Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais sobre usabilidade de softwares livres

Notícia publicada por brain em abril 5, 2004 09:32 AM | TrackBack


"Artigo muito interessante que oferece um contraponto ao artigo de Eric Raymond, já publicado aqui no BR-Linux, em que ele critica a usabilidade de softwares livres e propõe soluções. Eu discordo das conclusões e de alguns pontos do artigo (inclusive porque ele não apresenta exemplos de softwares comerciais com interfaces melhores que as dos software livres), mas é um estopim para a discussão enriquecedora." A contribuição vem de Patola (patolinux@terra.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» vmedina () em 05/04 12:48

Esse artigo já começa com o pé esquerdo. Logo nas primeiras linhas ele já diz que não era a Tia Tillie (usuária imaginária) não sabe configurar uma impressora no cups e sim o ESR. Uma tentativa clara de desqualificar o autor. E discute se a falha não estava realmente com o autor da UI ou com o ESR. Em outra parte do início ele comenta que o nome do artigo do ESR deveria ser: ENTUSIASTA DO LINUX LUTA PARA CONSERTAR UMA IMPRESSORA. Eu não li completamente o artigo dele, até porque preferi ler o feedback que o ESR teve do seu artigo, mas o sr. John Gruber valoriza muito mais UI do que o programa real. O artigo do ESR e o feedback que foi dado ao artigo do ESR estão mais interessantes e qualquer desenvolvedor vale a pena dar uma olhada antes de fazer aquele front-end.


» vmedina () em 05/04 19:02

ops! Aonde você lê consertar leia configurar
:)


» Zab Ert () em 06/04 08:04

Eu li o artigo e te digo uma coisa: o problema todo do "causo" é que o ESR tava tentando arrumar uma coisa (o CUPS) sem usar as ferramentas adequadas. Usando as ferramentas de impressora do KDE, eu já configurei unos cientos de impressoras no CUPS. Sem as complicações que ele aponta.


» vmedina () em 06/04 09:59

Mas ele estava usando uma ferramenta que se propunha a tal. E realmente ela é dificil se a pessoa não tem noções de computação.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.