Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Eric Raymond escreve à Sun sugerindo a abertura do Java

Notícia publicada por brain em fevereiro 16, 2004 10:08 AM | TrackBack


"Em sua carta aberta, Eric Raymond faz uma comparação, dizendo que se a Sun abrisse o Java, seria uma atitude tão importante e revolucionária quanto as que foram em 1984 quando a Sun abriu o NFS e em 81 quando a Xerox abriu o X11. Vale a leitura." A contribuição vem de Luciano Giordana (lucianogiordana@yahoo.com), acompanhada deste link para o texto da carta.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Henrique () em 16/02 11:02

Isso sim ia ser algo legal da parte deles!


» Viciado em café () em 16/02 12:30

Eis aí uma tradução para conveniência e conforto dos usuários do BR-Linux.

A comunidade open-source ouviu recentemente (http://zdnet.com.com/2100-1104_2-5157655.html) que a estratégia da Sun Microsystems é "O modelo open-source é nosso amigo". Estamos contentes de ouvir isso e o suporte da Sun ao OpenOffice.org certamente reforça à declaração. Mas esse suporte é curiosamente inconsistente, pontilhado, de modo que sugere que a Sun se confunde no modo como pensa e executa sua estratégia open-source.

Essa confusão fica evidente em outra citação de vocês. Muitos de nós pensam que vocês estão estão certos quando dizem que a "Sun[...] é menos vulnerável ao modelo de preço zero para software que qualquer outro". Concordamos que o potencial de uso de software open-source como multiplicador de valor para os negócios de hardware da Sun é enorme. Isto não seria novidade para a Sun; seu lançamento dos padrões NFS em 1984 foi simplesmente talvez a manobra para definir padrões de mercado mais bem sucedida da história de sua companhia e adoraríamos ajudar a repeti-la.

Mas a equação fortuita entre "open source" e "preço zero" sugere que em outro nível vocês de fato não sabem do que estão falando. Open source está longe de ser um modelo de preço zero; pergunte à Red Hat, cujas ações eram mais que o triplo da Sun, quando fui ver. Ou pergunte à IBM, que usa Linux como alavanca para montar uma operação enorme de integração de sistemas nos mercados como serviços financeiros que a Sun historicamente dominou.

Não tem de ser assim. Se a Sun estivesse preparada para ir até o fundo com o open source, ela poderia recuperar sua posição na liderança da indústria. A Sun faz parte de um grupo seleto de empresas que tem capacidade e credibilidade para fazer melhor até mesmo que a IBM firmando uma aliança para valer com a comunidade open-source. E até mesmo suas origens históricas poderiam ajudar; muito pessoal sênior do movimento são antigos hackers Unix que se lembram de que a Sun foi fundada por geeks como nós no tempo em que a IBM era o Grande Satã.

Mas a Sun fez outras coisas que nos faz duvidar da real existência de visão e coragem para escolher o caminho open-source. Persiste a suspeita de que o OpenOffice.org é só um expediente para enfiar o dedo no olho da Microsoft, não uma estratégia avançada pró open source para posicionar a Sun no futuro. As coisas não ficam melhores pelo fato de parecer que a Sun, junto com a Microsoft, é uma das duas empresas que mais faz mais para dar moral à SCO com seus ataques ao Linux.

Em 1987, três anos após o sucesso do NFS, a Sun perdeu a guerra para definir o padrão da próxima geração de interface gráfica. O vencedor, X Window System, era tecnicamente inferior à oferta NeWS da Sun. Mas o X tinha uma vantagem crítica; era open source. Dez anos depois, em 1997, quando Bill Joy veio a uma conferência sobre Linux para promover o Jini como protocolo universal para serviços de rede, nós da comunidade open source lhe dissemos explicitamente "Ou você tem onipresença ou tem controle. Escolha um". "Ele escolheu controle, e o Jini não cumpriu sua promessa. O contraste com o NFS não poderia ser mais cabal.

Hoje, a grande questão é o Java. A insistência da Sun em continuar controlando rigidamente o código do Java tem prejudicado os interesses de longo prazo da Sun ao sufocar a aceitação da linguagem na comunidade open source, cedendo campo (e provavelmente o futuro) para linguagens de script concorrentes como o Python e o Perl. De novo, a escolha é entre controle e onipresença e, apesar de sua declaração de que "open source é nosso amigo", a Sun parece preferir o controle. Os termos da Sun são tão restritivos que as distribuições não podem sequer incluir binários Java para uso como plugin de navegador, que dirá como ferramenta de desenvolvimento standalone.

Sr. CEO, derrube essa muralha. Vocês têm milhões de aliados potenciais por aí na comunidade open-source que adorariam se tornar desenvolvedores e usuários Java se isso não significasse ceder controle de seu futuro para a Sun. Se estão sendo seriamente amigos do open source, se estão seriamente preparando a Sun para o futuro que todos nós estamos vendo chegar, no qual código fechado e lock-in proprietário não serão mais estratégias viáveis, então provem. Liberem o Java.

Eric S. Raymond
Presidente da Iniciativa Open Source
12 de Fevereiro de 2004


» CBral () em 16/02 13:03

Mais o que muda tornar o java opensource ? So pra complemento de duvida, o C não e opensource C# tb não C++ idem, se alguem me explicar valeu.


» mandark () em 16/02 13:21

Seria uma revolução/evolução enorme! Chego a arriscar que em poucos anos as aplicações JAVA poderiam estar tão rápidas quanto programas compilados em C.


» darth () em 16/02 13:52

Infelizmente o java vm e bem mais lento que o vm da microsoft por que o desenvolvimento do mesmo e muito lento, se ele fosse open source em pouco tempo esses problemas que a sun nunca corrigiu e que fazia muita gente achar inclusive que o netscape era mais lento que o internet explorer,
lembra de carregando java...


» Leonardo () em 16/02 14:11


Olha, pelo que eu vejo no Java da Black Down,
BEEEEEEEM mais rápido que o da Sun, se o Java fosse
realmente aberto, a principal fraqueza dele ,a velo
cidade de execução, ia ser resolvida em questão de
meses...
Sem contar que sendo aberta, ela viria sem
problemas em toads distros de Linux atuais
(por exemplo, o Kaffe, que vem no mandrake,
é muito fraco na minha opinião!!!)
Torço para que a iniciativa dê frutos.

Leonardo


» CBral () em 16/02 14:28

Uma opinião de um javeiro http://www.javaman.com.br/artigos/JavaOpenSource.html


» aCiDBaSe () em 16/02 15:53

A grande parte das implementações Python (todas?), possuem licenças compatíveis com GPL (ou até mesmo a GPL). O fato delas serem open-source (livres) não causou grandes incompatibilidades entre elas.

AVISO ANTI-FLAMES: Usei Python como exemplo não para estabelecer uma comparação entre as linguagens e sim para mostrar um exemplo concreto sobre o fato de abrir a implementação de uma linguagem não causa incompatibilidade entre várias implementações.

O grau de incompatibilidade entre as implementações Python (Jython, CPython, Stackless Python, ...) não é maior do que o grau de incompatibilidade entre Sun Java, IBM Java, Blackdown Java ou Kaffe-e-amigos.

Existem bons softwares livres escritos em Java, entretanto, um usuário que desejar utilizar esses softwares não estará livre por completo. Exceto em casos onde ele tentar usar uma das implementações livres da JVM (Kaffe), que é algo muito raro de ser encontrado.


» Léo () em 16/02 17:33

mandark, só pra deixar claro em várias operações a jvm da sun (1.4.2_03) já é mais rápida que c++, comparar com c não sei se faz tanto sentido.


» Wellington () em 16/02 19:04

Tem um monte de projeto open source sub a licença GPL sem nenhum incompatibilidade entre si. Na verdade, existe mais projetos GPL compativeis entre si do que o contrário.

Outra coisa, quem disse que precisa haver este tipo de diversidade de sabores para ser livre? Quantos KDEs, Gnomes, GCCs, openOffices e Mozillas existem?


» CBral () em 17/02 01:01

E a SCO ta com mais credibilidade que a SUN:
http://quotes.nasdaq.com/Quote.dll?page=multi&mode=stock&symbol=SUNW
http://quotes.nasdaq.com/Quote.dll?page=multi&mode=stock&symbol=SCOX


» Bogdano () em 17/02 10:43

Eu concordo com a questão de que se Java não tornar-se open source e consequentemente mais diversificada, ela será substituida por Python (perl? nem pensar).
Mas, olha só, por que a comunidade open source ainda depende tanto da liberação do cód. feito por grandes empresas? Open Office, Mozilla, Firebird.. Não seria melhor a 'comunidade' tentar diversificar e expandir o uso e desenvolvimento do Python?
Deixando os tais flames de lado, essa é realmente uma dúvida que eu tenho..


» Éverton () em 17/02 14:23

Concordo com o Bogdano, afinal de contas já que a comunidade Open Source, ainda não usa Java com a efitividade desejada (principalmente por não ser uma tecnologia aberta), porque não colocar todos os nossos esforços em tecnologias boa tanto quanto ou ater melhor(no flames please).

O Python e uma coisa muito boa, um questão interessante:

O python segundo aguns testes e uma das linguagens mais lentas que existe (dependendo do tipo de aplicação)(na minha opinião isso não é tão verdade afinal o Blender e muito rápido), esse é um dos problemas que o Java também apresenta, e queremos que a SUN abra o código para que possamos consertar isso.

A SUN é um empresa que esta sujeita aos mandos e desmandos do mercado, se para estrateja de mercado for melhor ela manter o Java fechado (incluseive essa opinião : http://www.javaman.com.br/artigos/JavaOpenSource.html(creditos ao nosso amigo CBral) mostra claramente um dos pontos que pesam nesse questão.

Se a SUN liberace o código ela corria o risco de o Java enfraquecer devido aos varios modelos de desenvolvimento, por questões de compatibilidade.

Já que eles achão que a comunidade Open Source e fraca em termos de padrão, vamos mostrar para eles que não.

Descupas ao nosso amigo Eric Raymond, mais a carta dele deveria ter sido manda para empresas como Nokia, pedido a elas que analise a possibilidade de incopora o Python em seus celulares (mais para isso a comunidade tem que trabalhar mais unida e padronisada se quisermos atingir parte do mecarcado).

Empresas como a Novell e IBM ao apoirem padrões demostrão isso claramente, afinal nunca teremos desktops Linux se nam existir um padrão que facilite a vida dos pobres mortais, não é verdade?

Obs: Desculpa o português, mais to com pressa e sou péssimo nisso.


» aCiDBaSe () em 17/02 21:51

Vamos lá Éverton...

> O python segundo aguns testes e uma das
> linguagens mais lentas que existe (dependendo
> do tipo de aplicação) (na minha opinião isso
> não é tão verdade afinal o Blender e muito
> rápido), esse é um dos problemas que o Java
> também apresenta, e queremos que a SUN abra o
> código para que possamos consertar isso.

Bom, o Blender não é feito em Python. Ele usa Python como linguagem de scripting para automatizar certas tarefas.

Você deve estar se referindo ao benchmark que comparou Java/C#/.NET/Python/C que surgiu recentemente no osnews.com (http://www.osnews.com/story.php?news_id=5602). Vamos esclarecer algumas coisas sobre este teste:

1 - Python não tem tipos primitivos como Java/C#/... em Python *tudo* é objeto. Python também deixa transparente questões 'mundanas' como inteiros, inteiros longos, ponto flutuante e afins. Performance é um preço que temos que pagar pela facilidade que uma linguagem nos oferece.

2 - Para casos onde é necessário performance em operações aritméticas (como o caso do benchmark) existem módulos Python específicos (numeric, numpy, numarray) que tornam a performance Python bem mais aceitável nesses casos.

3 - Em situações onde operações aritméticas intensas não foram requeridas (I/O) no benchmark, Python se saiu tão bem quanto as outras linguagens.

4 - Se você quer um comparativo de performance entre as linguagens um pouco mais completo (nem assim deixa de ser um 'teste de bancada'): http://www.bagley.org/~doug/shootout/craps.shtml

Ou seja, está claro no benchmark do osnews Python não se saiu bem. Mas leia como o teste foi feito para ver que o que ele mostra é pouco importante: Operações matemáticas intensas, sem otimização, sem utilização de módulos específicos para a tarefa em Python são lentas.

Temos que ler criteriosamente qualquer coisa que vemos publicada na internet, afinal, a Microsoft consegue mostrar que os produtos dela são mais baratos que os equivalentes em SL.


> A SUN é um empresa que esta sujeita aos mandos
> e desmandos do mercado, se para estrateja de
> mercado for melhor ela manter o Java fechado
> (incluseive essa opinião: http://www.javaman.com.br/artigos/JavaOpenSource.html
> (creditos ao nosso amigo CBral) mostra
> claramente um dos pontos que pesam nesse
> questão.

Não concordo com a opinião do Javaman. Não acho que a Sun não libere as amarras com problemas de incompatibilidade. Afinal, a IBM tem uma VM, a Blackdown tem outra e todas elas apresentam um leve grau de incompatibilidade.

Python possui, hoje, umas 4 implementações com licenças compatíveis com a GPL (uma delas roda em uma JVM). Elas são levemente incompatíveis entre si tal qual as implementações proprietárias de Java. E vale lembrar que Python existe a mais tempo que Java.

> Se a SUN liberace o código ela corria o risco
> de o Java enfraquecer devido aos varios
> modelos de desenvolvimento, por questões de
> compatibilidade.

Repito: isso não aconteceu com Python porque?

> Já que eles achão que a comunidade Open Source
> e fraca em termos de padrão, vamos mostrar para
> eles que não.

A Sun, IBM, MS e afins são bem mais fracas em padrões do que 'nós' :) Ou você consegue fazer os software deles se integrarem? :)

> Descupas ao nosso amigo Eric Raymond, mais a
> carta dele deveria ter sido manda para empresas
> como Nokia, pedido a elas que analise a
> possibilidade de incopora o Python em seus
> celulares (mais para isso a comunidade tem que
> trabalhar mais unida e padronisada se quisermos
> atingir parte do mecarcado).

Só uma notícia pra você: http://www.mobilewhack.com/blosxom.cgi/programming/python/python_on_nokia_screenshots.html

É só uma experiência, mas Linux começou assim a alguns anos atrás :)

Com relação a uma comunidade mais unida eu recomendo uma visita no http://www.pythonbrasil.com.br. A gente está tentando lá criar uma comunidade brasileira de programadores Python.

> Empresas como a Novell e IBM ao apoirem padrões
> demostrão isso claramente, afinal nunca teremos
> desktops Linux se nam existir um padrão que
> facilite a vida dos pobres mortais, não é
> verdade?

Err... não é *bem* assim. Recentemente li um artigo falando sobre a IBM forçar padrões que possuem tecnologias patenteadas por ela :)

> Obs: Desculpa o português, mais to com pressa
> e sou péssimo nisso.

Tá desculpado :)

Nossa, que comentário gigante!


» Everton () em 17/02 22:56

Acredito que você não tenha itendido o que eu disse..

Para começar eu sei do www.pythonbrasil.com.br, olha la o caderno de assinatura tem meu nome (Éverton Antônio Ribeiro).

Quanto a dizer que o python e lento, não quis dizer que ele e ruim por isso, eu sei python e sei as fassilidades que ganhamos com o modelo que python segue.

Quanto a dizer que a comunidade tem que ser mais unida, eu disse isso para os Javanistas e não para os pythistas, eu sei a força que a comunidade python tem, so gostaria que as pessoas que metem a ripa no Java para que ele se torne Open Source, que eles fossem procurar alternativas como quase todos aqui fizeram quando não aguentaram o modelo de negocio da Microsoft.

>> Se a SUN liberace o código ela corria o risco
>> de o Java enfraquecer devido aos varios
>> modelos de desenvolvimento, por questões de
>> compatibilidade.

>Repito: isso não aconteceu com Python porque?

Eu não disse que isso não acontece com o python, apenas disse que talvez (que fique bem claro que essa e minha opnião) a SUN não fassa essa liberação devido ao medo de que ela perca o controle e se torne fraca.

Como você mesmo disse:
>...Python existe a mais tempo que Java.
E ate hoje não tem força como o Java tem, porque se tivesse teria conquistado o mercado de moveis antes do Java. Isso aconteceu com o Java, talvez devido ao mercado na quele momento estar mais propicio ao proprietario do que ao Open Source. E agora o que impede eles de usarem o Python? e isso que eu gostaria que a carte tivesse feito. Afinal o mercado esta começando a tender ao nosso lado, e se nam ficarmos espertos (e repito novamente), e passarmos a estabelecer padrões, para que o mercado tenha confiança nos produtos Open Source, o bonde vai passar e nos o perderemos novamente.

Quanto ao blender, eu sei que blender não é escrito em python, mais mesmo assim ele usa python como script, e faz isso com cetegoria de gente grande. Concorda?

Eu sou e serei eterno amante do python, pois gosto muito do modelo de funcionamento (objetos), e lindo sim, coisa de outro mundo.

Mais equanto não mostrarmos serviço, e pararmos de ficar reclamando dessa ou de outra impresa, afinal so uma comunidade que faz o que já esta pronto, muito mais bem feito e melhor de tudo de graça.

Eu amo ser python eu amo ser livre.

ok?!


» aCiDBaSe () em 17/02 23:06

Acho que você interpretou meu comentário equivocadamente. Eu não disse que discordo de você. Eu só complementei as informações que você havia citado.


» karen () em 20/06 17:44

Eu estou com dúvidas em como desenvolver um código para craps em Java, se possível gostaria de receber os códigos para verificar as formas de como pode ser feito o craps


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.