Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Slackware em CPUs de 64 bits?

Notícia publicada por brain em março 30, 2004 10:06 AM | TrackBack


Recebi do Buick Sk (buick at microlink.com.br) um comunicado do grupo de usuários brasileiro do Slackware Linux, mencionando algumas novidades extra-oficialmente previstas para a próxima versão da distribuição, incluindo a adoção do kernel 2.6 (incluindo XFS) e da nova versão do XFree (ao contrário das demais distribuições proeminentes), e a possibilidade de uma versão específica para CPUs de 64 bits. A íntegra da mensagem recebida está abaixo.

Segue a íntegra da mensagem do Buick:


O que vem para o futuro no Slackware?

Não é nenhuma novidade que o Slackware continua adotando sempre às últimas
versões e estáveis. O mais importante é o que vem pela frente.


1 - Kernel 2.6 stable
A adoção do Kernel 2.6 irá liberar uma melhor atualização do kernel, coisa que
anda bem esquecida, além de implementar o XFS ao kernel, até o momento vivo em
uma briga constante com o Patrick para ter o patch do XFS. E outras novidades
que a nova familia de kernel vem oferecer. Ainda estamos questionando se irá
continuar uma versão do 2.4 por algum tempo.

2 - Última versão do Gnome 2.6 e o KDE 3.2
Para quem quiser o Ernani Azevedo liberou um Gnome 2.6 completinho, pode ser
obtido em slackpacks.tchelinux.com.br e o Patrick confirmou na semana passada
que já tem os pacotinhos para liberar para o Current.

Falar em KDE, nem preciso.. sai versão nova da QT, passa a ser estável... vem
pacotinho compilados.

3 - Xfree 4.4.x
Enquanto o pessoal discute que não vai usar o Xfree porque mudou a licensa...
bom.. deixa o pessoal discutir (já expliquei em nossa lista a adoção do Xfree
e que sou favor)... O Current já está com o Xfree 4.4.0


Mais o que tem de NG ai??? Bom.. uma conversa paralela o Azevedo questionou-me
se o Patrick tava brincando com I64. Vasculhando os scripts e falando com o
Chefe.... :)

----------
.....
Maybe, I have an AMD64 (aka x86_64) machine.

Take care,

Pat
----------

Ehh...

"Quem precisa de +1000 Desenvolvedores? Se temos um Patrick Volkerding!"

Vem aí um Slackware I64 :^)


Abraços Buick Sk

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Kleber () em 30/03 11:04

É por isso que eu amo essa distrbibuição :).
Não tem mais nada pra ser dito!


» André Luís Lopes () em 30/03 11:21

A vantagem dos 1.000 desenvolvedores é que conseguimos um porte para ia64 em 2001 e não somente agora em 2004. Eu geralmente odeio participar de qualquer discussão, mas aquele "Quem precisa de +1000 Desenvolvedores?" foi intencional.

Outra vantagem de termos mais de 1.000 desenvolvedores, como você diz (o que é errado, atualmente temos menos de 1.000 desenvolvedores), é que, dentre esses desenvolvedores, temos desenvolvedores patrocinados pela HP para trabalhar exclusivamente no porte do Debian para ia64.

Tais desenvolvedores geralmente também estão envolvidos com o desenvolvimento do próprio porte do kernel para ia64, como é o caso do Matthew Willcox, do Randolph Chung, do Lamont Jones e do próprio Bdale Garbee, este último um ex-líder de projeto Debian.

Mas, vamos lá :

Em relação ao kernel 2.6 :

andrelop@foolish:~$ apt-cache search --names-only kernel-image-2.6
kernel-image-2.6-386 - Linux kernel image for version 2.6 on 386.
kernel-image-2.6-686 - Linux kernel image for version 2.6 on PPro/Celeron/PII/PIII/PIV.
kernel-image-2.6-686-smp - Linux kernel image for version 2.6 on PPro/Celeron/PII/PIII/PIV SMP.
kernel-image-2.6-k7 - Linux kernel image for version 2.6 on AMD K7.
kernel-image-2.6-k7-smp - Linux kernel image for version 2.6 on AMD K7 SMP.
kernel-image-2.6.3-1-386 - Linux kernel image for version 2.6.3 on 386.
kernel-image-2.6.3-1-686 - Linux kernel image for version 2.6.3 on PPro/Celeron/PII/PIII/PIV.
kernel-image-2.6.3-1-686-smp - Linux kernel image for version 2.6.3 on PPro/Celeron/PII/PIII/PIV SMP.
kernel-image-2.6.3-1-k7 - Linux kernel image for version 2.6.3 on AMD K7.
kernel-image-2.6.3-1-k7-smp - Linux kernel image for version 2.6.3 on AMD K7 SMP.
kernel-image-2.6.4-1-386 - Linux kernel image for version 2.6.4 on 386.
kernel-image-2.6.4-1-686 - Linux kernel image for version 2.6.4 on PPro/Celeron/PII/PIII/PIV.
kernel-image-2.6.4-1-686-smp - Linux kernel image for version 2.6.4 on PPro/Celeron/PII/PIII/PIV SMP.
kernel-image-2.6.4-1-k7 - Linux kernel image for version 2.6.4 on AMD K7.
kernel-image-2.6.4-1-k7-smp - Linux kernel image for version 2.6.4 on AMD K7 SMP.
kernel-image-2.6.4 - Linux kernel binary image for version 2.6.4.
kernel-image-2.6.1 - Linux kernel binary image for version 2.6.1.
kernel-image-2.6.3 - Linux kernel binary image for version 2.6.3.
kernel-image-2.6.2 - Linux kernel binary image for version 2.6.2.
andrelop@foolish:~$

Acho que ficou claro. Preciso dizer mais alguma coisa ?

Ah ! XFS é padrão no 2.6, portanto, nada de especial. Aliás, é padrão no 2.4.25 também.

Isso me faz lembrar que o debian-installer, o novo instalador do Debian, já tem a opção de instalação em ext2, ext3, ReiserFS e XFS, além de detecção de hardware e novidades como o suporte a LVM e particionamento automático de discos, caso desejado.

Testo ele diariamente e ele já está bastante funcional. Fiz inúmeras instalações bem sucedidas utilizando-o.

Sobre o Gnome 2.6 e KDE 3.2 :

Não costumo usar tudo o que há de novo, mas o Gnome 2.6 está disponível no repositório de pacotes "experimental" do Debian e o KDE 3.2 já está disponivel na unstable há algum tempo.

Quanto a lançar o Debian Sarge (o próximo release estável Debian) com o Gnome 2.6, cheque o que o próprio Release Manager do Gnome, Jeff Waugh, tem a dizer sobre o assunto em http://lists.debian.org/debian-gtk-gnome/2004/debian-gtk-gnome-200403/msg00097.html
.

Resumino, o próprio Jeff Waugh diz que o primeiro release da GTK+ 2.4 nã será assustadoramente estável e recomenda que o Debian trabalhe com o Gnome 2.6 somente no repositório "experimental".

Aliás, o Jeff Waugh é um usuário Debian :-)

Quanto ao XFree 4.4, bem, só o tempo irá dizer se a escolha que o Slackware fez foi a correta ou não. Se quiser participar das discussões sobre os problemas relacionados ao XFree 4.4, sugiro que consulte os arquivos da lista debian-legal@lists.debian.org, onde temos uma equipe de especialistas em questões legais (ncluíndo licenciamento) que discutem tais assuntos.

Para finalizar, "licensa" foi difícil.

Sem ofensas, afinal, como você parece pensar, somos apenas mais de 1.000 desenvolvedores :-)


» Rodrigo Lima () em 30/03 11:23

Primeiro que em relação ao xfs o mesmo já era esperado tal suporte na release da versão 2.6.0 quando o mesmo foi lançado.

E outra pegar a nova versão do GNOME 2.6 que mal saiu e que não está em 100% e lançar no sistema é ter problemas.

Surgiro que você leia melhor sobre as licenças na qual tratam os reais aspectos do XFree.

E outra se isso é indireta voltada ao time de desenvolvimento da Debian bom só lamento :)

Complicado né manter um sistema no qual roda em cerca de 11 arquiteturas totalmente diferentes e ter o port para arquitetura IA64 já a tempos.

A antes que eu me esqueça licença se escreve com ç e não com s, ou vocês pretendem fazer uma mágica no slackware apenas por devoto ao nome Slackware pois ele começa com "S" e como a religiam de adeptos "slackware" imaginam que o Patrick Volderking é Deus bom já viu né derrepente pode ser que isso aconteça e o nome licença realmente pode acabar virando "licensa".

Sem mais,

Rodrigo Lima
rdlima@terra.com.br


» ldss () em 30/03 11:54

Pow, eu concordo que o Buick pega pesado!
Mas vocês dois (André Luís Lopes, Rodrigo Lima) são tão xiitas como o Buick é para o Slackware!

E Rodrigo, você veio falar que o Licença é com "ç" e escreve "religiam", pow deixa de ser moleque!

Acho que todos que usam Linux há algum tempo sabem dos prós e contra de cada distribuição.

Mas o que parece é que da mesma forma que alguns acham que o Patrick é Deus, vocês parecem achar que Debian é Deus.

Parem com isso!

Eu uso Slackware em casa e Debian no Trabalho, não vejo problemas, acho que em alguns momentos o debian me ajuda (com os seus pacotes). Mas eu ADORO ser tosco e criar meus scripts de inicialização, compilar e criar meus pacotes, gerênciar minhas libs (coisa que o Debian não faz direito).

Acho muito legal o Patrick estar criando Oficialmente Slackware para 64, mas se vocês entrarem no source do slackware, baixarem os SlackBuild e compilarem para 64 (eu sei...), o slackware também pode ser instalado em 64 tranquilamente! (e isso já faz tempo também ;)


» The Anonymous Coward () em 30/03 12:02

Muito bla.. bla.. bla.. mas na prática.
Só sei de uma coisa. Só consegui instalar 2 distros em um Alpha Server, e essas distros foram o Slack e o Gentoo..
A de "- de 1000 desenvolvedores patrocinados pela HP" não rolou... Muitos erros e bugs..
Se o porte do ia64 do Debian for igual ao porte do Alpha... prefiro esperar a do Slack..


» Anonymous Clone () em 30/03 12:08

"...somos apenas mais de 1.000 empacotadores"

Agora sério, só vi o slack e o gentoo rodar legal no Alpha tb.

Não sei o que rolava com o debian - nada contra, mas simplesmente dava vários problemas...


» Válter Júnior () em 30/03 12:11

Acho criancice, determindados comentários sobre preferências pessoais... viva o slack, viva o debian, viva o linux!!!

Válter


» LinuxNewsReader () em 30/03 12:25

"E outra pegar a nova versão do GNOME 2.6 que mal saiu e que não está em 100% e lançar no sistema é ter problemas."

Não acho. Acabou de sair, mas é considerada pelos desenvolvedores estável. Tanto pela equipe do gnome quanto pelas pessoas que montaram o pacote para o slackware( elas testam também ). Pode haver um bug ou outro, mas é o preço que se paga para ter as últimas versões.


"E outra se isso é indireta voltada ao time de desenvolvimento da Debian bom só lamento :)"

Eu lamento mais ainda, em nenhum momento na noticia foi citado o Debian. Isso sim é que é querer comprar briga a qq custo. Como gostam de flame-war certas pessoas.


"A antes que eu me esqueça licença se escreve com ç e não com s ..."

-Olhe para o seu antes de apontar o dos outros.
religiam ???
-Olhe novamente seu texto. Vc. tem alguma coisa
quanto a usar virgulas ?


» r_linux () em 30/03 12:26

Não sei pq o Buick mexe com o pessoal do debian. Sempre que são cutucados vem uns posts que facilmente dá para lançar um livro...

Não quero continuar o flame... mas não temos um current que dura anos.


» Gustavo () em 30/03 12:34

Falou tudo Lucas (ldss) !!


» Rodrigo Lima () em 30/03 12:43

Olá ldss,

Primeiramente só queria ver a reação em cadeia na qual muitos talvez irão falar sobre "religiam".

Só uma pergunta ldss você eu sei que entra em uma certa rede de irc para ser mais específico na freenode e em um certo canal pois bem, uma vez você e algumas diversas outras pessoas adeptas ao slackware me revidaram dizendo os contras da Debian bom, você disse que o apt-get da Debian é uma porcária e que você mesmo afirmou que entende e muito de lib e que prefere compilar tudo na mão mesmo, será que realmente você sabe oque fala ?, porque olha tem muita pessoa que diz usar slackware por ai e fala que adora compilar tudo na mão pois mal sabe como é que funciona tal rotina de compilação usada pelo Makefile de uma determinada aplicação sendo compilada do código fonte e ainda diz ser Deus pois compila tudo na mão e olha que fala que entende e muito de lib.

E outra se eu fosse depender do apt-get da Debian eu garanto a você que ficária em casa e não acordária ás 6:15 da manhã para ir trabalhar seria mais prático eu ficar em casa não ?, talvez sendo mais inteligente ao ponto de criar scripts automáticos e agendados no cron-apt para fazer tudo para min nossa já pensou ? pois oque deu para entender você dizendo que o apt-get é uma "porcária" pelo fato da existência dessa ferramenta usada na Debian nos dias de hoje é que em sua concepção erronea possivêlmente a Debian não seria tudo isso como é hoje, pelo amore.

Sem mais,

Rodrigo Lima
rdlima@terra.com.br


» The Anonymous Coward () em 30/03 12:48

Nossa.. será que só sou eu ou tem mais gente aqui que NÃO ENTENDEU LHUFAS DO QUE O RAPAZ ACIMA DISSE???

Putz.. tá díficil de se expressar, mermão?


» Célio Fukunaga () em 30/03 12:57

Eu acho que os comentários deveriam se restringir aos aspectos técnicos e não aos erros de Português. Afinal, vocês que apontaram o erro na palavra "licensa" dominam a língua 100%? "Derrepente" ou "de repente"????? "Vantagem de termos" ou "vantagem em termos"??? É realmente muito complicado criticar os erros de Português...


» Rodrigo Lima () em 30/03 13:32

Olá LinuxNewsReader,

Se tenho alguma coisa contra "virgula" sim tenho mais contra vírgula não, não tenho :)

Sem mais,

Rodrigo Lima
rdlima@terra.com.br


» Wellington () em 30/03 13:47

Caramba, vai começar tudo novamente. Saco!!
Malditos xiitas-fanaticos.


» Evandro Pastor () em 30/03 14:02

Senhores: Vamos nos ater a apenas comentar as notícias, por favor.


» chuck () em 30/03 14:11

Patola, solicitamos sua opiniao


» Buick Sk () em 30/03 14:12

Ixi!!

O bichinho endoidou :^)

1o Que diabos a minha msg tem haver com Debian? A carapuça não era para a Comunidade, mas se você sentiu atingido vou fazer o que?

2o Se leu direitinho sobre o XFS? Isto é um problema nosso interno, que somente será melhor administrado com o kernel 2.6, quando este for considerado estável para ser o padrão no Slack.

3o "debian-installer,...em ext2, ext3, ReiserFS e XFS"..... Sim e daí? Se falou bonito e eu lufas de entender o que este diacho tem haver conosco?? O instalador do Slack 9 já tinha suporte a estás e mais ao JFS.... basta o kernel ter o suporte que o programa de instalação está customizado para todas.

4o Questões legais sobre adoção do Xfree?? Eu hein, nós estamos mais preocupados com outras questões. Se tem certeza que leu a mensagem postada??? A licensa Xfree não me prejudica... prejudica é grandes corporações que querem fazer modificações no Xfree e não querem fornecer estás modificações de volta a comunidade.

5o O moço faz o favor, fale e divulge o "seu" Debian livremente, bem como nos postamos às tendências que iremos seguir e como de costumes iremos continuar a divulgar às novidades que surgem no Slackware.

6o Nem vou comentar que este post era voltado para a comunidade Slackware em geral e que você deveria ter ficado preso em uma discussão saudável e totalmente técnica.

Tenha um Bom Dia....

Buick Sk


» LinuxNewsReader () em 30/03 14:46

Olá Rodrigo Lima,

"Se tenho alguma coisa contra "virgula" sim tenho mais contra vírgula não, não tenho :)"

Volta pro MOBRAL. Não é "mais" e sim MAS.

Vai querer corrigir e dá nisso !!!

"Sem mais"
Aleluia. Aqui ele acertou !!!


» clandestino Roberto H () em 30/03 15:16

Realmente a turma é da pesada.
Sempre foi assim e acho bonito quando acontece!
Isso é o nosso espaço, onde devemos todos correr contra o tempo e sempre gerar tais discussões para assim ver que o sistema tem problemas mas avança para sima da micosoft sempre.
Vamos todos se unir e dar um chute no saco do bill.
Abraços e viva o slackware!!! minha distro do coração.


» string () em 30/03 15:23

Voces sao uns loucos, perdem tempo discutindo que distribuição é melhor ou pior e ficam um atacando o outor.
Hitler fazia isso tambem, ele achava a Alemanha melhor.

xiitas!


» string () em 30/03 15:25

E outra, isso só enfraquece o linux. A gente nao se entende entre sí, por que se preocupar com a Microsoft ou qualquer outra "ameaça" ? Nós ja temos uns aos outros para destruir. Que desunião.


» gar0t0 () em 30/03 15:51

Eu acho q a Discucao esta sendo ridicula... atoa e sem proposito nenhum.....
entao...

Falo nda =)


» Rodrigo Messias () em 30/03 16:55

Pensamento e opiniões divergentes é saudável e bom. Discussão é melhor ainda.

Mas, francamente, esse flamer mediocre em cima de uma notícia que não atacou nem Debian, nem Mandrake, nem Conectiva, nem SUSE, nem Gentoo, nem Red Hat, nem a Comunidade Linux... é demais! Não sei se vocês sabem mas a Microsoft também possui + 1000 desenvolvedores!

Acho que o Linux tem muito caminho pela frente. E sempre haverão pedras. E, enquanto nós "nos matamos" uns aos outros, há alguém que não precisa fazer isso para ter a hegemonia de seu sistema operacional.

O que temos que fazer é unir esforços pra derrubar esse império que, infelizmente, não pode ser feito através de flamer.

Precisamos buscar nossas semelhanças e não criticar as diferenças, viva o GNU/Linux!

Rodrigo Messias Barros
São Paulo-SP


» gbitten () em 30/03 17:29

"Não sei se vocês sabem mas a Microsoft também possui + 1000 desenvolvedores!"

Chamar o pessoal que faz o Windows de desenvolvedores é um elogio


» Vacilos () em 30/03 18:32


Comentando as besteiras ditas:

Para o André Luís Lopes

==> O Debian pode possuir 100.000 "desenvolvedores" como vcs gostam de auto se afirmar... mas pelo que sei , deste 1.000 que vc disse, uns 900 sao meros empacotadores (como vc) . Os 100 que sobraram eh que realmente sao as cabecas pensantes do projeto. O resto eh EMPACOTADOR. E vc faz parte disso André Luís Empacote

gbitten ==>
" Chamar o pessoal que faz o Windows de desenvolvedores é um elogio "

Eh cara.. realmente vc alem de xiita, eh babaca e burro. Os caras que desenvolvem o Windows podem ser tudo, desde gays ateh judeus , mas sao super programadores. Ou vc acha que construir um SO como o Windows eh coisa pra amador como vc ? Pode criticar o Windows de tudo quanto eh forma, mas falar q os caras q o desenvolvem sao bundoes ... haha . Vc fica escrevendo aqui e falando tudo, agora porque vc nao diz para a gente o q vc faz. Vc eh algum mantenedor do kernel ? ah sei... vc sabe criar seus programinhas em *.c para imprimir um "hello world" na tela... realmente vc eh demais !!!! Mas uns 3000 anos de estudo e vc consegue algo rapaz.


» roberto () em 30/03 18:40

Nao sao os desenvolvedores que fazem o Windows ruim. Quem ja deu uma olhada no codigo que foi solto por ai (e eu quero deixar bem claro que nao fui um deles) sabe que eles codificam tao bem quanto qualquer desenvolvedor normal de Debian, Gentoo, Slack ou qualquer outra distro (Deus - quero dizer, Linus Torvalds - esta fora dessa descrição).

O que deixa o Windows ruim é a filosofia "o marketing falou que tem que soltar isso hoje!" ao invés de "estara pronto quando estiver pronto". O que eu tenho medo de acontecer com o Linux e essa pressão toda para usar o kernel 2.6, gnome 2.6 e etc.


» gbitten () em 30/03 18:53

Vacilos

Calma garoto, não precisa subir nos tamancos. Se você não entende um crítica sarcástica, eu sinto muito.


» FatTux () em 30/03 20:48

HAHAHAHA!!!

É só falar no Slackware que o pessoal se pega!!! Acho que é por isso (entre outras coisas) que é o Slackware é a minha distro preferida!

Engraçado é que isso parece coisa daqui. No Slashdot, por exemplo, já vi muito papo em volta do Slack (e outras distros) sem guerras de flame.

Não que tenhamos que seguir o Slashdot, na verdade essas guerras são uma perda de tempo mas que dá pra dar umas risadas, isso dá...

Na boa, o mundo é grande e tem lugar pra todos... Só não tem lugar pra xiita pró-isso ou anti-aquilo...

[]s a todos


» Esdras () em 30/03 21:40

Tenho 5 anos de Linux, nesses 5 anos, já usei Conectiva, RedHat, Mandrake, Debian e Slackware. Atualmente, minha distribuição de carteirinha é o Slackware, que uso em casa.

Para os micros da faculdade, optei pelo Fedora, pois pecisava do suporte a pam não presente no Slack, e os Debian de antes estavam dando erros para atualizar. Mas os desenvolvedores do Debian são ótimos inovadores e criadores de tecnologia (vide apt), só precisam descobrir que não precisa compilar KDE pra 386, se ele só vai rodar num 586 ou superior, mas não vem ao caso.

As distribuições existem para suprir vários tipos de usuários e/ou vários tipos de necessidades. Claro que tenho as distribuições que odeio (não vou citá-las para evitar flame wars), mas ter apenas UMA distribuição específica como "A" distribuição que deve ser usada é negar toda a riqueza de opções e portabilidade das distribuições Linux.


» Pasquale Cipro Neto () em 30/03 21:43

Dá pra perceber que "licensa" foi um erro de português, quem escreveu é burro mesmo e não sabe português, ou sabe e foi um lapso. No entanto, "religiam" foi um erro de digitação, quem o cometeu é burro mesmo e não sabe digitar, ou sabe e foi um lapso. Mas enfim, um erro de digitação é mil vezes mais perdoável do que um erro de português. E pro fulano ali que deu a entender que é difícil saber se o correto é "derrepente" ou "de repente", pelo amor de Deus, só levantar essa dúvida já atesta analfabetismo, ou, de repente, foi só uma ironia sua e eu tô levando a sério.


» Blood_Brother () em 30/03 22:20

O problema aqui é que um quer mostrar ser melhor que o outro. Somos uma comunidade, temos que ajudar uns aos outros e não criticar. Pouco importa se a distribuição X tem algo que a Y não tem. E quem nunca se equivocou no português que atire a primeira pedra.


» Bear&Beer () em 31/03 03:19

Eu ja usei e ainda uso windows ( 3.x, 9x, NT, Me, 2000, XP, etc... ), Linux ( slack, suse, debian, mandrake, redhat, fedora, etc... ), OS/2 ( warp 3, 4... ), BeOS, Unix ( Solaris, hpux, aix, etc... ), Novell ( netware 3.x, 4.x, 5.x... ), *BSD e etc... e não vejo problema nenhum e não tenho vergonha de nada... eu amo a minha profissão e sempre fico muito feliz em ter oportunidade de conhecer diversos SO,s e admirar suas diferenças, uns com ênfase em performance, outros em estabilidade e outros em design, cada qual com seu publico alvo ou objetivo, como queiram... Apesar de ter como preferência, os sistemas baseados em Unix, não posso deixar de admitir, que se uma empresa conseguiu fazer com que quase o mundo inteiro use os seus aplicativos/sistemas, é pq ela fez por onde, só isso. O mundo é assim, algumas coisas são boas para uns, e para outros não... prefiro achar que observar as melhores coisas de cada "mundo", vai me tornar uma pessoa melhor, uma pessoa que respeita antes de mais nada o direito de escolha das outras pessoas, acho sadio discutir, comprar, recomendar, mas desde que isso não venha a desrespeitar o meu colega. Sinto falta apenas de não ter tido ainda a oportunidade de mexer em algum Irix ou algo tipo Mac OS, estou até pensando em comprar alguma máquina da apple.... ja no caso do Irix, sei que é mais dificil... mas quem sabe um dia né !!! criticar é muito fácil, contribuir.... é outra conversa !!! criticar não requer prática nem tão pouco habilidade... ajudar é uma virtude nobre que todos temos que treinar... é isso que faz eu admirar muito a comunidade Linux... só espero que o interesse finamceiro não o torne parecido com algo que conhecemos bem hoje em dia... []´s, Bear


» Rafael () em 31/03 07:56

Para insendiar ainda mais a discução:

"EU ODEIO EMACS, O VI È MUITO MELHOR".

O comentário dos mil desenvolvedores foi infeliz, bem como a resposta. Por que não enalter os pontos positivos da distro? Não é desmerecendo uma distro que outra se faz melhor.
E por mais que venham dizer sobre a dificuldade do português, tem toda razão aqueles que criticam esses erros crassos que ocorreram. Ninguém é perfeito, é verdade, mas tenham humildade de perguntar e/ou procurar um dicionário.


» Ark () em 31/03 08:17

Mais uma vez: o Augusto sempre posta essas notícias onde se enaltece algo do Slack rebaixando outras distros. "Quem precisa de +1000 Desenvolvedores? Se temos um Patrick Volkerding!" foi claramente direcionado ao Debian. Mas vejam o quanto de acesso o site teve por causa disso...


» gar0t0 () em 31/03 08:42

Querido Ark... vc deve ser mais uns desses que se ofende com brincadeiras do tipo
"Se usa "lesbian"!"

eu nao entendo o pq ainda da discucao....
cada um usa distro q acha melhor.... eu uso slackware gosto do slackware.... tenho amigos desenvolvedores do debian tmb... e nem por isso agente sai brigando por ai atoa....

agora o Ark... se fico magoado com o comentario que "pra que +1000 desenvolvedores se to sem o Pat..." baahhhhhhhhhh


» Dyego Souza Dantas Leal () em 31/03 09:21

Bem... utilizei slackware por muito tempo.... e agora utilizo debian e nao largo ele... e prq ?

Prq com o slackware eu tinha liberdade de mecher no OS sem ficar pensando "mas e o script ? mas e aquele arquivo que puxa daquele script e manda para aquele lugar" , coisa que no redhat um saco...

Prq eu sai do slackware ? prq o patrick teve um tempo ( nao sei se ainda eh hoje assim mas... ) que ele resolveu "deixar o slack de lado" , simplesmente saia os bugs , e cade os patches do patrick ? vinha 2 meses depois...

E quando vc tem 1 servidor tudo bem... eh LINDO ficar compilando... instalando... agora quando vc tem 50 ou 100 , vc quer mais eh rodar um upgradepkg e foda-se... prq vc tem mais 99 servidores para atualizar...

O slackware era TERRIVEL... T E R R I V E L , e continua sendo... para deixar ele mais automatico vc tem que instalar muita coisa... particularmente foi isso que me levou a trocar para o Debian , onde tem um time de seguranca que dah suporte as atualizacoes , o apt-get eh maravilhoso , tanto que está sendo COPIADO para outras distros ( e olha que jah apareceu MUITOS up2date , up2drake )

Fora que nem squid nao vem naquela porra :PPP

Já no debian eu encontrei a tranquilidade de customizacao que eu tinha no slackware ... juntamente com a praticidade na atualizacao :D

é claro que isto eh uma opiniao pessoal...

Abracos,


» Augusto Campos () em 31/03 09:32

Ark, eu costumo postar as notícias de distribuições que me enviam, e não costumo as censurar. Francamente não vi nada na notícia original que seja em detrimento de alguma distribuição, por mais que os comentários tentem levar para este lado.

Mas só para tua informação, chequei as estatísticas agora e esta notícia aqui nem foi tão acessada assim. E certamente não fez flutuar o número de acessos do site.

Procuro fazer um bom trabalho de divulgação dos projetos nacionais que me procuram para isso, e faço isso por todos. Sei que há rivalidade entre vários deles, e que alguns vêem o sucesso de uns como uma derrota pessoal, ou uma ofensa. Mas não há nada que eu possa fazer quanto a estas rivalidades, exceto lamentar - e continuar fazendo meu trabalho, que é divulgar. Discussões sempre haverá.


» Douglas Augusto () em 31/03 09:46

Realmente a linha sobre "+1000 desenvolvedores" foi direcionada ao GNU/Debian, uma colocação desnecessária. Este tipo de provocação não acrescenta em nada à comunidade, só instiga a segregação.


» nosfera () em 31/03 10:23

Na noticia do Buick nao vi maldade nem desrespeito ao extremo,
ja que a comunidade debian se achou desrespeitada, so era postar mensagens educadas, e nao como essa de um infeliz:
Dyego Souza Dantas Leal
"- Fora que nem squid nao vem naquela porra :PPP"

os que se sentiram ofendidos deveriam dizer:
"- ohh que legal, so 1 cara e mantem uma distro, isso e ruim em alguns aspectos, mas mesmo assim palmas para ele, cara corajoso e teimoso."
e continuar a usar sua distro tranquilamente

O lance dos mil desenvolvedores, e so o debian que possui mil ????
se sim, que otimo, que continuem crescendo
se nao, que comentarios infelizes e inuteis hein

E outra imbecilidade acho discutir erros gramaticais, pqp, que imbecis, acho que nao conseguiram respostas decentes pro comentario e resolvem cair em cima da gramatica

Repassei ontem este post para um amigo do trabalho que faz MBA, nda aver com informatica a especializacao dele, a primeira coisa q ele comentou foi justamente essa:
- a discursao e sobre uma coisa, e tem uns imbecis que nao intendem ou nao conseguem acompanhar e comentam sobre gramatica.


[]s
nosfera


» gar0t0 () em 31/03 10:27

eu acho q ta havendo uma tempestade num bopo dagua!

chega ne... cabo.. passo... passo


» Rosset () em 31/03 11:20

e o red hat, sai versão pra i64?!?
uso esta distro desde o inicio e não pretenderia mudar... mas... :)


» Jack () em 31/03 12:44

Porra, que merda é essa??
Vc vão fikar ai discutindo ate quando?
Parecem um bando de mocinhas dizendo:
" o vestidinho rosa é melhor que o azul..."
Eu uso slack em casa, porque gosto de fazer as coisas do meu jeito!
Onde estudo, uso o Debian, por questões de praticidade...
Se deus num agrada todo mundo, porque o slack ou o debian, que são duas distros velhas e respeitadas vão agradar??
O slack tem seus prós e contras, assim como o debian...
ER- quanto aos erros de portugues, ou vc6 saum muito nerds, ou tem muito tempo livre p/ fikar revisando comentarios, mails e outras coisas...
Em tempo: Desculpem me akeles que tem uma visão avancada da coisa, pois tem muita gente com bom senso aki...


» danieldefloripa () em 31/03 13:31

É só nessas lamentáveis situações, envolvendo discussões ridículas, que cogito não usar mais o Slackware (logo eu que usava Mandrake e tudo o que precisei aprender de novo foi o installpkg, além de ler os artigos do PiterPunk). Meia dúzia de metidos, com sua visão de "meu umbigo é mais bonito que o seu" conseguem queimar o filme de uma excelente distro, do seu criador e de seus usuários.


» Manoel Pinho () em 31/03 14:17

O mais cômico é que muitos usuários de FreeBSD falam mal do linux usando justamente os argumentos que os usuários de Slack usam para denegrir as outras distribuições. Falam que linux é muito "amigável" (mesmo o Slack), que não é Unix de verdade, etc e tal.

BESTEIRA COMPLETA. Tanto os BSDs quanto qualquer distribuiçào de linux têm seus prós e contras e devemos usar a melhor ferramenta em cada situação.

Falar que usa Slack porque permite configurar e instalar tudo na mão é a maior besteira que já ouvi, porque isso é verdade também para qualquer distribuição de linux e versão de Unix que existe. Afinal, todos os arquivos de configuração são arquivos texto e podem ser editados diretamente. Eu estou cansado de fazer isso em qualquer linux e compilar/instalar programas a partir de tarballs contendo código-fonte. Só recomendo a todos que nunca se bitolem em aprender ferramentas de configuração do tipo linuxconf, webmin, Yast, Mandrake Control Center, etc, mas a verdade é que muitas vezes elas nos ajudam a dar um pontapé inicial em configurações que são ajeitadas na mão depois ou mesmo quando se está com pressa. Uma boa detecção de hardware também não prejudica em nada.

Já usei todas essas distribuições (e BSDs) citados e hoje uso de tudo um pouco: Conectiva em meus desktops e em desktops corporativos, Kurumin/Kalango/Mandrake no micro de vários parentes e amigos (distribuo vários CDs deles) por causa da detecção de hardware e amigabilidade, Debian em servidores, Gentoo em servidores e desktops mais ousados, Slackware em micros modestos, etc.

E poderia inverter a ordem acima, instalando Debian em desktops, Kurumin em servidores, etc. Isso é perfeitamente possível mas não seria a forma mais prática.

Quem gosta de linux e software livre de verdade não fica com essas besteiras em falar mal de uma distribuição. Afinal é tudo software livre e cada um atinge um universo de aplicações/usuários.


» Lucio Flavio Correa () em 31/03 14:42

Pelo que entendi ("Maybe, I have an AMD64 (aka x86_64) machine."), o port não será para Itanium e sim para AMD64.


» The Darkness () em 31/03 14:55

Nesse mar de flames fica dificil encontrar informação realmente útil.
Sei que é ridículo, mas vou sugerir ao "Brain" que crie uma opção para marcar um post como flame (assim somente os afcicionados por eles perderiam tempo lendo e nós ficariamos somente com coisa útil)

O que faz o LINUX ser melhor que os outros é exatamente a diversidade de opções que temos.
Não existe distro melhor ou pior (depende do problema que se quer resolver).

Para aqueles que adoram defender essa ou aquela distro e ficam falando dos defeitos das outras, que tal desenvolver a sua própria (o projeto LFS - Linux from Scratch está ai para ajudar) e depois de testar em uma dúzia de configurações e em outra dúzia de aplicações voltarem aqui para discutir.

Complementando, nós estamos em uma lista técnica onde o assundo é LINUX, OPENSOURCE e afins. Quem quer discutir ortografia e gramática por favor procure uma lista de discução sobre o assunto.
Quem nunca digitou uma palavra errada na vida??? e quem somos nós para avaliar a burrice alheia ??? (somente somos capazes de avaliar a nossa própria burrice e nem isso as vezes conseguimos fazer)


» Julio Biason () em 31/03 16:40

Manoel Pinho: "Falar que usa Slack porque permite configurar e instalar tudo na mão é a maior besteira que já ouvi"

Acho que essa foi uma referencia a uma coisa que acontecia a muito tempo com o RedHat e Conectiva (no tempo que o nome era Conectiva RedHat, se nao me engano): naquele tempo, o LinuxConf entrava no boot e sobreescrevia varios arquivos de configuracao, sem se preocupar se ele havia sido alterado externamente ou nao. Lembro de passar quase uma noite inteira brigando com um arquivo porque, toda vez que eu reiniciar o computador, ele era alterado (isso foi a *muito* tempo atras, quando eu recem estava iniciando com Linux).

Atualmente, uma das vantagens (pelo menos no meu ponto de vista) do Slackware em relacao a outras distribuicoes e' que nao tem controle de dependencias, e os pacotes sao totalmente abertos. Mas isso e' uma coisa que eu gosto, sei de muita gente que nao gosta disso e prefere que sua distribuicao resolta tudo sozinha.


» Bill Gates () em 31/03 17:24

Que coisa, hein?! Vocês não sabem nem escrever...
Não é inútil saber falar/escrever bem o idioma. Vejam o caso da matéria publicada na revista Veja desta semana. Vários xiitas analfabetos escreveram à redação da revista coisas absurdas que só depõem contra a comunidade. Lamentável!
Uma dica: Quando forem escrever, usem o Microsoft Word qu elá há um excelente corretor ortográfico!
mais uma coisa: Nem Slackware nem Debian, a melhor distro é SUSE! Isso mesmo, SUSE!!! Não podem falar mais nada contra o YAST....


» Manoel Pinho () em 31/03 17:35

Julio Biason,

O dia em que uma distribuição linux começar a sobrescrever arquivos do /etc ou usar coisas estúpidas como arquivos binários de configuração (como o registry do windows) ou ser usada somente como root aí realmente nós devemos abandoná-la e falar mal dela.

Enquanto isso, só o fato da distribuição incluir programas de configuração de uso não obrigatório e/ou detectar hardwares automaticamente para mim não traz mal nenhum.


» roberto () em 31/03 18:03

Pinho, entao quem usa o Mandrake pode parar de usar. Modifiquei o XF86Config-4 pra usar o modulo da nvidia que instalei, rodou q foi uma beleza. No primeiro boot, o 3D parou de funcionar. Demorou uns 3 boots pra entender que o Mandrake estava sobreescrevendo o XF86Config na inicializacao!

É mole?

(completamente off-topic, eu sei, mas nao pude resistir...)


» Lordello () em 31/03 18:15

Essa discrusão está ficando ótima... rss.... ;-)

Postado por: Dyego Souza Dantas Leal em março 31, 2004 09:21 AM, 200.250.187:
"Prq eu sai do slackware ? prq o patrick teve um tempo ( nao sei se ainda eh hoje assim mas... ) que ele resolveu "deixar o slack de lado" , simplesmente saia os bugs , e cade os patches do patrick ? vinha 2 meses depois...
E quando vc tem 1 servidor tudo bem... eh LINDO ficar compilando... instalando... agora quando vc tem 50 ou 100 , vc quer mais eh rodar um upgradepkg e foda-se... prq vc tem mais 99 servidores para atualizar..."

Amiguinho, desculpa, mas criar um pacote tgz com a correção e instalar esse pacote em todos os seus 99 servidores é a coisa mais fácil que existe, no entanto vai criar um pacote .deb ou .rpm com dependências e tal... vai ser um sofrimento...
Sou usuário Slackware sim, não venero o Patrick, ele é só um bom programador e entende muito de Linux, nem acho Slackware a melhor distribuição, apenas a distribuição que mais me agrada por motivos pessoais... Se por motivos pesoais você gosta mais do Debian e não se deu bem com outra distribuição, isso não é motivo para denegrir a imagem dela... Eu particularmente acho o instalador do Debian muito ruin, confuso, mas a distribuição é muito boa sim...
Vamos maneirar nos comentários, pois estão falando coisas sem ter um conhecimento prévio ou se baseando em conhecimentos arcaicos...
Falow!


» Blood () em 31/03 22:35

O kurumin tbm eh outra que substitui os arquivos de conf no boot. Esses dias me deparei com esse problema na casa de um amigo.


» Jocelito Rockenbach () em 02/04 01:26

Slackware é show, Debian forever....
eu tambem uso mandrake e daí!

quanto a configurar o XF86Config-4 para nvidia, tanto no slackware quanto no mandrake aqui não deu nenhum problema.....


» Augusto de Mattos () em 02/04 09:41

Pessoal,
estas discussões sobre distribuições são de uma utilidade enorme........

mas as correções de português que resolvem fazer, quando os argumentos faltam...... São mais úteis ainda.

Continuem a postar este tipo de discussão, para garantir que a troca de idéias não exista.

Parecem adolescentes discutindo futebol ...

Logo ali abaixo tem uma imagem escrita:
linux area - no flames...

Pensem nela ao postar ......

Abraço,
Augusto de Mattos


» Rodrigo Lima () em 02/04 12:09

Olá Augusto de Mattos,

Bom vejo que o maremoto passou, porém não tenha dúvidas de que irei postar sim, tais comentários no qual se desrespeitam ao Debian por exemplo, ou algum assunto no qual eu veja que seja de tal interesse para que eu perca os meus 2,5 minutos comentando/opinando sobre alguma coisa na qual eu concorde ou descorde.

Um cordial abraço,

Rodrigo Lima - a.k.a rlima


» Patrick Steiger () em 03/04 23:37

Discussao inutil.


» Cláudio Sousa () em 10/04 14:10

Ótimas notícias para os que usam Slackware. Que essa e todas as boas distros continuem a se desenvolver é o que eu espero.

Quem tem dúvidas sobre qual(is) distribuições usar não pode perder esse debate de xiitas pra perceber que a GRANDE maioria das opiniões que te derem, será baseada em paixões pessoais, resultantes de conflitos "armados" como esse. Inventam mil argumentos pra demonstrar a você que ele usa a melhor e assim ganhar novos adeptos e aficionados. O grande problema é que se perde o propósito, ele já nem sabe o pq de te querer usando a tal distro, ou seja, está criado um novo paradigma.

Acordem zumbis (não me refiro a todos). Olhem para o lado e vejam que na verdade a melhor opção é usar a que vc conhece bem e se vc conhece bem três distribuições, certamente terá mais opções. De tudo isso, tenham certeza que gosto da paixão de vcs pelo Linux, mas nunca percam o bom senso, por favor.

Não sou bom em português e cheguei atrasado, mas vou tentar ensinar alguém a criticar o português dos outros. Com licença...

Rodrigo Lima, sua crítica ficaria um pouco melhor assim:
'Ah, antes que eu me esqueça, ou "licença" se escreve com ç e não com s ou vocês pretendem fazer uma mágica no slackware por devoção ao seu nome (pois começa com "S"). Como a sua legião de adeptos imagina que o Patrick Volderking seja Deus... Bom, já viu né? derrepente pode ser que aconteça o "milagre" e a palavra realmente mude para "licensa".'


» Anonymous () em 14/04 15:52

Caras enfiem o slackware e o debian no C...... caraco..... cada um usa o que quer, vc´s proprios da comunidade serao os responsaveis pela desuniao e a decadencia do linux se isso vier algum dia, fod.....-se se estiver escrito sem acento sem virgula do cacet....., L.I.N.U.X é um sistema operacional e uma ferramenta otimo ,um dos melhores, e não é uma religiao para fanaticos de distribuicoes. Enquanto eles ganham com os logos em cima do Linux , vc´s aqui não levam um centavo se quer , isso sim é serem estupidos, e ai vem os imbecis e dizem eu luto pela comunidade, parem com isso vai fazem apologia a PQP. As distribuicoes nos ajudam sim se tem um gasto com material e desenvolvedores mas tambem se tem um lucro que é justo pelo trabalho feito elas ajudaram e muito o crescimento do Linux a chegar aonde estam hoje, mas pessoal parem de indeuzalas. Contribuia para todas e nao para uma especifica, ou se nao desenvolva uma nova distribuicao Brasileira onde a comunidade desenvolva e contribuia, uma coisa nossa , imaginem todos os adoradores de distribuicoes contribuindo para uma só Brasileira ficaria show.!!!!

Chega de falar !!!!!!!!!!!


» Francisco Petrucio Cavalcante Junior () em 06/05 02:25

PARABENS ao autor da noticia e de modo muito
especial ao Patrick, querido por todos nos.
Acho interessante notar que o GNOME nao sofre
muitas atualizacoes no Slackware. Isso, acredito,
porque os pacotes sao atualizados
independentemente depois da
versao oficial (atual 2.6). Tambem acho interessante que
GNOME 2.6 e KERNEL 2.6 :)

So resta esperar... SLACKWARE 10.0


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.