Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Servidor de Voz, Dados, Fax e Dial-Up usando mgetty+sendfax

Notícia publicada por brain em abril 22, 2004 08:58 PM | TrackBack


"Este artigo tem por fim ajudar os usuários que, por algum motivo, precisam ter, em sua empresa, um simples call-center capaz de receber faxes, dados, voz (secretária eletrônica) e dial-up numa única linha telefônica. Leitura recomendada para administradores de pequenas empresas que gostariam de oferecer um 'algo a mais' para seus clientes com poucos recursos financeiros." A contribuição vem de Tiago Cruz.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» RSM () em 23/04 08:52

Eu utilizo o HylaFax aqui na empresa e funciona muito bem, mas ao inves do SAMBAFAX uso o SMBFAX.

Optei pelo SMBFAX, que um backend no cups que grava a saida da impressao em um diretorio específico e q vc pode acessar via browser para definir o numero do fax destino, se vai querer folha de rosto ou não, etc. eliminando a necessidade de obrigar o usuario a por estes dados no documento do fax (assim fica fácil mandar os relatorios de qualquer sistema da empresa, sem precisa modificar uma linha de programação)

Personalizei o cgi e alteradas as configuracoes a gosto ainda fiz com que o usuario pudesse escolher de qual filial discar, daí o fax pode ser redirecionado via email para um outro servidor de fax de outra cidade onde temos filial, que se encarrega de repassar o fax ao destino, economizando ligação DDD.

Enfim, dá pra fazer quase tudo com o Hylfax+SMBFAX
Só tenho atualmente uma reclamação dos usuarios. Qdo o fax é enviado e uma pessoa atende o telefone do outro, seria ideal que o modem "pedisse sinal de fax,por favor" Ainda nao consegui fazer e por causa disso algumas pessoas simplesmente desligam a chamada..


» hamacker () em 23/04 10:48

Se seu usuarios usam windows, poderia ter usado o Hylafax Manager, onde voce imprime e aparece uma janela com numero de telefone de fax para enviar ou juntar com outras impressoes anteriores. Era muito mais pratico. Alem disso o hylafaxmanager é PT-BR de um brasileiro. Até hoje não ví um programa cliente livre tão bom para o Hylafax.
http://codigolivre.org.br/projects/hylafaxmanager


» RSM () em 23/04 11:53

A vantagem de usar o smbfax é justamente que eu não preciso de ter nenhum cliente instalado para enviar fax, pois apenas um navegador é sufiente e isso atende a qualquer plataforma.

Optei por fazer assim, pois queria permitir ao usuario a fazer escolhas que normalmente nao existem nestes clientes, como por exemplo, escolher a partir de qual servidor ele irá enviar fax.

Achei ficou bem simples e os usuarios adoram acham muito facil de usar.

Nao preciso me preocupar com clientes para Linux, Windows ou MAC e tenho flexibilidade de alterar o CGI e scripts de acordo com a necessidade.

Deu trabalho para configurar, mas deu certo !! :)


» Hyperblade () em 25/04 15:43

Pessoal,

Você poderiam escrever artigos mais interessante.

è fogo..

Flz...


» challado () em 25/04 20:32

Concordo, HyperBlade!
O pessoal poderia escrever uns tutoriais bem interessantes com o material deles, principalmente ensinando como fazer pro hylafax atender ligações PPP! :)

E gostaria de agradecer pela oportunidade dada pelo br-linux, de postar nosso material aqui! Valeu mesmo!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.