Notícia publicada por brain em abril 28, 2004 09:43 PM
| TrackBack
"Interessante editorial do Yahoo News trata dos cenários e implicações para a adoção do Linux no Desktop. Segundo o editorial, quando o usuário pensa num PC pessoal, logo lhe vem em mente uma máquina rodando Windows, SO presente em 94% dos PCs (desktops). Mas poderia o Linux substituir o Windows em um computador perto de você? '" A contribuição vem de Carlos Araujo (carlos.araujo@mdnet.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.
Eu acho uma coisa engraçada. No artigo, ele fala que os custos de treinamento de pessoal pode superar os custos com aquisição de licença. Pensa bem, você vai treinar os seus funcionários uma vez. No máximo, fará uma atualização, digamos, anualmente. Pode até ser um custo expressivo, mas será uma só vez, considerando que as atualizações serão coisas rápidas e baratas.
Todas as vezes que a microsoft lança um novo sistema no mercado, a cada 3 anos aproximadamente, o custo expressivo de aquisição das licenças tem que ser gasto novamente.
Porque todo mundo, grandes experts em custos a longo prazo, nunca falam disso?? Curioso.
Acho que a principal barreira é cultural. Existem outras, mas a maior delas é a cultural mesmo, mas fico feliz que, mesmo com artigos assim meia boca, essa barreira vai ser quebrada aos poucos.
Danial Dantas,
E os jornalistas acham que não há necessidade de retreinamento também para quem usa Microsoft. Muitos aministradores certificados para o NT4 tiveram que estudar novamente qiando saiu o Windows 2000 Server por causa de diversas novidades como o Active Directory.
Olá, considero o Linux maduro para desktop. Sou casado e até minha esposa usa linux e nem sabe o que é "ls". Eu configurei um "KDE cor-de-rosa" que tem todos os ícones que ela necessita. Firefox, Mplayer, XMMS, xMule, OpenOffice. E sinceramente não foi dificil explicar o sistema de diretórios, onde não temos os infelizes c:\ e a:\ .
Ela até sabe que "no linux o sitema não tranca" e é até mais "bonitinho" acho que é pura acomodação de usuários dizer que o linux não está pronto para Desktop.
Outro ponto. Na empresa que trabalho usamos SuSE em algumas estações para requisições via web. É perfeito. A impressão via CUPS tb funciona perfeitamente. E o hardware é reaproveitado. Voltando a minha casa eu desmestifico aquela velha idéia de Debian + Slackware = Nerds .. e os RPM's da vida que são fáceis... Minha esposa usa Debian e nem sabe! é fato... e é fácil.
Isso quer dizer:
* Basta apenas vc se esforçar para usar e entender o linux ... e não ficar parado "gordo" olhando o windows XP comer seu HD na sua frente...
OBS: é mentira aquele treco de que XP não tranca.
Meu pai usa Gentoo!!
E nem sabe.
O interessante eh que tem a instalacao do windows
XP na mesma maquina.
Mas pelo que eu percebo
quando ele abre o iniciar e ve aquelas milhares
de coisas ele fica assustado.
O gentoo, eh claro, tem soh oq se usa.
Clica-se no menu do gnome e aparece
lah: internet - com Mozilla e Epiphany
escritorio: Open Office + Evolution.
Ahhh, e ele costuma receber muitos pdfs dos
professores. Mas acho q ele nem sabe q eh pdf.
O ggv abre tudo numa boa.
Instalar programas ele pede prah mim.
Mas isso soh aconteceu no WinXP: acrobat reader,
receitanet.
Meu irmao ao contrario, nao gosta do linux.
Soh usa para navegar na internet e ver e-mails.
Prefere o Office da Microsoft (que eu nao posso
negar, eh muito melhor q o open office) e os jogos,
eh claro.
Se analisarmos o custo da migração de todas as estações de trabalho de uma empresa no período de um ano, geralmente ele fica proibitivo.
Se aumentarmos o período da análise para cinco anos, começa a compensar a migração.
Se analisarmos esse custo em um período de dez anos, não há sentido em continuar a usar Windows.
Conclusão: depende de quanto tempo o CIO tem para mostrar resultados efetivos (financeiros). Se ele está sendo pressionado para reduzir custos em um ano, dificilmente vai querer migar. Se o prazo dele for de cinco anos, provavelmente vai querer migrar. Se tiver dez anos de prazo, migra sem pensar duas vezes.
O mesmo vale para o "mandato" dos gerentes de informática de empresas e órgãos públicos, que normalmente são substituídos a cada quatro ou oito anos, conforme muda a administração.
Temos sempre que levar isso em conta na hora de apresentar uma análise como essa.
Não li a matéria na íntegra, mas pegando o gancho do pessoal... Também sou casado e uso o Linux em casa. Infelizmente, por causa de uns programas da faculdade, ainda tenho que manter uma versão do Windows no meu HD. Mas o que mais acho interessante é que minha esposa, quando quer ver algum video(DVD, Divx, VCD) prefere o Linux ao Windows. Perguntei a ela o motivo(pra ver se ela tinha algum motivo em especial)... ela disse: "...é que a qualidade da imagem de video no Linux é muito melhor e até o som fica mais "cheio" do que no Windows". Juro que depois disso fiz o teste. E não é que ela tinha razão!!!
Abraço,
Rodrigo Messias Barros
Campinas-SP
Ahh! Esqueci de dizer, ela nunca fez curso de Linux e não leu nenhum dos meus livros... aliás ela nunca instalou nenhum programa nem no Windows... seus conhecimentos se resumem em Word e Excel... mas já tem sua preferência quanto ao desktop... Linux!
O Linux está preparado para o Desktop! Você está preparado para o LINUX???!!!
As pessoas são acomodadas... mudanças geram "carmas"!
Abraço,
Rodrigo Messias Barros
Campinas-SP
Muito Interessante a Experiência do Emilio, que resume a situação atual da usuabilidade do Desktop Linux.
Seu Pai, representa o usuário Básico ou Corporativo o qual o Linux já esta pronto pra satisfazer completamente.
Ja seu Irmão, representa os usuários avançados e Game-Maniacos, para os quais o Linux não atende.
Entre estes dois tipos de usuários, estão as Namoradas e Esposas, que alem do básico fazem uso de recursos multimidia, os quais o Linux ja atende adequadamente. Faltando o suporte a WebCam/Voice para os IM Yahoo e arg MSN, que a principio a Yahoo diz que esta fazendo e o Gaim começou a desenvolver.
O Grande lance é como a propaganda da Skin "EXPERIMENTA"
E mais ainda, temos os 90% da população brasileira que não tem acesso ou não usou computador, o qual nem existe isso de retreinamento.
E que ao meu ver é mais facil treinar um usuário pro Linux, do que para o Windows,
tente explicar sobre Virus, Spyware, adware Robot, ...
em uma empresa, o custo de treinamento ocorrerá para o pessoal de desenvolvimento e suporte. Para o usuário final que utiliza que utiliza programas como OpenOffice, Mozilla, ou um software especifico da empresa, o máximo que deverá acontecer é adaptação.
O meu filho de 6 anos adaptou facilmente (ele utiliza os jogos do KDE e mais alguns que instalei).
Resta saber se esta incluído no custo a necessidade de reinstalação do windows, que pode durar até meio periodo de trabalho, dependendo da configuração da máquina.
Um Linux enxuto, Configurado especificamente para uma empresa (Kurumin Remasterizado) por exemplo, poderá ser reinstalado em 20 minutos. apesar desta reinstalação aparentemente não ser necessária.
É necessário sim desmitificar o Linux (monstro que destroi HDs, você terá que formatar tudo, você precisa utilizar modo texto, etc.. etc..). Será que as pessoas que fazem estes cálculos já utilizaram Linux???
Eu acho que com base no artigo deve-se olhar dois lados.
1 ) O gnu/linux configurado com o desktop de acordo com as necessidades do usuário é muito bom igual ao windows e só um usuário "birrento" iria reclamar, salvo o caso dos gamemaniacos.
2 ) Mas como a configuração do gnu/linux frequentemente pede um usuário mais avançado, o usuario domestico sente dificuldades de aceitação uma vez que estes usuários estão em suas casas sozinhos.
Eu acho que com base nestes dois fatores fica claro a questão da aceitação do gnu/linux e tambem demostra que não é só uma questão de comodismo geral dos usuarios, mas como gnu/linux é um sistema que dá constantes saltos de evolução eu acredito que em breve estas questões estarão resolvidas.
Pelo amor de Deus essa estória que o Openoffice é pior que o Office... claro que não é! Pode ter coisas diferentes então um usuário acostumado com o M$ office pode sentir dificuldade etc... mas o openoffice é melhor, pode não ser mais 'bonito graficamente' mas isso é frescura e com o tempo melhora... jogo só faz atrapalhar a vida... perca de tempo :)
Um KDE ou Gnome 'bem desenhado' pode ser comparado digamos a um iMac da vida.. um windows xp é horroroso, feio, grosso, já viu o tamanho dos botões? Para que isso?
O problema mesmo é fear of the penguim and changes :)
Aproveitando a deixa ai do pessoal, devo salientar que uso Linux e Windows na minha máquina. O windows seria para o meu filho que gosta de jogos. O Linux é usado por todos aqui. Minha mulher tem pavor do Windows. Tanto é, que ela reinicia o micro para acessar a internet através do Linux, dentre outras coisas. Minha filha usa ambos os sistemas. Eu sou fã do Linux. Mas, até mesmo meu filho, que apesar de gostar de jogos, também usa o Linux. Outro detalhe importante é que mesmo estando no Windows, ele prefere o Firefox para navegar e o Thunderbird como cliente de E-Mail. Como Editor de Texto OpenOffice para ambos os SO's.
Para não passar em branco, o Linux não nada de dificil de instalar. Usa o Mandrake, o Kurumin, que até faz graça ao instalar.
PS: Ninguem aqui em casa tem cruso de Windows, nem de Linux, nem de nada.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.