Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Prefeituras livres no Brasil

Notícia publicada por brain em fevereiro 16, 2004 10:15 AM | TrackBack


O Prof. José Eduardo De Lucca (delucca@inf.ufsc.br) pede que as pessoas que tenham tido contato com casos de uso do software livre em prefeituras do Brasil entrem em contato com ele para interagir ou fornecer dados para um projeto do Governo Federal.

Ele escreve: "Participo de um grupo que está realizando uma pesquisa para o Governo Federal sobre o uso de software livre em prefeituras. Uma das atividades desta pesquisa é o levantamento de casos de sucesso, para que se possa elaborar um relatório das formas e modelos de adoção/ migração adotados. Gostaria de contar com o apoio da comunidade, que tenho certeza conhece inúmeros exemplos de uso de software livre em prefeituras. A idéia é fazer uma avaliação em diferentes tipos de cidades (grandes, pequenas, industriais, turísticas, agrícolas, etc) para elaborar propostas de como os municípios podem libertar-se e prestar melhores serviços à população, a custos menores. Agradeço já todos os comentários e dicas."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Leandro Roese () em 16/02 11:01

A CCA Consultoria trabalho no segmento de governos municipais a 19 anos e utiliza software livre a pelo menos 05 anos.
Todos nossos clientes sao usuarios de GNU/Linux e utilizam ferramentas office de livre distribuicao.
Atualmente estamos trabalhando no projeto SIAWEB, solucao integrada de gestao municipal utilizando 100% software livres e seus conceitos.
Para conhecer melhor nosso trabalho convido a todos a acessar o site www.ccanet.com.br e www.siamweb.com.br.
[]'s
Leandro Roese


» Clovis Sena () em 16/02 14:07

bom dia,
aqui em Recife, tem sido usado:

- em centros de inclusao digital, basicamente como nos telecentros de São Paulo.

- em rotadores/gateways
- servidores web
- para programação de sistemas voltados internet/intranet
- estações de trabalho
- etc


veja mais detalhes no Padrao tecnologico de Referencia da EMPREL: http://www.recife.pe.gov.br/pr/secfinancas/emprel/padrao_softwares.php


» EdCrypt () em 16/02 14:45

Que fique a dica para que cada um tente mobilizar a sua prefeitura!


» Adriano () em 16/02 14:51

Prezado Prof. José Eduardo De Lucca

Com o intuito de se ter dados consolidados e oficiais, sinceramente creio que a melhor maneira de se obter esses dados é diretamente com as prefeituras municipais. Apenas elas e só elas poderão repassar os dados corretamente.
Já que trabalha para o governo federal neste levantamnto, com certeza daria maior credibilidade aos orgãos consultados. Ou seja, é uma pesquisa oficializada e como tal deveria ser solicitado informações oficiais sob o risco de se ter um trabalho dúvidoso. E depois? de quem será a culpa pelas divergências de informações?
De qualquer forma parabéns ao governo federal pela iniciativa.

Abraços,
Adriano


» Flavio Moreira () em 16/02 15:40

Vou até um pouco além ... deveria haver uma lei federal para obrigar TODOS os orgãos publicos a se cadastrarem em um sistema do tribunal de contas onde seriam relacionados todos os softwares em uso, desenvolvedor, fornecedor, nota de empenho, valor de aquisiçao/manutencao/ etc etc ... Seria equivalente a RAIS ou Imposto de Renda (no sentido da obrigatoriedade da declaração) ... Assim poderia o governo federal estabelecer politicas de informatizacao mais consistentes. Claro que quem se negasse ou omitisse informações seria penalizado com o bloqueio de repasse de verbas.


» domus () em 16/02 16:14

Ae, ja assisti uma palestra do Marcos Vinícius Pecly Marini, ele é assessor de Informatica da prefeitura de Rio das ostras - RJ, o projeto que eles mantem na prefeitura é fenomenal, muito bem aplicado eles tao conseguindo ganhos muito positivos

informaçoes

http://www.pmro.rj.gov.br/

dentro existe um link "publico e livre"

t+


» Augusto Campos () em 16/02 16:21

Adriano, eu imagino que o Prof. De Lucca esteja usando pesquisa em múltiplos níveis - direto nos órgão públicos, via software houses, e via comunidade.

O pedido dele aqui no site não é aúnica fonte de informação que ele está usando, mas apenas mais uma prova de que o Governo Federal está se integrando à comunidade nacional de software livre, e não agindo à margem ou em paralelo a ela.


» José Eduardo De Lucca () em 16/02 18:27

Prezado Adriano,

Muito obrigado por sua mensagem.
Tenha a certeza de que a sua preocupação também é nossa - a de fazer um levantamento criterioso e com fontes fidedignas.
O acesso à comunidade é no sentido de fazer um levantamento rápido sobre quais prefeituras já estão no processo de utilização de software livre. Uma vez feito este levantamento, a consulta individual às prefeituras (em diversos escalões políticos e técnicos) será realizada para a obtenção dos dados que serão utilizados no estudo.

Como bem comentou o Augusto Campos, estamos atuando em diversas frentes, inclusive conversando com empresas de software (públicas e privadas), bancos públicos, etc. A idéia é pintar todo o cenário nacional de software livre para prefeituras e apresentar propostas de modelos e de incentivos para que o SL possa ser utilizado em todo o Brasil.

Consideramos o contato com a comunidade fundamental, pois além de articulada, numerosa e capilarizada em todo o país, é de grande criatividade ("palpiteira" :-) e disposta a ajudar.

Sempre é melhor contar com milhares de olhos e cabeças pensando, sugerindo, avaliando do que somente um pequeno grupo (tenho convicção de que esta estratégia não vale só para o desenvolvimento de software, como preconizado no Catedral e Bazar do Eric Raymond, mas para pesquisas e levantamentos como este.)

De LUcca


» José Eduardo De Lucca () em 16/02 18:30

Obrigado pelas informações já postadas aqui. Estamos registrando e avaliando.

A idéia de um grande repositório de software para administração pública pode ser trabalhada um pouco e apresentada para o governo. Ferramentas existem (como o Savanna).

Continuo neste forum acompanhando e respondendo questões.
De Lucca


» Pacozila () em 16/02 18:50

Caro De Lucca,
Recentemente li uma notícia de um órgão governamental, creio que europeu, (gostaria muito de citar a fonte, quando lembrar citarei) que usou como uma de suas estratégias fazer a apresentação do Linux por uma senhora de seus 70 anos. Essa medida fez muitos egos masculinos aceitarem melhor a mudança.

Acho o caso bem aplicável à sociedade brasileira (não é verdade Toskinha? :) ) que é extremamente conservadora e machista (sem flames, por favor). E como o fator social nos casos de migração é muito mais importante que o técnico, este (o ego, principalmente masculino) é aspecto relevante.

Boa sorte no seu estudo.


» cabral () em 16/02 22:08

Segue ai a uma previa da prefeitura de Belo Horizonte, cuja administração de TI fica a cargo da PRODABEL:

Assessoria de Comunicação Externa
Mércia Vasconcelos
3277-8379/8414
mercia @pbh.gov.br
acspdbl@pbh.gov.br
So um Resumo do link acima:
"O uso de Software Livre na Rede Municipal de Informática da Prefeitura de Belo Horizonte- PBH é feito de forma gradual e crescente há quase uma década.

Está em conformidade com os princípios de independência de fornecedor exclusivo e incorporação qualificada e responsável de inovações tecnológicas no ambiente de informática da PBH, premissas institucionais adotadas pela Prodabel desde 1.993.

A primeira iniciativa nesta linha foi implementada com o uso do GNU/LINUX para suprir as funcionalidades de sistema operacional no servidor de Internet da PBH, em 1.995. Desde então, diversos outros usos foram pesquisados e implementados, permitindo benefícios como economia progressiva de despesas com licença de uso de software proprietário, aumento de níveis de segurança e disponibilidade do ambiente."


» Cabral () em 16/02 22:11

O link não saiu... segue ai...
http://portal2.pbh.gov.br/pbh/index.html?idNv2=328&idConteudoNv2=2637&emConstrucaoNv2=N&verServicoNv2=S&idNivel1Nv2=63&nivel3=


» Cabral () em 16/02 22:18

Jose Eduardo,
O Departamento de Ciencias da Computação da UFMG, é um centro de referencia em minas para projetos na área de informática (se lembram do computador popurlar de US$500,rodando linux?). Eles tem um bom histórico de parcerias e pesquisa na área, e poderão lhe fornecer muitas informações sobre a sua pesquisa no ambito das minas gerais...
http://www.dcc.ufmg.br
Av. Antônio Carlos 6627 - Prédio do ICEx - sala 4010 - Pampulha - CEP 31270-010
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
Telefone: (031) 3499-5860 Fax: (031) 3499-5858

Endereço Postal
UFMG- ICEx- DCC
Caixa Postal 702 - CEP 30.123-970
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil


Comentários, sugestões e dúvidas: divulg@dcc.ufmg.br


» cabral () em 16/02 22:28

Outro loocal de informações é a empresa de informática do estado de minas gerais a Pordemge que presta servicos a várias prefeituras do estado:
http://www.prodemge.gov.br

Uma prévia:
Distribuição de software

Outra novidade da Prefeitura é a versão definitiva do sistema operacional de softwares livres Libertas desenvolvido em parceria com a Prodabel e o Departamento de Ciência da Computação da UFMG. O gerente de informática da Prodabel, Emílio Lúcio Guimarães, diz que o CD-Rom que será distribuído na Inforuso possui uma suíte de escritório, um navegador de internet, um compactador de arquivo e um leitor de arquivos em PDF, o que, no caso dos usuários da rede municipal de informática, satisfaz a todas as necessidades.

A rede municipal tem cerca de 6 mil computadores e 100 deles foram usados para teste do sistema operacional, com êxito. Guimarães ressalta que o Libertas tem a cara do Windows, o que permitiu uma fácil aceitação entre os usuários que foram treinados para poder migrar."


» Flavio Moreira () em 17/02 00:07

Que eu conheça aqui no RS :

http://www.passofundo.rs.gov.br
http://www.riogrande.rs.gov.br


» Edson Machado () em 17/02 13:55

Aqui em Niteroi - RJ, temos alguns casos de uso de software livre, e nossa politica e para migracao a medio prazo em todas as areas da prefeitura.
Me coloco a disposicao para maiores detalhes e informacoes se for o caso.

modernizacao@niteroi.rj.gov.br


» Leitor () em 17/02 23:37

Quando soube da notícia, fui correndo na banca garantir meu exemplar do derradeiro nº 50 da RdL. Acredito que eles cumpriram sua missão. O mercado jornalístico no Brasil em geral não está para peixe. Vi muitas revistas de tecnologia nesse mesmo tempo sendo lançadas e não passar do nº 3. Muitas publicações internacionais sobre Linux também naufragaram. Quem não se lembra? Até que a RdL durou comparativamente muito. Parabéns aos editores pela iniciativa e esperamos que fique seu exemplo.


» Camila () em 20/03 17:35

Olá!!
Eu estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre o mercado jornalistico no brasil e eu gostaria se alguém puder é claro me passar alguma informação a respeito...Desde já muito obrigada!!
O meu e-mail é camila_mach@hotmail.com


» Criação Teatral Volkswagen () em 04/06 11:34

Divulguem o projeto Criação Teatral Volkswagen, um projeto democrático onde grupos de todo o Brasil pode participar e ao final têem a chance de participar de oficinas teatrais ministradas pelos maiores profissionais da área e concorrem a R$ 50mil reais.

Participe!!!!

O site do projeto é www.criacaoteatralvolkswagen.com.br


Criação Teatral Volkswagen
e-mail: faleconosco@criacaoteatralvolkswagen.com.br


» Paulo Henrique () em 07/07 15:39

Caro Prof De Lucca,

Moro em uma pequena cidade do interior de sergipe chamada Arauá, estou começando no linux e ainda não me sinto seguro de apresentar um projeto a Prefeitura, aqui no estado não há curso de linux então etm que aprender no peito e na raça, mas gostaria que fosse apresentado um projeto para ser analisado, acredito que o prefeito colocará em prática o uso do software livre. aqui só eu uso linux "Kurumin", mas com o tempo essa situação irá mudar.

abraços do seu novo amigo.


» Paulo Henrique () em 07/07 15:44

Desculpe, esqueci de divulgar meu e-mail
phsf66@bol.com.br


» mauricio () em 04/08 09:41

gostaria muito de informaçoes complementares quanto ao uso de softwares livre em prefeituras, sou de uma cidade do Piauí chamada Santa Cruz e preciso muito implantar , ou informatizar toda prefeitura que até hoje não tem um computador se quer, estou com toda parte de hardware pronta mas preciso muito de dicas sobre softwares, nem sei se este pode ser o foco deste forum , s enao for por favor, me perdoem.

um grande abraço

Maurício Fortaleza Araújo


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.