Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Financial Times: Governo brasileiro vai adotar soft livre em grande escala

Notícia publicada por brain em abril 22, 2004 09:04 PM | TrackBack


Rafael (linux_user@uol.com.br) enviou este link para a cobertura da Folha e acrescentou um trecho: "O governo federal brasileiro está pronto para adotar programas de código aberto em grande escala, para economizar bilhões de dólares e aumentar a independência do governo de fornecedores como a Microsoft, informou nesta quinta-feira uma reportagem do jornal britânico 'Financial Times'. O Brasil pode ser o maior usuário governamental dos programas abertos do mundo. 'Nós não vamos mais depender de apenas um fornecedor', disse Sérgio Amadeu, presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, ao jornal britânico. 'A medida fará com que tenhamos mais competição.' Em 2001, por exemplo, o governo gastou US$ 1,1 bilhão com licenças de programas para computador."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Eduardo () em 23/04 13:02

Até que fim tomaram vergonha na cara. Me dá uma tristeza quando vejo dezenas de computadores em certas repartições públicas com WINDOWS E OFFICE (mais caro que o próprio computador) sendo utilizado apenas para fazer textos!!! Não usam nenhum recurso avançado! Nada... Dinheiro nosso no lixo, que vergonha. E o pior, cheio de vírus e dando os mais variados tipos de problemas que vc poder imaginar que o windows consegue ter! O que custava alguem aparecer e dizer: "Só usam para fazer textos? Ponham Linux nestas máquinas que é muito melhor que o windows..."


» Helena P. Blavatsky () em 23/04 14:36

Olha o FUD:

"A iniciativa brasileira foi considerada pelo jornal britânico como um "duro golpe" aos desenvolvedores de software proprietário, entre eles a Microsoft, que têm no governo um dos principais clientes."

O golpe duro é no MONOPÓLIO de certas empresas. O governo vai continuar comprado software proprietário. O que ele não vai é ficar dependente dos fornecedores, adotando software livre onde é cabível.


» Manoel Pinho () em 23/04 21:42

Eu quero ver como a M$ vai se virar agora num país onde:

- os usuários domésticos só usam software pirata e acham otários os que compram software (e também os que se importam com isso); vide fórums especializados em Windows e de informática em geral.

- as lojas de computadores só vendem computadores "cinza" com softwares piratas instalados para o cliente somente "verificar o funcionamento" do computador.

- as empresas pequenas e médias (que são a grande maioria) não ligam para a legalização de software pois não se acham alvo principal das batidas da ABES e polícia federal, que pegam algumas empresas para Cristo e assim fazer medo.

Vãio vender só para as filiais de multinacionais e bancos, e mesmo assim com descontos generosos pela compra de grandes quantidades.


» Ambulante da Praça () em 25/04 09:53

Eu acredito que usar windows não devidamente licenciado em casa [ou para qualquer uso não comercial, ex: pequenas escolas públicas (pequenas, tá? e públicas, ok?)] não é pirataria, e digo isso para qualquer software, jogo e etc. Desculpe os que desenvolvem softwares para uso residencial [aplicativos, utilitários, jogos (principalmente esses) e etc.] mas a realidade é essa e nem se o padrão de vida de uma sociedade almente ou que todos dessa fiquem ricos, dificilmente (dificil mesmo) irão ir a uma loja pagar uma nota por um Quake ou UT 2004 apenas para jogar em casa ou pagar pelo Brazip se é mais fácil crakear um power archive ou winzip (nada comtra ao braszip), imagina quanto ao windows, entendem?

Mas é claro que para o uso comercial todo e qualquer utilisação de software deve estar de acordo com sua licença, pois se assim não for, é roubo, é o mesmo que assaltar alguém (sem o trauma), o mesmo que um empregado ficar enrolando no serviço e fazer hora extra, ou até sonegar impostos.

Por que eu acho que para uso residencial a pirataria software não é algo errado?? Porque eu não estou prejudicando ninguém.

Sendo curto e grosso: Nem a pau eu pago por uma licença de windows para usar em casa, nem que me paguem pra usar o nortom av ou o mcafee eu iria deixar de usar um crake, pois terião que me pagar para usar aróxima versão (uso o BitDefender, exelente!!), nem que me dessem um micro eu pagava pela licença do Office, pois consseguiria um micro mais barato.

Mas para softwares de uso livre (comercial ou residencial) eu faço questão de registrar e manifestar o uso, além de ajudar ao reportar bugs e dar minhas sugestões e compartilhar minha experiência com tal software a vários colegas e amigos. É uma troca, eu uso uma ferramenta e em troca ajudo o desenvolvedor, é claro que para isso se tornar aficaz é nescessários muitos usuário, por isso eu fasso um "marketing" do soft's que eu uso.

Antivirus: Bit Defender Free Edition v7.1.
Tocador (filme e música): Winamp 2.91 (trabalho) 5.02 (casa).
Utilitário Zip: Power Archive 6.1 (o último free).
Browser e e-mail: Moozilla 1.6.
Servidor de FTP: GuildFTP.
Servidor web: Apache 2.0.49 (win32).
Menssagem instantânea: MSN Mess. 6.1.
2ºSO: Linux Slackware 9.1.

"E, sem medo de ser feliz"
Uso Win XP (Estou migrando bem na manha, irei fazer uns cursos, o 1º começa 26/04), uso o office 2000 (por ser rápido, mas já uso tb o OO.org 1.1.x).

Espero migrar totalmente para soluçoes freewares e/ou opensources em, no máximo, 2 ou 3 meses. Isso para prestar serviços de orientação técnica com mais qualidade e diversificação (padrões e custos)para meus clientes, além de adquirir experiência.

Mas para deixar claro:
Esse é meu pensamento, não quero abrigar niguém a nada, quero apenas compartilhar minha idéia.

"Desculpa qualque erro gramatical, ok?"


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.