Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Carta Capital: 17% dos servidores corporativos do País rodam software livre

Notícia publicada por brain em março 15, 2004 08:59 PM | TrackBack


Carlos Araujo (carlos.araujo@mdnet.com.br) comenta a matéria da Carta Capital sobre o Linux: "Boas novas: Cresce o número de empresas privadas que adotam o Linux. E o governo federal resolve comprar briga com a Microsoft. Trecho: 'Quando o finlandês Linus Torvalds criou o Linux, há cerca de uma década, não faltaram profecias sobre a rápida revolução que o sistema operacional livre provocaria, levando ao ocaso os concorrentes até então disponíveis no mercado. Dados recentes indicam que as mudanças podem não ter vindo a galope, como previram vários analistas, mas começam a acontecer de maneira mais veloz. No Brasil, pesquisa recente do Yankee Group com 200 das maiores companhias privadas brasileiras informa que 14% delas pretendem adotar o Linux neste ano. A sondagem reforça outro dado, este apurado pela consultoria IDC Brasil, especializada no setor: 17% dos servidores corporativos do País operam os chamados softwares livres ou sistemas abertos."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Gafanhootoo () em 16/03 02:58

Puxa! Eu nem sabia que a GPL foi criada pelo Linus Trovalds.

"(...)Em pouco tempo, despertou a atenção das empresas. Para evitar que alguém se apropriasse das melhorias e fizesse uma versão fechada, Torvalds criou uma licença especial de uso que proíbe que o código original ou qualquer modificação feita com base nele seja fechada.(...)"

He he!


» Oliver Pereira () em 16/03 10:02

É tem um cara barbudo que ficaria magoado ao ouvir isto :-)
Mais o jornalista apenas pegou uma serie de materias de linux e acresentou ao fato mais recente do governo federal.O que eu acho mais legal é que a Microsoft continua com aquela historia de "modelo não sustentável", não sei aonde eles vão chegar com esta lenga-lenga,pois niguem adota uma solução por ela ser sustentavel no ponto de vista economico e sim Custo X Beneficio.Ao invés de fazer plagios do Matrix e gastar U$ 7 Bilhões em desenvolvimento de icones mais bonitinhos deveriam, melhorar a estabilidade do seu produto..


» EdCrypt () em 16/03 16:55

E também não faltaram 'profecias' sobre o rápido abandono e decadência desse sistema... sorte que elas estavam, aparentemente, erradas!
Certamente o Santo iGNUcius mandaria algumas penitencias para o autor dessa matéria, pelo trecho citado!
E eu espero da microsoft aenas que eles saissem do cominho do software livre... mas, como diria o povo da minha região, 'mai demora...'


» Henrique Vicente () em 16/03 17:01

Eu discordo sobre a vericidade sobre essas estatísticas, ao meu ponto de vista em média 70% dos servidores web no Brasil devem rodar sistemas UNIX e desses 80% devem ser GNU/Linux, BSD, ou outro livre.

Gafanhoooto,
a GPL não foi criada por Linus Torvalds, o kernel Linux, programa mais famoso sobre essa licença, foi o que foi criado por ele.


» Adriano () em 17/03 00:14

Henrique, o Gafanhoooto foi apenas ironico ao comentar um trecho da entrevista onde o autor sugere que o Torvalds que tenha criado a licença GPL.

Quanto a estatística, também acredito que este número seja bem superior a 17%. De qualquer maneira é sempre bom ver o software livre sendo citado na mídia em veícuclos "não-técnicos".


» FatTux () em 17/03 00:53

Na boa...

Talvez 17% não esteja tão errado assim.

NOTA: A informação abaixo está mais para "chutatística" do que estatística... Mas pela minha experiência o que me parece é o seguinte:

1) 10%~20%:Web & Email
2) 70%~80%:Arquivo/impressão, Firewall e compartilhamento de Internet
3) ~~10%: Groupware e outras funções

O lance dos 80% de presença do Linux e BSD deve entrar na categoria (1). Nas categorias (2) e (3) a família Windows domina, seguida por UNIXes, Novell e Linux (não na ordem necessariamente).

Claro que é só uma opinião... Comentários?

[]s a todos...


» Henrique Vicente () em 17/03 15:51

Sabe porque eu não acredito que seja tão baixo assim aqui no Brasil o uso de GNU/Linux, BSD, Hurd nos servidores web?
http://news.netcraft.com/archives/web_server_survey.html
Ora essa, se um pouco menos que 70% no mundo inteiro usa Apache, cerca de 20% usa a droga do M$ web$erver, no Brasil eu acredito que as estatísticas não fique muito distante disso e que no mínimo 60% dos servidores web sejam em plataforma UNIX, sendo desses 60%, uns 90% gnu/linux, *bsd ou solaris.

Obs: essas estatísticas foi feita baseada nos servidores de uns 48 milhões de sites.


» Oliver pereira () em 17/03 16:06

Caro Henrique o que o FatTux,disse que este numero de 17% deve ser do total de servidores.
É claro que na parte de web deve ser algo em torno de 80%, mais se vc considerar que um servidor de web geralmente hospeda dezenas de Sites, não são tantos assim, se formos comparar com o servidores de arquivo por exemplo, nesta área o windows é muito forte ainda e o numero é muito maior de maquinas pois se tem uma para cada departamento...
Conclusão em numero total de servidores 17% para min é um bom numero para o Linux, e deve ser perto do real,espero que isto aumente, mais não acredito que seja exponencialmente... e sim lentamente mais com crescimento continuo...


» Henrique Vicente () em 18/03 22:14

Se for o total eu também concordo... uma coisa eu sei: o futuro deve ser livre :)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.