Notícia publicada por brain em março 19, 2004 08:49 AM
| TrackBack
"Este documento visa falar um pouco sobre o último release da MandrakeSoft: seu comportamento nos hardwares testados, nos objetivos visados e nas diferentes formas de instalação do mesmo. Vale a pena dar uma olhada" A contribuição vem de Tiago Cruz, do site LinuxRápido.
Gente.... o texto pode parecer um tanto confuso, mas acho que ficou legal com dois autores e vários pontos de vistas, e necessidades diferentes...
Se tiverem algo a acrescentar, ficaria grato! =)
Dei uma lida por cima , e esta de parabens , sobre de estar confuso até que não, só acho que deveria aumentar o numero da fonte do texto pois em resolução de 1024x768 (a que uso ) fica ruim de ler , tirando isso esta ótimo da para ter uma noção de como esta o novo mandrake
Olá Wconserta
Obriagdo pelo seu comentário, gostaria de dizer que uso essa resolução também, no Gnome 2.4 com o browser Epiphany e fica muito bom!
Mas, eu sempre entro nas configurações do mesmo - seja ele qual for o brownser, e aumento o tamanho da fonte mínima para 12 ou 14.
Os mozillas-likes gostam de vir com essa opção em '0', o que dificulta as coisas.
E que bom que gostou do texto e não achou-o confuso!
Abraços
eu fiz a mesma coisa hehe no opera de 100% coloquei para 130% ai deu para ler sem problema .
abraços
Só estou esperando o pessoal anunciar a liberação do empacotamento deles para fazer o mesmo ;-)
Quero ver o meu Durão com o MDK10 :-)
Só um comentário construtivo, no texto está escrito:
Somente a nível de comparação, gastei vários...
É totalmente incorreto a colocação "a nível de".
Ponha por exemplo: Para fazer uma comparação, gastei vários...
Até logo e espero que não fique chateado comigo, o artigo está muito bom!
Não sei se estou enganado, mas pelo o quê eu sei poderia ser usado "Em nível de..." no lugar de "A nível de..."
Obrigado
//henrique /Paiva
xtcorp, juro que não entendi o que quis dizer =)
Rafael, seu eu fosse ficar chateado por cada erro de português que eu escrevo... acho que já teria morrido!
Valeu, arrumei lá ;)
Gostaria de saber se alguem teve alguma experiencia instlado o Mdk 10 em maquinas com hardware "leve"
Pentium 100 com 128mb.
Sim, mas sem ambiente gráfico...
P166 MHz x 32 MB RAM para compartilhar a internet... mas foi o Mandrake 9.2 =)
"xtcorp, juro que não entendi o que quis dizer =)"
OOOps! A fome me fez comer um trecho...
Onde está "Só estou esperando o pessoal anunciar..." leia-se "Só estou esperando o pessoal do (GuiaDoHardware) anunciar..." isto porque eu só tenho 'banda estreita' e utilizo as mídias queimadas por eles.
Obrigado e Abraços!
Alguém sabe qual milagre que devo fazer para conseguir instalar o Mandrake 10 no meu HD SATA? ele reconhece mas trava no instalador ... já tentei com o kernel 2.6.3(alt0), 2.4.25(alt1), expert, text e nada!
Olha, não tenho SATA, mas da uma olhada no forum do MandrakeClube e no LinuxQuestion, que vc acha algo la.
AH! Alguem ja testou o Mdk, ou qq distro com kernel 2.6.X com IDE-ATA-RAID.
Instalei o mandrake 10 no meu note. Maravilhoso!! Muito mais rápido e fácil.
O teclado do meu note está com problemas. Comprei um teclado usb externo e ele reconheceu numa boa. Mouse USB tb.
Instalei o java da IBM e está tudo funcionando perfeitamente no firefox, inclusive o site do bradesco, q sempre tive problemas.
O KDE novo está realmente mais rápido e as features novas são excelentes.
Como nem tudo funciona perfeitamente, não consegui fazer o konqueror funcionar com o java, mesmo apontando o diretório de plugins do firefox.
Alguns jogos e outros softwares não funcionaram, mas as constantes atualizações de pacotes estão resolvendo estes problemas.
O K3B só conseguiu gravar em 8x num gravador de 24x.
O tempo de boot é bem longo se comparado ao XP. Tenho os dois instalados e o tempo de boot do XP é umas 4 vezes mais rápido, contando desde o lilo até quando o KDE está pronto.
Não consegui instalar o Apollon no MDK nem com resa brava. O instalador deles não funcionou mesmo quando eu instalei os pacotes q ele pediu. Não entendo como um software tão interessante como o Apollon não tenha pacotes prontos pra as distribuições mais populares.
É muito frustrante quando nos interessamos por um software, fazemos o download e não conseguimos instalar. As vezes leva tempo pra vender uma idéia, ou convenser um newbie a usar linux. Quando eles se deparam com essas coisas, desistem. Felizmente não é meu caso, mas eu sou parte minoria.
Não consegui intalar o PySoulSeek tb...
Se alguém já instalou o Apollon e/ou SoulSeek e puder me dar uma dica, agradeço.
Augusto: Seria interessante avisar os leitores que o bradesco funciona com o java da IBM. Muitas pessoas, como eu, apanharam bastante tentando fazer o java da SUN e outros funcionarem. No caso do da IBM é só instalar o rpm e criar os links simbólicos pro firefox. No arquivo INSTALL est´tudo bm explicado.
A analise feita pelo Willian Rocha, para a versão LiveCD do Mandrake, o MandrakeMove saiu no site MandrakeLinux.com.
Para quem quiser visualizar a noticia no site do mandrake pode acessar o link abaixo.
Link: http://www.mandrakelinux.com/pt-br/reviews.php3
Fonte: MandrakeLinux.com
eu instalei e funcionou muito bem, o boot só é mais lento que o do 98 pelado (não tenho o xp, mas o meu 98 carrega MUITO rápido) por cousa das 5 ou 6 partiçoes reiserfs gigantes que tenho aqui, o que faz demorar um pouco.
o sistema ficou muito bom o kde 3.2 é ótimo, mas tenho dois problemas, um é o som, já coloquei isso no fórum mas ninguem nem me respondeu :-( , é que o bicho só funciona depois que eu paro o alsa, dô um modprobe snd-cmipci, para de novo o alsa e inicio o alsa novamente (é doido, eu sei), e tenho que fazer isso toda vez que dou boot ou reinicio o X, não sei onde procurar no site do mdk, se alguém puder me enviar o link mais preciso de onde perguntar ou achar resposta sobre isso seria de grande valia ;-)
outro problema é que depois de um tempo ligado (cerca de um dia) os filmes apresentados em qq player ficam com uma cor meio preto e braco e com um verde deslocado, muito estranho, sendo que uma vez ele simplismente não dava boot pelo X de jeito nenhum (bootei uma 3 vezes), recompilei o driver da nvidia (5336 se não me engano, é o mais novo) e voltou ao normal, mas ainda dando esses probleminhas com o vídeo (que se bem me lembro uma vez eu reiniciei o X e voltou ao normal, então acho mais provável ser problema do driver da nvidia). meu hardware é uma mobo asus tuv-4x com som onboard CM8738, uma placa de vídeo gforce-4 mx440 de 128mb da msi com um PIII 1.1GHz
outra coisa é que como a distro ainda tá meio em fase de teste os repositórios de rpm tão dando problema de dependência de vez em quando, então voltei a ser rpm hunter
com relação aos post acima, se não me engano na página de lançamento do sistema ele dizia que suportava a maioria dos chips sata, mas sem raid.
o apollon acho que tem no plf (penguin libertation front), eles tem uma repositório com um monte de progarmas e bibliotecas que não podem ser distribuidos junto com o mdk por questões legais, e sobre o soul seek, existe o nycotine, que tbm tem no plf
com realção ao java, eu instalei a última versão da sun e funcionou beleza no bb, inclusive usei o site deles como primeiro teste pois sei que é um site problemático...
Realmente muito boa a análise... Estão de parabéns!!!
Rafael,
por favor, me passe o link do plf.
Obrigado pelas dicas.
http://plf.zarb.org/packages.php
lé tem os mirrors, e se vc for em easy urpmi ele dá o passo a passo pra colocar o plf como fonte do urpmi
ninguém sabe nada sobre meus problemas?
xtcorp,
Sou de sampa Z/L.
Se quiser, lhe entrego cópias do mesmo... =)
O Apollon não testei ainda... porque estou sem NET... preciso do CD 1 e 3 para intalar o kernel-source + vppp para compilar o modulo do meu agere... mas o CD esta com meus amigos "win users"
Falows
LION,
Pelo que me consta, não pode ser problema no HD.
Experimente desabilitar em sua BiOS (Setup) o Power Management e o Plug&Play.
Tenho uma asus A7V600-x o linus red rat nao reconhece o hd sata ...Pode me ajudar
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.