Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Autenticação baseada em chaves (sem senhas) usando o ssh

Notícia publicada por brain em março 19, 2004 08:41 AM | TrackBack


Este artigo do Newsforge trata de um assunto de interesse de muitos administradores de redes: a configuração da autenticação baseada em chaves no SSH. Embora outras considerações de segurança devam ser levadas em conta na sua adoção, a configuração baseada em chaves tem a vantagem de dispensar o uso de senhas durante a conexão, facilitando a automação do controle de processos remotos.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» George Tavares () em 19/03 09:18

Descobri tambem outra maneira de realizar o mesmo servico, apesar de nao tao seguro quanto o esquema de chaves. Usar o expect. Expect eh uma linguagem tipo script, que automatiza operacoes interativos. a linguagem funciona mais ou menos assim:
espera um Password, entao digite a senha.
Para facilitar as coisas, a distribuicao do expect possui um utilitario autoexpect, que grava uma sessao shell automatizada. Tipo voce faz um autoexpect ssh bablabla, fica digitando as coisas no shell, e ao fechar o ssh, voce tem um script expect que pode realizar a mesmo operacao na hora que voce quiser.
Espero que isto seja util para outras pessoas.


» Augusto Campos () em 19/03 09:34

O expect é muito útil sim, e tem suas aplicações. É bom lembrar que ele pode ser utilizado também em um esquema de ssh com chaves, evitando assim que as senhas tenham que ficar armazenadas como texto plano no arquivo de configuração/script do expect, mas permitindo a automação da mesma forma que o George sugeriu.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.