe crime de que __o sabe inocente__:

Pena - reclusão, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa.


Coação no curso do processo

Art. 344 - Usar de violência ou __grave ameaça__, com o fim de __favorecer interesse próprio__ ou alheio, __contra autoridade__, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou é chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juízo arbitral:

Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, além da pena correspondente à violência.


» Cabeça Fria () em 17/06 18:47

"O cara tá meio encrencado pq logo, logo o lobby no governo vai fritá-lo"

Isso é o que me preocupa. A gente não pode ser ingênuo de achar que a Microsoft vá se assustar com uns latidos. A briga é feia e vai ter custos para bancá-la. Eu, você e a galera deste site estamos dispostos. Mas precisa ver até onde vai o cacife do governo.

Bem cabeça fria esse seu comentário. É isso aí.


» Cesar Kallas () em 17/06 18:49

Por mim a Microsoft não merecia resposta, mas, para contento da impressa, ele falou o máximo que pode: "Não tem base."


» darkside () em 17/06 19:30

Espero que o governo apoie seus membros e que não se dobre a vontades externas, e pelo que se pode ver no site da petição a ajuda estrageira é muito alta, o Brasil está mesmo despontando como um dos grandes apoiadores do SL e não pode se curvar as vontades da MS.


» Builder () em 17/06 19:38

Embora muitos de nos sejamos programadores e pessoas de TI, não devemos deixar de lados estas questões políticas. Acho que a idéia de software livre ja esta ficando madura o suficiente para que pensassemos em incluir algo como uma emenda constitucional (ou algo assim...) limitando de forma bem clara as questões das patentes de software no Brasil e principalmente protegendo de forma constitucional o direito ao software livre. Tem muito dinheiro em jogo e como dizia um amigo meu "grande parte das questões de TI se resolvem nos bares e não na consistência do que é bom ou ruim...", por isso temos que estar mobilizados.


» Paulo Zambon () em 17/06 19:56

É isso aí Sergião! Bota quente neles! Heheheh...


» Edson () em 17/06 20:25

O cara não tá frito coisa nenhuma, a própria notícia já diz que ele consultou seus advogados, ele não iria sair por aí falando uma coisa que fosse comprometê-lo.


» Cadu () em 17/06 20:42

Realmente...
Creio que os advogados dele sejam bem melhores que os da Microsoft. Ele não iria falar algo que o comprometesse.
Na verdade, até eu estou mais comprometido que ele... Já falei bem pior da Microsoft do que ele. Acho que a Microsoft deveria me processar...
EUHAUHEUHAUHUEHAUHUEHUAHUHEUHA
uheuhauheuhauhuehuahuehuahuheuhauh
EUAHUEHUAHUHEUHAUHEUHAUHEUHAUHUEHA
=)


» lilux () em 17/06 21:44

Nossa, eu também estou "phudeedo" caso a micosoft resolver me processar por eu falar mal dos sistemas dela. E faltarão tribunais... hohohoho, ai caramba!

;)


» lilux () em 17/06 21:49

#Desculpem o erro de concordância...

--Nossa, eu também estou "phudeedo"
++Nossa, eu também ficarei "ferrado"


» Arkhanjo () em 17/06 22:00

Microsoft,

Dia 21/06/2004 será o lançamento do Freedows(www.freedows.com.br). E será neste dia que eu irei "DETONAR" a partição onde AINDA reside o Windows Me que veio na minha máquina(OEM).

Poderia, na época que comprei o equipamento, brigar para que o valor da licença me fosse devolvido... mas acho que farei um bem maior a humanidade: "Transformarei o CD em um píres!" Para servir café aos meus amigos.

Com o Manual que acompanhou o CD, farei uma fogueira... igual àquela em que Martin Lutero fez e queimou os DOGMAS PAPAIS na época da Inquisição!!!

Se DEMOCRACIA e LIBERDADE é ideologismo para vocês, concordo!

Brasil... um país de todos!

Arkhanjo
Campinas-SP


» Henrique Vicente () em 17/06 22:15

Para mim a melhor resposta à M$ seria o silêncio, e ao povo essa realmente foi boa!


» EdCrypt () em 17/06 22:31

Falou bonito, mesmo!
O RMS se pronunciou também, além de um monte de gente no mundo! Ele também falou bonito:

"A única resposta possível é, "Claro que sim. Nosso governo tem uma ideologia de liberdde e de independência, e é seguro que isso se vê em nossas decisões"
( Sobre a MS dizer que as decisões do governo são influienciadas por ideologia )


» Celacanto Provoca Maremoto () em 17/06 22:33


* libertas quae sera tamen


» EdCrypt () em 17/06 22:37

Arkhanjo, falou e disse!!!!! Hehehe...


» Henrique Vicente () em 17/06 22:39

Sonhei que via Bill Gates III chegar um dia na tv chorando dizendo que faliu..


» Bardo () em 17/06 23:18

Arkhanjo, faz isso nao, ta? Transformando o CD num pires voce vai terminar fazendo propaganda da tal empresa para os seus amigos.

E quanto a fogueira, poderia arrumar alternativas melhores para todas as partes como, por exemplo, reciclagem. ;-)

--- Agora, sobre a comparacao da tal empresa com a Inquisicao, sabe que pensei a mesma coisa quando vi esse artigo (primeira revisao)?


» Ricardo () em 17/06 23:26

O Sérgio é um homem inteligente e de extrema coragem e deveríamos ter muitos Sérgios como ele defendendo os interesses de uma nação que não aguenta mais tantas injustiças sociais.


» André Simões () em 17/06 23:44

Eu uso estes CDs para não manchar a mesa com o "suor" do copo de cerveja, tenho uma coleção linda, AOL, UOL, ICON, STARMEDIA, ZAZ, POP e agora WINDOWS 95.


» Celacanto Provoca Maremoto () em 17/06 23:51

O Terra comenta o assunto inclusive citando a reação do SL

http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI327394-EI553,00.html

(muito bom ! pelo menos não confundem SL com grátis - já é um grande avanço)


» Charles Bambineti () em 18/06 00:04

"A autoridade brasileira recebeu uma notificação judicial de um processo criminal movido pela empresa contra a supostas declarações deste na revista semanal “Carta Capital” dizendo que a doação de software para governos é uma prática tipo a dos traficantes"

esse é um trecho da noticia original e abaixo é um trecho da nota que a Micosoft mandou pra redação do terra

"Não estamos processando ninguém, e o pedido de explicações não está relacionado a uma questão pessoal.
A Microsoft continua comprometida com um diálogo respeitoso e aberto com o governo, clientes e a indústria para endereçar as necessidades da economia e da comunidade brasileiras."

http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI327393-EI553,00.html

agora que viram que o negocio fedeu virou um pedido de esclarecimento ...


» Charles Bambineti () em 18/06 00:18

saio no estadão :
http://www.estadao.com.br/rss/tecnologia/2004/jun/16/7.htm

"A Microsoft disse que não se trata de um processo. "Não queremos intimidar ninguém", afirmou o diretor de Assuntos Jurídicos, Rinaldo Zangirolami. "Não é retaliação". No documento encaminhado à Justiça, a Microsoft classificou de "absurdas e delituosas" as declarações de Silveira, que corresponderiam a "delito de difamação". As respostas do presidente do ITI podem servir de base a um processo, apesar de a Microsoft preferir não discutir quais serão os próximos passos."

Covardes agora que viram que o buraco é mais embaixo botaram o rabinho entre as pernas...


» Roger de Almeida () em 18/06 01:43

A Microsoft não sabe como agir diante do avanço do software livre. Por isso, ela vai atacar e depois recuar.

Não obstante, gostaria de colocar algumas ponderações para debate. Sei que não tem muito com o problema do Sérgio Amadeu, mas como a MS está envolvida.........

Em 10 tempos!!!!!!!!

1. O GNU/linux está avançando em todos os seguimentos econômicos, da pequena empresa aos grandes empreendimentos e também na área governamental mas esbarra em muitas situações.

2. A Microsoft detém grande parte do mercado devido a sistemas comuns, específicos e jogos feitos para windows e não pelo próprio produto.

3. A maioria dos computadores que utilizam windows/MS-Office, não tem licença de uso para os softwares citados. Isso ajuda a MS a dominar o mercado o Brasil e ela tem consciência disso.

4. O lucro maior da Microsoft vem de papeis, ou seja, ações na bolsa de valores. Logo, as ponderações 2 e 3 sustentam os seus valores e os investidores sabem disso. Além disso, é claro, com venda de seus produtos.

5. Vale lembrar que ao fazer vistas grossas para a pirataria, ela fez um grande meio para ganhar mais dinheiro com ações de cobrança judicial e extra-judicial mais tarde. Muita grana!!!

6. A criação de sistemas como: folha de pagamento, contabilidade e contas a pagar/receber sob a GPL, com qualidade, derrubaria de uma vez, os maiores obstáculos que seguram a migração para o GNU/Linux nas empresas. Desktops é claro!!

7. Logo, a ponderação 2 ficaria restrita a jogo e sistemas raros. Desse modo, não é difícil imaginar o que iria contecer com o mercado.

8. Investidores vendendo papeis da MS e comprando de empresas que dão sustentação ao software livre. Basta ver a Red-Hat e a IBM. Basta lembrar que uma queda de 5% em ações é muita grana quando os dígitos estão nas casas dos milhões/bilhões.

9. Além disso, com o foco mudado, muitas empresas de software, mesmo que proprietário, passariam a oferecer seus produtos na plataforma GNU/Linux nativamente. A ORACLE teve visão de mercado e ganha muita grana através do GNU/Linux.

10. Portanto, termos de incentivar e participar da produção desses softwares de uso comum nas empresas, sob a GPL.

Abraços
Roger


» FatTux () em 18/06 01:45

Legal é a resposta do Stallman, no link abaixo:

http://www.softwarelivre.org/news/2549

Lá menciona uma pérola do Tio Bill para a revista Fortune, 20 de julho de 1998:

"Ainda que se vendam três milhões de computadores na China todos os anos, o pessoal lá não paga pelo software. Mas um dia eles terão que pagar. E enquanto eles pirateiam o software, queremos que seja o nosso, de forma que eles fiquem assim, meio que viciados, e então vamos achar um jeito de cobrar esse dinheiro na próxima década".

Depois reclamam quando são chamados de traficantes!!! Hahahaha!!!

[]s a todos.


» Francisco J Badaró () em 18/06 08:09

Sem excessos.... mais concordo, e sou adepto 105% da filosofia GNU/OpenSource/Liberdade/Evolução !!!!

Espero que continuemos firmes nesse próposito, com muita racionalidade, firmeza nas opiniões, cumprimento de metas, personalidade nas opiniões e paradigmas !!!

Bom exemplo amigo Sergio ... por favor, nossa nação pede, continuem assim... estamos no caminho certo, O FUTURO É LIVRE !

Vamos reinvestir todo o dinheiro que seria repassado para esses fornecedores de software para os cofres da educação, nossas universidades, colégios e escolas precisam desses investimentos, precisamos ampliar as estruturas, investir no ser humano, em fim... mudar os paradigmas.

Fico feliz em ser BRASILEIRO NATO, estar vivendo nesse momento, e quero MUITO ver esse gigante derrubado !

Saudações amigos Linuxers ...

Vida Longa ao GNU/Linux, OpenSource e similares ... Viva a Liberdade e Evolução !


» Francisco J Badaró () em 18/06 08:09

Sem excessos.... mais concordo, e sou adepto 105% da filosofia GNU/OpenSource/Liberdade/Evolução !!!!

Espero que continuemos firmes nesse próposito, com muita racionalidade, firmeza nas opiniões, cumprimento de metas, personalidade nas opiniões e paradigmas !!!

Bom exemplo amigo Sergio ... por favor, nossa nação pede, continuem assim... estamos no caminho certo, O FUTURO É LIVRE !

Vamos reinvestir todo o dinheiro que seria repassado para esses fornecedores de software para os cofres da educação, nossas universidades, colégios e escolas precisam desses investimentos, precisamos ampliar as estruturas, investir no ser humano, em fim... mudar os paradigmas.

Fico feliz em ser BRASILEIRO NATO, estar vivendo nesse momento, e quero MUITO ver esse gigante derrubado !

Saudações amigos Linuxers ...

Vida Longa ao GNU/Linux, OpenSource e similares ... Viva a Liberdade e Evolução !


» Francisco J Badaró () em 18/06 08:09

Sem excessos.... mais concordo, e sou adepto 105% da filosofia GNU/OpenSource/Liberdade/Evolução !!!!

Espero que continuemos firmes nesse próposito, com muita racionalidade, firmeza nas opiniões, cumprimento de metas, personalidade nas opiniões e paradigmas !!!

Bom exemplo amigo Sergio ... por favor, nossa nação pede, continuem assim... estamos no caminho certo, O FUTURO É LIVRE !

Vamos reinvestir todo o dinheiro que seria repassado para esses fornecedores de software para os cofres da educação, nossas universidades, colégios e escolas precisam desses investimentos, precisamos ampliar as estruturas, investir no ser humano, em fim... mudar os paradigmas.

Fico feliz em ser BRASILEIRO NATO, estar vivendo nesse momento, e quero MUITO ver esse gigante derrubado !

Saudações amigos Linuxers ...

Vida Longa ao GNU/Linux, OpenSource e similares ... Viva a Liberdade e Evolução !


» depassagem () em 18/06 09:13

Precisamos de uma versão em inglês desse artigo para divulgá-lo internacionalmente.


» Charles Bambineti () em 18/06 11:17

"A Microsoft está presente no país há mais de 14 anos. Nosso compromisso com o país é de longo prazo. Por meio de nossos 10.000 parceiros, 45.000 empregos são gerados no Brasil e mais de R$ 1 bilhão é recolhido em impostos anualmente."

que tal mudarmos o ponto de vista desta declaração... se a microsoft gera 45 mil empregos, imagina quanto o SL não geraria no seu lugar, afinal a propria Micosoft diz que SL tem mais custo com pessoal.
E se a Micosoft pagou R$ 1 bilhão em impostos significa que muito mais foi para a terra do tio Sam, enquanto se adotando SL esse dinheiro poderia ficar em nosso pais, ajudar no crescimento de nossa economia que tanto precisamos para gerar mais empregos ....

Estamos cansados de se tratados como idiotas que não sabem ler nas entrelinhas


» KORN () em 18/06 11:49

Bem acho que isso resume tudo o que a comunidade quer de apoio dos nossos superiores para que cada vez mais ajudemos nosso país...
Muito bem Sergio isso só nos impulsiona cada vez mais para um único objetivo, ser livre.
Abraços.
KORN


» Henrique Vicente () em 18/06 12:28

Não, não! Devolvam os cds para a m$ mesmo, ao menos elas vão lhe dar um pouco de dinheiro(se você não tiver afim de dinheiro pensa ao menos que eles vão ficar um pouco menos ricos :) e tem tanto cd para fazer isso, principalmente os da AOL que eu tenho uma coleção aqui..


» Henrique Vicente () em 18/06 12:46

Só para quem não, o imposto cobrado é em cima do valor do material (caixinha, cdzinho, manualzinho) e não do valor total, ou seja, em um 'box' que o material custou 15 reais, os impostos serão 55% de 15 reais, então, nada né, ai imagina o $M$Office$ custando 1500 sendo apenas uns 15 de impostos, não da raiva?..

Engraçado, 45 mil empregos com 10 mil parceiros? Nossa, os parceiros deles tem no máximo 4 ou 5 pessoas? Não acredito.. deve ser menos parceiros e quem sabe empregos.. a não ser que ela considere vendedores de cds piratas, vendedores de micros, empregados de informática de supermercados.. etc.. de parceiros...


» Cassio Eskelsen () em 18/06 12:49

Henrique,

Apenas uma leve correção:

O imposto que apenas incide s/ a mídia é o ICMS.
Sobre o valor total do software, incide ISS, Pis, Cofins e a CSSL. Dá uns 11 a 15% s/ o valor total da licença.

abraços

Cássio


» Cassio Eskelsen () em 18/06 12:53

Ah, mas mesmo considerando que ela pague 15% de imposto s/ o software, significa que ela esteja faturando R$ 6.666.666.666,66666 por ano :P

(que coincidência esse número huahauuah)

abraços

Cássio


» Wagner71 () em 18/06 14:53

Acabei de me inscrever no site da CONIP. Não perco esse debate por nada!


» Henrique Vicente () em 18/06 23:28

Depois desse cálculo de impostos em 15% está provado a origem do controle da M$... ah, Deus está do lado do software livre... :)


» Rafael Azevedo () em 19/06 02:53

Todos os orgoes e instituições do governo brasileiro terão Linux instalado ? Como podemos dar mais apoio a essa 'bela' iniciativa do Sergio Amadeu ?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.