Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novidades da Mandrakesoft

Notícia publicada por brain em janeiro 23, 2004 09:27 PM | TrackBack


"Em entrevista ao Newsforge, o CEO do Mandrake,Francois Bancilhon, anuncia algumas novidades como, por exemplo, a possibilidade da empresa sair da concordata por volta de março deste ano, a possibilidade do Mandrake se tornar a única grande distribuição a usar o KDE, com a compra da SUSE pela Novell e, principalmente, Bancilhon fala sobre o novo modelo de duas versões do sistema operacional, a partir da versão 10.0. Segundo a notícia, a distribuição Mandrake adotará duas versões para a distribuição: a versão "community" e a "official". A primeira deverá ser a primeira grande distribuição a adotar o kernel 2.6, sendo que a "official" adotará este kernel dois ou três meses mais tarde. A "community" terá novas versões a cada seis meses, ao passo que a "official", a cada dezoito meses.
Bancilhon nega que a empresa adotará o caminho da RedHat, pois ambas as versões serão desenvolvidas pelos próprios empregados da empresa, diferentemente do modelo RedHat/Fedora. Além disso, diz Bancilhon, os verdadeiros apoiadores da empresa são os usuários de desktops e estes não serão abandonados. Resta-nos esperar para ver.
" A contribuição veio do Trombel (trombel@ig.com.br).

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pierre () em 24/01 11:47

Olá amigos,

Fico realmente muito feliz pela aparente recuperação da Mandrake, a falência da Mandrake ou de qualquer outra distribuição é muito ruim para o Linux.
Quanto as versões a "community" deverá ser uma versão para amadurecimento da "official", pois tendo lançamentos a cada 6 meses a "community" vai servir muito na correção de bugs para a versão "official" que sairá a cada 18 meses, acho que as distribuições Linux, tem se tornado maduras neste aspecto e se preocupando com os bugs, o que sempre foi o calcanhar de aquiles da MICROSOFT. Eu imagino quem tiver a "official" com certeza terá um produto mais testado e sujeito a menos bugs, o que seria ideal para as empresas e para os inovadores de plantão a "community" será a ideal com versões lançadas em um espaço de tempo menor.
Viva a Mandrake, lhe desejo vida longa, e outro detalhe importante, a promessa de não virar as costas para os usuários da comunidade, vamos esperar e torcer.

Pierre


» Peter Parker () em 24/01 13:09

Admiro a Mandrake porque praticamente é a única empresa que tenta sobreviver com uma versão pensando na facilidade do usuário. E tem um clube de usuários pagos que é um sistema que deveria ser adotado pela Conectiva, por exemplo. Gosto bastante do Debian, mas lá nos labs do ICMC aqui da USP - S.Carlos tem alguns servers que rodam Mandrake, e tá tudo redondo há um bom tempo.


» Carlos Araujo () em 24/01 16:59

Sou, como se diz, "suspeito" para jogar confetes na MDK,mas como usuário estou satisfeito com esta distro.As novidades enunciadas pelo CEO Francois Bancilhon são boas, pessoalmente espero que o uso do KDE pela Mandrake não reduza o esforço dela no Gnome, que tb. está vindo (vr. 2.6) com grandes novidades.Espero ainda melhorias ao já ótimo Desktop Mandrake (KDE,Multimídia etc.)

MDK 10.0 Beta << Já postei aqui...: a versão Beta tá voando baixo com o kernel 2.6, imagino que quando sair a última RC estará ainda mais redondo :-)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.