Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Comunicação pessoal multimídia no Linux

Notícia publicada por brain em maio 25, 2004 11:09 AM | TrackBack


"Para quem estava esperando uma opção de audio/video nas redes MSN/Yahoo pode esperar pelo GAIM-VV que é baseado no Gaim. No SourceForge pode-se ver um screenshot preliminar. Essa informação já estava há algumas semanas no link do OSNews que faz especulações sobre o Gnome 3.0." A contribuição vem de osni_passos (osni_passos@___.br), acompanhada deste link para maiores detalhes. Atualmente há algumas opções para bate-papo com áudio e vídeo no Linux, inclusive o popular GnomeMeeting. Qual a sua preferida?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 25/05 11:38

Fora gnomemeeting e o ainda bem cru gaim-vv, qual opção mais há? Nenhuma. O gnomemeeting também é um pouco incompatível com o netmeeting e não permite bate-papo escrito com esse cliente. Sem contar que o netmeeting ainda implementa algo que o gnomemeeting nem sonha em implementar - compartilhamento de desktop, algo *muito* útil para empresas. Sim, o VNC implementa, mas é um protocolo diferente e geralmente mais lento.


» osni_passos () em 25/05 11:57

No site no Amsn estavam fazendo uma pesquisa sobre novas implementações, e é claro que a masi votada foi a de audio conforme link abaixo...
http://amsn.sourceforge.net/modules.php?name=Surveys&op=results&pollID=8&mode=&order=&thold=
Não é querer apoias a Microsoft, porque eu prefiro ICQ/Yahoo/Jabber, mas é uma maioria esmagadora a quantidade de pessoas que usam o msn...


» Manoel Pinho () em 25/05 12:37

Patola,

Há outros derivativos do vnc com melhor desempenho de rede, como o TightVNC. Veja

http://faq.gotomyvnc.com/fom-serve/cache/113.html

Realmente o gnomemeeting não faz chat com o M$ netmeeting, mas qual o problema ? Dá para usar os N instant messengers que existem por aí. Tudo bem, seria legal a integração, mas isso é questão de tempo e de colaboradores. É muito menos complexo do que áudio e vídeo.

E falando em opções, quais são as opções ao netmeeting no mundo Windows ? Creio que se existiam concorrentes eles já devem ter deixado de existir, como é típico em todas as áreas onde a M$ entra com um software freeware e/ou incluído no Windows.

O maior problema nessa área ainda é encontrar uma webcam não muito cara e suportada no linux, especialmente no nosso mercado onde imperam marcas de quinta categoria. Quando ela é suportada, geralmente já deixou de ser fabricada. A situação ainda é pior do que a dos scanners.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 25/05 12:50

Manoel, conheço o VNC apertadinho (Tight VNC). De fato, já o considerei tão "default" que nem pensei em diferenciá-lo do VNC comum ao falar. De quebra, o VNC ainda tem utilitários como o vncrec e o vnc2swf, que conseguem gravar uma sessão VNC para posterior reexibição (coisa que o netmeeting só consegue fazer com add-ons proprietários). MAS isso não quebra o aprisionamento tecnológico pois muitas empresas (inclusive aquela em que trabalho) já padronizaram com netmeeting, que realmente é mais cômodo - um só programa com interface de compartilhamento, teleconferência e bate-papo texto.

Nem me fale em webcam. Minha namorada comprou uma Polaroid PDC 330 pra mim e esta mal funciona em Windows, que dirá Linux. =(


» Clovis Sena () em 25/05 15:25

bom dia,

rapaz, nas versões atuais do libgphoto2 ja tem mais de 400 modelos de cameras suportadas!!!

tem certeza que sua camera nao funciona no linux???

de uma conferida! tem inclusive um pluguin para o gimp ( gimp-gtkam plugin) que permite baixar as fotos direto para o gimp...

eu mesmo tenho uma camera bem basica, uma argus da vida ( usb) e ela funciona numa boa!

:-)

para ver se minha camera funcionava, eu testei com o knoppix mais novo...dei boot, rodei o gtkam e pronto la tava ela...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 25/05 15:32

Tenho, eu tenho o gphoto2 mais novo e a primeira coisa que fiz foi verificar na lista de compatibilidade dele. Valeu a preocupação.


» Manoel Pinho () em 25/05 17:28

Eu não falei de câmeras digitais não, mas de webcams. As câmeras já funcionam bem em geral graças ao fato da maioria delas usar um dos 2 métodos padronizados para acessar as fotos.

As webcams têm que ter drivers específicos e muitas delas não funcionam com toda a qualidade que os drivers para windows possibilitam.

Quem quiser ter uma idéia dos modelos de webcam suportados basta ver a lista

http://www.qbik.ch/usb/devices/showdevcat.php?id=9&PHPSESSID=bb5bc7ef47d6eb433ab714d62d1b4b5c


» Douglas Augusto () em 25/05 19:22

Minha webcam, uma AipTek Flicker 1.3M, que há pouco tempo pensei que não funcionasse no Linux, descobri que existe um driver para rodá-la no V4L, tanto na série 2.4 como 2.6. E funciona bem. :)

A estratégia da Microsoft é mais ou menos essa: ela vê um nicho promissor (no caso os programas de mensagens instantâneas), então ela cria um protocolo particular, que agrega funcionalidades além do concorrente (como vídeo/voz), e finalmente insere em todas versões do SO.

A partir daí a comunidade livre tem que correr atrás e tentar alcançar o desenvolvimento da Microsoft, mas esse tempo de defasagem é precioso.

Não sei se o protocolo jabber (que acredito ser melhor do que ICQ/MSN) permite vídeo/voz, mas a comunidade poderia trabalhar em cima disso, em algo que não fosse exatamente procurar alcançar a Microsoft, não tentar desesperadamente buscar compatibilidade com o MSN.


» marcon () em 26/05 02:59

Manoel Pinho,
uma opção ao M$ netmeething é o ISPQ, que na minha opinião é muito superior, mas que infelizmente é pago.
Se é pra fazer um clone de programa de mensagens com video, sugiro clonar o ISPQ.
O Netmeething e o M$N são usados não por seus méritos, mas por serem distribuidos dentro do windows, "de gratis".


» Daniel Fonseca Alves () em 26/05 12:16

Aqui eu uso o exodus com o Jabberd para bate papo.
VNC e TightVNC para compartilhamento de desktop.
Tudo funciona até bem.
E não acho o TightVNC muito lento, para ter uma idéia substitui o PCanywhere aqui com uma solução linux usando o mgetty,ppp e TightVNC(colocando a resolução de 1) num modem de 33600, funciona muito bem!
Sinceramente o netmeeting não chega nem aos pés do vnc em questão de compartilhamento de desktop(principalmente na estabilidade.
Minha opinião...
Ah ... mensageiro eu uso o gaim e o ayttm.


» Lucas Freitas () em 24/06 18:51

bom, uso o slackware em minha maquina. tenho o windows, mas soh uso ele porque ainda naum axei nenhuma alternativa ao msn da M$, pq a unica utilidade do msn pra mim eh chat com voz, o que eu preciso muito usar. essa eh o unico motivo de eu ainda possuir windows na maquina, se alguem tiver alguma solucao. tentei com o gnomemeeting mas nao funciona, nem com h323. e alem disso nao dah pra fazer conferencia de voz entre o gnomemeeting e o netmeeting.. mas meu interesse eh apanenas em chat com voz no linux para comunicar com o msn do windows.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.