Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Dois projetos nacionais em busca de colaboradores

Notícia publicada por brain em fevereiro 22, 2004 07:35 PM | TrackBack


Dois projetos de software genuinamente (e legitimamente) nacionais estão procurando interessados em colaboradores para seu desenvolvimento: trata-se do
TuxFrw e do SquidRH. Veja abaixo os detalhes sobre os projetos e o tipo de colaboração que os autores desejam.


O Marcelo Gondim (gondim@databras.com.br), autor de tutoriais publicados aqui no br-linux.org no passado, se inspirou para convidar colaboradores após ler sobre o lamentável episódio de plágio de aplicativos ocorrido na comunidade Linux na semana passada exatamente na sua área de interesse. Ele escreve: " Algumas pessoas da Comunidade, tanto brasileira quanto estrangeira, já conhecem o meu projeto, o TuxFrw. Este é composto por scripts modulares de regras IPTables que facilitam a criação de Firewalls. Possui vários módulos para NAT, filtragem, VPN e agora recentemente tentei implementar um módulo de QoS, mas confesso não ser o que eu esperava, visto que não domino QoS. Gostaria de pedir a ajuda da Comunidade para as seguintes melhorias: QoS; Interface Web ou ncurses; Qualquer outra melhoria será analisada e bem vinda. :) Gostaria de colocar também que os direitos autorais são muito importantes. Quando comecei o projeto TuxFrw em 2001, este havia sido baseado no CFTK (Conectiva Firewall Tool Kit) e por isso mesmo hoje com o código praticamente todo reescrito e com diversas funções novas que na época não existiam, eu mantive os nomes dos antigos autores. Isso sim é muito importante! Todos aqui estão de parabéns por manter a integridade do Software Livre." O projeto dele conta com página no sourceforge.

Já o Almerindo Rehem (almerindo.rehem@superig.com.br) escreve: "Bom, iniciei um projeto no sourceforge que é o seguinte: Pegar o arquivo de logs do squid (access.log) e quebrá-lo para poder inserir em um banco de dados. Motivo inicial foi o pedido de relatórios constantes sobre acessos de usuários, grupos de usuários de um determinado órgão ou setor, na empresa em que trabalho. A primeira versão que fiz foi pegar o log, ler linha por linha e inserir no banco de dados postgresql. Notei que o banco crescia muito e existia muitas informações repetidas, por exemplo as urls se repetem muito e não tem necessidade de se armazenar sempre a mesma informação no banco. Para escovar os bits modelei o access.log quebrando-o em tabelas, adcionei mais 2 tabelas (setor e agencia) para saber de onde é o usuário."

Para ver mais detalhes, acesse a página do projeto no SourceForge. O convite do Almerindo é o seguinte: "Gostaria de solicitar ajuda de desenvolvedores, o projeto é inicial, mas tem muitas funcionalidades para administração, inclusive para se detectar urls que não são bem vindas de onde veio e quem a acessou ... coisas que consultas sqls fazem muito bem. O projeto está na fase inicial, a linguagem é java, banco de dados postgresql."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.