Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Saiu a lista dos projetos nacionais de Software Livre que receberão financiamento da FINEP

Notícia publicada por brain em março 30, 2004 10:34 AM | TrackBack


Foi disponibilizada a lista de projetos de software livre que receberão financiamento da FINEP. Os leitores assíduos do BR-Linux devem lembrar que há algumas semanas eu me ausentei em viagem ao Rio de Janeiro; esta viagem era justamente para participar da banca de avaliação que definiu a ordem de classificação dos projetos pré-qualificados entre os 267 projetos de software livre originalmente inscritos. Destes, os 27 que constam na lista acima irão receber financiamento federal, com verbas consideráveis.

O processo como um todo merece o aplauso da comunidade do software livre, não apenas pelo resultado alcançado (ou seja, dinheiro público investido na pesquisa e desenvolvimento de software livre), mas também pelo expressivo número de inscrições (eu soube que havia até o temor de não haver nenhum interessado em receber este financiamento - e acabaram se inscrevendo 267 projetos), e pelo respeito e atenção demonstrado a todos nós com a inclusão na banca de duas pessoas mais ligadas ao dia-a-dia da comunidade do que às tradicionais atividades de pesquisa acadêmica e outros atributos típicos de componentes de bancas de avaliação desta categoria: eu e o Rubens Queiroz de Almeida (da lista Dicas-L).

Apresento portanto meus parabéns e meu agradecimento à FINEP e ao ITI, esperando e desejando que esta seja a primeira de muitas chamadas públicas no mesmo estilo.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Carlos Araujo () em 30/03 10:42

Parabéns por sua participação Augusto ! gostei muito dos projetos para a construção do Corretor Ortográfico para o oo e tb. daquele para a criação de comunidades virtuais elaborada pelo pessoal de Alagoas, lógico, sem demérito do restante, pois todos são interessantes. Tomara que todos tenham sucesso !!
Me chamou a atenção o fato de os projetos não terem se concentrado no eixo sudeste, bons projetos do nordestes e norte, decerto orientados por grades de pesquisa.


» Job () em 30/03 12:03

Olha, não vejo a hora de ver estes projetos online. Por sinal, onde eles vão hospedar?
CodigoLivre, Savanah, SourceForge


» Augusto Campos () em 30/03 12:18

Eles mantêm sua independência. Cada um vai se hospedar onde achar melhor, seja na sua instituição de origem, ou onde for mais conveniente. Os que forem do interesse do governo, ou desenvolvidos por órgãos do governo, imagino que podem até se hospedar no softwarelivre.gov.br.

O importante é sublinhar que eles continuam sendo independentes, e portanto se hospedam onde quiserem.


» Job () em 30/03 14:12

Bom, só espero que se cadastrem no freshmeat, senão fica dificil acompanhar.


» Carlo Pires () em 02/04 08:39

Estes projetos não tem site de detalhamento dos mesmos ? Alguns eu sei que já estão em desenvolvimento na web. Mas seria mais interessante se a lista de propostas incluísse um link para que o público soubesse mais detalhes sobre os mesmos.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.