Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais um WordPerfect para Linux

Notícia publicada por brain em abril 5, 2004 09:37 AM | TrackBack


"Corel testa versão para Linux do WordPerfect.Isto é mais que uma boa notícia, apenas reforça a idéia que existe um mercado de apps de escritório para o ambiente Linux, logicamente a Corel não está 'comprometida' com a comunidade, ela quer, isso sim, abocanhar um pedaço do apetitoso mercados de automação de escritórios que hoje estão buscando redução/indepenência de plataforma,isso inclui governos, instituições diversas e grandes empresas. Muitas dessas organizações querem sair caro e apertado torniquete da MS.Vamos observar os movimentos da Corel e ver para onde ela quer seguir." A contribuição vem de Carlos Araujo (carlos.araujo@mdnet.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.

Usuários antigos de Linux já viram este filme: pelo menos duas outras versões do WordPerfect já foram lançadas comercialmente para Linux no passado. Quem sabe desta vez a Corel faz algo mais certo e consegue cativar uma parte deste mercado...

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Joel Cesar () em 05/04 09:50

Não dá em nada ainda, a maior parte de usuários de Linux ainda é da comunidade open source ou usuários de servidor de alguma coisa, e esse pessoal não compra software mesmo.


» depassagem () em 05/04 10:28

Eu gostaria de uma versão console (modo texto) do WP5.1.


» Marcos Alexandre () em 05/04 10:57

O WordPerfect é a suite de escritório com os melhores filtros para o MS Office. É incrível a fidelidade dos documentos importados e exportados, mesmo os documentos complexos.

Mas o que voce disse é verdade: quem usa Linu no desktop hoje, não compra suíte. Mas vamos torcer para a Corel se animar. Sempre lamentei que eles abandonassem seus planos para o Linux já que na época tinham prestígio.


» Lordello () em 05/04 11:25

"quem usa Linu no desktop hoje, não compra suíte"

Na verdade, usuário Desktop, seja ele usuário de produtos M$ ou Linux, nunca vi ninguém comprar nada, nem um M$ Office, nem StarOffice, muito menos Wordperfect.
Mas vale mais essa tentativa para comquistar o mercado corporativo, espero que ele seja leve de abrir, pois o Openoffice está ficou bem mais leve do que era antes....


» Manoel Pinho () em 05/04 12:14

Não é brincadeira de 1 de abril (vejam a data da notícia original) ? Depois que a Corel levou dinheiro da M$ para enterrar seus planos em relação ao linux eu duvido muito...


» Augusto Campos () em 05/04 12:19

Também fiquei com esta dúvida, Manoel, mas aparentemente é a sério mesmo. O Slashdot, por exemplo, publicou a notícia no dia 2: http://slashdot.org/article.pl?sid=04/04/02/011200&mode=nested&tid=106&tid=132&tid=185&tid=187


» Douglas Augusto () em 05/04 13:37

Seria mais interessante a Corel trazer o "Corel Draw" para Linux, onde há maior deficiência de aplicativo no mesmo nível. Aí até acreditaria que haveria uma comercialização maior, e sem dúvida instigaria a adoção do Linux em trabalhos gráficos.

O OpenOffice hoje em dia é páreo para qualquer suíte de escritório, seja MS Office ou WordPerfect, por isso seria difícil alguém adquirir suítes pagas.


» Marcos Alexandre () em 05/04 13:58

Também acharia melhor o Corel Draw.

Esclareciemento "no flames" ao Lordello:
quando me referi ao desktop, estava dizendo desktop corporativo. Mas não tome o mercado brasileiro como regra. Nos EUA, Japão e Europa, muitos usuários domesticos pagam pelo MS Office sim, embora eu particularmente acredite que a maioria deles pudesse se virar com o Open Office e semelhantes, isso é fato. Mas a MS dá até 70% de desconto para estudantes, fora o tanto de promoções, e lá o valor da licença não é tão gritante quanto aqui.

Por isso eu acho errado a estratégia de dizer que a vantagem do Linux é somente o custo.


» Incógnito () em 05/04 14:10

O Douglas Augusto disse tudo, a Corel deveria mesmo era trazer o Corel Draw. Não existem aplicativos desse nível no Linux, não haveria concorrência suprindo uma grande carência.

Mesmo sendo muito bom, acho muito difícil esse Word Perfect concorrer com o OpenOffice...


» Henrique Paiva () em 05/04 20:56

"quem usa Linux no desktop hoje, não compra suíte"

É verdade, e a Corel sabe disso. Por isso com certeza ela está apostando no mercado corporativo, que é onde o linux tem ganhado mais força. E não minha opnião, o WPSuite é a melhor suite que existe, não é microsoft e não é pesado e buggy como o OpenOffice. No flames please !


» Lordello () em 06/04 01:19

Marcos Alexandre,

Com certeza o mercado brasileiro não pode ser levado em consideração, já que temos um índice de pirataria de software enorme.
Aqui no trabalho usamos muito o Corel Draw e Photoshop, seria um argumento muito bom na hora de fazer um upgrade dos softwares, argumentar que seria melhor usar Linux no lugar do windows, mas nunca rodei Corel Draw com wine, então não sei se seria uma boa opção... já o Photoshop sobre wine roda tão bem ou melhor que em produtos M$...
Apesar de ser um intusiasta do software OpenSource, acho que o suporte a softwares proprietários seria muito importante, até excencial, para o futuro do Linux, seja em desktop corporativo ou para usuários domésticos...


» bebeto_maya () em 06/04 05:12

Me parece mais uma tentativa frustrada da COrel. . .Eu me lembro do Corel 9, a corel, preguiçosamente, não portou o código pro Linux, emulou no WIne, numa época em que este programa era bem embrionário ainda. E colocou no mercado um sistema duas vezes mais pesado que a versão para Windows, repleto de pequenos BUGS e pelo mesmo preço.E querendo entrar no mercado de SO lançou o Corel Linux, que pretendia disputar até com o próprio Linux ! E ainda assim queria que seus planos dessem certo. E fatura-se uma boa nota.O fato é que nessa época, meados de 2000, as pessoas acreditavam que o Linux ia deslanchar de vez e derrubar o Windows.A experiência mostrou que o processo ia ser mais demorado. . .Eu acho que ou você abraça a coisa e lança-a com vontade mesmo, ou faz como o presidente da Dell, que diz que seus PC´s com Linux não vendem nada.É claro!Ele não quer gastar uma ruela com divulgação! ! !


» Philippe () em 07/04 10:33

Acho bom o WP para Linux. Imagine um chefe 100% ignorante em informatica, que na empresa dele trabalham com texto todo dia... se tu diz pra ele que com o open office tu faz 90% do que ele faria com o MS office, contando os erros de formatação e demais, mas poupa as licenças de windows e msoffice, pode nao ficar tao convencido assim, afinal, vai ter que investir com algo que não é 100% confiavel.
Mas se tu diz que ele vai usar o velho Word Perfect... ah, a coisa mudou... se o SO nao encomodar, e ele pode fazer 100%, perfeito, ja nao paga pelo Linux e salva uma nota na dif do MS Office ao WordPerfect.
Nao esqueçam que é um programa velho e conhecido


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.