Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SCO quer atrasar ainda mais julgamento do processo contra a IBM

Notícia publicada por brain em abril 8, 2004 11:03 AM | TrackBack


Lembram do processo da SCO contra a IBM, aquele que recentemente completou um ano, baseado nas alegadas 1.000.000 de linhas de código do kernel do Linux que teriam propriedade intelectual da SCO e que teriam sido contribuídas indevidamente pela SCO?

Aparentemente a SCO está tendo dificuldade em achar estas linhas (onde elas terão ido parar?), e agora está pedindo que seu prazo para apresentá-las (junto a outras informações requisitadas pela IBM, que até agora não foi informada com precisão sobre qual o motivo de estar sendo processada) seja prorrogado mais uma vez. De acordo com o calendário proposto pela SCO, o julgamento em si começaria apenas em setembro de 2005!

Por estranho que pareça, a proposta pode ser aceita pelo réu - pois existe a possibilidade de a IBM também querer tempo extra para poder investigar a presença de financiadores ocultos (leia-se: a suspeita bastante sólida de interferência da Microsoft) na ação.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 08/04 11:27

Ok.. acho que eu perdi algum capítulo da novela, porque não entendi uma coisa : A IBM tem interesse em protelar pra descobrir investidores ocultos da ação da SCO contra ela.

Alguns capítulos atrás, não tinha vazado um memorando interno comentando justamente isso, comprovando o envolvimento da Microsoft, e a SCO ainda reconheceu que se tratada de um memorando legítimo ? Que mais provas a IBM precisa ? Algumas notícias atrás foi dito pelo "The Economist" que a Sun também está financiando a SCO, não é?

Acredito que esta protelação só traz prejuízos ao Linux e a comunidade livre, já que o que estas empresas querem, estão conseguindo : Marketing negativo, pois os consumidores mais desinformados deixam de optar pelo Linux por temerem que a SCO tenha alguma razão nesta ação.


» Manoel Pinho () em 08/04 11:39

A SCO (e a M$) quer mesmo é que esse processo se arraste o máximo possível pois sabe que vai perder e, o dia em que iso acontecer, será decretada a falência da empresa.

O objetivo é mesmo o de prejudicar o máximo possível a imagem do linux. Não sei como o que se chama de justiça nos EUA permite difamações do linux antes do caso ser julgado.


» Augusto Campos () em 08/04 11:44

Henrique, uma coisa é a opinião pública estar convencida, e outra coisa completamente diferente é este fato poder vir a ser apresentado em um processo que já está correndo e é sobre outro caso.

Da mesma forma, uma coisa é a SCO dizer que o memorando é verdadeiro, e outra coisa completamente diferente é conseguir trazer a Microsoft ao caso, ainda mais considerando que a SCO neste processo é o acusador, e não o réu.

Ainda assim, o interesse da IBM em aceitar a protelação da SCO é apenas uma suposição. Teremos que aguardar o pronunciamento da Big Blue antes de saber.

Vale lembrar que quem aceita ou não o pedido da SCO é o juiz, e não a IBM (que é o réu). Mas a IBM é consultada, então se ela não discordar, a decisão do juiz tenderia um pouco mais a ser favorável ao pedido.


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 08/04 11:44

Exatamente, Manoel.... eu acho que eles já estão ganhando o processo... a intenção principal é difamar ... conseguir arrancar milhares de dólares de empresas ótarias e ser vendida pra IBM é lucro.. foram os aportes de grana que está recebendo... um empresa do tamanho da SCO não entraria sozinha numa empreitada dessas sem parceiros grandes contra uma IBM e uma comunidade inteira...


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 08/04 11:49

Agora ficou mais claro, Augusto. A intenção da IBM é trazer juridicamente a Microsoft pra dentro do caso... e o memorando e a declaração da SCO não poderiam ser utilizados como provas pra isso ...


» Klaatu () em 08/04 11:50

Não é segredo para ninguém que a M$ investiu muito na SCO desde alguns anos atrás (2001) conforme publicado na Info Exame (Não tenho o exemplar aqui, mas alguém mais deve ter lido). Assim como a própria M$ Migrou seu site para Linux para fugir do MyDoom, e o próprio Hotmail roda no Free BSD.

Bom, onde quero chegar? Esta novela é igualzinha a da Polônia com a compra de aviões para sua força aérea onde o F16 foi comprado mesmo sendo MUITO inferior aos concorrentes por causa das pressões do governo Bush (que teve sua campanha financiada em grande parte pela M$), isto é o "modelo de vida americano" que também está fazendo pressões contra o governo do Brasil para comprar o F16 e outras coisas como os sistemas da M$, eles ameaçam cortar investimerntos no país e mais um monte de coisas.

Que eles são deploráveis nós e todo o resto do mundo sabemos, Precisamos então continuar divulgando as verdades e até as reais limitações do Linux, só a verdade permanece. Sempre.


» Augusto Campos () em 08/04 11:51

Henrique: sim. Mas, repito: isto é suposição. Pode ser que a IBM simplesmente diga que não é favorável às medidas protelatórias, ou pode ser que ela seja favorável por alguma outra razão, também.


» Klaatu () em 08/04 11:52

Não é segredo para ninguém que a M$ investiu muito na SCO desde alguns anos atrás (2001) conforme publicado na Info Exame (Não tenho o exemplar aqui, mas alguém mais deve ter lido). Assim como a própria M$ Migrou seu site para Linux para fugir do MyDoom, e o próprio Hotmail roda no Free BSD.

Bom, onde quero chegar? Esta novela é igualzinha a da Polônia com a compra de aviões para sua força aérea onde o F16 foi comprado mesmo sendo MUITO inferior aos concorrentes por causa das pressões do governo Bush (que teve sua campanha financiada em grande parte pela M$), isto é o "modelo de vida americano" que também está fazendo pressões contra o governo do Brasil para comprar o F16 e outras coisas como os sistemas da M$, eles ameaçam cortar investimerntos no país e mais um monte de coisas.

Que eles são deploráveis, mentirosos e duas caras nós e todo o resto do mundo sabemos, Precisamos então continuar divulgando as verdades e até as reais limitações do Linux, por que no fim destas novelas todas só a verdade permanece. Sempre.


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 08/04 11:56

Eu compreendo que tudo que discutimos aqui são suposições, Augusto. Só uma declaração da IBM abre-aspas-fecha-aspas podem confirmar todas as suspeitas.

Ainda acho que seria melhor resolver isso tudo de uma vez. Mas os interesses estão muito além da "guerra entre o bem e o mal", "verdadeira e a mentira", "justiça", Klaatu. Vale lembrar que a IBM está longe de ser um cavaleiro da armadura dourada montado num cavalo...


» Flavio Machado () em 08/04 12:26

Só uma correção, a Microsoft não migrou seu site para Linux, apenas contratou uma empresa (katmai ou algo parecido o nome dela) para fazer proxy/cache para ela. Com isso ela aproveitou para evitar o MyDoom, claro. Mesmo assim isso prova que o IIS continua sendo o mais INSEGURO servidor HTTP que existe.

Que a Microsoft está envolvida no caso, ninguém tem dúvidas, mas a IBM também tem interesse em ver se outas empresas (SUN ? ) também não estão na jogada. Se estiverem, a IBM vai detonar essas outras empresas com campanhas maciças de marketing pois são suas concorrentes diretas.

Eu ainda acho que a IBM vai pedir (acho que já pediu) para que o processo seja desprovido por falta de provas e por não cumprimento dos prazos determinados pelo Juiz responsável pelo caso.

O ideal mesmo seria ir até o fim e destruir completamente a SCO, para não restar um só centavo de possibilidade de isso ocorrer de novo. Seria um bom exemplo para os espertinhos que tentassem algo do gênero, principalmente se for mostrado que certas empresas (MS ,SUN e outras) estão por trás disso. Além do que seria mais munição pro John Kerry detonar o louco do Bush mostrando que ele deixou isso acontecer só porque a MS financiou a campanha presidencial junto com a Disney e vários segmentos da mídia. Por mais que isso doa em todos nós até lá, é um remédio amargo para evitar futuros problemas, então é melhor ser amargo agora que fatal depois. Que demore o quanto for necessário, mas que a SCO e seus diretores paguem por toda essa insanidade e se a MS e outras estiverem juntas nisso, que ajudem a bancar a indescritível indenização que a IBM deveria pedir de todas elas para cobrir danos à imagem da empresa.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.