Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SCO: mais um tiro no pé, desta vez ideológico

Notícia publicada por brain em janeiro 23, 2004 09:16 PM | TrackBack


Rodrigo (digao@talk21.com) disse: "Sei que todos já estão de "SaCO" cheio dessa história + não podia deixar de postar essa que saiu no IDGnow: 'Linux é ameaça à economia dos EUA, diz SCO. A briga da SCO com a comunidade Linux chegou ao Congresso dos Estados Unidos. Em carta para os 535 parlamentares, datada de 8 de janeiro, a empresa chamou o Linux e os software de código aberto de ameaça à segurança e à economia dos Estados Unidos.' "

Já o Marcelo Figueiredo dos Santos (marfisan@mandic.com.br) apresentou um interessante contraponto: "Augusto, estranhei que você não houvesse feito menção à última investida da SCO (sei que tem ficado chato...) por meio de carta ao Congresso Americano, com diversas alegações contra a GPL. Digna de nota é a análise publicada no blog do Instituto Ludwig von Mises, certamente o mais importante representante da Escola Austríaca de Economia, na tradição do Liberalismo. Contra os que associam Linux com comunismo, é instrutivo ler a opinião de quem ocupa o lado oposto." Do texto apontado pelo Marcelo, eu achei particularmente interessante a parte em que o autor demonstra que a SCO tenta se defender contra as idéias de liberdade (que ela associa ao comunismo) usando argumentos que vem diretamente do... marxismo. Mas o artigo também demonstra que as afirmações de dumping feitas contra o Linux são destituídas de base, o que é ainda mais valioso.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Israel Gonçalves de Oliveira () em 24/01 03:08

Levando em conta q o EUA está em recessão há + d 10 anos e com uma dívida de aprox. 6,7 trilhões de dolares, eu acredito que os políticos norte americanos farão de tudo (de uma forma bem "sigilosa") para evitar que o linux (ou quaisquer outro software livre) tome conta do lucrativo e ainda promissor mercado de usuários domésticos e redes corporativas. E não duvido que nesta "novela" da SCO tenha uma forte participação de políticos da casa branca.


» Augusto Campos () em 24/01 08:21

Ué, mas a SCO é a única que está reclamando. A HP, a IBM, a NOvell, a Dell e várias outras estão fazendo negócios e tendo lucro com o software livre!


» Ronaldo Yoyart () em 24/01 09:47

E dai ? É la nos EUA né, problema deles.
Mesmo porque acho que isso pode até ser uma meia verdade que (A Microsoft) vai perder dinheiro, as outras acredito que não, mas o pior mesmo para eles deve estar sendo o orgulho que esta sendo destroçado a cada dia(não somente na área de hardware, mas na economia em geral).
Fico até imaginando (hoooo, como podem aqueles pés de chinelo, Brasileiros, Árabes, Chilenos, Marroquinos, Finlandeses, estarem fazendo software que esta desbancando nossa poderosa Microsoft, que sustenta um trilhonário Bill Gates que é um ícone do poder economico americano?).
Logo Logo vão fazer filmes em que programadores que tem o orgulho ferido, sentam na frente do computador com 15 latas de RedBull e mais 20 de batata Pringles/rufles, sem falar nos seus engordurantos Hamburgueres, (ao fundo se ve uma bandeirinha americana na proteção de tela do Windows Balançando + trilha sonora de uma banda americana) para contra atacar o mundo que faz programas livres, hehehe.

O Triste nisso é que na verdade não existe guerra, e sim inveja.

(Claro que existem exceções entre a população dos EUA, mas com certeza não são a maioria).

Quando paises como o Brasil passam a ser destaque, isso incomoda quem esta por cima (o que acho também natural ).

Bom... humm, acho que é isso ai.


» Ronaldo Yoyart () em 24/01 09:50

OPS: Hardware < Software


» Pacozila () em 24/01 09:50

Só que os congressistas podem fazer muito pouco contra o SL. Talvez no máximo aprovar a "Lei do Software Proprietário", mas quem sai perdendo são eles.

Segundo, nem só de interesses corporativistas vive o congresso estadudinense, empresas dão dinheiro, mas não votos...

Terceiro, por quanto tempo a SCO vai se aguentar de pé ainda, a ponto dessas declarações terem alguma credibilidade (para o leigo, é claro)?

Por fim só achei que a análise pecou por não levantar a questão de que com o SL os EUA também importam de graça tecnologia de ponta. Fiquei com a impressão que eles, assim como o Darl, também acham que só existem bons programadores por lá.


» Manoel Pinho () em 24/01 13:30

O linux faz mal é à economia da M$ somente, pois pelo que eu sei IBM, HP, Novell e muitas outras que estão usando o linux agora são também americanas.

Está mais do que na cara que a M$ está usando a SCO para fazer o trabalho sujo por ela. A empresa só está sendo mantida em vida vegetativa para jogar m*** no ventilador e atirar para todos os lados.

Mas essa de apelar para comunismo e associar linux à Coréia do Norte é bem típico do governo Bush.


» Israel Gonçalves de Oliveira () em 24/01 18:43

Não subestimem os políticos americanos, por traz deles há um grande grupo de empresários com muita $$. E a própria história comprova, se eles (políticos do EUA) não têm autorização para algo, eles consseguem, se há uma lei que os impessa, eles a derrubam ou criam outra para satifaselos, e não só com leis é assim, querem um bom exempo: A desobediência à ONU, quebra de tratados (ex: quioto), articulações políticas em outros paises (ex: cuba, brasil, panama). Por isso, não duvido que essa novela da SCO acabe tão cedo e por mais que paressa impossível "eles" ferirem a comunidade do SL, não devemos cantar vitória antes do tempo, antes da martelada de um juiz.

Enfim, o intervencionismo e o pretencionismo norte americanos são um cancer no mundo que afeta os países subdesenvolvidos (não por muito tempo).

Obs.: A HP, IBM, NOVELL e muitas outras, tais como a Nike, Coca-Cola Comp., etc, não são mais americanas mas sim empresas globais, e muito desse lucro a "receita federal" dos EUA não vê e nem cheira.

Obs. 2 (1º comentário 24/01): Quanto a redes corporativas, e quanto ao assunto - software, eu quiz diser que há um aumento nas redes corporativas de poucos usuários, onde não se pode ter software não licenciado.


» Antonio Marcelo () em 25/01 11:09

A SCO é patética, triste e acima de tudo extremamente maquiavélica. Ela é o exemplo de uma empresa da era econômical neoliberal, que está afundando em sua própria incompetência.

Acho que manobras como esta, demonstaram que o o Sr. Darl Mcbride está tentando apelar para a veia capitalista dos EUA, com argumentos reacionários e extremamente americanóides. Sinceramente é questão de tempo para que estes palhaços sumam de vez da mídia.


» Sagui () em 26/01 09:45

Maquiavélico não!
Maquiavel utilizaria argumentos mais sólidos.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.