Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais um plágio de documentação nacional?

Notícia publicada por brain em março 15, 2004 09:00 PM | TrackBack


É triste que esse tipo de coisa continue acontecendo. Eu sei que ninguém mais aguenta ler a respeito destes casos, mas o que não podemos fazer é fechar os olhos e fingir que não existe o problema. Conscientizar é a única forma de chegar a uma solução.

Desta vez quem publicou o alerta foi o Renato Murilo Langona, do LinuxSecurity.com.br. A nota publicada por ele, logo após receber a informação de que um documento sobre DNS enviado para disponibilização em seu projeto era exageradamente similar a outro pré-existente diz: "Após publicar essa notícia enviada por alguém da LinuxIT, Renato Ricardo de Abreu me enviou uma notificação por email dizendo ser esse um plágio de seu trabalho publicado no próprio LinuxSecurity no dia 29 de Janeiro... Estou disponibilizando no arquivo plagio.txt o que Renato Abreu me repassou... Obrigado pela notificação... Dificilmente postaremos novas notícias da LinuxIT aqui devido ao seu histórico..."

Plágio de modo geral é errado, mas se torna ainda mais incompreensível quando o documento original pode ser livremente acessado e distribuído. Como de hábito, entretanto, estamos dispostos a ouvir as explicações dos envolvidos, caso eles tenham algo a dizer.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Fabiano Rech () em 15/03 23:57

Ixi, o negócio tá feio pro lado do linuxit, ainda bem que proibi acesso a minha rede para aquele site, desculpem o frame, mas chegou em uma estagnação tamanha, que tenho que comentar algo, não contando o plágio do mrtg que o linuxit cometeu com o br-linux, somente depois do amigo Alvaro averiguar e repassar para o Augusto é que o wrochal acertou os créditos, Augusto, desculpa o comentário, mas me irrita esta conduta que alêm de denegrir a comunidade, me faz sentir lesado.

Desculpe o Flame, mas deveras nescessário!


» LinuxIT () em 16/03 02:18

Senhores,

O artigo foi publicado na Revista Geek deste mês, sendo que o autor erá o senhor (Marcelo Quiñónez), e
acabei recebendo um email do autor (Renato Ricardo de Abreu), dizendo que o artigo erá plágio.

Logo arrumei o que esta incorreto e acabei colocando uma nota informando do Plágio:

(http://www.linuxit.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=2350)

Agora desta vez a LinuxIT não teve culpa, sendo que de certa forma ajudamos o sr. Renato a descobrir sobre o plágio. que tmb foi publicado na Geek.

Algo que ninguém citou. pq?

Segundo o autor (Marcelo Quiñónez) disse que o artigo era escrito por ele e sendo GNU/GPL poderia ser publicado.

Mais esta ae minhas explicações.

Desculpas já foram pedidas.

LinuxIT.


» Alberto Sales () em 16/03 08:43

Sendo plágio ou não, o que temos de fazer é disseminar a cultura linux...


valeu


» Jack () em 16/03 09:45

Safado e sem vergonha.
Errar é humano, insistir no mesmo erro é burrice.


» Juliano Dapper () em 16/03 10:38

>Sendo plágio ou não, o que temos de fazer é >disseminar a cultura linux...
A cultura open source não contempla plagios.


» joaocep () em 16/03 10:55

Eu leio o site linuxIt e considero um bom site. o Wrochal as vezes exagera , mas é um bom site.
Acho que mesmo com o cara queimando o filme (torrou seu estúdio) ele tem postado coisas boas. mas se eu fosse ele daria uma sumida por uns tempos.


» Bode () em 16/03 11:04

Ô, mais que saco! O cara já pediu desculpas e fica neguinho dando uma de puritano! como se fosse a coisa mais certa do mundo que vc fez né o mané!
Que puxa!
Porque que ninguem falow da Geek? FDP foi o cara que assumiu para si a autoria do texto...
Eu fico besta com isso, quem nunca copiou nada sem autorização ou plagiou alguma coisa que atire a primeira tecla!
Agora todo mundo vai ficar monitorando o LinuxIt pra saber se o cara tem algum outro texto com erro nos créditos pra apostar quem reporta primeiro né...PELAMOR!


» Bode () em 16/03 11:06

...ainda bem que proibi acesso a minha rede para aquele site... Como se fosse a coisa mais certa do mundo que vc fez né o mané!


» Fernando () em 16/03 11:18

Gostaria de dizer q uso o LinuxIT a pouco tempo e gosto do site (nao do design) mas eh uma infelicidade acontecer mesmo tais coisas. Embora eu tenha feito um script para o provedor q trabalho e tenha citado o autor original (detalhe nem mesmo foi publicado, apenas para uso interno) e as modificacoes foram p/ adaptar o script ao meu uso, ainda sim achei importante citar o autor no comentario do script em shell... bom vale a dica , cuidem-se ... a comunidade esta nervosa com vcs...


» vmedina () em 16/03 11:37

Postado por: Bode em março 16, 2004 11:04 AM, 200.202.193:
Eu fico besta com isso, quem nunca copiou nada sem autorização ou plagiou alguma coisa que atire a primeira tecla!
Agora todo mundo vai ficar monitorando o LinuxIt pra saber se o cara tem algum outro texto com erro nos créditos pra apostar quem reporta primeiro né...PELAMOR!

----------------------------------------------------

1) Atira tecla! Eu não copio mas nem trabalho pra aula!!! Se o autor do artigo não deixa eu publicar o dele, eu leio aprendo e faço o meu! Isso não é plagio!

2) Melhor pra ele! Se não tivernada a temer vai ganhar um tráfego muito alto! :)

Mas concordo com você em um ponto: E A GEEK NESSA?


» Bode () em 16/03 11:47

vmedina, e aquela fotocópia (popularmente conhecida como Xerox) que você tirou dakele livro naquela matéria... toma a tecla de volta! :-)

O lance do trafego foi boa!

E a Geek? (sou leitor tb!)


» Marcello Duarte () em 16/03 13:06

Bom,

O cara errou e pelo o que ele disse, ele ja arrumou o erro.
Mas tenho que falar, ja resolvi muitos problemas com os artigos do site linuxIT, sendo assim tenho em mente que ele ajuda muitos que estão começando e tambem muitos profissionais. Agora tem umas pessoas que não fazem nada em favor da comunidade e agora querem julgar o cara.


» Linuxit () em 16/03 13:35

Senhores,

Tenho uma pergunta a fazer os moderadores dos sites BR-linux.org e linuxsecurity.com.br.

http://www.linuxit.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=2350&mode=&order=0&thold=0

Porque não citaram nome da revista GeeK.


» Toskinha () em 16/03 13:58

Pobrezinhos da LinuxIT... tão inocentes né?
São de grande ajuda, realmente... passam o dia todo navegando e copiando material de outros sites, de revistas. E depois publicam tudo como uma "enxurrada de artigos". Ah, não, esqueci, tem uns artigos novos, de 15 linhas(sério, eu contei) que poderiam ser substituidas por uma só. Ah, e claro, ofender quem não cai nesta história de "somos inocentes", já que quando não acreditei naquela historia fiada de iptables-online tive que ouvir ofensas machistas. Mas, afinal, "isto que é um administrador". LinuXIT , afinal até que o nome é perfeito...


» Pé na Cova () em 16/03 14:01

Aqui nesse BLOG PESSOAL chamado de BR-Linux vocês acreditam em tudo né ? se Eu falar que um texto é meu então ele é meu e nao do autor que saiu em revistas e em sites ?

É a palavra de um contra o outro, vocês nao tem provas de quem fez o que !

A SCO acusa o Linux de ter copiado parte de seu codigo pq niguem acredita então ? So pq se trata do linux ? hehehee palavra de um contra o outro pensem e reflitam antes de acusarem alguem de plagem!

Todos sao inocentes antes que se provem ao contrario.

Eles nunca sitariam o nome de uma revistinha Geek da qual fazem parte uhahauhauhau vc sitaria o nome da sua empresa que te paga todo mês uma graninha né ? auhahau

Abraços

Pé na cova
www.penacova.com


» Augusto Campos () em 16/03 14:02

William: nem o documento que o autor original do texto encaminhou, nem a notícia do LinuxSecurity que eu li mencionam a Geek (os links para ambas as informações constam no corpo da notícia).

Até ouvi dizer que este artigo saiu na revista também, mas não tive acesso à revista para conferir. Se for o caso, acredito que seja algo interessante para os autores envolvidos verificarem, e estarei aqui disponível para publicar as conclusões deles, se eles me encaminharem ou quando sair em algum outro website com credibilidade, como foi o caso de ontem.

O que não posso fazer é adivinhar. Se a mensagem disponibilizada do autor não menciona, e se o editor que foi iludido para publicar em seu site o artigo como se fosse original também não menciona, eu não teria como saber ;-)

Mas obrigado por perguntar!


» Linuxit () em 16/03 14:07

Toskinha,

Na boa ninguém copiou nada, e sim foi um artigo plágio do ser Marcelo,

Será que você sabe ler?

Caramba tanta gente ignorante, depois que falar absurdos dizem que é MACHISTA.


» leozao () em 16/03 14:07

hahaha
linuXIT.com.br
Hilario hehehehe
Se nao me engano o Wrochal ja teve alguns incidentes com um site nacional de seguranca tbm, pelos mesmos motivos que estamos vendo.

Acho q era da epoca que o site de seguranca estava dando brindes ( livros ) aos melhores artigos publicados.

Simplesmente teve uma "enxurrada" de artigos do nosso amigo.

Alohas


» lilux () em 16/03 15:06

Isto é muito irritante, pois, "piás-de-bosta"(rapazes-bunda-mole) pegam conteúdo de outras páginas para encher linguiça na página que cria. O fato é que a internet fica cada vez mais com conteúdo repetido e com muito lixo. Escrevam qualquer palavra no google pra ver o quanto de bobagem que aparece antes de coisas importantes. Isto dificilmente vai acabar porque a galera é sem noção mesmo!!!


» Pé na Cova () em 16/03 15:08

Eu acho que você deveriam ver o filme Revolution OS, e ver o que é verdadeiramente uma comunidade GNU / Linux e nao essa merda de comunidade do Brasil que esta virando um clan fechado formado por Br-Linux, LinuxSecurity e Linuxchix, quem determinou que você sao os mestres, que vocês sao os dono da verdade? Quem tornou o Br-Linux um tribunal para julgar as pessoas ? Nem juiz de nada você sao !
Quem formar Clan vai fazer site de Windows!!! Você nem mesmo sabem o significado da palavra comunidade pelo visto ahuahuah!
Que vergonha colocar uma noticia incompleta sem sitar a revista Geek quem diria que o juiz Augusto Campos, faria uma coisa dessas !

rs tinha que ser uma Toskinha mesmo risos

Abraços

Pé na Cova


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 16/03 15:17

Pé Na Cova,

Favor propor lugar alternativo onde possamos saber dos atos errados feitos em nome do software livre e julgá-los.


» Pé na Cova () em 16/03 15:42

Caro Senhor Mestre Patola (Cláudio Sampaio),

Melhor lugar de todo é o Tribunal,
o cara plagiou o autor real deve processar ele e nao ficar colocando aqui nesse blogzinho, que nada tem a ver com isso!

SCO acha que linux copiou seu codigo e o que a SCO fez ? veio aqui ficar colocando noticizinhas nesse blogzinho claro que nao! Processou !!!!!!!!!!!!!!!!

E quem deve ser processado nao é quem publica so para ajudar a comunidade (seja a Geek etc..) e sim quem copiou!

Think it !
Augusto Campos not is Linus Torvalds(cover).
hehehehe!

See U !

Kiss!


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 16/03 16:11

Algumas coisas são difíceis de irem pros tribunais até ter comprovação. Eu acho válido a abordagem aqui - coloca-se num lugar público onde inclusive o acusado tem chance de se defender (embora por vezes seja totalmente achincalhado, mesmo com uma defesa verossímil).

Num tribunal o envolvimento de tantas pessoas que esclarecem o assunto é improvável. Além do mais, um processo no tribunal demora muito tempo, é burocrático, etc... aqui qualquer um pode falar. Isso tem seus pontos negativos mas os positivos também contam!

É ótimo para causas pequenas. Pode não ser tão bom para causas sérias como as da SCO, mas mesmo assim ajudam todo mundo a ficar informado.


» Rafael-Santos () em 16/03 16:24

Caramba! Já tá sobrando pra tudo mundo, até pro Augusto!

Acho incrível que o linuxit sempre tá envolvido nessa bagunça!
Acho isso uma grande injustiça!!!
hehehehe
Antigamente os flames eram de qual é a melhor distribuição melhor linguagem ou melhor SO... bons tempos. Agora só se fala em plágio. Prefiro os flames antigos, sempre se podia tirar alguma informação deles.
Vou tentar iniciar um agora!!!
O SLACK É UMA DROGA, PREFIRO O SUSE QUE FAZ TUDO. ODEIO FICAR EDITANDO ARQUIVOS DE TEXTO E ISSO SÓ COLA PRA CDFs IDIOTAS.
hehehehehehe

Abraços
Rafael-Santos


» Cova no Pé () em 16/03 16:32

O Augusto ultimamente tem tido umas atitudes irreconheciveis...

Pra que ficar noticiando isso? Virou site jornalista investigativo agora?

Dá ficando uma merda isso aqui!

Méritos pro Renato Langona, apenas nao posta mais noticias que venham da LinuxIT, pra que ficar fazendo tudo isso?

Isso tem um cheiro de algo pessoal!


» Augusto Campos () em 16/03 17:02

Sinto muito que não gostes que eu mencione o assunto, Pé na Cova. Mas eu acho que o que não faria mesmo sentido seria a atitude oposta, que é tomar conhecimento do fato (ou mesmo da alegação) e não noticiar. Não sou juiz de nada, apenas publiquei a informação recebeida de fonte digna de confiança, mencionei qual era esta fonte, e deixo que cada um conclua.

Na notícia abri espaço para os envolvidos se manifestarem, e espero que o façam. Na ausência de manifestação (ou de coerência), acredito que todos tirarão suas próprias conclusões. Mesmo eu já tendo explicado a razão de não ter mencionado todos os envolvidos aqui nos comentários, você ainda assim insiste neste ponto, e neste caso eu sugiro que você releia os comentários anteriores.

De qualquer forma, obrigado por sua contribuição, ainda que ela tenha sido no sentido de querer restringir ou censurar a lista de temas que deve ser abordada no meu 'blog pessoal', como você chama na intenção de ofender.

Felizmente o número de opiniões consoantes com a sua é pequeno, e percebe-se que a maioria da comunidade tem interesse em ver acabar o costume de plagiar documentos livres, desrespeitando as licenças pelas quais tanto lutamos.


» José Roberto Kerne () em 16/03 17:12

Amigos,

Ja sabemos dos acontecimentos, inclusive também já fomos algos deste tipo de plagios, de artigos, e inclusive, com leitores do plágio, enviando reclamação diretamente para mim, como se "nós do Dicas Linux" fossemos os plageadores... uma total infelicidade.. quando fui ao google, busquei pelo nome do artigo e achei pelo menos mais uns 5 sites com o mesmo artigo.. totalmente copiado... Realmente uma falta de respeito para com o autor.

Enviamos email aos autores dos artigos, e vemos que isto é ruim para a comunidade que deve sempre se ajudar.. e não simplesmente publicar informações com direitos autorais desrespeitados ou ignorados.

Uma pena que isto continua ocorrendo.. mas é da natureza humana, infelizmente.

O que temos a fazer ?
Publicar os ocorridos, lutar contra este tipo de injustiças, e os autores, principalmente, precisam agir contra isto.

Esperamos que a Comunidade como um todo, participe para ajudar nestes tipos de ocorrência.

Abraços a todos os amigos.


» Bode () em 16/03 17:14

Na boa, os chorões da Net deveriam escrever um Livro, registradinho e coisa e tal, Daí sim, eles teriam como reclamar de alguma coisa...
Caiu na NET, meus amigos, já era! Essa Toskinha que é uma mala mesmo, fica aí toda chorona porque..."Ai copiaram meu texto" ...pelamor minha filha! Escreva um livro então... se bem que do jeito que você é mala é bem caaz de vc tentar processar uma turma de estudantes se eles tirarem cópia do seu livreto!

Bora acordar minha gente, caiu na Net é copiado! Besterira ficar chorando miséria!
Eu sou a favor da copia! Seja do que for, MP3, fotocópia, texto, video clipe... Duvido quem aqui não copia nada!
Uma coisa é copiar, outra é fingir que o conteúdo copiado é obra sua! Ficar chorando por causa de um howto é muita frescura!
E também concordo que "a comunidade" não é formada por Br-Linux, LinuxSecurity e Linuxchix... Tem muito linuxer anarco-punk que tá se lixando pras regras. Não importa de onde vem a informação e sim sua utilidade!
Repito, os chorões que escrevam um livro, mas já vou avisando... As máquinas da Xerox estão cada vez melhores!


» Rafael-Santos () em 16/03 17:50

É...
Já vi que não existe mais os amantes de um bom flame. Até o meu ídolo, Patola, já não responde mais. Nunca vou esquecer daquelas mais de 100 mensagens sobre o Slack. Uma coisa é certa, não agüento mais ouvir falar de Wrochal e Linuxit e odeio ler os posts com frases sem o menor sentido que ele escreve.
Acho que esse cara já teve muitas chances de se consertar e como não fez isso, está na hora da comunidade começar a ignora-lo e deixar ele publicar o plagio ou qualquer outra porcaria que quiser. Basta não falar mais dele. Pelo amor de Deus, quem agüenta ouvir (ler) de novo esse papo???

Rafael-Santos

Obs: OOOO Toskinha! Posso depois te mandar um e-mail? Cada post seu fico morrendo de vontade de te conhecer!!!!! Com todo respeito, claro!

Rafael-Santos
DM9DDB Propaganda


» Rafael-Santos () em 16/03 17:51

É...
Já vi que não existe mais os amantes de um bom flame. Até o meu ídolo, Patola, já não responde mais. Nunca vou esquecer daquelas mais de 100 mensagens sobre o Slack. Uma coisa é certa, não agüento mais ouvir falar de Wrochal e Linuxit e odeio ler os posts com frases sem o menor sentido que ele escreve.
Acho que esse cara já teve muitas chances de se consertar e como não fez isso, está na hora da comunidade começar a ignora-lo e deixar ele publicar o plagio ou qualquer outra porcaria que quiser. Basta não falar mais dele. Pelo amor de Deus, quem agüenta ouvir (ler) de novo esse papo???

Rafael-Santos

Obs: OOOO Toskinha! Posso depois te mandar um e-mail? Cada post seu fico morrendo de vontade de te conhecer!!!!! Com todo respeito, claro!

Rafael-Santos
DM9DDB


» Bardo () em 16/03 18:55

Bom, há exceções, mas acredito, pelo português e posicionamento quanto ao assunto, que a maioria dos que criticam a manifestação de autores sobre plágio nunca criou nada.

Não é crítica à não-criação; mas *criar* é algo muito importante para a maioria dos autores. Cada obra produzida, por mais simples que seja, é como uma filha.

Justamente por isso acredito ser importante respeitar os direitos e vontades do autor: se ele quer vender a obra e não quer que copie, não copie. Ele liberou sob uma licença da FSF ou CC? Copie à vontade, mas *nunca* negue seus direitos autorais de paternidade sobre a obra.

Quanto ao Português, ninguém é perfeito. Porém, o que acontece é que algumas pessoas têm tratado com a língua como algo irrelevante. Podem saber 20 idiomas, mas não saber um mínimo do idioma pátrio, independente da nacionalidade em questão, considero um tanto vergonhoso, não acham? Um simples dicionário do lado às vezes já resolve...

[]s


» Linux it tem uma bela fama () em 16/03 19:55

Nao e de hoje que esse site linuxit tem essa ma fama.Eles copiam a torta e a direita a muito tempo artigos de sites por ai, nem pedem autorizacao ao site que publicou o artigo, muito menos aos criadores dos mesmos.
Vejam os artigos do site deles, e comprovem or vcs mesmos.

Eu ja vi muitos outros sites se queixarem desse cara que administra o linuxit.


» Marcos Laureano () em 16/03 22:14

Senhores,

O "plágio" nos acompanha desde a pré-escola. Quem nunca fez uma pesquisa de história simplesmente copiando o texto da Enciclopédia Barsa ? Os professores nunca falaram nada... Em suma, somos "doutrinados" desde a infância a copiar....

Na graduação é que somos "coagidos" a citar bibliografia, etc....

Como professor posso afirmar uma coisa, se TODOS os professores ensinassem o valor de citar uma referência bibliográfica. Se todos os professores "reclamarem" e não aceitarem "plágios" como trabalho, esta cultura de copiar iria diminuir sensivelmente... hoje como professor e orientador de graduação/pós-graduação, se eu pegar um trabalho "plagiado" simplesmente mando o trabalho ser refeito ou utilizo o compasso para dar a nota... é claro que não sou infalível, e as vezes alguns trabalhos "plagiados" parcialmente acabam passando pelo meu crivo (só percebo depois que dei a nota, quando acabo achando o texto original na internet/livros).

Alguns comentaram que se cair na internet está livre para cópia. Muito pelo contrário, uma obra publicada (mesmo que na internet) deve ter o seu autor reconhecido, sendo passível de processo judicial (se o autor original quiser e puder provar, é claro).

Outra coisa, o minímo que um autor deseja é o reconhecimento por seu trabalho. Pois para escrever alguma coisa, é necessário estudar/pensar/testar/etc... E a única coisa que um autor deseja é ser reconhecido por este trabalho....

Atire a primeira pedra quem nunca gostou de um reconhecimento por um trabalho bem feito !!! O reconhecimento é que motiva as pessoas a escreverem e contribuirem cada vez mais com a sociedade.


» Alexandre Martins () em 17/03 01:53

Prezado senhor alcunha (pode pluralizar se quiseres)

Interessante que tu chamas este site de "blogzinho pessoal, numa intenção clara de desqualificar o trabalho alheio. Interessante por dois motivos, Primeiro, tu acedeste a este "blogzinho" mais de uma vez para opinar. O que fazes num "blogzinho. Segundo, como percebi que tu não gostas de "blogzinhos pessoais", qual é mesmo a ligação para o teu sítio, ou talvez portal da internet que tu seguramente deves desenvolver com um imenso grupo de colaboradores?.

Ora, por favor, a questão se desvirtuou. Nem sempre concordo com as posturas do Augusto, entretanto, reconheço-me com freqüentador assíduo de seu site que tem-me sido muito útil, entre outros por suposto, para manter-me informado a respeido do que se passa no mundo linux. Então, senhor alcunha (se a carapuça servir pode ser para mais de um), por favor, um pouquinho mais de respeito pelo trabalho alheio e pelo tempo dos que se interessam por ler comentários.

Alexandre Martins
ale.martins@uol.com.br
www.institutoarcoiris.org.br


» lilux () em 17/03 03:22

É, realmente, quando não é copiando, os bostas vem escrever merdas. fica chato ler assim... até perco a vontade de usar a INTERNETEEEEEs

Uma comunidade é assim? Vocês são a parte ruim. estão todos gritando: - VIVA A LIBERTINAGEM!!
- Vamos copiar tudo, vamos colocar o endereço de email de todos pras maquinas de spam colocá-los na listinhas do spam; todos vamos fazer páginas iguais de INTERNETEEEEs.. assim, quando eu escrever uma coisa no google todas as paginas vão ter a mesma coisa. - Que maravilha.. digitei aquela palavra no google, veja que maravilha..
1.000.000.000 de resultados.. e o melhor de tudo?? são todos iguaizinhos!!!!

desculpe a todos que não mereceram esta mensagem.


» Tiago () em 17/03 07:53

Voces falam isso pq nunca ninguem plagiou algo de vocês.. Espera até ver alguem levando creditos por algo que você fez para ver se sua ideia continua a mesma!


» Fabiano Rech () em 17/03 09:46

Esta do "blogzinho Pessoal" soa mais como um ataque motivos logicamente de uma certa inveja do que uma difamação, todo mundo em sã consciência sabe que este site é a referência no brasil, mas mesmo que contivesse "opniões pessoais" cabe a cada um ler e criar a sua própria base ideológica, até uma criança faz isto! Agora o boicote ao linuxit é algo inevitável, pesquizem lá os que dizem que o site ajudou em algo, e vejam o que foi escrito realmente pelo wrochal ou sua equipe, muito pouco, o resto é somente replicagem.


» Jorge Nascimento () em 17/03 10:22

Linuxer anarco-punk?!??!
Tive até dificuldade para escrever isto. O q siginfica isto??? algum tipo de culto religioso? Deixa para lá.
Pescar com a vara dos outros eh facil, poxa gente todos vcs criam alguma coisa, então, aos que copiam, respeitem isto.
Imagine se chega um caboclo lah em casa pega o meu filho (Guilherme Chacalzinho) e sai por ai dizendo q eh dele, olha o problema.


» vmedina () em 17/03 11:08

» Postado por: Bode em março 16, 2004 11:47 AM, 200.202.193:

vmedina, e aquela fotocópia (popularmente conhecida como Xerox) que você tirou dakele livro naquela matéria... toma a tecla de volta! :-)
--------------------------------------------------
Pô Bode! Aquilo era uma apostila safada que o colégio me vendia! E aí nesse caso nem é plágio é quebra de copyright! Pirataria escolar! :P
--------------------------------------------------

Agora também já virou baixaria! Gente atacando o Linux IT, o Augusto, a Toskinha, as Linux Chix e por aí vaí. Acho isso tudo um despropósito.
O Linux IT e o wrochal podem ter copiado os créditos errados, ou a geek colocou errado o que é normal e corriqueiro e nada ofensivo se corrigido na próxima revista, mas se corrigiu e todos desconfiam dele pelo IPTABLES Online.
O Augusto é uma pessoa tão decente que não fez, como poderia por ser o dono do site, uns cortes nos comentários.
A Toskinha já foi plagiada, e se não me engano com um trabalho inclusive publicado na PC-MASTER, o que é extremamente desmerecedor com um profissional do nivel dela, e ela não tem nada a ver com a dicussão que não é sobre ela.
Sinceramente as melhores palavras pra quem quiser defender o wrochal é "ele corrigiu não foi?". Se a GEEK errou ela irá corrigir a falha no próximo número, como sempre fez.
E sobre vir dizer que a comunidade não se restringe a 3 sites, só posso dizer que se quero notícias sobre linux, SL e trabalhos da comunidade acompanho pelas listas do br-linux.org e do noticias linux. Se quero entrar em um site É só o Bbr-linux.org porque primeiro sai aqui e depois nos dos outros. Outro bom é o viva o linx que é cheio de tutorial. Agora não venham chamar de clubinho a competência dos 3!
E se foi corrigido já foi bem feito! Se foi a Geek que errou confio que irá corrigir no proximo numero.
[]s a todos!
ps: parem de ofender as pessoas e ataquem o problema.


» desafio () em 17/03 11:46

vamos inovar, que tal um desafio criar um outro esquema para DNS, ao inves de ficar cagando na moita !!!


» Cova no Pé () em 17/03 12:15

Falei,

Acho que isso virou palhaçada... Acho que o Augusto errou dessa vez, vai ficar sacrificando agora o cara?? O que se ganha com isso?

O cara já se queimou sozinho anteriormente, pra que postar isso novamente? Me diz, pra que?

Acho que br-linux tem tomado outros rumos... Isso só acaba com a imagem do site! Discussões bestas e quem motivou isso foi o próprio dono do Site.

Agora temos justiceiros... tsc, tsc, tsc.


» Carlan Calazans () em 17/03 12:28

A cada comentário que vejo, mas indignado eu fico. Mas o que dizer a respeito? Posso xingar, pelo menos? Não é claro que não. Mesmo após ler esses comentários continuo visitando o BRLinux sempre que posso e, isso não vai mudar, pode ter certeza.

Me calo com essas palavras em mente:
"Não ter como se defender, desmentir o acontecido no passado deve ser algo muito difícil de se encarar, a pessoa entra em desespero, quer atingir a todos que puder alcançar, em uma tentativa inútil de deletar o ocorrido, arrancar essa memória de sua mente. Por que ao invés de um tiro no ouvido, não trabalhar em dobro para se redimir? Ah, me lembrei de um detalhe, plagiar é mais fácil do que criar."


» Flávio Oliver Slivcker () em 17/03 12:50

Caro Renato,

Eu estou rindo até agora desta ideologia de plágio falsa criada por você! o Cara tá querendo sair melhor na foto isso sim.

Como vocês podem ver melhor nesta URL aqui...
http://www.linuxsecurity.com.br/info/general/plagio.txt

Você me desculpa, mais eu que sou Prof. Doutorado nesta área já alguns anos e uma boa bagaem, notei uma coisa muito interessante, que é:

90% deste texto é pura e crua tradução do Livro O'Reilly DNS & Bind, acho que ninguém plageou ninguém... se tem alguém que precisa prestar contas, com certeza é para os hostmasters da HP.com (Paul Albitz e Cricket Liu) que são os criadores edital deste livro. ou no pior dos casos... A Editora Campus (http://www.editoracampus.com.br), responsável por esta publicação em Português (direitos sobre a tradução!)

Estou apenas postando o que percebi, e por falta de cultura e observação de muitos, uma simples crise de idêntidade de muitos por aqui, cria uma boa e até mesmo exagerada, quantidade de informações errôneas, como claramente podemos ver aqui.

Estou a disposição para qualquer exclarecimento,
meu e-mail particular: flavio.slivcker@ig.com.br

WebSite com documentações ainda em desenvolvimento, porém meu CV está online a disposição de muitos.

Agradeço mais uma vez a teste espaço.

Att.
Dr. Flávio Slivcker
Analista de Segurança


» Lucas () em 17/03 13:16

è isso ai "desafio"!
o pessoal fica perdendo tempo com coisas que nao são pró-ativas!

e concordo com você tb Flávio Slivcker!!
eu tenho esse livro e tem muita coisa semelhante mesmo ... só tem safado em!
Renato espetinho em! querendo passar em cima dos caras da LinuxIt!

lembre-se... Pró-Ativo!


» William da Rocha Lima () em 17/03 13:17

Caro Augusto,

Se eu to falando que saiu na revista, é a verdade, porque iria inventar esta história?

Já que estamos falando de plágio vamos lá.

Tem tanto artigos que eu escrevi que é plágio, mais como isso eu sei que acontece, eu não vou ficar arrumando problemas.

Tenho coisa mais importante a fazer do que ficar publicando notas, e quando acho plágios até entro em contato com o responsável para arrumar.

Não vejo motivo de fazer toda esta baixaria, teve sites como www.aplinux.com.br / comunidade.vaspsoft.com.br que fizeram plágios e eu não fiz todo este reboliço.

Agora se é marcação de sr. Renato e Brain, não sei, mais eles estão conseguindo o que querem.

Parabéns,

William


» William da Rocha Lima () em 17/03 13:27

Nossa pelo que o senhor Flávio Slivcker, esta falando nem o Marcelo é autor do artigo, então é uma pura tradução.

E agora senhores como vai ficar?

Porque o nome da linuxit esta no meio desta confusão, e o que será feito pelo moderador do site.?

fico no aguardo,


» Augusto Campos () em 17/03 14:13

Cova no Pé, como eu disse anteriormente, acho interessante sua opinião, você é bem-vindo aqui ainda que seja para achar besta esse tipo de notícia. Também como eu disse anteriormente, acho que "besta" seria tomar conhecimento deste tipo de fato e não tomar nenhuma atitude.

Mas longe de achar que esta discussão seja inútil, acredito no oposto: é deste tipo de discussão acalorada que pode nascer a conscientização sobre o valor da originalidade dos documentos, ou pelo menos da manutenção das informações sobre a autoria.

William, que atitude você acha que o editor do site deve tomar? Há uma informação disponível, e eu a noticiei. Você depois acrescentou aqui nos comentários que há uma revista envolvida, e eu naturalmente estou verificando, para (se for o caso), noticiar também. Espero que você tenha compreendido que eu não teria como adivinhar o envolvimento de outra entidade nesta situação se ninguém me avisasse. Agora que você avisou, claro que vou me interessar em descobrir, e noticiar se vier a descobrir algo. Se estivesse em casa, bastaria ir até a banca da esquina e comprar a revista, mas não é o caso nesta semana.

Quanto 'a análise indicando que ambos os textos bebem da fonte de um terceiro, claro que haveria interesse em publicar as conclusões a respeito, se alguém me encaminhá-las. Fico feliz que isso tenha sido exposto aqui nos comentários, porque claramente enriquece a discussão.

Agora, insinuar que está havendo alguma perseguição é meio despropositado. Se eu tivesse inventado alguma coisa, mentido sobre a fonte, ou deixado de publicar denúncia semelhante sobre algum outro caso, até poderíamos discutir a postura. Mas costumo dar atenção (e publicidade0 a todos os casos similares ocorridos, e o fato de você estar envlvido em boa parte dos que chegam a mim não é culpa minha.

Obrigado por sua colaboração mesmo assim
Augusto


» Alex Kaziami () em 17/03 18:34

Ô Pessoal

Eu Já vi esse texto do Renato em outro site de guias de Linux em Dezembro do ano passado, eu não to muito por dentro do que esta acontecendo; mais num foi ele naum que escreveu!!

acho que é como o Flávio Slivcke comentou e o William da Rocha ressaltou, não é de nenhum dos dois o texto, se foi realmente traduzido de quem é então final?


» Renato Murilo Langona () em 17/03 18:41

Saudações,

Não querendo discutir "títulos de nobreza" (pessoas hoje em dia utilizam isso como reforço às suas idéias ao invés de simplesmente desenvolvê-las), o texto foi colocado à disposição e a publicação do original (do outro Renato, o Renato Ricardo de Abreu) foi feita bem anteriormente à publicação do Marcelo.
Flávio (posso te chamar simplesmente de Flávio, não posso?), não sei se você se refere ao Renato Murilo (eu) ou ao autor do artigo original (Renato Abreu) quando diz "estar rindo", de qualquer forma, as referências bibliográficas estão no final do documento... Se seguirmos sua linha de pensamento, o DNS and BIND seria uma compilação de documentações oficiais...
Não podemos confundir "pesquisa" com "cópia"... Os 2 textos estão à disposição, assim como as reclamações do Renato Abreu. Até agora, apenas o autor do segundo artigo não se pronunciou, interessante...

Abraços a todos.


» Renato Murilo Langona () em 17/03 18:52

O mais engraçado aqui é que a página do Dr. Flávio não existia até poucos minutos atrás... E ainda MAIS engraçado, é que o currículum que foi postado na página do Dr. Flávio é, PASMEM, o currículo o sr. Alessandro Santiago dos Santos, que pode ser acessado aqui:

http://www.ime.usp.br/~santiago/cv.html

Será o Dr. Flávio um pseudônimo do Alessandro ou essa é mais uma tentativa desesperada de encobrir um caso de plágio da LinuxIT ?

Fica a dúvida no ar e deixo aos srs. leitores o poder da decisão...

Abraços...


» Romano () em 17/03 18:58

PQP! Ate curriculum o pessoal ta plagiando! O pessoal da LinuxIT deve estar correndo agora pra tirar o http://www.flavioslivcker.ubbi.com.br/cv.html do ar
Voces sao uma vergonha!


» Rafael-Santos () em 17/03 19:27

Meu Deus!!! Os dois curriculos são idênticos!
Como pode? Os dois trabalharam nos mesmos lugares? Talvez eles sejam amigos e fizeram as mesmas coisas juntos!!!
rsrsrs

Eu é que não consigo parar de rir agora!

Abraços
Rafael-Santos


» Bardo () em 17/03 19:41

É o que digo: dúvida sobre alguém? Pergunte ao Oráculo!

http://www.google.com/search?q=%22Alessandro+Santiago+dos+Santos%22&ie=utf-8&oe=utf-8

http://www.google.com/search?ie=UTF-8&oe=UTF-8&q=%22Fl%C3%A1vio+Oliver+Slivcker%22


» Alex Kaziami () em 17/03 19:49

Nossa que confusão tudo isto aqui!

eu que sou muito ingênuo ou não estou entendendo o que acontece?


» KillLinuxit () em 17/03 19:55

Ehhe e agora wrocha? o que voce me diz ? vai fechar este site linuxplagio ou nao ?

hauhau

Wrochal a piada Nacional!

Ate rimou!


» vmedina () em 17/03 20:14

Rapaz!!! Confie em ninguem. E a verdade está lá fora!!!! :P
E eu achando que a questão do investimento da MS na SCO era esquisita!


» Ricardo () em 17/03 20:15

Se tem gente se escondendo ou não eu não sei, mais uma coisa eu to começando a ter certeza, acho que traduziram coisa do livro, mais eu faço isso na facudade e meu prof. não considera copia... afinal é ou pode ser condiderado copia?


» Odair Melo () em 17/03 20:21

Pessoas,

Eu pelo menos tenho como provar tudo aquilo que eu escrevo, será que as pessoas envolvidas neste caso tem como provar tb? até agora num ví nenhum pronunciamento do outro cara lá?!
assim como o "Langona" falou...

é que nem a Toskinha citou... plageiam ela toda hora nos sites que se dizem "fazer noticias", nessas horas será que existe o bom senso?!

eu acho essa ideia totalmente errada de plágio, mais o que eu to começando a entender é que foi uma tradução e nao um plágio então??

Para os analistas textuais de plantão, isso muda em algo?


» Wesley () em 17/03 20:36

Alguém sabe me dizer o que é:

1) Copiar um texto

2) Plagiar um texto

3) Utilizar um texto como base para um outro texto

4) Utilizar um texto como fonte de referência

5) Impreguinar meu texto com idéias lidas de um segundo texto

Acho que não sabemos muito a diferença entre estes itens, alguém pode explicar?


» NixGuy () em 17/03 21:07

Oxe! taum até falsificando CV aqui ié?
tá ficando "quente" isso aqui em! :-P

num sô nenhum expecialista na área e nem quero ser, mais a unica coisa que sei, é que alguns textos que leio de linux são muito parecidos, e para mim nem me interessa quem foi qui escreveu, e sim se eu to conseguindu aprender algo que li, pelo menos eu só mexo com vendas, sou apenas um vendedor!

tá ai minha opiniao, espero que seja algo construtivo.


» Wesley () em 17/03 21:30

Vocês estão querendo algo para fazer, então ai vai! Olhem que vergonha!

Deixa eu por o local de origem senão vão dizer que eu plagiei o texto!

Veja o testaque entre ">"

Origem: http://www.kdevelop.org/
Conteúdo:
13. March 2004 - We have a new German translator, Philipp Wagner, welcome to the team. We resurrected an old Brazilian Portuguese translation we had but we are still missing all the files in the 3.0 directory. So we are still looking for a Brazilian translator.

Tá faltando gente pra trabalhar!
Vamos fazer alguma coisa útil ao invés de ficar discutindo se A = B != C logo (C != A) & (C != B).

Vcs já prestaram atenção que até nos telejornais tem plágio de notícia?
Ligue a TV as 18:00 e vc vai ouvir as mesmas notícias em todos os canais e DETALHE com o mesmo texto!
Se você mudar da Rede Record para a Band ainda poderá ver o Wagner Montes nos dois canais falando a mesma notícia!

Vamos lá!
Deixem de bobeira e vamos ajudar algum projeto legal!

Eu mantenho aos trancos e barrancos o tclbrasil.cipsga.org.br, tenho demorando um pouco para atualizar o conteúdo mas pelo menos não fico usando o google como fonte de inspiração!

Vamos tentar ser criativos e não 'copiativos'!

Chega ser chato você ir em 100 sites e ver a mesma coisa, as mesmas apostilas, os mesmos tutorias.

Somos ou não somos o povo mais criativo da Terra?


» Augusto Campos () em 17/03 21:55

Wesley:

Eu concordo contigo que o importante é ser construtivo e criativo. Particularmente não vou deixar de continuar fazendo minhas atividades para ficar aqui discutindo plágios e outras canalhices (tipo invenção de doutores e cópia do curriculum alheio). E sugiro que ninguém o faça também - invistam seu tempo em criar, em aprender, e em outras coisas que levem ao crescimento pessoal e da comunidade.

Por outro lado, a existência deste tipo de discussão é essencial. Vendo o ponto baixo a que chegam as pessoas para tentar justificar seu ponto de vista torto (a ponto de criar personagens como o "Pé na Cova" e o "Dr. Slivcker"), sem convencer ninguém, outras pessoas talvez se convençam de que não vale a pena optar por este caminho, e que ao invés de tentar aparecer exibindo a pesquisa alheia como se fosse sua, mais vale contribuir para esta pesquisa e tornar-se co-autor - ganha o autor original, o co-autor, e principalmente a comunidade.

Eu sei que muita gente acha chato este tipo de discussão, e fica se perguntando o que ela está fazendo em um site sério. Entretanto, acho que chega de calar-se sobre isto. O problema existe, e enquanto a comunidade não repudiá-lo, ele só vai ficar pior.

E canibalizar o trabalho alheio, além de não acrescentar nada para a comunidade, desestimula a criação original.

Acrescento que após verificar que de fato o mesmo artigo também consta na Geek deste mês, entrei em contato com a revista sobre esta situação, já obtive resposta e acredito que em breve teremos uma nota dela a respeito para publicar neste espaço.


» Evandro Guglielmeli () em 17/03 22:23

Augusto,

por coincidência eu comprei a revista ontem à tarde e posso resumir a rápida averiguação que eu fiz da seguinte forma:
Site LinuxIT (página do artigo em 17/03 22:00): conforme o wrochal anunciou acima, o artigo mantido no site dá crédito de autoria para Renato Ricardo de Abreu.
http://www.linuxit.com.br/modules.php?name=Sections&op=printpage&artid=427

Site LinuxIT (página de anúncio do artigo em 17/03 22:10, com link encontrado no google): o anúncio do artigo permanece com crédito de autoria para Marcelo Quinónez.
http://www.linuxit.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=2310

Revista Geek (n. 41, páginas 28 a 31): o artigo tem crédito de autoria atribuído a Marcelo Quinónez.

Não fiz uma comparação extensiva entre os dois materiais, mas observei que a revista não inclui o gráfico da estrutura do DNS presente no artigo publicado no LinuxIT.
Numa comparação rápida entre os dois materiais, parece-me que o material publicado na revista Geek sofre dos inevitáveis cortes por limitação do espaço editorial da mídia.

Não busquei nem verifiquei nenhuma outra referência ao artigo.

Espero que estas notas possam ser de utilidade a todos.

Evandro Guglielmeli


» Evandro Guglielmeli () em 17/03 22:29

Ops!

Enquanto eu lia os comentários (antes de postar) o Augusto estava postando o comentário acima.

Bom! Pelo menos eu tentei :-)

Evandro


» William da Rocha () em 17/03 22:32

Caro Renato,

Eu não iria me passar por Flávio p/ escrever, algo.

Como vc disse:

Será o Dr. Flávio um pseudônimo do Alessandro ou essa é mais uma tentativa desesperada de encobrir um caso de plágio da LinuxIT ?

E se você esta afim de arrumar confusão, esta cada vez mais conseguindo.

Algo que esperava..rs

Até que eu iria me passa de tal p/ se defender.

Ridiculo. E este comentário do tal kill, deveria ser homen em colocar o nome.

To de saco cheio de pessoas ficarem fazendo tals comentários.

Faz assim crie acls no squid, regras de iptables, crie regras no ISA Server o que seja e bloqueie o www.linuxit.com.br.

Grato.


» Augusto Campos () em 17/03 22:41

Obrigado, Evandro.


» William da Rocha () em 17/03 22:53

Agora só falta publicar uma nota:


LINUXIT CRIA personagens como o "Pé na Cova" e o "Dr. Slivcker"


Para querer se safar do Plágio, mais como disse e vou repetir, a LinuxIT publicou o material que o Marcelo envio. Não foi a LinuxIT que escreveu.

E não faria algo deste genero, para que?

Tanto que pela classe de IP, nem imagino.

Triste.


» Augusto Campos () em 17/03 23:54

Acho que ninguem disse que o Linuxit criou o Pé na Cova, William. Apenas comentei que quem plagiou e apoiou o plágio não se contentou: foi mais além no comportamento desagradável e criou os personagens para tentar dar sustentação à história. Mas você entender que eu estava falando do LinuxIT é interessante.


» Renato Murilo Langona () em 18/03 00:10

Saudações,

Wrochal,eu não disse que você se passou por Flávio, essas são palavras exclusivamente suas. Eu disse que essa foi mais uma tentativa de encobrir o que estava sendo dito aqui sobre o plágio.Leia novamente o meu comentário. Seja quem for, teve um grande trabalho montando um site temporário e copiando todo um C.V. apenas para tentar sustentar o personagem. Interessantes também são os erros de português dele, como usar "mais" no lugar de "mas", interpretar um "mestrado" como "doutorado", dentre muitos outros.

Abraços...


» William da Rocha () em 18/03 02:00

è interessante, que você coloca para o pessoal tirar as conclusões, e já falam que eu estou fazendo isso.

Cada coisa.


» Pé na Cova () em 18/03 02:13

Quem ta plagiando meu nick ae e falando meu nick em vão ?

Quem me criou foi o Br-linux.org com essas noticias que permitem gerar frames e mais frames que eu adoro Lotar o banco de dados com meus comentatios nutritivos e esclarecedores!

Quando os anonimos falam mau do senhor o senhor nao gosta não é senhor brain ? hehehe Talves os anonimos que falam mau dos outros seja você senhor
Augusto Campos mascarado, quem posta essas noticias ridiculas aqui pra gerar Frames é o senhor Augusto Campos nao fui eu, entao nao reclame de nos a comunidade Anonima que você ama tanto hehehe!

Você ja deram uma visualizada nos textos e artigos e tutorias do senhor Augustos campos da data de 1996 copiado de livros e etc.. destes textos ele nao fala nao é mesmo ? huaauhauh

Pê na cova esta de olhos em você cuidado!

Talves eu seja o proprio Augustos Campos(Pink) so para gerar mas polêmica quem sabe !

Polêmicas gera Fama! Eu nao to aqui pra acusar niguem nem pra defender niguem eu so mostro a verdade e nada alem disso hehehe!

Abraços
Comunidade GNU / Linux, Anonima do Brasil!


» Dr. Slivcker () em 18/03 07:54

Estar falando minha santo nome em vão. Eu Dr. Slivcker morar na Moldávia no provincia do Lost and Found e conhecer a Linux como ninguém. Estas Brasilieras are crazy !


» Augusto Campos () em 18/03 08:38

Virou comédia já, mas era previsível :)

Se surgir algum fato novo, por favor enviem como sugestão de notícia, que aí a gente atualiza. Aqui, acho que responder aos fantasminhas já virou dispensável!

ABraços e obrigado a todos pela participação na discussão - é chato, mas tem seu papel na conscientização.


» Outra pessoa () em 18/03 10:42

Renato Murilo Langona,

O mais interessante de tudo isso é, que você coloca para o pessoal tirar as próprias conclusões, e já falam que "eu" estou fazendo isso.

Querem saber minha opinião?
Acho que o Renato que diz ser autor daquele artigo, só quer fama!!


» Dr. Slivcker () em 18/03 14:51

Este outra pessoa ser uma individuo muito chata ! Para com isso e vai arrumar algo para fazer, depois povo dizer que este mala ser eu ! Crzay people !


» Ponto final () em 18/03 15:12

Resumo da ópera:

Espalhar o conhecimento é a finalidade das comunidades Opensource, Freesoftware e outras.
Para tanto vale lembrar:
-Que o copyleft permite fotocopiar, transcrever, reproduzir de outras maneiras e enviar matérias de outros autores para outros veículos de informação desde que se mencione: autoria de fulano, contribuição de beltrano. Manter o crédito de autoria é a pedra fundamental que permite construir uma comunidade sólida em princípios e valores que exaltem e desenvolvam o conhecimento.
-Confundir divulgar o conhecimento com o plágio, é priorizar a vaidade de ser notado em detrimento de ser reconhecido pelo trabalho e intelecto aplicado.
-Produzir conhecimento é frutificar, criar derivações do conhecimento absorvido do ambiente, ambiente este formado por outros indivíduos que produzem conhecimento, criando um círculo virtuoso.
-Existem diversas maneiras de se expressar o conhecimento, mas o que torna diferente dois trabalhos sobre um mesmo tema, mais do que as palavras utilizadas são o modo como as idéias são exprimidas com certa subjetividade pelo autor, subjetividade essa que evidencia o estilo e a forma de pensamento do autor. Quem copia sem ter conhecimento do tema, trai-se por evidenciar pouca clareza na escolha das palavras, ou seja, não tem idéia do que está escrevendo.

Você pode até passar de ano plagiando trabalho alheio, mas não estará produzindo nada de valor para si ou para a comunidade.

Pense nisso e veja se você é guiado pela fome de fama ou de conhecimento.

Grato pela atenção.


» LinuxIT () em 18/03 16:35

Senhores,

Caso tenha interesse em saber a conclusão acesse o link:

http://www.linuxit.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=2368&mode=&order=0&thold=0


» Augusto Campos () em 18/03 17:34

William: bela "conclusão".

Mas como eu disse no e-mail pessoal em resposta ao seu pedido durante a tarde, estou à disposição para publicar algum fato novo que você tenha a oferecer, que ainda não tenha sido publicado aqui.

Fora isso, o choro é livre, e não me surpreende que você prefira dizer que eu me neguei a publicar alguma comunicação que você tenha enviado, que estou conspirando, ou algo assim. Da mesma forma não me surpreende que você esteja de novo ameaçando fechar seu site, ou algo assim.


» Renato Murilo Langona () em 18/03 17:42

Wrochal, voce conclui que estamos tentando te prejudicar, mas um projeto querendo prejudicar outro publicaria noticias como essas abaixo?

http://www.linuxsecurity.com.br/article.php?sid=8179
http://www.linuxsecurity.com.br/article.php?sid=8148

So para citar 2... Acho que o unico tentando prejudicar a LinuxIT aqui eh voce mesmo agindo dessa forma ao inves de apresentar sua defesa (espaco eh o que nao falta)...

Abracos...


» Go Let Out! () em 18/03 18:00

Bato Palmas para o "Ponto final", falou tudo! incrivel!


» LinuxIT () em 18/03 18:03

Senhores,

O que não entendi que por email pedi para publicar uma nota dizendo apenas que a LinuxIT, foi vitima.

Só isso, mais teve muito impasse, ou estou errado? Se tiver contorno o erro, pq estão querendo me prejudicar com outros sites "Não estou dizendo que são vocês" e sim alguém.

Agora porque, a Linuxit não é nem comparavel com a BR-Linux e Linuxsecurity.

Tenho muito a agradecer ao Brain e Renato.


» Augusto Campos () em 18/03 18:05

ok, pode deixar que eu publico, se aí você prometer que pára de choramingar. Pode ser?


» Lucas Martinez () em 18/03 18:21

choramingar essa foi boa brain estou morrendo de rir.

Agora e serio chamar a todos como panelinha e uma boa ou seja varias pessoas.

Nois da comunidade LinuxDicas, LinuxRapido, LinuxBsd entre outras não publicamos mais nada que vem do LinuxIt para não termos problemas como esta havendo toda semana ou seja vai que publicamos algo e esta sem fonte, creditos ai ja viu neh ?

Mais publica a nota brain para ver se ele para de choramingar (rs)

Podemos escrever um livro Comunidade Linux x Projeto LinuxIt quem esta falando a verdade ?

E isso ai publica a nota para vermos.


» LinuxIT () em 18/03 18:26

Caro Augusto,

Melhor coisa que faz, esquece então não precisa publicar nada por estou choramingando como o senhor, disse.

Agora este tal de Hyperblade deveria cuidar melhor do Projeto dele, e outra coisa acabei de receber um email da LinuxBSD, agora não posso revelar detalhes.

Mais de qualquer forma grato pela colaboração,

William


» lss () em 18/03 18:35

Enquanto vocês discutem bobagens , o windows reina. Nunca vi "comunidade" tão desunida.


» Augusto Campos () em 18/03 18:38

Publicado com citação em itálico e tudo, espero que agora você mude de assunto e nós possamos todos ir cuidar de assuntos produtivos e criativos.


» Pé na Cova () em 18/03 18:43

mais como assim
"...Assuntos produtivos e criativos..."
como por exemplo: HOW TO MAKE A PERFECT PLAGIO?

isso ainda não tem no Linuxdocs! hehehehehe!


» So quero ver os comentários () em 18/03 18:47

Caros amigos, não venho defender/acusar ninguem, mais gostaria de mostrar algo:

"Escrevi um artigo para a Revista do Linux número 11, que saiu com o
título "Ameaça Pingüim", se alguém coleciona, vai ver o meu nome lá,
passado algum tempo, a Revista simplesmente retirou os créditos do autor
do texto. Mesmo pedindo várias vezes para que os créditos fossem
colocados novamente, fui ignorado.
Eis que para minha surpresa ainda maior, ví o mesmo texto na página do
CIPSGA, então no dia 01/12/03, mandei um e-mail pro Djalma Valois, a
quem sempre nutri um profundo respeito e consideração, e fui igualmente
ignorado, espero até hoje ansioso por uma resposta dele, ainda que
negativa e nada ocorreu. Neste momento respondendo a este e-mail, olhei
na página do CIPSGA e ví que meu texto continua lá, todavia os créditos
não foram incluidos."
Este é um texto de uma membro da Lista PSL-Brasil.
Agora pergunto a voce Murilo, essa pegação toda no pé da LinuxIT, acho que é pq a CIPSGA é acima de qualquer suspeita.

Acho que o problema de Plagio é uma coisa muito séria, mais é uma realidade dentro de toda a comunidade, ou será que ninguem aqui ja copiou algum texto de outro site...?
Talvez essa conversa já tenha ido longe d+ e o pior não trouxe beneficio algum pra todos nós...
E uma ultima pergunta: Quem me garante que esse tal Renato Abreu é realmente o autor deste texto?


» So quero ver os comentários () em 18/03 18:49

Desculpe-me o equivoco...
Para os colecionadores da revista...
O nome do autor é Maruen Said


» Augusto Campos () em 18/03 18:56

Caro "Só quero ver os comentários", que nenhum de nós aqui tem a menor idéia de quem seja ;-)

De fato este tipo de discussão é horrível, e eu preferiria que elas não ocorresssem, ou que acontecessem bem longe de mim.

Mas ignorar este problema não vai fazer com que ele suma, e enquanto os plagiários e publicadores de plágios puderem contar com o silêncio constrangido do restante da comunidade, o canibalismo do esforço alheio vai continuar.

Caso aquele cara cujo texto você citou tivesse me procurado, eu certamente teria dado voz e espaço a ele, ou encaminhado o assunto de alguma forma que pudesse auxiliá-lo.

Mas certamente não é porque no passado não houve solução para um problema que vou deixar de tentar corrigi-lo hoje.

Augusto


» wrochal () em 18/03 19:00

Agora pergunto pq o Brain, tem tanta birra da LinuxIT, pq recebi mais de 10 emails falando que a BRLINUX é um site de prestigio, e queria saber pq o sr Augusto Brain.

Foca qualquer problema que esteja relacionado o nome William / wrochal / LinuxIT.

Exemplo coloquei um script de MRTG do brain num fórum e o mesmo logo de manhã já estava dizendo que estava vilando GPL.

Detalhe coloque abaixo Fonte: BR-LINUX, será que esta errado?

Fala a verdade isso já virou marcação, tem muitos sites que já plagiaram meus artigos e olha se for ficar perdendo meu tempo em correr atras disso to ferrado, não trabalho, não como e nem nada.

Um exemplo entre no google e pesquise algo sobre "Implementando IPtables no Linux"

sem comentários.

grato,


» So quero ver os comentários () em 18/03 19:04

Caso aquele cara cujo texto você citou tivesse me procurado, eu certamente teria dado voz e espaço a ele, ou encaminhado o assunto de alguma forma que pudesse auxiliá-lo.

Afinal de contas vc pode resolver este problema, pq se puder, é so entrar na lsita do PSl-Brasil e sair procurando todos os lesados, que por sianl são muitos. PIADA.

Caro amigo... varios problemas como esse são uma contantes... A LINUXIT errou sem duvidas, mais vc quer que ela faça o que, feche? pronto entre com uma ação judicial de "direitos autorais" e processe vc não vai dar exemplo melhor.
O Wilian é uma vacilão, se foi de proposito é um mane, se foi despercebido é muito burro, mais este tipo de discursão so vai gerar mais desgaste e desavença da propria comuniade.


» Augusto Campos () em 18/03 19:10

Ué, eu já publiquei a notícia que você queria. Pensei que agora você ia parar de ficar chamando.

Não tenho birra contra você não, até continuei publicando chamadas pras coisas que você publicava mesmo quando você se envolveu naqueles plágios.

Mas nada contra você querer se passar por vítima, acho que o pessoal está até se acostumando e acompanhando como se fosse uma cena de novela, sabendo desde já qual é o final.

Mas já cansou. Eu publiquei a notícia que você queria, agora você podia fazer o que prometeu, né?

Augusto


» Augusto Campos () em 18/03 19:12

Caro "Só quero ver os comentários": embora eu tente intervir nas questões que tenha conhecimento, querer que eu me inscreva em uma lista ou visite um site para *procurar* problemas alheios é um pouco de exagero.


» So quero ver os comentários () em 18/03 19:18

comedia comedia comedia...
o BR-Linux ta igual ao Programa do Ratinho...
Deixou de se discutir problemas serios para passar a fazer piada dos concorrentes... :)

Bye, voces são bons d+ para mim...
Adeus mestres


» Augusto Campos () em 18/03 19:47

Quando foi que deixamos de discutir problemas sérios? E quando foi que fizemos alguma piada com os sites de Windows? Ou você chama de concorrentes os demais sites da comunidade Linux? Com estes de modo geral estamos bem, e também não temos hábito de fazer piada com eles não.

Mas já que você está de saída, "bye" também!


» Petia () em 18/03 22:34

Postado por: wrochal em março 18, 2004 07:00 PM, 200.153.191:

Um exemplo entre no google e pesquise algo sobre "Implementando IPtables no Linux"

--------------------------------------------------

Procurei no google e não achei nada... não era pra achar nada?


Meu Deus, como esses caras escrevem mal. Não dá nem pra tentar entender as justificativas e defesas dos caras pois eles simplesmente ignoram qualquer regra gramatical que torne sua escrita decifrável. Lamentável!


» bah () em 19/03 07:25

comunidade de cu eh rola... .
a 6 anos atras quando comecei nao tinha tanto artigo e tinhamos que nos virar, hoje ta tudo muito facil acho que voces todos que falam em "comunidade" e os caralhos tem que se foderem principalmente o sr.augusto campos que tem uma cara de falso da porra e a srta sulamita que quer sera a revolucionaria ulta-jovem.... pau no cu.....


» bah () em 19/03 07:27

ah pra quem nao sabe sulamita == toskinha


» Renato Ricardo de Abreu () em 19/03 09:39

Caro Flávio Oliver Slivcker,

Como professor de doutorado (se você realmente é um) deveria ter lido o meu artigo e ver que em cada parte do texto existe citações de onde o texto foi obtido, inclusive do livro DNS BIND. Antes de falar algo, como professor de doutorado e analista de segurança, procure se informar melhor e ler o artigo inteiro.
Também gostaria de citar aqui que acredito que não houve má fé da LinuxIT e da Revista GEEK, como saber se o texto é ou não da autoria de um autor ou não?. O que quero é justiça, me sinto roubado pelo Sr. Marcelo Quiñónez, que, copiou até a minha conclusão.
O artigo foi baseado num trabalho realizado por mim aqui na Secretária de finanças do estado da Paraíba, e a medida que ia realizando o trabalho ia escrevendo o artigo. O próximo artigo que iria publicar (não sei mais se vou) séria como fazer o serviço de DHCP atualizar hosts num servidor de DNS Dinâmico
Quero agradecer a Renato Murilo Lagona e a Augusto Campos, pela imparcialidade.
Mandei e-mails para a Digiart (editora da revista Geek) e eles me informaram que o Sr. Marcelo Quiñónez iria entrar em contato comigo, e ele nunca entrou. Todos os contatos por e-mail que fiz, envie copia para ele e não obtive resposta.
Eu particularmente acho esse tipo de coisa um absurdo, tudo bem que você use um "copiar-colar" mas cite a fonte, e copiar conclusão é muita "cara-de-pau".

Obrigado,

Renato Ricardo de Abreu


» Ponto Final () em 19/03 10:21

Olá Renato Ricardo de Abreu,
Esta é para você pensar um pouco antes de criar falsas acusações, como já citado alguns "posts" acima.

Resumo da ópera:

Espalhar o conhecimento é a finalidade das comunidades Opensource, Freesoftware e outras. Para tanto vale lembrar:

-Que o copyleft permite fotocopiar, transcrever, reproduzir de outras maneiras e enviar matérias de outros autores para outros veículos de informação desde que se mencione: autoria de fulano, contribuição de beltrano. Manter o crédito de autoria é a pedra fundamental que permite construir uma comunidade sólida em princípios e valores que exaltem e desenvolvam o conhecimento.

-Confundir divulgar o conhecimento com o plágio, é priorizar a vaidade de ser notado em detrimento de ser reconhecido pelo trabalho e intelecto aplicado.

-Produzir conhecimento é frutificar, criar derivações do conhecimento absorvido do ambiente, ambiente este formado por outros indivíduos que produzem conhecimento, criando um círculo virtuoso.

-Existem diversas maneiras de se expressar o conhecimento, mas o que torna diferente dois trabalhos sobre um mesmo tema, mais do que as palavras utilizadas são o modo como as idéias são exprimidas com certa subjetividade pelo autor, subjetividade essa que evidencia o estilo e a forma de pensamento do autor. Quem copia sem ter conhecimento do tema, trai-se por evidenciar pouca clareza na escolha das palavras, ou seja, não tem idéia do que está escrevendo.

Você pode até passar de ano plagiando trabalho alheio, mas não estará produzindo nada de valor para si ou para a comunidade.

Pense nisso e veja se você é guiado pela fome de fama ou de conhecimento.

Grato pela atenção Mr. Renato Ricardo de Abreu.


» Augusto Campos () em 19/03 10:28

Lei das discussões sobre plágio: não importa o quanto o autor original fundamente sua alegação de plágio, em algum ponto da discussão irá surgir alguém querendo argumentar que a vítima do plágio é quem está errada ao requerer o crédito de sua autoria.


» bah () em 19/03 10:37

Como assim "Pontofinal"?

Tu tá fazendo uma metáfora é? Quer dizer que o Renato Abreu tá querendo criar polêmica? ou entendi mal?


» bah () em 19/03 10:43

Socorro!
outra Metáfora!

você pode me explicaar o que tu tá querendo dizer Caro, Augusto Campos!?


» VirtualMen () em 19/03 11:01

Desculpa a todos, mais acabei de iniciar minha leitura aqui, e não me acho do direito de criticar ninguém profundamente, mais irei postar uma pesquisa que fiz, e me deixou muito curioso.

Alguém que está mais por dentro do assunto poderia me ajudar entender, desculpa mais uma a vez em respeito a todos as mensagens postadas aqui.

Como todo e qualquer curioso, iniciei a leitura do artigo completo citado neste site.
http://www.linuxit.com.br/modules.php?name=Sections&op=viewarticle&artid=427

Gostei muito e parabenizo quem quer que seja o real autor, o importou para mim, foi justamente a fácil leitura do inicio do texto.

Notei muitos exemplos e uma imagem dando um tipo de destaque ou propaganda á um domínio que tem um nome chamativo, um tal de mundo-erva.

fui pesquisar se isto existia na fapesp, e fiquei até impressionado em saber que existe, um domínio com este nome, e está no nome de um tal de "Marcelo Henrique Saes Quinõnêz, registrado em 2001 se não me engano.

e vi que no site:
http://www.linuxit.com.br/modules.php?name=Sections&op=viewarticle&artid=427

Removeram os creditos dele e colocaram deste outro cidadão que diz ser o criador do texto, Renato Abreu, sinceramente eu não estou entendendo quem copiou quem?!

"Ponto Final & Augusto Campos", vocêis que com suas lindas e polposas palavrar parece ser pessoas de maior cultura, poderia me tirar a dúvida de quem foi que escreveu o que!? e onde foi publicado o que!? para gerar tantas mensagens aqui nesse cantinho do brlinux?

não quero criar mais polêmica, li cara absurdo ai em cima (nas outras mensagens), apenas estou por fora do que está realmente acontecendo.

desculpa mais uma vez, em respeito a todos, "pegar o carro andando"...


» Augusto Campos () em 19/03 11:20

Caro VirtualmEn:

Não sei o que são as "lindas e polposas palavrar" que você atribui a mim, mas claro que posso tirar tua dúvida sim.

O que está acontecendo é que um autor contestou a originalidade de um texto publicado em outros veículos, e esta contestação recebeu divulgação. Houve réplica por parte do autor a quem foi atribuído o plágio,e agora eles estão discutindo entre eles, aparentemente com intervenção de profissionais da área jurídica.

Quem são estes autores, e onde seus textos foram publicados, é uma informação que você pode verificar nas notícias já publicadas sobre o assunto.

Não está havendo divulgação do andamento das discussões, acredito que por opção dos envolvidos - salvo ocasionais comentários postados em websites públicos.

Por alguma razão um dos veículos citados resolveu mudar os créditos do texto já nesta etapa da contestação, mas não sei te informar os motivos - você teria que perguntar a ele. Talvez ele disponha de alguma informação que não foi ainda divulgada. Por outro lado, talvez não.

Eu, como editor de website com ênfase na cobertura das notícias da comunidade Linux, aguardo algum fato novo para noticiar. Entretanto, até o momento não houve - apenas discussão contínua dos fatos já divulgados, incluindo diversas trocas de insultos e outras manifestações que poderíamos dispensar, mas que infelizmente são inevitáveis neste tipo de discussão intensa.


» VirtualMen () em 19/03 11:34

Augusto,

Já que umas mensagens mais acima, estava falando de metáforas, usei uma no sentido cultural.

"Lindas e polposas palavrar" = pessoas que estão mais por dentro deste assunto! (pelo menos aparentemente)

Me desculpe se estiver errado!

Agora comecei a compreender melhor...
Resumindo, existe muitas pessoas querendo um puxar o tapete do outro?!

Mais ainda não se sabe o que está havendo, bom, ficarei atento nas notícias de seu site, e deste outro na qual estava postada o artigo.

Mais uma vez obrigado pela atenção Augusto,
Tenhamos um bom dia, a todos.


» VirtualMen () em 19/03 11:36

Augusto,

Já que umas mensagens mais acima, estava falando de metáforas, usei uma no sentido cultural.

"Lindas e polposas palavrar" = pessoas que estão mais por dentro deste assunto! (pelo menos aparentemente)

Me desculpe se estiver errado!

Agora comecei a compreender melhor...
Resumindo, existe muitas pessoas querendo um puxar o tapete do outro?!

Mais ainda não se sabe o que está havendo, bom, ficarei atento nas notícias de seu site, e deste outro na qual estava postada o artigo.

Mais uma vez obrigado pela atenção Augusto,
Tenhamos um bom dia, a todos.


» Augusto Campos () em 19/03 11:54

Se das informações que eu repassei você chegou a este resumo, tenho que temer pela sua capacidade de interpretação de texto, já que pela de se expressar não há mais espaço para temor, a julgar pela amostra fornecida.

Sério, ficar postando comentários usando outros nomes e proxy não vai dar certo se você não mudar o estilo da escrita :) Talvez tenha gente que não perceba, mas os que percebem já estão rindo há dias desta tentativa!


» Renato Ricardo de Abreu () em 19/03 12:29

Olá Sr. "Ponto Final" (?)

Não sou levado por vaidade e sim por um trabalho ÁRDUO de três semanas, que outra pessoa pegou acrescentou um pedaço de texto, NÃO mudou nem a conclusão e assinou como dele !
Sr. "Ponto Final" já escreveu algum artigo ? será o senhor "Marcelo Quiñónez" ?
Desculpe, mas não estou querendo fama, só justiça ! para poder continuar contribuindo com a comunidade.
Muito antes de publicar o artigo na LinuxSecurity e no Linuxmen eu tinha enviado o artigo para dois doutores em duas Universidades federais do país e pedi para os mesmos confirmarem atravês de e-mail a data de recebimento e o conteúdo de artigo.
Assim que me confirmarem vou diponibilizar no meu site pessoal para acabar de vez com as dúvidas.

Renato Ricardo de Abreu


» VirtualMen () em 19/03 12:35

Augusto,

Quem está postando comentários com outros nomes e proxy aqui?

Com certeza não sou eu, estou apenas acessando a internet de dentro da empresa que trabalho, não sei ao exato como funciona a infra aqui na empresa.

Me desculpe, mais uma vez a muitos que não deveriam estar lendo este tipo de palavras por aqui, mais já estou começando a duvida da seriedade destas mensagens.

Att,
Rafael Lins (VirtualMen)


» Black_Demony () em 19/03 16:54

É Renato infelismente nós que quebramos a cabeça para tentar ajudar o povo, somo alvos de pessoas incapazes de fazer algo por si propio, mais esquenta não mano isso so prova que ainda existe milhões de pessoas incapaz de se trabalhar de forma incorreta e honrada, quem sabe não erá um trabalhador da microsoft. hehehe
Mais tudo foi provado.

Abraços

Jackson Braga

User a froça - Leia os Fontes


» Black_Demony () em 19/03 16:54

É Renato infelismente nós que quebramos a cabeça para tentar ajudar o povo, somo alvos de pessoas incapazes de fazer algo por si propio, mais esquenta não mano isso so prova que ainda existe milhões de pessoas incapaz de se trabalhar de forma incorreta e honrada, quem sabe não erá um trabalhador da microsoft. hehehe
Mais tudo foi provado.

Abraços

Jackson Braga

User a força - Leia os Fontes


» bah () em 19/03 18:05

Oi Black_Demony
já saiu as provas? onde eu acho!?


» Alberto Sales () em 19/03 18:10

hehehe o povo aqui está precisa relaxar viu, vo6 tão precisando é de sexo isso sim!
procurem suas mulheres urgente, se é que vo6 tem!


» William da Rocha () em 20/03 02:02

Senhores,

Como o Augusto citou acima, que esta esperando mais alguma novidade sobre este plágio para notificar a comunidade. Claro isso é o correto.

Como o senhor Renato Ricardo de Abreu, enviou mais prova concreta do que o Marcelo , claro que no ato coloquei o nome do senhor Renato Ricardo de Abreu.

Até que prove do contrário.

Cordialmente,


» Morvan () em 20/03 02:11

O meu primeiro artigo para a comunidade linux foi "implementando UDMA no Linux" ou algo similar, justamente para este prestimoso site. poucos dias após sua publicação, visitando o LinuxIt, vi-o, em sua quase totalidade, mas diferentemente do site ora, sem os créditos do autor, como seria de bom alvitre. não protestei, não por abdicação, mas por achar que, malgrado o não reconhecimento dos créditos, o importante seria a sua difusão e a conseqüente ajuda à comunidade; pois bem. vejo que aquele não parecia ser um caso isolado; lastimável! como disse um postante neste fórum, tais pessoas que não reconhecem os créditos autorais não têm noção da importância deste reconhecimento, digo melhor, não entendem que o reconhecimento da autoria é a própria "contrapartida" para o autor(a)/pesquisador(a).
concordo com o augusto: esta discussão, malgrado árdua e desagradável, será frutífera, pois dela advirá maior consciência por parte dos participantes da importância dos créditos do autor original. vou mais longe: precisamos discutir maneiras de amenizar, já que parece impossível, barrar as postagens de pessoas criminosamente pseudônimas, ataques pessoais, sexismo e linguajar extremamente xulo por parte de alguns.
estou à disposição de todos para uma discussão sadia e qualificada.


» morvan () em 20/03 10:57

se se for honesto para com os termos de uso do site, e mesmo com a chamada, nesta página, "Antes de Comentar", não precisa de mais nada! os ataques pessoais encerrarão, as pessoas se aterão à matéria e não usarão expressões chulas, desqualificantes tanto para o veículo como para quem as posta. conclamemos a todos para uma melhorada significativa na qualidade deste excelente site. sugiro ao augusto um espaço no site para "Cases" e "Causos", estes últimos quase sempre eivados de situações para lá de engraçadas! deve haver muitas pessoas com histórias interessantes para contar. de como se viram em situações até inusitadas e como resolveram-nas via Linux. o que acham?


» anom () em 20/03 14:26

Ainda estou para entender qual foi o grande crime do tal site LinuxIT. Ele publicou um artigo no nome de um autor e outro reclama a autoria pra si. Não seria o caso de os dois autores fazerem uma acariação? :)
Não tenho site nenhum e não sei como este negocio de publicação de site funciona, mas há uma maneira de garantir que um artigo enviado á de autoria do sujeito que o enviou? Se não tem, não vejo como se pode responsabilizar o tal LinuxIT por plagio, a nao ser que o plagiador seja o proprio mantenedor ou um colaborador do site. cabe ao site corrigir o erro e se desculpar com o autor. Só.
Quais sao as medidas tomadas pelo linux-br para evitar este tipo confsao com artigos enviados por terceiros, se é que ha esta pratica aqui? Talvez fosse bom expor aqui de modo a ensinar o pessoal do LinuxIT, e outros aspirantes a criadores de sites sobre noticias de linux e S.L., como evitar tais problemas. Se não há medidas especiais neste site ou em outros, são seria melhor discutir regras para a publicação de artigos, de modo a minimizar tais problema? Em se tratando de Internet acho dificil, mas enfim...
No mais, continuo sem entender toda essa bagunça e ainda não vi como a discussao até aqui vai chegar a algum lugar se ninguem aponta os erros no procedimento do tal LinuxIT e nao propõe o procedimento correto.


» anom () em 20/03 14:49

Ops, quando disse que o plagio caberia se o plagiador fosse o mantenedor ou um colaborador, entenda-se como um colaborador permanente do site, no sentido de fazer parte da equipe que mantém o mesmo, se é que há mais de um. Afinal, qualquer um que manda o artigo é colaborador, não? :)



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.