Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Jornal do Brasil informa: Conectiva procura comprador

Notícia publicada por brain em março 23, 2004 01:58 PM | TrackBack


Mauro Yamaguchi (mauromy2@yahoo.com.br) enviou este link para a matéria do Jornal do Brasil e acrescentou: "De acordo com esta matéria do Jornal do Brasil a Conectiva foi colocada à venda. Aparentemente já existem grandes empresas interessadas em adquirir o controle acionário da empresa, como a Itautec e a CPM do Brasil."

Segundo a matéria, "O diretor de Produtos e Soluções da Conectiva S/A, Rodrigo Stulzer Lopes confirmou que a empresa está em busca de novos investidores. O processo de mudança na empresa está sendo comandado pelo sócio Jaques Rosenzvaig, atual diretor-executivo. "

A matéria ainda informa: " A empresa acreditava na possibilidade, que não deu certo, de o governo petista implantar rapidamente o software livre em toda a administração pública federal, garantindo, com isso, a exclusividade na distribuição do Linux e dos serviços embutidos (atualização, treinamento, suporte técnico etc). (...) Os técnicos de tecnologia do governo brasileiro responsáveis pelas compras de produtos de informática, entretanto, vêem o assunto sob outra ótica. Como eles já não aceitam o monopólio da Microsoft, que obriga o pagamento de licenças de uso do sistema operacional Windows, não querem cometer o mesmo erro com o Linux. Embora não tenham de pagar pelo uso do Linux, seriam obrigados a gastar com a manutenção e o treinamento de pessoal, ou seja, acabariam no monopólio de uma empresa prestadora deste serviço, no caso: a Conectiva. Ela, no entanto, não é a única nem a maior a distribuir o Linux, produto que tem como símbolo um pingüim - a americana Red Hat é a maior empresa do setor, seguida da alemã Suse e a da francesa Mandrake."

A análise do artigo é ainda mais profunda, e merece leitura atenta.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcelo R. Minholi () em 23/03 14:14

Fiquei pasmo ao ler a afirmação de que a Conectiva acreditava na hipótese de criar um monopólio interno de fornecimento de software para o Governo Federal. Sempre usei e recomendei o Conectiva Linux desde a versão Marumbi, de alguns anos para cá venho tentando insistentemente entrar em contato com a empresa para oferecer treinamentos em minha região sem sucesso e agora fico sabendo dessa postura especulativa da empresa, que se diz representante do software livre no nosso País.

É uma vergonha assumir que planejavam fazer a mesma coisa que a Microsoft, em conjunto com a TBA, vinha fazendo a anos em nosso País. Não gosto de política, tenho minhas críticas sobre o atual governo brasileiro, mas o fato de saber que a migração para softwares livres no Governo Federal não está atrelada a intenções esclusas como a da Conectiva me deixa tranquilizado.

Não sou contra os ganhos que poderiam ser obtidos pela Conectiva junto ao Governo Federal, pelo contrário, acredito que a empresa poderia, e ainda pode, ser uma excelente parceira do Governo e de grandes empresas nacionais e internacionais, mas desde que seja feita uma introspecção por parte dos administradores da empresa e que se voltem aos valores que defendem antes de mais nada. Monopólio e liberdade não se misturam

Parabéns ao Governo Federal e boa sorte aos eventuais novos proprietários da Conectiva S/A., espero que com essa mudança coloquem os dois pés no chão e ouçam os seus clientes e parceiros ao invés de ficar sonhando com um monopólio e se preocupando com especulações, deixando os seus usuários de lado.


» Augusto Campos () em 23/03 14:22

Li o artigo e não fiquei com a impressão de que a Conectiva buscava monopólio junto ao governo, Marcelo. Pelo que entendi, ela apenas esperava vender bastante para ele, mas ele não correspondeu a esta expectativa por medo de formar monopólio. Isto é bem diferente de acusar a Conectiva de querer ou tentar formar algum monopólio.


» depassagem () em 23/03 14:25

Caro Marcelo,

Não fique tão pasmo, trata-se de uma notícia veiculada em um grande veículo da mídia nacional e, portanto, sujeita a interesses os mais diversos.


» Marcelo R. Minholi () em 23/03 14:35

Caro Augusto,

Veja o seguinte trecho da entrevista:

"A empresa acreditava na possibilidade, que não deu certo, de o governo petista implantar rapidamente o software livre em toda a administração pública federal, garantindo, com isso, a exclusividade na distribuição do Linux e dos serviços embutidos (atualização, treinamento, suporte técnico etc)."

Eu sei que não existe nada que force o Governo a adotar uma empresa como única fornecedora de softwares e serviços, e que, ao contrário disso, é necessário que sejam feitas licitações para isso, mas quem disse que acreditava na "exclusividade de distribuição", pelo menos da forma como o artigo expõe, era a própria Conectiva, tanto que apostou todas as suas fichas nisso.

Não conheço os fatos, me refiro ao assunto baseado unicamente no que está disposto no artigo, mas reforço a minha posição crítica quanto à postura da Conectiva com relação à relacionamentos educacionais, já que tenho convivido a tempos com sucessivas ignorações por parte da empresa.

Dessa história toda fica portanto aquilo que é fato, a Conectiva tentou dar o pulo maior do que a perna e esqueceu dos seus verdadeiros clientes.


» Conectiva tov meod () em 23/03 14:44

Artigo fantástico.

Faltou ao Mauro Yamaguchi enfatizar este ponto da notícia que é seu fulcro:

"Dentro do governo também cresce aos poucos uma consciência de que o país dispõe de pessoal amplamente capacitado para desenvolver sistemas operacionais para computadores, não necessitando mais da tutela de outros centros tecnológicos mundiais. Neste caso, queriam parceria com a Conectiva para desenvolver um produto verde-amarelo, e não ficar apenas a mercê da distribuição e suporte de uma empresa."

Parabéns ao governo Lula pela crescente conscientização de que não basta sair substituíndo Windows por Linux, mas criar uma indústria nacional que deixe os investimentos, os lucros e o capital intelecutal aqui.

A notícia de que a Itautec e a CPM têm interesses na Conectiva é, qualquer coisa, pra lá de animadora.

O Itaú e o Bradesco, Unibanco, Banco do Brasil, e outras instituições financeiras nacionais, mantém centros de geração de tecnologia altamente lucrativos. Perguntava-me por que, raios, o AMRO não estava sendo capaz de fazer o mesmo com a Conectiva? Agora tudo muda.

Desejo boa sorte à Conectiva, que no fundo, no fundo, é o emblema da nossa própria sorte como players atuantes no mercado global de tecnologia.


» Odair () em 23/03 14:46

O tipo dos últimos capitais investidos na Conectiva é chamando capital piranha. Capital que não se interessa no Linux mas em embalar uma empresa até vendê-la. O mesmo aconteceu com Mandrake e Suse. São grupos de investidores que vivem de comprar e vender empresas. Se a Itautec
comprar a Conectiva ela vai tentar o mercado corporativo e já terá um grupo de clientes
cativos que são as empresas do grupo Itau.
A Itautec não foi vendida após o fim
da reserva de mercado pela visão estratégica
que o grupo Itau tem em manter um pé em negócios
de tecnologia por longo tempo. Já os
investidores piranhas vivem de comprar
e vender empresas, como aconteceu no caso Ambev.
Eles compram, dão uma lustrada, trablaham a marca e revendem para algum grupo forte que realmente seja do ramo ou tenha algum interesse
de longo prazo.

odair



» joaocep () em 23/03 14:48

Acho que a Conectiva sofre de preconceito por parte dos usuários nacionais. Mas foi ela quem cavou seu BURACO. Com sua distribuição cada vez mais fraca e longe dos patamares do CL 5, 6 e 7. que foram perfeitos, mas que agora são obsoletos.

É uma pena. Mas nem todos os Admins são burros a ponto de pagar caro para ter Conectiva nos Servers.


» Klaatu () em 23/03 14:51

Também li o artigo e não me pareceu que a Conectiva esperasse monopolizar o Linux dentro do governo federal. Tenho acompanhado a aquisição de equipamentos e software dentro do Exército e gostaria de dar uma opinião sobre como as coisas funcionam no governo.

Dentro deste universo (Exército Brasileiro) Há uma grande quantidade de pessoas interessadas na implementação do Linux / Open Office nos desktops, a migração em servidores já está mais adiantada, mas onde esbarramos? Os administradores públicos são aconselhados por pessoal técnico, tenho visto muitos destes morrendo de medo da migração por causa dos desafios que temos adiante. O Exército há três anos divulgou uma nota informando que não disponibilizaria mais recursos para a compra de software proprietário, mas também não alinhavou um programa metódico e concreto de migração.

Assim acredito que seja em todo o governo, que não quer gastar com software proprietário e nem investir em treinamento. A idéia é que o pessoal técnico orgânico das instituições aprenda e repasse o conhecimento sem investimento aos usuários finais.

E como o governo anda hoje? mais de 80% dos desktops rodam com software pirata.

Eu gostaria de relembrar o trabalho extremamente positivo que a conectiva fez em parceria com o governo do Rio Grande do Sul, em especial com o BANRISUL, que usa linux até nos terminais de auto-atendimento com grande sucesso.

Lamento terrivelmente a venda da conectiva, que ao meu ver, é importante linha de defesa dos interesses do Brasil e de nosso povo.



» Anselmo () em 23/03 14:59

Só lembrando ... a Conectiva não tem sede no Brasil... a sede da Conectiva fica nas ilhas Cayman , pesquise no google e tem notícias a respeito... há muito tempo que ela (a conectiva) deixou de ser uma distribuição brasileira.


» eu () em 23/03 15:03

PS: Favor não confundir a EMPRESA conectiva , com a Distribuição Conectiva Linux então, continua sendo 100% brasileira pelo menos a parte técnica, isto é diferente.
continua sendo nacional por causa disto :-)


» Luciano Giordani Bassani () em 23/03 15:14

Acho que o modelo de negócios, em termos de distribuição, da Conectiva é obsoleto.

Essa coisa de pegar programas empacotar de um jeito que só pode ser usado na sua distribuição é que está "cavando a cova" da Conectiva.

Eles até estão tentando focar seus negócios em serviços, mas fica difícil de fazer isso com o Conectiva Linux. E se eles abandonarem de vez a distribuição deles, daí é que a "vaca vai para o brejo mesmo".

Veja o exemplo da Red Hat... Estava tendo bons lucros (pelo menos é o que diziam), mas mesmo assim mudou sua estratégia de negócios em relação ao Red Hat e lançou o Fedora, que na minha humilde opinião é uma tentativa de montar um esquema de desenvolvimento similar ao sistema Debian de se fazer uma distro. Com isso, ao invés de o pessoal da Red Hat gastarem "rios de dólares" para montar a sua distro, eles simplesmente podem pegar o Fedora, dar uma "arrendondada aqui e outra ali" e lançar o seu Red Hat Enterprise, aproveitando e colaborando com a comunidade Linux ao mesmo tempo. Desta forma, o pessoal da Red Hat pode focar seus negócios em lançar novas funcionalidades ao Fedora, sem precisar gastar muito para empacotar programas mais básicos e focar seu mercado em serviços.

Para comprovar o que estou dizendo, basta olhar quantas distros baseados no Debian a gente tem atualmente, e não apenas isso, como também o nível de novas funcionalidades que conseguimos encontrar nas distros baseadas no Debian, como por exemplo o Kurumin. É aquele velho esquema de reutilizar o que já foi feito! Graças a isso, o Kurumin é desenvolvido praticamente sem investimento financeiro e com poucos colaboradores frequentes! :o)

Acho que se o pessoal da Conectiva não perceber isso a tempo, eles estarão condenados, e isso é frustante, porque atualmente não vejo nenhuma empresa brasileira em condições de preencher a lacuna que seria formada.


» Marcelo R. Minholi () em 23/03 15:18

Mais um trecho do artigo:

"No entanto, um outro fato chama a atenção para a composição societária da empresa. O ABN AMRO Bank é o controlador, segundo informou Rodrigo Stulzer. Mas, em cópias de atas de reuniões do conselho de administração da companhia, quem figura como controlador é a Conectiva Inc, empresa cuja sede fica no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas, local não muito apropriado para uma empresa que deseja ser a fornecedora exclusiva de soluções de informática para o governo do PT."

É realmente vergonhoso, não há defesa que faça com que a intenção da Conectiva até agora seja interpretada de outra forma que não como a tentativa de constituição de um monopólio de fornecimento ou a prática de atividades exclusas.

Reitero os meus parabéns ao Governo Federal e espero que a Conectiva se retrate frente aos sérios indícios de que a mesma faz ou fez parte de um aparente esquema de remessa de divisas para o exterior.

Sugiro a instituição da CPI do Pingüim para descobrirmos até onde vai essa história ;-)


» Oliver Pereira () em 23/03 15:28

Acho que a Conectiva começou bem,foram visionarios até, mais se empolgaram e adotaram um modelo de negocios confuso, e a distribuição ficou cada vez mais distante da comunidade e com isso cada vez mais obsoleta, e com mais Bug`s.
Acho que o United Linux assustou alguns usuários e acabou com o sonho.
Acho que ela se afundou não por culpa de ser a unica empresa ou pelas ações do governo, e sim pela uma péssima administração.


» Flavio Moreira () em 23/03 15:30

Alguem tem os "numeros" da Conectiva no ano 2003 ?

Quanto faturou ? Qual foi o lucro/prejuizo ?

Qual o volume/perfil da divida (se existente) ?


Conforme forem os dados, pretendo oferecer um Corcel/73 em troca (4 pneus novos) ...


» bruno () em 23/03 15:49

Vejo que a conectiva está nesta situação, por ela mesmo, primeiro que a distribuição da conectiva e entre todoas distribuições a que da mas problema e segundo eles deviam ver novos mercado além do governo, como escolas publicas ou escolas particulares , lan house , pequena empresa , desenvolvimento de software usando ferramenta GNU , resumindo a Conectiva é uma grande empresa comecei a mecher com linux por causa do Linux COnectiva 3.0 e uma pena que ela chega em tal situação, espero que a conectiva se recupere


» anônimo () em 23/03 15:50

Marcelo
=======

> Dessa história toda fica portanto aquilo que é
> fato, a Conectiva tentou dar o pulo maior do
> que a perna e esqueceu dos seus verdadeiros
> clientes.

Não dá para acreditar no artigo cegamente, mas toda empresa espera que seu próprio governo a contrate preferencialmente, em detrimento de outras, por melhor que sejam. É assim em qualquer lugar do mundo. Em vista desta perspectiva, os investidores, e atuais controladores da Conectiva, esperavam lucros gigantes e imediatos, mas não estavam interessados em construir uma distro ganhando passo a passo a confiança do mercado.

joaocep
=======

> É uma pena. Mas nem todos os Admins são burros > a ponto de pagar caro para ter Conectiva nos
> Servers.

Conectiva funciona muito bem nos servidores. Até hoje não vi nenhum problema grave que a desabonasse. No entanto, a Conectiva precisa prestar muita atenção nesse segmento, porque é crítico. No CL10 Beta, notei uma preocupação muito grande com a robustez do código. E também a preocupação de corrigir os possíveis bugs, interagindo de forma bastante construtiva com a comunidade. Vale a pena conferir.

Odair
=====

> A Itautec não foi vendida após o fim
> da reserva de mercado pela visão estratégica
> que o grupo Itau tem em manter um pé em
> negócios de tecnologia por longo tempo.

É cedo para fazer apostas, mas a Itautec poderia ser um bom controlador para a Conectiva, por uma série de motivos:

-- A Itautec tem uma estrutura muito consolidada
-- A Itautec cria tencologias baseadas em Linux
-- A Itautec sabe transformar tecnologia em dinheiro tanto para empresas como para o mercado consumidor
-- O Itaú abraçou o Linux pra valer e tem experiência em sua implementação em missão crítica

Klaatu
======

> Lamento terrivelmente a venda da conectiva,
> que ao meu ver, é importante linha de defesa
> dos interesses do Brasil e de nosso povo.

Não lamente. Regozige-se. É a perspectiva da volta da Conectiva ao controle acionário local, com a bênção do governo.

Anselmo
=======

> a sede da Conectiva fica nas ilhas Cayman

Empresa brasileira com sede em paraíso fiscal é o que mais tem. A legislação brasileira não especifica em que país uma empresa precisa ter sede para ser considerada brasileira. E mesmo para as empresas com endereço no Brasil, existe a prática de sediar empresas em municípios ou estados com vantagens fiscais e operar na prática em mercados com carga tributária mais alta, o que leva o nome popular de "guerra fiscal".

Sob esse aspecto, a Conectiva é uma distro e uma empresa genuinamente nacional.


» Renato () em 23/03 16:03

Uma perguntinha de uma pessoa leiga:
A Itautec não é favorável à Microsoft ?
E se, por acaso, a Itautec passasse a ser "dona" da Conectiva ? Quem fins teria ? Fechá-la ? Pode até ser, afinal, arranharia a imagem do pinguim.


» Renato () em 23/03 16:03

Uma perguntinha de uma pessoa leiga:
A Itautec não é favorável à Microsoft ?
E se, por acaso, a Itautec passasse a ser "dona" da Conectiva ? Quem fins teria ? Fechá-la ? Pode até ser, afinal, arranharia a imagem do pinguim.


» contador () em 23/03 16:04

Conforme forem os dados, pretendo oferecer um Corcel/73 em troca (4 pneus novos) ...

Segundo a notícia,

"O capital social é de R$ 27,4 milhões, formado pelo ABN AMRO Bank (Controlador), Latin Tech Capital, além de pequenos sócios-fundadores."

O capital social é diferença de da soma de todos os ativos (prédios, máquinas, contas a receber, títulos, propriedade intelecutal, etc.) menos o passivo (dívidas, contas a pagar, custo financeiro), etc.

Então a Conectiva está no azul, por essa conta, e esse seu corcel deve ser mesmo peça de colecionador para ser assim tão valorizado.


» Não trabalho na Itautec () em 23/03 16:10

> Uma perguntinha de uma pessoa leiga:
> A Itautec não é favorável à Microsoft ?

Tão favorável quanto a IBM, que ganha simplesmente US$10B com produtos Microsoft. Mesmo assim dá grande apoio ao Linux (Eu diria mais. Praticamente a IBM sozinha deu credibilidade corporativa ao Linux, tanto quanto o fez com os PCs).

A Itautec tem um grande interesse em Linux, e já a vimos partocinar vários eventos de SL, como o CONISLI, ano passado, na USP, por exemplo.


» Augusto Campos () em 23/03 16:13

A Itautec vende vários produtos baseados em Linux, e investe pesado em projetos de desenvolvimento em parceria com universidades e laboratórios, como por exemplo no caso do cluster baseado em Linux deles.


» Logan () em 23/03 16:15

Renato,
a Itautec tem parcerias com a Microsoft, no entanto não diria que é favorável à Microsoft, mesmo porque ela está em processo de migração de seus sistemas para Linux como no caso dos PDVs ou reescrevendo-os em Java, para ter além de independência de plataforma, uma manutenção mais barata. Quem sabe adquirir o controle da Conectiva não seja uma estratégia definitiva para cair fora da M$?


» José Luís () em 23/03 18:02

Quando começei a usar o Linux usava o conectiva em sua primeiras versões. Entretanto, com o passar do tempo, evoluiu muito pouco em relação as outras distribuiçoes como a Mandrake. Além disso, o tratamento do pessoal da conectiva para com seus usários deixava muito a desejar. Como disse, passei a usar o Mandrake e o fiz por muito tempo. Depois que conheci o Kurumin parei de usar o Mandrake.
A notícia da venda da conectiva não me causa nenhuma surpresa, já que a mesma não respeitava o usuario final. Não se pode subestimar o usuário. Ele compra, faz propaganda, indica o produto, dentre outras coisas.
Segundo a reportagem não há dúvidas que a conectiva pretendia monopolizar o mercado. Ora, se estamos saindo de um monopólio não tem sentido em entrarmos em outro. Portanto, parambelizo aqui o Governo do Brasil, por não se deixar envolver por êste tipo de coisa que é no mínimo escabrosa. Além disso, existe outras distribuições excelententes e de quebra, ainda pode-se ter um Linux desenvolvido pelo próprio Governo. Uma coisa é certa: Talento no Brasil é o que não falta.
Parbéns ao Governo Brasileiro e também a comunida Linux e, em particular, a brasileira.


» Ricardo Rabelo Mota () em 23/03 18:07

Hummm. Várias outras empresas não nacionais estão preocupadas com o filão que representa o linux no mercado nacional. Um exemplo disso é o Mandrake, que está simplesmente excelente, na minha opinião. E tem a tradução 100% em português do Brasil. Sem dúvida, a Conectiva ajudou muito no que diz respeito às traduções, mas também se beneficiou destas em outros países, principalmente os de língua espanhola.


» Eu uso Conectiva () em 23/03 18:44

Sem querer tirar o mérito da Mandrake como distro, não se pode esquecer que a Mandrake, além de não dar ao Brasil uma posição de liderança no mercado de tecnologias livres, é uma empresa concordatária.
http://www.computerworld.co.nz/news.nsf/PrintDoc/C20DECA717B0D5D5CC256DF1006B7A8E?OpenDocument&pub=Computerworld

A Conectiva está em melhor forma, pois tem um controlador rico e outros, tão ricos quanto, interessandos em adquiri-la.

Do ponto de vista da distro, falta a Conectiva imitar a Mandrake e criar uma comunidade em torno dela que se desdobre, como os "mandrakianos", para tornar a distro o melhor possível. Ou no estilo Red Hat/Fedora que alguém citou lá em cima.

A Conectiva está devendo isso aos seus fiéis usuários.


» Manoel Pinho () em 23/03 18:45

Concordo com a opinião de alguns que esse capital do ABN e outros investidores fez é muito mal à Conectiva. Ela perdeu o seu espírito pioneiro e mais técnico e não soube aproveitar as oportunidades do mercado e se administrar depois do crescimento.

Além do mais estamos numa brutal recessão há mais de 10 anos e só o fato dela estar no azul é sinal de que não foi tão mal administrada assim. Qual é a outra distribuição comercial nacional que está próxima da Conectiva ? Nenhuma. Techlinux e outras só lançaram umas poucas versões e hibernaram.

Eu não sei de todos os detalhes e poso até estar falando algo errado, mas acho que a Conectiva não soube lidar com o Governo como cliente. Poderia ter aproveitado o capital injetado e começar treinando gratuitamente alguns funcionários públicos (que serviriam como multiplicadores) e distribuir gratuitamente cópias do Conectiva Linux a instituições ANTES de tentar vender os seus produtos, serviços e treinamentos. Com isso teria ajudado o linux a crescer mais no governo e acabaria sendo um fornecedor natural e mais bem qualificado de linux e soluções livres.

Acho que ela tentou matar a galinha dos ovos de ouro. Em vez de tentar forçar contratos com lobbies pró-preferência-de-software-livre-em-licitações poderia ter cativado o mercado público com ofertas mais concretas. Por que não vemos escolas públicas com CDs de CL doados e seus técnicos treinados ? Custaria muito pouco para a empresa e seria extremamente simpático, além de gerar necessidades de produtos, serviços e treinamentos que não existiam até a migração.

Eu já estive numa reunião com um representante da Conectiva no RJ (chamado por mim; eles nunca nos procuraram) em nossa instituição (um instituto de ensino superior federal, referência no país). O representante "queimou o filme" da empresa abordando de uma forma completamente errada:

- Falou que tinha pouca experiência com linux e que já tinha sido representante de soluções Microsoft antes.

- Só falou em United Linux (nós só precisávamos mesmo é do CL) e nos (altos) custos de licenciamento por servidor, etc. Esse United Linux foi o maior erro estratégico da empresa. Aqui no Brasil todo mundo quer fugir de licenciamentos caros e por servidor.

- Queria vender "pacotes" de treinamento, sem uma devida customização. Faltou flexibilidade aí. Os treinamentos padrão são fracos (configurações a base de linuxconf) e acho que a Conectiva poderia aproveitar melhor o seu forte caráter técnico.

- Não ofereceu cursos de tecnologias livres correlacionadas com linux (PHP, Perl, etc), só serviços de consultoria pagos por hora. Eu sinto que há uma carência enorme nessa área e essas tecnologias são de fundamental importância para quem realmente quer migrar para linux. Os órgãos governamentais até costumam ter pessoas capazes que, com um treinamento nessas tecnologias, poderia migrar sistemas internos. A Conectiva poderia se destacar nessa área pelo conhecimento técnico mas não soube aproveitar.

- Oferecemos a nossa instituição em algum parceria na área de treinamentos e ela foi ignorada. Basicamente formamos praticamente todos os profissionais de informática de nível superior que irão trabalhar no âmbito do Exército no país todo.

Apesar de todos esses problemas comerciais continuo gostando da distribuição e ainda acho a mais bem preparada para implantações massivas de linux em desktops corporativos, principalmente pela questão do suporte ao pt_BR e ao bom trabalho com o KDE (o mais fácil para usuários que vêm do Windows).

Espero que a compra da empresa por uma empresa como a Itautec dê um novo impulso a ela. A Itautec é muito forte na área de automação bancária e comercial e poderia aproveitar o CL como plataforma nas implementações. Ela também fabrica micros de marca vendidos na loja e poderia aproveitar o CL como sistema operacional OEM em seus micros. Como uma forte empresa nacional e ligada ao Banco Itaú, eu duvido que ela iria comprar a Conectiva para especular, como os nossos "amigos" holandeses do ABN-AMRO Bank.


» andreas () em 23/03 19:01

Anselmo disse:
> Só lembrando ... a Conectiva não tem sede no
> Brasil... a sede da Conectiva fica nas ilhas
> Cayman , pesquise no google e tem notícias a
> respeito... há muito tempo que ela (a conectiva)
> deixou de ser uma distribuição brasileira.

Nossa, Anselmo...
Deixa eu ver.
Estou olhando em volta aqui no meu local de trabalho. Na janela, ao longe, vejo o Jardim Botânico de Curitiba. Ao meu redor, técnicos e desenvolvedores, todos brasileiros (saber falar japonês, inglês e alemão, como alguns sabem, acho que não troca nossa nacionalidade, nem ter feito mestrado ou especialização, como outros). Todos falando português. Alguém no telefone, outro dizendo que vai no Extra comprar alguma guloseima, tem também um pacote de miopã aberto já quase vazio. Tem uma lata de leite Ninho na minha mesa para quando pego café. Caixinhas de som da Clone. Uma edição da última EGM brasileira. Meu celular da TIM. Uma bandeira do Brasil pendurada no teto numa das lâmpadas. Ar-condicionado ligado no frio, afinal, mesmo sendo Curitiba, fez calor durante a tarde (é um país tropical, afinal de contas).

E VOCÊ VEM ME DIZER QUE NÃO SOMOS UMA DISTRIBUIÇÃO BRASILEIRA?
O que vale mais para você, um papel que algum advogado digitou e que está numa gaveta de alguma escrivaninha numa ilha que nunca visitei ou as pessoas que trabalham aqui?


» Anselmo () em 23/03 19:27

Andreas, o que vale para mim o seguinte, no primeiro lucro que a Conectiva tiver (se houver tempo para isso )o dinheiro é enviado para fora (51% vai para Holanda... se não me engano, ainda tem a parte da Intel na jogada ...), gerando riqueza lá fora ... e piorando nossa balança de pagamentos, não é papo de advogado, é questão de economia e negócios.
A Ambev anda tentando empurrar a mesma idéia ... ter empregados brasileiros e no Brasil não faz da Conectiva uma empresa BR (Senão a Ford seria uma ...ou a Red Hat)... ela já foi... agora não é mais.
Esperava um argumento mais forte do que :

"O que vale mais para você, um papel que algum advogado digitou e que está numa gaveta de alguma escrivaninha numa ilha que nunca visitei ou as pessoas que trabalham aqui?"


» Fazeroque () em 23/03 19:34

É fazer o que?
A conectiva NUNCA soube tratar direito seus clientes, eles enfiavam a faca, desprezavam e menosprezavam seus clientes médios. Não colaboraravam em nada. Daí fica dificil, em tempos ruims deixar de ganhar dinheiro, só porque o cliente nao é GRANDE, ela para dizer que nao queria fazer o servico, cobrava o olho da cara. Foi o que ela fez, a conectiva nunca soube administrar seus negocios. Como por exemplo, cobrar R$20.000,00 para instalar um servidor postfix com 50 usuários. (somente instalar o software); contratar estrelinhas internacionais ganhando em fortuna em dolares que trabalhavam apenas duas horas por dia (e ainda a hora que eles queriam); abrir filiais em toda a america latina e nao tar nem ai com possiveis clientes no proprio Brasil.
Fazer o que eles nunca pensaram no futuro, somente no agora. Como fica a imagem do país??? Lembrem-se que a conectiva teve investimentos até da gigante Intel. Agora quando que teremos investimentos desses novamente? Acho que eles fracassaram , e muito. Fico triste por isso, mesmo com todos os defeitos o conectiva linux, foi uma excelente distro. Concorreu direto de igual para igual com as outras, porém por trás dele a empresa nao teve punhos fortes para fazer negocio. Em fim, fica na historia que o Brasil ja teve sua grande distribuicao. Que sirva de exemplo isso.... Espero que daqui algum tempo tenhamos mais distribuicoes nacionais que sejam significativas .......


» andreas () em 23/03 20:01

Anselmo, quer dizer que estaria tudo bem se, por exemplo, fosse uma empresa com sede no Brasil (um papel numa gaveta de algum cartório aqui) mas com todos os empregados lá em Utah, Estados Unidos, recebendo em dólar? Aí você chamaria a Conectiva de brasileira?

O que exatamente você está criticando aqui (estou tentando acreditar que é uma boa crítica, e não só uma tentativa barata de fazer barulho)? Você acha que ter sede nas ilhas sei-lá-o-que é crime? Que tentar pagar menos impostos legalmente é crime? Melhor parar de aplicar na caderneta de poupança então, pois ela é isenta do IR. E nunca espere 90 dias antes de mexer nela, pois senão estará isento do CPMF também, já pensou que calúnia?


» andreas () em 23/03 20:38

fazeroque disse:
> Como por exemplo, cobrar R$20.000,00 para
> instalar um servidor postfix com 50 usuários.

fazeroque, você vai até achar engraçado, mas não tem como a Conectiva não receber críticas, em qualquer área. Tinha uma época onde ela competia diretamente com empresas pequenas fazendo esse tipo de serviço (instalar um servidorzinho disso, firewall daquilo, etc). Você nem imagina a choradeira desse pessoal: "pô, como que vou competir com a CNC?! Eles estão nos arruinando, como são maus!". E se cobra mais vem a outra turma chorando: "nossa, 20k por um servidor? Que absurdo! Querem massacrar os clientes! Como que vou pagar isso?". Qual que é o problema então, não tem mais ninguém que instale um servidor de email para 50 usuários? Não acredito. Até o windows agüenta isso :)

No fim das contas, quem decide o preço é SEMPRE O CLIENTE. Sempre.

Se ainda estiverem lendo, tem outra história. É de praxe a gente ir almoçar junto (a galera da distro e dos outros setores). Sempre dá discussão sobre onde vamos almoçar: uns querem no Happy Burger, outros no Morgenau, outros no Gulliver. O ponto é que somos uma espécie de "capital especulativo" :), de bando resolvemos ir em um certo lugar. Esse lugar vê o aumento no movimento e expande, para ter mais lugares. Beleza. Lá pelas tantas, aumentou o preço. Mudamos de lugar, todos ao mesmo tempo, da noite para o dia. O restaurantezinho ficou às moscas. Trocamos de restaurante. Até que esse outro aumentou o preço também. Trocamos de novo. Aí o primeiro baixou o preço e começou a oferecer refrigerante de graça. Pronto, agora só vamos lá :)
(até que o preço aumente de novo, claro)


» Eu uso Conectiva () em 23/03 21:12

Se uma empresa der atenção demais às críticas, não anda. O norte de uma empresa é sempre o lucro. É claro que a empresa deve fazer o máximo possível para ter uma boa imagem no mercado. Porque isso também vale dinheiro.

No entanto, muitas das críticas escritas aqui são valiosíssimas. É o caso de lê-las e com calma e, no recôndito dos escritórios da Conectiva, analisar se elas podem, ou não, dar respostas para expandir a atuação da distro.

Quanto aos R$20.000 por um servidor, depende do nível de serviço oferecido. Existe um vício no mercado de considerar que, se o software é livre, o analista deve ser grátis. Quando se oferece um servidor livre, o cliente já vai pensando que a empresa vai fazer o serviço por preço de banana.

Sem querer meter o bedelho nos negócios da Conectiva, porque cada um deve cuidar da sua vida, uma empresa deve ter cuidado ao se expor, posicionando-se com clareza no mercado e saber exatamente como oferecer seu produto, de modo a não causar mal-entendidos.

Em outras palavras, o que pretende a Conectiva? Quer ser boa no desktop? Quer ser boa no servidor? Quer ser boa em ambos? Quer oferecer serviço? De que tipo? Quer atuar em clientes médios? Pequenos? Pequenos e médios? Médios e grandes? E seu relacionamento com a comunidade local? Como fará para atrair apoiadores? Etc, etc.

Deixando isso de forma clara, cessam-se as especulações e tanto clientes quanto a comunidade de usuários podem vislumbrar um futuro longevo com a Conectiva.


» Marcelo R. Minholi () em 23/03 21:35

Caro andreas,

Com relação à colocação:

"Você acha que ter sede nas ilhas sei-lá-o-que é crime? Que tentar pagar menos impostos legalmente é crime?"

A única coisa que pode ser afirmada é que o fato de ser ou não crime depende de como estão sendo feitas as transações entre a tal Conectiva Inc. e a Conectiva S/A. O simples fato de não expor a público esse tipo de detalhe já é motivo para se desconfiar da empresa (note que não estou afirmando nada, só supondo).

No mais, o que se tem a dizer sobre paraísos fiscais pode ser lido em:
http://www.fraudes.org/fraudes/paraisos.asp


» mdk () em 23/03 22:06

A MandrakeSoft realmente é uma empresa em concordata, mas está de uma forma ou de outra no caminho certo para escapar da falência. http://www.mandrakesoft.com/company/investors/financials

Além do que, pra mim não parece nada absurda a ideia de que as ações [ http://uk.finance.yahoo.com/q?s=MAKE.PA&d=c&k=c1&a=v&p=s&t=3m&l=off&z=m&q=l ] desta distribuição, cotada [ http://distrowatch.com/ ] em qualquer pesquisa entre uma das preferidas dos usuários seja um ótimo investimento a medio/longo prazo. Principalmente tendo em conta o preço por ação que atigiu a Redhat [ http://finance.yahoo.com/q?s=RHAT ]

Quanto a Conectiva, meus votos é que seja mesmo comprada pela Itautec. Talvez assim retomasse os seus anos de glória e reconhecimento internacional.


» Flávia () em 24/03 00:05

Meus caros, antes de minha saída da Conectiva (+/- 5 meses atrás) já podíamos prever que a empresa chegaria ao caos. Não existia comando, profissionalismo, eram pessoas (na filial RJ) que queriam saber apenas de velejar e ver fotografias pornográficas em seus emails. Pude perceber que a Novell, quando esteve apresentando suas soluções, sabia muito mais de serviços em Linux (em pouquíssimo tempo) do que a Conectiva que sempre se vangloriou em ser a referência Linux no Brasil, mas não fazia por onde. É uma pena que tudo isso tenha acontecido, mas tenho certeza que no Brasil, outras empresas poderão se tornar referência do Linux, não nos deixando órfãos de informações e divulgações.


» Ademar () em 24/03 01:33

Resumindo os posts acima:

1. Não confie cegamente em tudo o que você lê em jornais por aí (leve em consideração a opinião do autor e a maneira como ele - e você - interpretam as palavras);

2. Empresa ser vendida é bem diferente de a empresa ser fechada ou seus produtos serem descontinuados (potencialmente, muito pelo contrário);

3. Ter sede fiscal (ou seja lá o nome que se dê pra isso) nas ilhas-não-sei-das-quantas é algo normal e *legal* para qualquer empresa, principalmente se seus maiores investidores são estrangeiros. Isso não tem qualquer relação direta com lavagem de dinheiro, desvio de verbas ou corrupção.


» Marco () em 24/03 02:57

Um conhecido me disse que foi a um encontro em que a Conectiva iria fazer uma palestra e tal, interessado nas soluções da conectiva ele foi e logo de cara jogam esse perola:
"Estamos nesse negocio de Linux apenas pelo dinheiro" (não forma essas as palavras, mas o sentido, não queiram que lembre exatamente o que ele me disse).
Mas com isso e a noticia acima fico com a impressão que alguem lá pensou o seguinte:
"O dinheiro não entrou então vamos tirar o time de campo"


» Antonio Marcelo () em 24/03 06:58

Quem planta vento, colhe tempestade...

Acho que a Conectiva está colhendo os frutos de um inchamento, não crescimento, de uma administração de um modelo de negócios de vendas de caixas de sofwtare(totalmente obsoleto) e de tentar abraçar o mundo com as pernas.

Um dos sintomas que a empresa não ía bem foi o fechamento da Revista do Linux, que para mim e muitas outras pessoas, foi um sinal que a Conectiva tinha algo de errado.

A realidade é que eu (infelizmente, repito infelizmente) acredito que a Conectiva vai ser engolida por algum grande grupo e vai sumir.

É uma pena ver que uma péssima administração faz com que uma empresa que tinha "a faca e o queijo na mão", desapareça.

É muito triste.


» Foca () em 24/03 08:47

Nao podemos confundir com a Empresa Conectiva com a distribuição conectiva, Todas as empresas tem um fim lucrativo! se naum pensasse assim naum seria uma empresa.

Pois isso acho que é melhor reformular o pensamento de algumas pessoas aqui!

Tenha um bom DIA!


» Challado () em 24/03 08:48

Eu já estou trocando o Conectiva Linux em todo o parque da minha empresa. Se vcs notarem alguns comentários da conectiva por aí, a única coisa que se enxerga é eles falando do Marcelo Tosatti e do Rik van Riel, que fizeram "grandes alterações" no Linux e se vangloriando demais, esquecendo do trabalho de outros grandes colaboradores da Comunidade, e, principalmente, deixando a HUMILDADE de lado.

O Conectiva 9.0 que, inclusive, comprei ORIGINAL (tenho a nota fiscal e o número de registro para provar) foi um empacotamento bem mal feito de um monte de rpm's, com faltas de dependências e uma instalação do tipo "mínima e realmente mínima" no modo texto, com uma falta inacreditável de pacotes na instalação. Logo depois, lançaram um CD com "correções" para a instalação.

Nesse momento, eu suspiro e digo duas coisas:
- Que saudades do Conectiva Linux 7.0...
- Porquê não instalei o Mandrake antes?


» Ponce de León () em 24/03 09:56

> - Porquê não instalei o Mandrake antes?

É uma aposta arriscada. A Mandrake é uma empresa falimentar.

Além disso, pra que dar moral para um bando de franceses, quando precisamos gerar empregos aqui?


» Manoel Pinho () em 24/03 10:09

"Porquê não instalei o Mandrake antes?"

Já usei o Mandrake e sinceramente só vejo vantagens nele em relação ao CL no caso de um usuário doméstico iniciante, já que a instalação é mais amigável e o reconhecimento de hardware é melhor.

Depois de instalado e configurado por algum administrador experiente (que deveria ser normal em qualquer empresa) qualquer linux pode ser usado sem problemas em desktops, inclusive o Conectiva.

O maior problema da (empresa) Conectiva foi ter tentado se vender para o governo como MAIS UMA distribuição comercial de linux, em vez de ter tentado arranjar algum contrato com governos para desenvolver distribuições próprias, atendendo às suas necessidades. Na Ásia há exemplos de empresas linux apoiando governos em distribuições nacionais. O Conectiva Linux seria uma bela meta-distribuição e, assim, poderia ter um espírito mais cooperativo. Em vez de tentar vender PRODUTOS poderia vender o seu know-how para ajudar os governos a se capacitarem e ficarem independentes.


» Challado () em 24/03 10:23

Caro Manoel Pinho.

A instalação do Conectiva Linux 9.0 foi feita para um Servidor. Sua instalação inicial exigiu, dentre outras:
- Recompilação do Kernel original do Conectiva Linux 9.0 para um servidor SMP, pois a mesma apresentou problemas com o ACPI deste servidor, fora o módulo NFS, que volta e meia travava todo o servidor quando carregado. Atualizei tudo para o kernel 2.4.24, o que resolveu o meu problema.
- Reinstalação da glib, que apresentava problemas de compatibilidades com o Firebird 1.5 que utilizamos como SGBD de nossa empresa, pois o pacote glib-devel (necessário para a compilação do Firebird 1.5) estava corrompido.
- Várias horas usando o apt-get para instalar pacotes importantes, a saber: gtk, cups (que não funcionou de jeito nenhum, tive que baixar e criar o RPM no braço) e seus filtros, iptraf...
Não se preocupe... Nossa empresa possui um administrador que sabe do que está falando. :)


» andreas () em 24/03 10:45

Marcelo R. Minholi disse:
> O simples fato de não expor a público esse tipo de
> detalhe já é motivo para se desconfiar da empresa
> (note que não estou afirmando nada, só supondo).

Claro que está afirmando, não seja tolo. E ainda colocando todo mundo no mesmo saco.

Marco disse:
> "Estamos nesse negocio de Linux apenas pelo
> dinheiro" (não forma essas as palavras, mas o
> sentido,

As palavras não foram essas (mas você as usou), e você escolheu as que causam o maior impacto possível fora do contexto. Como o jornalista, quando diz que a sede é nas ilhas tal-e-tal e deixa o resto para o leitor especular.

Challado disse:
> a única coisa que se enxerga é eles falando do
> Marcelo Tosatti e do Rik van Riel, que fizeram
> "grandes alterações" no Linux e se vangloriando
> demais,

Isso eu gostaria de ver, realmente. Faz *muito* tempo que não escuto falar nesses dois, nem pelo pessoal do marketing daqui.

Manoel Pinho, Challado disseram:
> (várias coisas importantes)

É isso aí, isso que é crítica. Nada do tipo "está mal porque não é brasileira", ou "não presta porque tem sede numa ilha", "é o bicho papão".

Minha opinião pessoal sobre a distro? Ela não é fácil de usar, definitivamente é para experts e powerusers. Não precisaria ser assim, claro, e algumas coisas já mudaram para o CL10.


» Wesley () em 24/03 11:02

Fui (não me contaram, eu ouvi e vi com os ouvidos e olhos que a terra há de comer) em um encontro de informática aqui do serviço onde tivemos duas palestras a 1ª do Sr. André (da filial Conectiva/RJ), se eu não estou enganado representante de vendas de caixinhas e serviços! O cara levou um Notebook velho (deveria sem um P. 100 com 32 de RAM) para apresentar o Conectiva 9 e OpenOffice.org. Como já podemos imaginar, foi uma gozação só! Simplesmente instalaram o Conectiva no bicho e da forma que terminou a instalação ele foi apresentar para o auditório! Uma vergonha! O cara gaguejava mais que outra coisa, não tinha menor condições de falar sobre GNU/Linux, depois de 2 horas abrindo o KDE ele foi abrir o OpenOffice.org, o sistema já estava com falta de memória o OpenOffice.org só exibia o Splash e travava tudo!
Por fim! ele deixou o sistema de lado e começou a gaguejar sobre as vendas da Conectiva e da parceria com a IBM para Informatizar as Casas Bahia!
Fiquei muito revoltado já que estamos lutando para conquistar usuários pro GNU/Linux e me vem esta MULA (ouça André, MULA) gaguejar e falar e fazer besteira com o Sistema.
Pra terminar ele começou a passar uns slides (depois de muito custo, e 10 boots, o OpenOffice.org conseguiu abrir) ele começou a mostrar recortes de jornal e revistas falando do crescimento da Empresa!

TODOS ESTAVAM CIENTES QUE A PALETRA ERA UMA PALESTRA TÉCNICA E NÃO UM COMERCIAL.

A segunda palestra foi de um Representante da NOVELL ... não preciso nem falar que o cara arrebentou!
100% preparado! Conhecia o que estava falando, mostrou com detalhes o que a NOVELL está preparando, falou da integração NETWARE + SUSE LINUX e por aí vai!

Eu sempre acreditei na Conectiva, achei que poderia ser um exemplo de empresa mas agora, eu só penso nos muitos profissionais que lá estão e que em breve farão parte das estatísticas do IBGE de desempregados do Brasil!

Como o amigo disse acima, A empresa Conectiva é uma, a distribuição Conectiva é outra! Desde do início eu sempre usei o Conectiva Linux (Marumbi, Parolin e etc). Hoje eu estou com DEBIAN e não mudo!
A distribuição Conectiva chegou (ao meu ver) em seu ESTRELATO na versão 5 ou 7, mas depois disso foi só definhando, definhado e seu futuro será a das previsões de 3 a 4 anos atrás.
Só vão ficar as distriuições BOAS, as pequenas e ruins, serão ANIQUILADAS!!!

Mas seria bem interessante que "nossa" Empresa pudesse sair desse buraco e se recuperasse pois são divisas (manei, tutu, dinheiro) que perdemos e postos de trabalhos que serão fechados!

Bem, se usei de excesso me perdoem! Mas fico irado quando vejo uma empresa deste porte e com a imagem que tinha cair neste buraco por INCOMPETÊNCIA!

Vocês já imaginaram o que os contrários ao software Livre vão falar:
- Viu ... eu disse, esse negócio de Software Livre não dá dinheiro! A conectiva faliu!

- Cara.. tô sabendo de um babado fortíssimo! A Conectiva, aquela empresa de "Linux" tá falindo, Linux é muito ruim né!

- AHAHHAHA! Linux, Tô fora, vou por isso na minha empresa nada! Acabou de falir a Conectiva!

E por ai vai!


» Anonymous () em 24/03 11:06

Não adianta... Tem gente que ainda defende o CL9, apesar da M.... que ele é
Perde 3 dias pra baixar e recompilar pacotes e ainda se gava de ser "bom"
Enquanto com outra(s) distribuições você não precisa perder 3 dias pra configurar tudo...
E se o servidor está em produção?
Você vai parar uma empresa por 3 dias pra atualizar um banco de dados, pq tem que recompilar praticamente todos os pacotes que o bd depende??? na unha??? Esplique isso para o presidente da empresa, que você vai ter de parar todo o sistema de comércio dela porque a distribuição que você optou para colocar no servidor veio com uns "probleminhas" ...

Se queremos ver a adoção cada vez maior de linux em desktops, temos de apoiar o desenvolvimento de ferramentas e sistemas "estilo Mandrake", que facilitem para o usuário leigo a migração do windows, videm a iniciativa da GNU ou Gnome (não lembro) de escreverem uma "cartilha" para desenvolvimento de interfaces. Não julgue um sistema como "para leigos" somente porque ele é mais amigável. Mas não é esse o motivo desta discussão...

Não venham com esse papo de "capital piranha"! Essa eu nunca tinha ouvido.. hehehe. A saída de um banco se dá puramente pela falta de perspeciva de lucro ou até mesmo prejuízos. Se fosse lucrativa, você acha que o(s) acionista(s) venderiam a empresa?

" A Itautec vai comprar a empresa para depois embalar e vendê-la". Isso só acontece se o Valor Operacional da empresa for maior que o valor de mercado. Aí, a melhor opção mesmo é vender, porque ela vale mais morta do que operando.

Ninguém trabalha de graça, amigos. Mesmo com software livre...

Ponham isso na cabeça e acabem com essa demagogia de adoção e amores por uma distribuição e/ou sistema operacional. Sejamos capitalistas também. Vamos jogar o jogo que os americanos jogam com maestria.


» Manoel Pinho () em 24/03 11:07

Challado,

Tudo o que falei sobre Conectiva x Mandrake eu estava me referindo a desktop, não a servidores. Embora sempre se possa resolver as coisas na mão em qualquer linux (como vc resolveu), realmente o CL não é a distribuição mais prática em algumas situações mais complicadas como a que vc descreveu. Eu instalaria um Debian ou Gentoo para tentar resolver o problema antes de tentar corrigir tudo isso na mão.

Mas continuo achando o CL uma boa distribuição para colocar em desktops corporativas ou laboratórios de informática. Nunca tive problemas com acentuação, charsets, traduções em pt (não pt_BR) e etc no CL, que são um inferno em desktops que tive com várias distribuições estrangeiras quando trabalhavam com a língua setada para português do Brasil.


» Gustavo () em 24/03 19:58

Realmente, a conectiva veio caindo consideravelmente a qualidade do seu sistema ! E isso fez com os proprio usuarios migrassem para distros estrangeiras, pois atendem melhor as requisiçoes de Hard do Brasil do que o CLx da vida. Espero que a empresa que comprar nao senha "piranha" e sim que dê um Gás novo a implementação e ao marketing 1to1 que é esse marketing de escutar o usuário é que faz com que a distro se desnvolva como o SuSE,e não agir como a Microsoft


» Marlon () em 25/03 00:53

É realmente triste a situação atual da Conectiva, pois graças a ela o Linux e por conseqüência os softwares open source, têm uma grande aceitação no mercado corporativo brasileiro (78%, segundo uma notícia nesse mesmo site) e também no uso como desktop.
Usei o Conectiva Linux por muito tempo, mas tinha muitos problemas com dependências de pacotes, estabilidade e performance. Atualmente uso o Debian que considero mais estável, rápido e seguro do que as distribuições baseadas em pacotes rpm, não é por acaso que o Kurumin está fazendo bastante sucesso, pois é uma "modificação" do Knoppix que por sua vez é baseado no Debian.
Raramente vejo algum tutorial ou mesmo dicas de alguém que usou o Conectiva Linux para implementar um servidor.
Acredito que a maioria dos usuários iniciam o seu aprendizado em Linux com o Conectiva , devido a instalação gráfica, suporte ao português do Brasil e principalmente por ter sido a primeira distribuição brasileira, mas depois de ganhar mais experiência, acabam migrando para outras distribuições como Debian ou Slackware.
Coincidência ou não a qualidade do Conectiva Linux caiu, quando a empresa abriu o capital ,deixou de ser uma LTDA para ser uma S/A.


» Eu uso Conectiva () em 25/03 08:52

> Se fosse lucrativa, você acha que o(s)
> acionista(s) venderiam a empresa?

A culpa do desempenho da Conectiva é inteiramente do AMRO. Eles não são os donos? Não têm poderes de substituir quem eles quiserem na empresa? E de restruturá-la da melhor forma? Por que não contrataram executivos competentes, técnicos habilitados e representantes comerciais preparados?

A resposta é óbvia: o AMRO não entende nada de operar no mercado de tecnologia, muito menos do software livre. E ainda são especuladores esperando ganhar fortunas sem dar nada em troca para a empresa, nem para a comunidade.


> Vamos jogar o jogo que os americanos jogam com > maestria.

Você tocou num ponto importante. O que os estadunidenses fariam se a Conectiva fosse uma empresa dos EUA?

Os empresários junto com o governo decidiriam que a Conectiva é uma empresa estratégica para dar vantagens competitivas tecnológicas ao país, gerar empregos nobres e posicioná-lo como líder no cenário internacional. Chamariam um investidor que tivesse interesse de longo prazo no negócio, soubesse operar no meio, e ainda garantiriam compras governamentais à empresa, exigindo em contrapartida um compromisso forte em relação à qualidade.

É assim que funciona lá. Isso é capitalismo de verdade.

Só que você não precisa apontar seus olhos para os EUA para chegar à esta conclusão. Basta olhar a Petrobrás, por exemplo. A Petrobrás dá ao Brasil domínio completo não só sobre a extração de suas fontes de energia fóssil como também tem tecnologia própria, o que dá independência, emprego, prestígio e lucros sem precedentes ao Brasil.

Então é o seguinte: aí onde você estiver, torça, mas torça muito para a Conectiva dar certo. Por que se não der, você será o maior perdedor.


» Eu uso Conectiva () em 25/03 09:45

> Claro que está afirmando, não seja tolo. E
> ainda colocando todo mundo no mesmo saco.

Prezado Andreas,

Não adianta este tipo de discussão. Especialmente partindo de um funcionário decano da Conectiva, como você. O que o pessoal da Conectiva precisa saber, e saber mesmo, é como funciona a cabeça do consumidor, em vez de tentar mudá-la.

> As palavras não foram essas (mas você as
> usou), e você escolheu as que causam o maior
> impacto possível fora do contexto. Como o
> jornalista, quando diz que a sede é nas ilhas
> tal-e-tal e deixa o resto para o leitor
> especular.

Em vez de tentar forçar o cliente a pensar como você, você deve adaptar seu discurso à forma como ele pensa de modo dar a ele a impressão verdadeira que você quer que ele tenha de você ou da sua empresa. Às vezes você fala uma coisa crendo que o cliente vai interpretar do jeito que você interpreta, mas na lógica dele, isso vai soar diferente. Então é preciso que você pondere meticulosamente o que vai falar para que não pairem dúvidas nem possíveis especulações no ar.


> Isso eu gostaria de ver, realmente. Faz
> *muito* tempo que não escuto falar nesses
> dois, nem pelo pessoal do marketing daqui.

Toda empresa tem fases. Na fase inicial, é necessário que ela estabeleça credibilidade, então faz sentido apresentar referências. Mas, uma vez consolidada no mercado, o discurso deve ser outro, apelando principalmente para os benefícios que a empresa pode oferecer para o clinte.

O que a Conectiva pode fazer pelo cliente, que as outras distros não podem? É isso que a Conectiva precisa saber responder na ponta da língua.

> Minha opinião pessoal sobre a distro? Ela não
> é fácil de usar, definitivamente é para
> experts e powerusers. Não precisaria ser
> assim, claro, e algumas coisas já mudaram para
> o CL10.

A Conectiva tem falhas sérias de comunicação com seu público específico e com a comunidade de tecnologia em geral. Pela primeira vez na vida, vi alguém da Conectiva (no caso você mesmo) anunciar em primeira mão o lançamento de uma versão (o CL10 Beta2) e convidando os usuários a baixá-la para teste, na lista de discussão linux-br (http://linux-br.conectiva.com.br): uma lista mantida pela própria Conectiva!!!!!!!!!!!!!!!

Carácoles! A data de lançamento de todas as outras versões sempre foi envolvida em grande mistério. Era sempre um usuário que descobria por acaso que os isos já estavam disponíveis e postava mensagem na lista avisando. Mesmo com a turma perguntando insistentemente, "e aí quando saí a versão tal?", mesmo tendo dezenas de funcionários da Conectiva na lista, inclusive o ACME, não se dava um piu.

Isso é só um exemplo para marcar como a Conectiva não sabe se apresentar, com muitas falhas e trapalhadas em muitas outras instâncias de seu relacionamento com o mercado. E isso precisa mudar isso urgente.

A Conectiva tem problemas de imagem também porque não se posiciona de forma consistente. Não sabemos se ela é para power-users, usuários domésticos, servidor, ou tudo junto. A RdL não ajudava, porque não sabíamos se ela era uma revista de Linux ou da Conectiva.

Compare isso com a SlackwareZine (http://www.slackwarezine.com.br). O que é a SlackwareZine? É uma revista de Slackware. Ponto. E o que é o Slackware? No site da revista está escrito: "O slackware é a distribuição [cuja] filosofia [é] simplicidade e estabilidade. Um produto de extrema qualidade para usuários com esta mesma característica". Ponto. Existe um mote assim ampla e inconfundivelmente disseminado pelo menos entre os usuários de CL? Não creio.

A nova política de convite aos testes dos Betas parece apontar para uma mudança da Conectiva no sentido de se comportar melhor na frente de seu público. Espero que essa mudança seja gradual e consistente. Para a sorte de vocês e nossa também.


» mcmaxcc () em 25/03 10:41

Eu adoraria poder usar CL. E efetivamente utilizei as versões 4.2 servidor e 5.1 servidor, mas daí em diante eu tentei a 6.0 servidor mas dava pau em muitas áreas, tentei a 7.0 e a mesma coisa, tentei usar o suporte, e foi lamentável. Conclusão mudei de distro. Pra mim o pior é a falta de seriedade, o que no meu entender não é tão difícil de corrigir, mas necessitaria de uma mudança estratégica, o que me parece pouco provável com esse pessoal da atual administração e falo não só em relação a sede mas todas as filiais. A área comercial parece um bando de vendedores de enciclopédia barata e isso pra elogiar, o pessoal do suporte deve ter no máximo uns dois caras que entendem, por que estes poucos que resolvem estão sempre ocupados, se é que resolvem. Mas pra finalizar eu torço pra que tenhamos pelo menos umas duas ou três distros fortes que realmente façam diferença e não sejam meras traduções. Por que só assim pra o linux ser levado a sério no Brasil. E as distros brasileiras serem levadas a sério no mundo.


» Flávia () em 25/03 11:24

Olá,
Olá,
Gostaria de dizer que não fui eu quem postou a mensagem detonando a galera da cnc!!!!
Sinceramente não sei o que a pessoa que fez isso acha que pode estar ganhando com esse tipo de atitude. Não é legal se fazer passar por alguém e publicar suas opiniões como se fossem dela.
Isso dá até processo!!!!! (Calunia e difamação).

Melhor o engraçadinho(a) tomar cuidado!!!


» ruth () em 25/03 11:29

כתבה לסבתא בפורטוגזית.


» George Kihoma () em 25/03 11:42

HAHAAHAAH!!! Essa é de lascar. deixa ver se enteendi bem. O governo federal tem medo de cair no monopólio da Conectiva. Bom até onde sei o Linux tem código aberto. Ou seja, se eu tiver a capacitação necessária posso contruir uma distro a partir do zero. Ou posso alterar uma distro e personalizá-la da forma que quiser. E isso é bem mais simples que começar do zero. Ora, se estas possibilidades existem, o que não existe é essa hipótese absurda de monopólio por parte da Conectiva. Bastaria que o governo tivesse em seus quadros pessoal especializado o suficiente para fazer as alterações necessárias. A minha opinião é que o GOVERNO NÃO TEM PESSOAL COM ESSSA CAPACITAÇÃO.
Nesse caso qualquer distro a ser utilizada pode se tornar um novo monopólio.
Em todo caso o Linux ainda permite que o governo INVISTA SERIAMENTE EM UM CORPO DE FUNCIONÀRIOS REALMENTE QUALIFICADO PARA O SERVIÇO. Já o sistema M$, por ser fechado não permite isso.


» Roger Lovato () em 25/03 11:57

Olá,

Eu também sou ex-conectiva e estou sofrendo com tudo isso que ocorreu e todos temos que pensar que crises podem ocorrer com qualquer empresa do mundo, vide mandrake, motorola e muitas outras empresas que demitiram milhares de funcionarios para poderem continuar existindo. Ainda mais no mundo da tecnologia que entrou em uma grande crise.

O que ocorreu com a Conectiva, foi uma reformulação da estratégia, para que ela possa continuar existindo, seja da forma que está, seja sendo comprada, seja como for, porque ao contrário que muitas pessoas acham, ninguém está lá para brincar, muito menos seus investidores.

Houveram erros estratégicos?

Sim, houveram e é por isso que está havendo toda a reestruturação necessária para continuar existindo.

O que acontece também, é que o brasileiro não dá apoio às coisas fabricadas no Brasil, ou seja, o importado sempre é melhor do que os nossos produtos.

Sempre em listas de discussões, faculdades e outros meios, a distribuição da Conectiva sempre foi muito mais difamada do que apoiada, com comentários sem nexo e infantis, como se a distribuição fosse a pior do mundo. Será que as outras distros não tem problema?

Eu já tive problemas com várias outras distros desde quando eu comecei a mexer com linux há 6 anos e garanto que outras pessoas também tiveram. Ah! Mas eu esqueci, na mentalidade de muitas pessoas, essas distros não são nacionais, então são melhores.

Poucas pessoas reconhecem que a Conectiva ajudou muito na popularização do Linux no país e talvez se houvesse mais ajuda da população para o desenvolvimento da distribuição, a estratégia da empresa poderia ser outra.

O software é livre, pode ser copiado sem custo na internet. Enquando em outros países a população para ajudar compram a caixinha para terem o manual, os cds originais, suporte e outros benefícios, no Brasil o usuário só copia, não dá apoio, não ajuda e ainda mete o pau. Isso já é endêmico na cultura brasileira, ou seja, na nascemos assim.

Eu sinceramente torço para que a Conectiva se recupere, seja comprada ou não, porque na minha opinião, é muito importante ter uma distribuição forte em nosso país, seja Conectiva ou qualquer outra que venha a existir, mas vale lembrar que sem apoio e sem dinheiro, nada consegue existir por muito tempo.

Abraços,

Roger


» Roger Lovato () em 25/03 12:04

Agora que eu vi o último comentário da Flávia. Realmente a pessoa que fez isso foi muito sacana. Eu acho que esse sistema de comentário poderia obrigar aos seus usuários a se registrarem ou ter qualquer outro tipo de segurança, porque o campo nome, e email fica completamente aberto dando a oportunidade de postarem como quiserem.

Augusto, acho que seria interessante pensar nisso.


» Augusto Campos () em 25/03 12:32

Roger, esta é uma sugestão frequente, e a obrigatoriedade de registro tem prós e contras. Mas esteja certo de que quando a possibilidade (opcional) de registro e autenticação de usuários for um recurso oferecido pela ferramenta que suporta o BR-Linux, eu vou ativar!


» Luciano Giordani Bassani () em 25/03 15:00

Roger Lovato, agora tu tocou exatamente no ponto crítico da questão!

Este é o problema do modelo falido de desenvolvimento de software que a Conectiva se baseia... A Conectiva espera que os usuários incentivem ela, comprando as caixinhas e manuais...

Só lamento! Se a Conectiva não "cair na real" ela já era! Para que fazer tudo e esperar o apoio financeiro dos usuários??? Pq ao invés disso a Conectiva não trata o usuário como um parceiro, que pode ajudar no desenvolvimento do seu software??? São poucas as pessoas desse país que podem pagar mais de 100 reais por um software!

Veja o exemplo do Kurumin e Kalango... Com pouco investimento financeiro eles conseguiram fazer uma distro que cresce mais a cada dia!


» Helio () em 25/03 15:00

Eu concordo com todos os que disseram que os tempos aureos da conectiva foram na época do cncl 4 e 5... bons tempos! Empresa grande, muitos funcionários... mas hoje, que decepção!!! O que se vê é uma empresa
que reduz seu quadro de funcionários todos os semestres e que está cada vez mais perdendo eficiência... estou esperando até agora o patch para o openssl... :P

Mas gostaria que a cnc se re-erguesse!! Afinal, ela é o orgulho dos curitibanos... uma empresa que foi conquistando seu lugar aos poucos!

[]s


» jJosé Luís () em 25/03 15:27

Olá a todos,

A Conectiva se auto destruiu, face a falta de habilidade do corpo técnico e administrativo. O seu suporte deixava muito a desejar e seu menosprezo pelo usuário era patente. O Conectiva Linux era problemático para instalar dando erros o tempo tempo todo. Não há mistério nisso. Uma empresa vive graças aos seus usarios. Despreze o usário, junte-se a um produto defasado e defeituoso e teremos o resultado deste tipo.
Quanto a comprar produtos em "caixinha" com manual e tudo mais, isto eu sempre fiz, e se todos fizessemos isso o resultado seria o mesmo, pelos fatos já elucidados. O Kurumin Linux não precisa disto, nem o Kalango, como já foi dito, para ser bom.


» Revoltado () em 26/03 14:43

è uma lastima saber que o parte grande da população brasileira é sem cultura(ou com pouca),pois debater-se em comentários se uma distribuição linux presta ou não é vergonhoso. Se querem uma distribuição boa,com a sua contribuição, criem a sua. Agora vir defender distribuições só por que as utilizam. Primeiro aparece um louco sem senso critico(Marcelo R. Minholi), que acredita em tudo que ler. depois talvez a maior decepção(Flávio Moreira)que se for um dos desenvolvedores do Kurumin, fez a maior besteira. pois afirma varia vezes que o Kurumin não é concorrente da Conectiva, e na primeira oportunidade de difamar o a Cl, mete o pau(quase todos que aqui debateram, foram uma VERGONHA). Mas isso tudo debatido até aqui talvez seja um vergonha para toda a comunidade linux e de Sl, pois ao ver que num mundo onde a ideologia é todos por um e um por todos, pessoas dêem espaços para sentimentos mesquinhos e sem fundamentos. Ah! me referi a SL né? Huummm, é que entrando no site www.myfreebsd.com.br(da distro originada do BSD) pude notar o mesmo sentimento de inveja que reina nestes comentários. digo isso, pois lá eles também ondeiam a comunidade linux e a GPL(vale a pena conferir este site).

A todos os meus sinceros votos para que cresçam e apareçam.

Fuiii...


» Marcelo F. Duarte () em 29/03 14:03

Boa Tarde,

Sobre a noticia mandei um e-mail da propria conectiva afirmando que ela não vai ser "vendida" como disse o jornal que publicou esta mensagem, transcrevo a mesma abaixo:

"Bom dia,

A Conectiva esclarece que a notícia divulgada por esse jornal não reflete a realidade da empresa. Não há neste momento nenhuma negociação concreta sobre a venda da Conectiva."


» Murilo O. R. () em 30/03 10:56

Porque o Governo não cria uma distribuição própria, para hospitais, exercito,escolas, prefeituras e demais orgãos públicos?


» Paulo () em 30/03 22:39

Memento às palavras do fundador da RedHat...
"Sem $$$$ o Linux não vinga"...

Uso o Conectiva desde o CL4, com o qual comecei meu aprendizado de Linux...

Sou apenas um usuário... não sou técnico... de modo que não me venham pedradas... mas tenho a dizer o seguinte:

1-"o Conectiva é a meu ver (usuário) o melhor Linux para o Brasil, pois já testei várias outras distros e todas elas falharam no quesito 'suporte à língua pátria pt_br' e olhe que são distros tidas como superiores à Conectiva..."

2-"toda empresa passa por dificuldades... com a Conectiva não seria diferente.. ainda mais num país como o nosso, onde a sanha arrecadatória de impostos não pára.."

3-"que tal em vez de calúnias, difamações, mal-entendidos, discussões, etc e tal, testarmos o CL10_Beta2, que está quentinho e graças ao bom Deus e ao pessoal técnico da Conectiva disponível para download e fazer deste CL10 o melhor Linux Brasileiro que jamais houve???"
De preferência via BitTorrent:
http://distro2.conectiva.com.br/torrents/cl10_beta2-1.torrent
http://distro2.conectiva.com.br/torrents/cl10_beta2-2.torrent
http://distro2.conectiva.com.br/torrents/cl10_beta2-3.torrent

4-"concordo com todos que a Conectiva tem de melhorar (isso é óbvio), mas sem nossa ajuda (comunidade) ela e sua distribuição não vão prá frente!"

Um abraço fraternal a todos!
Paulo


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.