Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novell vai abrir o código do gerenciador YaST da SUSE

Notícia publicada por brain em março 19, 2004 08:30 AM | TrackBack


O YaST, ferramenta de administração integrada utilizada na distribuição SUSE Linux e suas derivadas, era reconhecido como um software de qualidade, mas sua licença restritiva impedia a redistribuição comercial, o uso por outras distribuições e a simpatia de grande parte da comunidade. Mas segundo o News.com (via Slashdot), a Novell deve anunciar nesta segunda-feira a adoção da licença GPL também para este componente da recém-adquirida SUSE. Além de merecer aplausos pela política de abertura adotada pela empresa (que espera inclusive que o YaST seja adotado como ferramenta de gerenciamento por outras empresas, nominalmente IBM, HP e Computer Associates), a medida também pode ter o efeito de remover uma das grandes barreiras à existência de imagens ISO oficiais do SUSE Linux disponíveis para download.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Oliver Pereira () em 19/03 08:41

Essa é uma excelente noticia, pois além de termos oportunidade de ter acesso ao Yast(o que era cobiçado faz um tempo),mostra que a Novell aparentemente vai cumprir o que prometeu,de continuar apoiando o SL.
"Em um evento da Novell eu perguntei isso para um funcionarioe ele disse que era "para ele isso poderia acontecer" mais não sabia de nada.

Mais o que mais eu queria saber, é se a Novell com a adoção dos dois Kernel`s em suas soluções no futuro ira tornar o Netware(o kernel) um software livre ...


» Job () em 19/03 08:47

Bom, isso ajuda a responder aos que estavam em duvida sobre o que a Novell ia fazer quando a mesma disse que ia tornar o Suse mais aberto.
Bem, agora quando chegar os ISOs, ja poderei ter a Suse como opção para meu uso em casa. Enquanto isso não acontece, fico com meu bom e velho Mandrake 10.
Ah! Alguem ai tem experiência com o RH 9 ou Fedora?
Fala verdade em portugues Fedora não é um bom nome...


» Wconserta () em 19/03 08:49

Que ótima noticia , toce para que não seja apenas boatos , o interessante é que con a liberação do YaST em GPL outras distro poderão usalo que é o caso do anaconda da RedHat onde Mandrake conectiva e outras usam , e sem duvida pode ser um sinal de termos .iso oficiais do Novel-SUSE


» Alex Maia Sanchez () em 19/03 09:00

Como eu venho defendendo a muito tempo. Administro redes Novell e Linux, qdo.recebi a noticia ref.aquisicao da SUSE pela novell, portei meu server linux de redhat para suse imediatamente. A Novell costuma tem boas e inovadoras idéias (Lembram do nascimento do NDS, pra quem ja uso sem comentários).
Isso mostra o compromisso da novell com o SL.


» Wconserta () em 19/03 09:02

Job, eu sou usuario do RedHat e Fedora , o nivel deles são os mesmo do mandrake (que é baseado no RedHat), a tradução p/ BR do RedHat 9 e Fedora estão até boas mais o que promete mesmo é o fedora core 2 com o kernel 2.6.x que esta para sair pois muitos grupos de usuarios andou ajudando o fedora á ter uma tradução melhor a nossa lingua inclusive muito usuarios do mandrake andou ajudando no processo do fedora

na minha opinião o fedora tem futuro pois ele acaba sendo que nem o debian um projeto da comunidade (é claro com patrocinio da RedHat )


» Rafael () em 19/03 09:42

Seria interessante a adoção do Yast principalmente para distros que usam o Linuxconf, como o Conectiva Linux. O Linuxconf até tenta, mas como cada distro tem suas peculiaridades, fica difícil deixá-lo redondo, se bem que a Conectiva dá a sua contribuição na adequação do Linuxconf ao seu Linux, da mesma forma terá que fazer isso para o Yast caso pretenda usá-lo.
Bom, o pouco que usei do Suse, achei o Yast muito bom e espero que ele seja aberto mesmo. :-)


» Rodrigo Romano () em 19/03 09:51

Alguns projetos para Suse ganhariam mais força.
Por exemplo o apt para Suse .


» Felipe Raposo () em 19/03 10:39

Wconserta,

não foi isso que o Job falou. Ele quis dizer que o termo "Fedora" fica feio na língua portuguesa.


» Wconserta () em 19/03 11:16

entendi errado paciencia , mais ai o problema é por causa que ele quiseram associar o nome do redhat (chapeuvermelho) com fedora (outro tipo de chapeu)


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 19/03 12:00

ESTUPENDA notícia. =) AGORA sim eu posso pensar em usar SuSE...


» Marcos de Souza (mds) () em 19/03 12:06

Sobre não existirem imagens ISO do SUSE Linux eu realmente não sabia (nunca usei essa distro :]).

Encontrei no site da SUSE o seguinte: "It is not possible to generate installation CDs from a complete download."

Ou seja, a única forma de eu instalar o SUSE aqui em casa vai ser via FTP? :-( e se precisar reinstalar algum dia?


» Incógnito () em 19/03 12:42

Já pensaram no kurumin com o yast? :-)


» Victório H. Felipe () em 19/03 13:14

Como usuário do Slackware que eu sou, não sou chegado a muitas ferramentas de configuração. Eu já usei o SuSE Linux 8.0 e o que eu posso dizer do YAST2 é que ele é simplesmente a melhor ferramenta de configuração que já vi, pois ela é fácil tanto para usuários iniciantes, como possui as opções que os usuários avançados precisam entrar nos arquivos para uma melhor configuração.
Realmente a Novell me impressionou, só espero que eles não troquem o KDE pelo GNOME.


» darkside () em 19/03 13:34

Realmente essa da Novell surpreendeu, muita gente vai se beneficiar com isso, principalmente projetos como o apt4rpm como já foi citado. Eu acho q se a Novell liberar isos do SUSE vai ser a dominação do mercado Linux.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 19/03 14:29

Parem de espalhar FUD sobre a SuSE! Esse assunto já foi esclarecido aqui no br-linux - a SuSE *permite sim* a distribuição de ISO's de sua distribuição. Detalhes (e torrentes dos isos) em http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001193.html !


» Wconserta () em 19/03 15:49

Mais se a propria novell liberar os .iso ai sim é uma grande novidade, sendo que de outra forma tem que ficar fucando em sites até duvidos para puxar os .iso fora a demora destes site não officiais


» Rafael-Santos () em 19/03 15:49

Isto é verdade, ela permite, mas não encontro em lugar nenhum. Queria muito testar o Suse e tenho uma banda de net ótima, mas não consigo a distro.

Abraços.


» Rafael-Santos () em 19/03 15:51

Meu caro Wconserta,

Vc conhece algum lugar que tenha e seja possível baixar, mesmo que lento?


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 19/03 15:56

Leiam a notícia a que me referi!

Suse 9.0 completo - 5 CDs - pela torrente http://suprnova.lagalot.com/torrents/450/SuSe_Linux_9.0_Complete_5_CDs.torrent - tem que usar bittorrent, o download é rápido.


» joaocep () em 19/03 16:01

Particularmente, acho o SuSE Linux muito confuso, pois seguidamente troca-se de diretórios de instalação .. o apache é um deles, o Yast vem com muitas configurações Default (fracas) e o Yast - Modulo de Instalação é mais confuso do que o DSelect do Debian... Acho que há muito para fazer até o SuSE ficar de bem com a maioria da comunidade.

Se é que não chegaram tarde demais.. .pois o Debian, Slackware e Fedora já possuem seus fiéis e acho que ninguém está disposto a trocar por algo tão instável.

Sei que vai gerar flames, mas não acredito no Crescimento comunitário do SuSE Linux.


» Rodrigo Romano () em 19/03 16:13

Quem disse que não existe fiéis. Olha um aqui.
Principalmente em BH ,conheço outros seguidores. Só falta criar uma igreja .:)
Quando a ser confuso , acho que você não observou um detalhe no Suse,João.
Os arquivos de configuração são mantidos durante a atualização do Suse.
Você pode ainda utilizar o Apt no Suse .http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=583


» Wconserta () em 19/03 16:24

concordo com o joaocep,. tanto que eu não gostei nem um pouco de usar o suse 8.2, sustamente por causa deste motivos que o joaocep falou, alem de ser muito mal traduzido suse para a nossa lingua, é meio confuso, porem tem muita vantagem tambem como suporte melhor a som (afinal quem banca a equipe alsa era a suse)

Enfim a novel tem muito o que melhorar no suse, e um bom começo é deixa-la 100% gpl e com iso officiais este é o caminho hehe


» Wconserta () em 19/03 16:29

Fala ai Rafael

Bem seu eu me lembro eu puxei de onde patola indicou mesmo (o links da noticia http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001193.html ) era em ftp se não me falha a memoria e era lento para puxar (no meu canbras-banda larga-cabo 256 de link)


» Rafael-Santos () em 19/03 16:39

E já tinha visto este link na notícia. Não funciona mais ou eu estou com algum problema. Acredito que está fora mesmo.

Abraços.


» darkside () em 19/03 19:12

Para achar servidores com iso's é só usar o www.filemirrors.com baixei o meu de lá. Mas como foi dito se liberarem isos oficiais vai ser bem melhor, e outra vantagem da abertura do Yast é que ele podera ser melhor traduzido para a nossa língua. E agora que a SUSE faz parte da Novell eles poderiam utilizar toda a base da novell em outros países para melhorar sua distribuição em termos de tradução.


» EdCrypt () em 19/03 20:43

Legal!
O engraçado é ter que vir a Novell (uma empresa, que apesar de antiga, é nova na comunidade, até onde eu sei) pra tomar essa iniciativa... Certamente, uma das intenções é cair nas graças da comunidade... e está conseguindo!


» Evandro Pastor () em 20/03 12:53

O link que o Patola mandou não está no ar. Pra quem quiser pegar achei este aqui:

http://barkerjr.net/pub/torrents/SuSE%20Linux%209.0%20Pro.torrent


» SlackDeb Killer () em 22/03 09:43

Viva o SuSE, viva o YaST, bando de maneh, acha que sao os caras so pq editam arquivos de configuracao na mao, logico que um ambiente grafico melhora e muito a vida dos adminitradores.
Que se danem os defensores do slackware o do debian.


» backblue () em 22/03 10:36

Voces deviam pensar mais em saber configurar as coisas por voces mesmos, e nao usar as ferramentas, pk isso leva a negligencia e outro tipo de problemas relacionados com segurança, e por falar em servers e administradores, eu tb o sou, e digo já a partida que usar RedHat ou Suse num server, é a perfeita anedota, pk n sao distribuicões NADA boas pra isso, alias acho que nenhuma "default" linux instalation é boa, requerem muito trabalho muitos kerneis com grsec compilados e com muita opcao no meio.
Quanto a desktops, fluxbox r0x, anyway kde e gnome pra mim sao os dois maus, pois sao muito pesados e tem muitos butoes, dao muito trabalho, e torna o trabalho lento e demorado pk o rato é 1 xatisse.
preocupem-se com as falhas que tem havido no kernel e em aprender algo de util, pk o kernel anda muito mau, e a security vem dai, se nao temos security no core, como poderemos ter no resto?


» SlackDeb Killer () em 22/03 13:31

backblue,
Tu so fala m..., ng ta falando de seguranca, para de querer mostrar que eh o kra, pq ng ta preocupado com vc.
Acorda...


» Squit Slacker () em 22/03 17:34

SlackDeb Killer,

Achei realmente que essa idiotice de defender uma certa distribuição já tinha acabado entre a comunidade brasileira Linux, mas graças a você meu pensamento mudou novamente...hehehehehe...você é uma piada !:D
Use, Slack, Debian, Red Hat, Fedora, Suse, Mandrake, Gentoo ou qq outra distro, mas use LINUX. Aprenda, ajude a comunidade e para de falar esse tipo de besteira.
Saber configurar tudo na mão não é ruim. Configurar tudo por programas de administração como YAST ou LinuxConf TAMBEM NÃO. O importante eh configurar direito e com segurança. O Resto eh resto...

:P


» fabio () em 08/10 13:26

Eu estou há algum tempo pensando em migrar pro suse 9.0, mas minha maquina é meio velha, é um k6 500, meu uso é domestico, mas to com medo de ficar pesado demais, ainda to rodando o win 2k, alguem sabe se vale a pena colocar o Suse nessa maquina????

Valeu qualquer ajuda!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.