Notícia publicada por brain em fevereiro 22, 2004 07:55 PM
| TrackBack
O Flavio Moreira (flaviao@bol.com.br) mandou o anúncio da versão 2.20 do Kurumin, distribuição com recursos de Live CD desenvolvida pelo brasileiro Carlos Morimoto com o apoio de uma grande comunidade. As novidades desta versão estão abaixo, incluindo algumas interessantes dicas de utilização. Me chamou a atenção a inclusão de recursos desenvolvidos originalmente no Kalango, um dos "filhotes" do Kurumin.
Change-Log
- Corrigido problema com driver do modem PC-tel PCI, o driver foi recompilado para a versão atual do Kernel.
- Corrigidos problemas menores como as referências ao kernel antigo, ícones trocados, etc.
- Correçõs diversas nos ícones magicos, correção de referências desatualizadas no sources.list, etc.
- Adicionado suporte às placas de rede onboard de placas com chipset nForce. Clique no Iniciar > Configuração do Sistema > Configurar Video, Sim, Impressora, etc > Ativar suporte à rede onboard de placas nForce.
Para ativar o vídeo 3D onboard destas placas, instale o driver para placas nVidia através do ícone mágico.
Para ativar o som onboard clique no "Ativar Drivers Alsa".
Com estas melhorias as placas com chipset nForce (que estão se tornando muito comuns hoje em dia) podem ser consideradas totalmente compatíveis com o Kurumin, o que infelizmente ainda não é o caso de algumas placas com chipset SiS. Em resumo: Compre placas com chipset Intel, Via ou nForce, mas evite as placas mãe e placas de vídeo com chipsets SiS.
Atualização do tudonaram, com o novo script postado pelo Henrique
Atualização do K3B, a nova versão oferece suporte a gravação de DVD entre outras melhorias.
O xfe é um gerenciador de arquivos leve, uma boa alternativa para quem acha o Konqueror muito pesado. Ele pode ser chamado pelo iniciar ou a partir de um terminal, basta digitar "xfe". Ele é o melhor entre os gerenciadores leves que já cheguei a experimentar e a interface é bem simples, fez bem o trabalho de gerenciador de arquivos, sem muitas frescuras extras.
Foi adicionada uma opção durante a instalação perguntando se o DMA deve ser habilitado ou não para o HD durante o boot. O DMA é um recurso básico, mas infelizmente algumas placas da SiS simplesmente travam ao habilitá-lo. Esta pequena correção deve permitir instalar o Kurumin nestas placas problemáticas. Sem o DMA o desempenho do sistema ficará ruim, mas melhor do que não funcionar.
O Kurumin agora possui um script para recompilar o Kernel, disponível no Iniciar > Sistema. O script baixa o código fonte do Kernel do Kurumin e automatiza os passos de recompilação e instalação, permitindo que você se concentre nas alterações e não no trabalho braçal de ficar digitando comandos. Existe ainda a opção de instalar patches diversos no Kernel, como o Preempt, Lowlatency, etc.
A partir desta versão o Kurumin traz o Kommander pré-instalado e funcionando direto do CD. O Kommander é um componente do projeto Quanta que permite criar interfaces em Qt, para executar comandos em shell-script, utilizando os widgets do KDE (como caixas de seleção de arquivo) e algumas funções próprias.
Com o Kommander é possível desenvolver aplicações gráficas muito rapidamente, utilizando também funções de outros programas. Basicamente, tudo o que pode ser chamado via terminal pode ser adicionado como função nos scripts do Kommander.
A principal função do Kommander é rodar o Painel de Controle adicionado no Kurumin. Ele está sendo desenvolvido com base no trabalho do Leandro Santos para o Kalango. Você pode encontrar os scritps do Painel de Controle na pasta /etc/Painel. Abra-os usando o kmdr-editor, encontrado no iniciar.
com qual versão de Kernel virá o 2.20?
Clique aqui para ver o changelog de forma mais completa (com figuras)
http://www.guiadohardware.net/linux/kurumin/change-log/
Sobre o "Painel de Controle" do Kalango no Kurumin o Morimoto disse :
"O painel de controle do Kurumin foi desenvolvido com base no trabalho do Leandro Santos para o Kalango, que deu a idéia e mostrou como tudo poderia ser feito. Esta é umadas vantagens do Open Source, as idéias de outros podem ser usadas e aperfeiçoadas, eliminando a repetição de esforços. Assim como adicionei novas funções ao código que ele desenvolveu, qualquer pessoa pode pegar o código do Clica-aKi e adicionar novas funções para outro projeto qualquer. Se forem interessantes, estas novas funções podem ser também incorporadas no Clica-aKi e assim por diante."
O Kurumin é otimo, só falta um site bem organizado para ele e então estaria a 100%
Não encontrei nenhuma tela c/ Gnome.
O kurumin não vem com gnome
Essa idéia do painel de controle é excelente !
Alguém já pensou se não seria uma boa oportunidade trocar os shell scipts por scripts de linguagens como Python ou Perl, que possuem mais funcionalidades, internacionalização e bindings para bibliotecas gráficas como GTK (http://www.gtkperl.org/ e http://www.guiadohardware.net/linux/kurumin/change-log/) ou Qt ?
Acho que um projeto desse porte poderia ser aproveitado até mesmo no Debian, o que aumentaria também a comunidade de desenvolvedores.
Concordo Manoel, essa sim é uma boa idéia. Algum desenvolvegor Debian poderia empacotar o Clica-Aki em .deb e ir mantendo ele na unstable...
Uma sugestão: usar o giFT (gift.sf.net) como client p2p no lugar do gtk-gnutella.
O giFT suporta mais protocolos, OpenFT (giFT), Gnutella, Fasttrack (Kazaa) e mais alguns outros.
Não é preciso a conversão dos scripts para o modo gráfico. Ele usa o dialog, que forma os menus em modo texto. Caso queira usa-los em modo gráfico, basta substituir o dialog por Xdialog ou Kdialog (esse e bem mais bonito)
Dúvidas me envie um e-mail que te mostro como fazer isso.
É, o novo Kurumin tá show mesmo, gostei do painel feito pelo Morimoto, bem prático. =)
Realmente ficou muito bom...o Marimoto se superou.
O Morimoto e sua turma sempre me deixa em maus lençóis. Quando estou prestes a instalar o kurumin no meu hd aparece outra versão melhor. Será que não dá pra vcs criarem um script de atualização de versão pra quem já instalou uma versão antiga no hd? Tipo, sempre que surgir uma novidade de peso como o Clica-aki a gente executa o script e instala a novidade.
Morimoto c ta de parabens, toda vez que penso em desistir de usar o Kurumin eu desisto, pois mesmo nao sendo um expert em linux consigo sempre fazer o que quero e preciso no Kurumin.
Valeu colega continue assim.
Citação:
"Será que não dá pra vcs criarem um script de atualização de versão pra quem já instalou uma versão antiga no hd?"
Para instalar uma nova versão SEM perder as configurações antigas tem este script (experimental)
http://www.kurumin.com.br/forum/viewtopic.php?t=18244
Adorei muito, pena que ja tentei entra em varios sites para baixar e nao consigo.
Enviei uma sugestão de logo para o pessoal da Kurumin Linux, acho que a programação visual está um pouco desatualizada.
Gostaria apenas de saber o seguinte: Após descompactar o arquivo *.iso (com o IsoBuster) e gravar os arquivos no cd, o Kurumin 2.21 não abre (fui no setup desabilitei o HD, gravador e drive de disquete, só deixando o CD-Rom) Como devo proceder para que funcione? Quando insiro o Cd pelo windows ele abre automaticamente uma janela com explicações sobre o programa, mas não fala sobre isso. Alguém pode me ajudar?
Veja COMO gravar o CD do Kurumin na página
http://www.kurumin.com.br
Ao ingressar na página do Bradesco, não se consegue atuar com o java script tanto com konqueror ou mozilla.
Há versão mais atualizada de java no Kurumin
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.