Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Conectiva passa a prestar suporte para qualquer distribuição LSB

Notícia publicada por brain em janeiro 20, 2004 11:27 AM | TrackBack


A notícia vem da Info: "A Conectiva passa a atuar a partir de agora como prestadora de serviços de suporte, de qualquer tipo, para os usuários de outras distribuições de software livre que não a sua. Os serviços serão personalizados para cada "sabor" de Linux existente, independente do desenvolvedor - mas vai variar caso a caso. O que significa, na prática, que a gama de serviços será maior para os usuários de distribuições que estejam dentro do padrão LSB (Linux Standard Base), determinado pelo Free Standard Group. "

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» EAC () em 20/01 12:06

Com vários usuários desistindo do Conectiva Linux, eu entre eles, a Conectiva tem mesmo que expandir seu leque.
Estou curioso para saber o comportamento da Conectiva de agora em diante depois da descisão da RH.


» Manoel Pinho () em 20/01 12:20

Por que desistir do Conectiva Linux ? Embora ela tenha pecado em alguns aspectos no lançamento de versões novas sem testes suficientes e o instalador/detecção de hardware não seja dos melhores, acredito que ela também tem algumas vantagem sobre outras distribuições, especialmente no aspecto de suporte à nossa língua, o uso do apt-rpm oficialmente e o grande número de pacotes na distribuição.

Logo hoje em que a Red Hat deixou seus usuários na mão o Conectiva Linux parece ser a alternativa menos indolor e mais natural para os usuários que desejam uma distribuição não muito diferente do RH e com suporte/treinamento oficial de uma empresa no Brasil.

Conheço várias pessoas/empresas/universidades usuárias atuais do RH que não aceitam a alternativa do Fedora e também não querem comprar o RH linux. Estudam geralmente migrações para o Conectiva, Mandrake ou Debian.


» EAC () em 20/01 14:04

Manoel Pinho,
A CL foi a versão que me trouxe ao Linux, mas precisamente 3.0.
Uma das maiores criticas que a M$ recebe dos usuários é a falta de qualidade, entre eles testes e bugs, em pró da quantidade nem que for no número da versão :)
Na minha opinião a última versão de qualidade da CL foi o CL 4.2. Depois disso só tiros n'água. A instalação/Atualização da versão 9.0 como foi simplismente deplorável.
Cancei de testar o CL ( 5.0, 6.0, 7.0, 8.0 e 9.0 ) e risquei definitivamente da minha lista.
Concordo quando você diz que ela tem algum diferencial em relação as outras, principalmente quanto ao hardware aqui no Brasil. Cada um que pese os seus valores.


» Conectiva über alles () em 20/01 14:13

Eu não vou desistir do Conectiva Linux nunca!

É simplesmente a melhor distribuição de todos os tempos que já apareceu. As soluções sistêmicas da Conectiva não só demonstram que sempre estiveram muito adiante das outras distros em termos técnicos como representam uma maturidade sem igual para abordar os problemas do usuário profissional no ambiente de produção. Resultado direto da tradição já consagrada da engenharia brasileira.

É de dar pena quando brasileiros desistem de seu próprio produto em favor de outro qualquer por mais privilegiado que seja. O nosso ruim é melhor que o melhor dos outros. É assim que pensam os que lideram, por isso lideram. Mas no caso da Conectiva é mais grave ainda, porque são brasileiros rejeitando seu melhor produto em favor do meia-boca dos outros.


» Rafael () em 20/01 14:18

Uber, fala pra gente, vc trabalha na Conectiva?


» Peter Parker () em 20/01 14:21

Nossa senhora! Tudo bem, o Manoel Pinho fez comentários coerentes em defesa do CL. Agora o rapaz acima OU é sócio OU é um funcionário muito fervoroso, daqueles que não pode ouvir falar mal, nem que seja uma crítica construtiva.


» Conectiva über alles () em 20/01 14:26

> Uber, fala pra gente, vc trabalha na Conectiva?

Não, sou brasileiro.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 20/01 14:36

Conectiva über alles e Manoel Pinho, eu discordo de seus pontos de vista. Acho, como o EAC, que o Conectiva Linux está realmente bem ruinzinho. Depois de anos usando essa distribuição, sempre atualizando pro conectiva-snapshot e contribuindo com relatos de bugs, eu simplesmente desisti. Já tinha deixado de contribuir com relatos de bug no bugzilla deles porque não tinha respostas, os bugs não eram resolvidos (ou só eram semanas depois) e tudo continuava na mesma. Olha, já imaginaram um bug no wget que impede seu funcionamento durar mais de um mês? Parece que o pessoal que cuida do Conectiva Linux nem mesmo usa sua própria distribuição.

Alguns exemplos pequenos. wget não estava funcionando, vtun não tinha criptografia LZO (acho que ainda não tem), mplayer estava engasgando, alsa funcionava meia-boca e estava desatualizado, lm_sensors estava MUITO desatualizado (mais novo: 1.8.3. No snapshot: 1.6.algumacoisa), mldonkey caía o tempo todo e fazia trashing no disco. TODOS esses problemas foram instantaneamente resolvidos quando eu migrei pro Kurumin (e subseqüentemente atualizei pra debian unstable). Até o glxgears teve um acréscimo de 20% da velocidade, usando a mesma versão do driver da NVidia (4363) e mesmíssima configuração (o mesmo XF86Config-4, mesmo ~/.gnome2 etc.).

Ah, e não estou escondendo nenhum fato: até onde vi, meu Debian Unstable instalado não demonstrou nenhum bug pra contrabalançar os do conectiva snapshot. Posso estar enganado porque foi domingo só que eu instalei, apesar de já tê-lo usado bastante.

Ah, meu... fala sério! Isso acontece por a Conectiva ter demitido tanta gente boa nesses dois ou três últimos anos. Isso fez a qualidade da distribuição diminuir muito. Tem gente muito boa lá - Andreas, Acme, etc. - mas é preciso MAIS GENTE pra cuidar de todas as partes. Isso é básico! É preciso ter uma relação com a comunidade, rapidez no bugzilla. E é preciso ter diferencial sim - a detecção de hardware no conectiva é ruim, a autoconfiguração de dispositivos precária. Só o fato de estar em português e ter apt-rpm não é um diferencial tão forte e esse diferencial o kurumin também tem.

Por um lado me sinto aborrecido por chutar a Conectiva de vez. Por outro, me sinto libertado de ter que fazer tanto esforço, ficar fazendo rpmzinho pra suprir pacotes faltantes, ter erros inexplicáveis e demais problemas.


» eu () em 20/01 14:51

A conectiva, dando suporte !!!!! é uma piada. Quero ver quem tem R$ 20.000,00 para pagar somente a instalacao de um servidor de mail (apenas para 100 usuarios! se for mais usuarios é mais caro!!) e pagar R$ 36.000,00 por ano para suporte tecnico por telefone desse servidor. A verdade é que a conectiva ta quebrada e fora da realidade, sua distribuicao é pessima, cheia de bugs!!!! Os caras sao careiros.
Acho que nao vale pagar para a conectiva. Pagar por um suporte de nome, e preco tao exagerado nao compensa.
E melhor eles voltarem para o Conectiva REDHAT linux. Que por sinal funcionava bem melhor!!!!Ou era um redhat com bugs....


» Conectiva@über.alles () em 20/01 15:26

> Por um lado me sinto aborrecido por chutar a Conectiva de vez.

Vamos tirar as distros não comerciais da conversa. Pessoalmente, eu acho o Kurumin muito bom.

Conectiva ainda merece uma chance. Se você observar pelo ponto de vista mais amplo. Me lembro de ter assistido ao primeiro documentário de Michael Moore (http://www.imdb.com/name/nm0601619/) de 1989, Roger and Me (http://www.imdb.com/title/tt0098213/), sobre os estadunidenses comprando carros importados a doidado, destruindo a indústria nacional e a chance das pessoas que residiam nos EUA. Uma determinada tomada mostrava uma pichação em um viaduto da cidade de Flint, ex-sede de uma das fábricas da GM recém-desmantelada: "Only assholes buy imports".

Não mantenho a ilusão de que a minha primeira mensagem lá em cima vá mudar a cabeça dos brasileiros, suas percepções, nem o modo como se administra a Conectiva. Apenas quis chamar a atenção para o fato de que estamos destruindo talvez nossa única e última chance comercial de pelo menos comer pelas beradas num mercado de alta tecnologia.

Estou pouco ligando se o mplayer dá solavancos--sob este ponto de vista--apesar que é desejável que funcione. Quando a indústria de automóveis dos EUA começou, seus carros eram uma porcaria, muito inferiores aos europeus, que os havia inventado. Mesmo assim, acreditaram no esforço, contra todas as probabilidades, e venceram.

A mentalidade empresarial do Brasil é "Quem não tem competência não se estabelece". Só que é interpretada no sentido inverso. Quem não se estabelece é porque não tem competência, o que é óbvio, uma falácia. Essa mentalidade estava solidificada até mesmo na nossa antiga, mas recém-modificada, lei de falências. Por incompetência da administração, fechava-se uma empresa, demitia-se os funcionários, e o mercado nacional ficava à mercê dos estrangeiros.

Também estou pouco ligando se você usa ou não Conectiva, mas não aprendemos nada com frases do tipo "finalmente chutei essa distro" e "é melhor a Conectiva voltar para o REDHAT".

Não aprendemos nada com isso.


» Manoel Pinho () em 20/01 15:42

Antes que alguém me taque pedras, eu concordo com vários dos problemas relatados. Creio que o maior problema da empresa Conectiva (não a distribuição em si) é a má administração (pelo que pude conferir através da assinatura da Revista do Linux) e política comercial.

A distribuição em si eu (opinião pessoal) não acho ruim e a uso diariamente em meus desktops pessoais. Já postei bugs no bugzilla da Conectiva e a maioria deles foram atendidos, como o OpenOffice que vinha no CL9 original não ter antialiasing nas fontes.

Evidentemente eles devem estar com restrições financeiras e daí a falta de pessoal para tocar a tarefa hercúlea que é manter uma distribuição.

O Kurumin é bem legal (eu uso também), mas a grande maioria dos pacotes são do Debian unstable. Se o Morimoto e sua equipe tivesse que manter todos os pacotes também seria difícil.

A questão do preço da consultoria da Conectiva ser cara para certas tarefas é uma coisa de mercado e pode ser contornada usando o suporte de outras empresas especializadas em linux. Uma coisa importante para certas empresas é ter um curso de treinamento padronizado e certificações.

Eu não estou querendo dizer que o CL é a ÚNICA alternativa, mas que é uma delas e creio que não deve ser descartada por preconceitos ou experiências pessoais frustradas. Todas têm vantagens e desvantagens e devem ser pesadas ao decidir.+


» EAC () em 20/01 16:31

Na minha opnião toda empresa que abre mão da Qualidade em pró de alguma outra coi$a esta correndo os seus devidos riscos.
Tenho certeza que muita gente já contribuiu de alguma forma, eu entre estes, para que o CL fosse tão bom quanto os outros.
Acredito que o tempo de muitos aqui é escasso e quando este tempo dispendido não é retribuído de alguma forma as pessoas simplismente mudam seu foco para onde são, ou alguém aqui gosta de dar murro em ponta de faca.
O princípio aqui é a Qualidade e não se esta ou aquela empresa é Nacional ou não. A mesma qualidade que cobramos daque $O queremos do nosso. Caso contrário mudar para que ???


» depassagem () em 20/01 16:55

Manter uma distribuição é um trabalho colossal. Não é a toa que a único trabalho "novo" nos últimos tempos é o Gentoo. Todas as demais distribuições criadas recentemente tiveram como base o debian (unstable): Knoppix, Kurumin, Lindows, Xandros, Libranet, Mepis, etc. É uma base muito boa.

Talvez seja o caso de a Conectiva, humildemente (mas numa decisão sensata), retornar às origens. É melhor ter uma boa distribuição, bem ajustada às necessidades locais, com uma base sólida de terceiros (debian unstable ou o Fedora, ok este último mais pelo potencial num futuro próximo) do que ter uma distribuição completamente própria - um trabalho hercúleo, admirável - porém sem o alto nível que a comunidade exige.


» Toskinha () em 20/01 17:10

Para "eu":
"A conectiva, dando suporte !!!!! é uma piada. Quero ver quem tem R$ 20.000,00 para pagar somente a instalacao de um servidor de mail (apenas para 100 usuarios! se for mais usuarios é mais caro!!) e pagar R$ 36.000,00 por ano para suporte tecnico por telefone desse servidor. A verdade é que a conectiva ta quebrada e fora da realidade, sua distribuicao é pessima, cheia de bugs!!!! Os caras sao careiros."
Então vá pesquisar quanto custaria o mesmo pacote de suporte da M$... ou da Oracle... ou de empresas de Unix em geral... tá é muito barato.
Esta é uma coisa que me desanima. O povo acha que pq o software é de graça a mão de obra tb tem que ser. É por isto que a gente rala, rala pra aprender, daih vem um zé mané que comprou o cd na banca e instala de qq jeito e cobra preço de banana. Enquanto nós mesmos não valorizarmos nosso conhecimento e qualidade de serviço, vai continuar todo mundo ganhando mixaria...
E sobre a Conectiva... é sim, tem um monte de bug, mas a RedHat, por exemplo, que é mundial, não fica assim tão atras. Simplesmente por ser nacional, não me diz nada, se outro eh melhor eu uso, mas se for para instalar na maquina do cliente e ele quiser conectiva, problema dele :). Eu não uso, mas é uma empresa que faz muita diferença para o cenário do software livre no país. Não concordo é em lutar contra ou apoiar cegamente...


» Manoel Pinho () em 20/01 17:37

@depassagem,

Eu também sou da opinião de que a Conectiva deveria usar os pacotes de alguma outra distribuição mais popular e se concentrar no trabalho de internacionalização, adaptação da distribuição, treinamento, etc. Poderia ser o Debian, Fedora ou qualquer outra que tivesse um grande número de usuários e desenvolvedores no mundo todo.

Por exemplo, se usasse o Debian como base poderia se concentrar num instalador melhor, melhorias no kernel, KDE, OpenOffice, etc para que fosse mais fácil a utilização. Assim, deixaria o trabalho pesado de depuração e atualização de pacotes de desenvolvimento e pacotes menos populares (latex, etc) para a distribuição original. Várias empresas fazem isso lá fora.

@todos,

Se a Conectiva cobra R$ 20000 para instalar um servidor de email e cobra menos de um décimo disso para treinar um funcionário a fazer isso e muito mais coisas em seus cursos de treinamento, eu acho muito mais sensato mandar um funcionário fazer o curso.

Se ela cobra isso mesmo certamente é porque não está querendo pegar esse serviço ou porque o serviço é para fazer algum tipo de customização no servidor de email.

Mas esse preço é cobrado pela própria Conectiva S.A. ou de forma padronizada por qualquer consultoria "partner" da Conectiva ?


» Job () em 20/01 17:51

Só uma duvida,
o preço do servidor de email é só para instalação,
ou para Instalação, manutençao e suporte para em servidor de email de alta disponibilidade?


» LinuxNewsReader () em 20/01 18:12


Conectiva@über.alles :

Os Americanos começaram a comprar carros nacionais apenas quando a indústria acordou e começou a produzir carros melhores. Não foi patriotismo.

"O nosso ruim é melhor que o melhor dos outros."

Isso é uma besteira sem tamanho !!!

Se todos pensassem assim aqui só teria porcarias para usar. É a competição que faz as empresas melhorarem seus produtos. Se começarem a migrar do conectiva para outras distros o pessoal da Conectiva vai se mexer e melhorar.


» Conectiva über alles () em 20/01 18:46

> Os Americanos começaram a comprar carros nacionais apenas quando a indústria acordou e começou a produzir carros melhores. Não foi patriotismo.

E quem está falando em patriotismo? Estamos falando de negócios. Os estadunidenses começaram a comprar seus próprios carros quando Herny Ford começou a produzi-los baratos. E eram uma droga.Mesmo assim eram vendidos aos milhões, basta ver qualquer filme mudo da década de vinte ou trinta. A qualidade só começou a melhorar depois que o padrão da classe média melhorou e carro passou de utilitário a símbolo de status.

> Isso é uma besteira sem tamanho !!!

Por isso que ficamos sempre pra trás. Esperamos nossos produtos terem uma qualidade excelente para só depois apoiá-los, sem saber que é o apoio a um produto ruim que dá a ele condições de chegar a ser bom.

Se o exemplo da indústria estadunidense não é suficiente, veja o caso da indústria japonesa que saiu da destruição da II Guerra e em 40 anos se estabeleceu. Os produtos japoneses eram todos uma joça. Mas foi vendendo a joça deles é que acumularam dinheiro para, depois, com investimento em qualidade, aí sim, manter sua posição.


» LinuxNewsReader () em 20/01 19:06

> E quem está falando em patriotismo? Estamos falando de negócios.

Você está, quando diz que o nosso pior é melhor que o melhor dos outros.


"E eram uma droga.Mesmo assim eram vendidos aos milhões, basta ver qualquer filme mudo da década de vinte ou trinta."

Eram vendidos aos milhões ( ??? ) porque importar era muito caro. Quando importar se tornou viável e
os caros importados eram muito superiores os americanos compram importados. A indústria automobilistica quase foi a falência. Os caras se tocaram e começaram a fazer caros melhores e só então as vendas melhoraram.


"Esperamos nossos produtos terem uma qualidade excelente para só depois apoiá-los, sem saber que é o apoio a um produto ruim que dá a ele condições de chegar a ser bom."

Ridículo !!!
O que move a evolução dos produtos é a competição.
Apoiar o que é ruim só faz os produtores se acomodarem. Mentalidade de empresário : "Se estão comprando ruim do jeito que está pra que gastar em pesquisa ?", "As vendas cairam pq. tem produto melhor na praça, vou investir em pesquisa e melhorar o meu produto ou vou a falência"

"Os produtos japoneses eram todos uma joça. Mas foi vendendo a joça deles é que acumularam dinheiro para, depois, com investimento em qualidade, aí sim, manter sua posição."

Vá estudar História !!!



» Peter Parker () em 20/01 19:15

Toskinha: há 4 anos atrás, meu chefe (na época ele não estava convencido do Linux) comprou o MS Back Office, que tinha com o WinNT + vários softs (Exchange - servidor de MAIL, Project, etc). Custou uns 4 mil reais. E tinha suporte de graça. Realmente o preço que a Conectiva que cobrar é muito absurdo...
Ubber: quanto aos carros do Henry Ford: os americanos compravam porque eles eram mais baratos que os poucos concorrentes. Quanto a ser ruim, os outros também não eram grande coisa. A Conectiva está viajando nos preços... só faltou vc falar: Brasil - ame-o ou deixe-o.


» depassagem () em 20/01 20:57

Colegas, estamos todos comentando uma situação que não conhecemos. R$ 20.000,00 por um servidor de correio eletrônico é caro? Se for o da rede local da minha casa, com certeza. Mas se for para uma empresa com alguns milhares de funcionários? E o que mais está incluído nesse pacote? Sem mais informações, não é possível afirmar a priori se esse valor é caro ou barato.


» Conectiva über alles () em 20/01 21:43

@LinuxNewsReader

> Você está, quando diz que o nosso pior é melhor que o melhor dos outros.

Este é o grande sintoma. As pessoas não se dão conta de as empresas não favorecem apenas os interesses dos investidores (donos, cotistas, etc.). Ter uma indústria nacional que faça com que os lucros fiquem aqui, e os impostos também, é fundamental para ter sucesso como nação. Se a Conectiva vende uma porcaria, mas a porcaria faz seus donos contratar e formar talentos nacionais o ganho é décuplo. A distro XYZ do Timbuctu faz a melhor distro do mundo mas, ao apoiá-la, o dinheiro fica lá e forma um profissional nobre lá, não aqui. Então não é patriotismo, é negócio. E é negócio inteligente.

> Eram vendidos aos milhões ( ??? ) porque importar era muito caro. Quando
> importar se tornou viável e os caros importados eram muito superiores os
> americanos compram importados.

Estou falando das décadas de 20 e 30, de que década você está falando? Você deve comparar o mercado Linux com os anos iniciais da Indústria Automobilística, porque o perfil é semelhante ao de agora para Linux: um mercado em ascenção, com muita consolidação de indústrias e aumento das barreiras de entrada para empresas comerciais, e aumento da exigência na qualidade dos produtos.

> Ridículo !!!
> O que move a evolução dos produtos é a competição.
> Apoiar o que é ruim só faz os produtores se acomodarem. Mentalidade de
> empresário : "Se estão comprando ruim do jeito que está pra que gastar
> em pesquisa ?", "As vendas cairam pq. tem produto melhor na praça, vou
> investir em pesquisa e melhorar o meu produto ou vou a falência"

Vide referência de Sloan abaixo.

> Vá estudar História !!!

Eu vou mesmo, mas não porque você está mandando. É porque o pouco que já estudei me fez ver por que os outros se dão bem e a gente se dá mal e ter certeza de que esta mentalidade que você expressa, mas que não é privilégio seu, está fundamentalmente errada.

@Peter Parker

> Ubber: quanto aos carros do Henry Ford: os americanos compravam porque
> eles eram mais baratos que os poucos concorrentes.

No, sir. Na época de Henry Ford havia dezenas de concorrentes. Só a GM foi formada pela incorporação de 11 empresas de automóveis. Hoje é que há poucos concorrentes. Segundo Michael Moore, em seu livro "Uma Nação de Idiotas" (http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=128859&ID=C8B76AD27D4010602301B0290), os EUA tem hoje só "2 empresas e meia" de automóveis.

> só faltou vc falar: Brasil - ame-o ou deixe-o.

Então vou deixar alguns trechos do livro "Meus Anos com a General Motors" (http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=455055&ID=C8B76AD27D4010602301B0290) de Alfred P. Sloan, CIO de 1923 a 1946 (O livro tem uma resenha de Bill Gates na capa: "Acho que MACAGM é provavelmente a melhor escolha se você quiser ler somente um livro sobre negócios".) para você pensar.

"Vários elementos precisam ser destacados no pano de fundo em relação ao progresso da General Motors. Sua existência dificilmente poderia ser imaginada a não ser nos Estados Unidos, com seus cidadãos muito ativos e empreendedores[...]"

"Se, por um lado, contribuímos para o estilo dos Estados Unidos expresso pelo automóvel, a contribuição foi recíproca."

"Durante os primeiros anos da indústria automotiva, a meta imediata dos engenheiros e inventores era simplesmente [fazer um carro] se deslocar pelas ruas com suas próprias forças. Muitas idéias [...] acabavam em [risos e fracassos]. Embora fosse dispendioso, os motoristas americanos pagavam alegremente a conta. Em seu entusiasmo pelo transporte individual, eles compravam carros, confiáveis ou não, e assim forneciam a fonte de uma parcela substancial de capital de risco para experimentos e produção."

Então os estadunidenses PAGARAM ALEGREMENTE para que sua indústria florescesse, porque sabiam que, ao comprar seus carros RUINS e CAROS, estavam contribuindo para um plano muito maior de sucesso de sua nação. No Brasil, é o contrário. Muitos brasileiros torcem para que a Conectiva vá à falência para depois apontar o dedo dizendo: viu, não te disse?, e depois tripudiar sobre seus escombros como se isso fosse uma grande vitória, sem saber que estão é de fato torcendo para afundar o país que lhes dá tudo. A diferença entre a filosofia estadunidense para a de muitos brasileiros, não é que os estadunidenses são mais patriotas, nem melhores. É que muitos brasileiros enxergam pouco, curtinho, pensam miudinho, não conseguem ver as conseqüências de suas atitudes no grande panorama.

Não precisamos comprar os produtos ruins da Conectiva. Precisamos é mudar de mentalidade. Comprar os produtos da Conectiva será uma conseqüência. Quando dou apoio à Conectiva estou imaginando que ela está formando Tosattis, Acmes, Pfüzenreuters, Roxos, Kojimas, Bruders, sem falar em toda uma safra de executivos com experiência em tecnologia, na criação de parceria e na fomentação de toda uma rede de outras empresas que lucram com isso.

Vejo com pesar o SERPRO e outros órgãos públicos usando outra distro que não Conectiva para seus projetos. Deixamos de pagar à Microsoft. E daí? Deixamos de perder, mas o que ganhamos? NADA, NADA, NADA, ABSOLUTAMENTE, NADA. A grande chance que um órgão público como SERPRO tem de fomentar a indústria nacional é jogada pela janela. É meu dinheiro dando poder e prestígio a quem não deixa seu dinheiro aqui.

Isso é política industrial! Política industrial não é um bando de "companheiros" reunidos em comitê para redigir um texto qualquer para chamá-lo de política. Política industrial é simplesmente a percepção por parte de órgãos públicos, empresas nacionais e cidadãos de que dinheiro que temos no bolso não serve só para comprar bons produtos, serve para dar poder a nós mesmos.

A política industrial tem de estar no nosso DNA nacional "OR DIE".


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 20/01 22:03

Conectiva übes alles, todo esse papo é muito interessante, mas parte do princípio que a ideologia guia os negócios e não o contrário. Isso na maioria das vezes é falso, os negócios criam a ideologia... Pras pessoas se mobilizarem e passarem perrengue desse jeito, comprar produto pior, só pra "ajudar a indústria nacional", precisa de muita doutrinação antes.

E essa doutrinação precisa de motivos, como a indústria e a parte comercial também sendo grata para com as pessoas.

Esse é o problema: a gente tenta apoiar a Conectiva, mas tem ponto em que a coisa simplesmente não dá pé, existe um limiar. Quando ela começou olhei com desconfiança, sim, um RedHat nacionalizado? Ridículo. Mas depois procurei à minha maneira - e acredito que outras pessoas também - embalar nisso, vendo sim uma boa chance para a indústria nacional, acolhendo e disseminando com entusiasmo o port do apt para rpm e demais sucessos da empresa. Mas vi com muito desânimo depois os press-releases mentirosos (Conectiva 8 com KDE 3? Era o 3.0rc3, não a versão final! Conectiva 9 com kernel 2.4.21? Era uma versão pré, o 2.4.21 só saiu 2 meses depois de impresso o CD! Conectiva "crescendo e enxugando certas partes?" Era press-release omitindo a demissão em massa!), as demissões e os erros de estratégia da empresa. Cadê a relação com o consumidor? Fomos enganados e chamados de idiotas. Acho que para ter essa relação com a indústria, precisamos de reciprocidade, e foi uma das coisas que eu reclamei no meu post original. A Conectiva não tem um plano bom de comunicação e trocas com o usuário (ou prestador de serviços, um cara que agrega valor).

Pessoalmente, eu acho que fiz a minha parte. Colaborei até bastante com o relato de bugs da distribuição (basta fazer um query no bugzilla deles pra ver isso), na época em que gostava muito dela eu fiz grande propaganda pelas empresas por que passei. Agora nem tenho mais "cara" pra isso, pois fiz propaganda de um produto que afundou.

Durante um tempo, já passado, procurei implantar em alguns lugares também outra distribuição nacional, a Techlinux (pergunte pro Carlos Gorges). Não deu em muito.

Agora estou passando pro Kurumin. Por mais que seja baseado no Debian/Knoppix, é nacional sim (oras, a Conectiva também começou como uma empresa que vendia o Redhat traduzido!) e eu espero que com seu sucesso e sua boa qualidade tenha uma grande disseminação e consiga muitos serviços agregados, muita venda de caixinhas, muito suporte vendido. Uma hora, quem sabe, ele ganha o porte do Conectiva Linux. E talvez até o lugar... porque a empresa se distanciou de seu público e foi canalha com ele.


» Conectiva über alles () em 20/01 23:40

Apenas uma correção. Sloan era CEO, não CIO, da GM.

> E essa doutrinação precisa de motivos, como a indústria e a parte comercial
> também sendo grata para com as pessoas.

É o que eu estou tentando mostrar com as mensagens acima. Falta a nosso povo (empresários e consumidores) uma filosofia, ou doutrina, se você preferir, que nos ajude a entender que certos "perrengues" hoje, podem significar lucro amanhã. Mas infelizmente muitos de nós vivem chafurdados no imediatismo. Sloan afirma que outro aspecto do sucesso da GM, que é emblema das empresas de sucesso dos EUA, se deu porque havia um "conhecimento empresarial e industrial" que permeava a sociedade já no início do Século XX. Coisa que acho faltar ao Brasil (mas podemos reverter isso se quisermos). Por conta disso, não só o mercado não entendeu a verdadeira relevância da Conectiva como, talvez, a Conectiva não tenha conseguido entender todos os aspectos dessa importância no momento em que surgiu. Sem querer citar Sloan de novo, já citando, "Tanto Durant [fundador da GM] quanto Ford pussuíam visão, coragem, ousadia, imaginação e presciência incomuns". Acho complicado falar da empresa dos outros, porque nenhum de nós teve capacidade de criar uma empresa como a Conectiva, mas da afirmação de Sloan podemos tentar tirar lições para o caso Conectiva. De qualquer modo a culpa não é só dela. É nossa também. É um círculo vicioso. Promovemos pouco a Conectiva porque ela se dá mal. Se dá mal porque promovemos pouco.

> E talvez até o lugar... porque a empresa se distanciou de seu público e foi canalha com ele.

Quantas vezes outras grandes distros comerciais não fizeram o mesmo. Conheço uma que distribuiu um gcc bugado. Depois distribui uma versão de gcc que ninguém tinha, só eles, de modo que os programas tinham que ser compilados especificamente para o gcc deles. Qual é a diferença dessa canalhice para o que a Conectiva fez? Nenhuma. O que não justifica a Conectiva. Mas é considerado conversa de bar para dar risada com relação à outra distro. Com relação à Conectiva é uma falha seminal que deve ser punida com o desencorajamento a usá-la. Analisando tudo de forma lógica e racional, isso simplesmente não faz sentido.


» flaviothunder () em 20/01 23:46

Conectiva ube sei lá o que, porque você não cria uma empresa que faz o mesmo serviço da Conectiva só que com qualidade ? E apóia outros que façam o mesmo ? Assim pode ser que tenhamos uma indústria nacional bem mais forte do que a que está aí.

Me doeu no coração quando há uns 2 anos atrás eu tirei o conectiva 7 da minha máquina (pelos mesmos motivos que você defende) mas não dava mais, eu tentava ser um "evangelizador" linux mas quando mostrava para alguém o StarOffice abrindo e fechando sem motivo aparente entre outras "cositas" mais ficava sem palavras, era realmente muito chato e resolvi mudar, já tinha visto o 8 e fiquei decepcionado, então não pensei 2 vezes taquei o Debian Potato e no mesmo dia fiz o apt-get upgrade confesso que foi incrível, dali então nunca mais larguei o Debian e agora estou usando o unstable que de unstable não tem nada é super estável, o bixo voa baixo, tente você vai gostar.


Aí quem sabe possamos fundar uma empresa genuinamente nacional, comprar a Conectiva sanear seus projetos e ela voltar a ser o que ja foi num passado relativamente próximo...


Durante algum tempo mais eu continuei comprando a Revista do Linux (que a despeito de muitos eu achava em alguns momentos muito boa) que todo dia 5 estava em muitas bancas em Sampa (São Paulo), desisti quando era dia 20 e não encontrei desde Osasco até as bancas (sempre procurei não assinar as revistas pra prestigiar o trabalho do dono da banca e não entregar a grana diretamente pra uma corporação maior) da Av. Berrini, passando pela região da USP e arredores, cheguei a pensar em então assinar a revista quando ví o relato de um pessoal que assinava a revista e não recebia a dita cuja, então desisti de vez e encerrou-se qualquer uso de produtos Conectiva, uma pena...


Sucesso a todo


» Toskinha () em 21/01 00:16

Peter Parker:
Há 4 anos atras? Quando saiu o 2000 e o NT já era produto velho? ;)


» LinuxNewsReader () em 21/01 00:35

Conectiva über alles :

"Ter uma indústria nacional que faça com que os lucros fiquem aqui, e os impostos também, é fundamental para ter sucesso como nação. Se a Conectiva vende uma porcaria, mas a porcaria faz seus donos contratar e formar talentos nacionais o ganho é décuplo."

Ganho para quem ???

A Companhia vai a falência !!!
Os funcionários vão pra rua. Ganharam expêriencia e dai ??? Se a empresa fizesse produtos com qualidade ganhariam um experiência melhor.

Ninguém ganha quando se fabrica porcaria !!!


"A distro XYZ do Timbuctu faz a melhor distro do mundo mas, ao apoiá-la, o dinheiro fica lá e forma um profissional nobre lá, não aqui."

Fica lá fora se você não sabe aproveitar o mercado. Existem empresas nacionais oferecendo suporte a produtos M$, Novell Oracle, etc ... e para Distros Linux que não sejam Red Hat e o dinheiro fica aqui.

"Então não é patriotismo, é negócio. E é negócio inteligente."

É um negócio muito estupído, fazer porcaria e achar que está ajudando o país. Comprar porcaria e acar que está ajudando o país.

"Estou falando das décadas de 20 e 30, de que década você está falando?"

Você disse que os americanos compraram carros ruins, sabendo que eram ruins para incentvar a industria nacional. A maior prova de que isso é bobagem é que foi só os japoneses e alemães comecarem a fazer carros melhores e os americanos viraram as costas para a industria nacional. Acho que vc está se perdendo nas suas explicações, nas decadas 20 e 30 os americanos compravam carros americanos ( do Ford ou qq outro ) pq. importar era inviável.

"É porque o pouco que já estudei me fez ver por que os outros se dão bem e a gente se dá mal..."

Se após ter estudado vc. vem falando que devemos apoiar empresas que fazer porcaria pq. é a NOSSA porcaria, então sinceramente : Estude mais !!!

"No, sir. Na época de Henry Ford havia dezenas de concorrentes."

Que sejam muitos, mas esses muitos vendiam carros semelhantes tecnológicamente falando. Novamente, foi só os japoneses e alemães aparecerem com carros melhores e os americanos largaram a industria nacional pra lá. Não apoiaram a porcaria
deles, fizeram o certo compraram produtos de qualidade dos outros e ISSO fez a insutria deles melhorar.


"Então os estadunidenses PAGARAM ALEGREMENTE para que sua indústria florescesse, porque sabiam que, ao comprar seus carros RUINS e CAROS, estavam contribuindo para um plano muito maior de sucesso de sua nação."

Isso é marketing do cara. Você acha que ele ia falar : "Vendemos porcaria e os trouxas compraram"
Compraram porque não havia opção ou compravam os carros RUINS e CAROS ou não compravam nenhum.

Você fica acusando os outros de terem pensamento pequeno e mesquinho, mas é vc. que está pensando pequeno e se iludindo ...

"Quando dou apoio à Conectiva estou imaginando que ela está formando Tosattis, Acmes, Pfüzenreuters, Roxos, Kojimas, Bruders, sem falar em toda uma safra de executivos com experiência em tecnologia, na criação de parceria e na fomentação de toda uma rede de outras empresas que lucram com isso."

Esses caras se viram por si mesmos, não preciso apoiar a Conectiva por causa deles. Se a Conectiva falir por causa de seus maus produtos eles conseguem empresgos em outras empresas. Apoiar empresas ruins só pq. os funcionários são bons ???
Que loucura você está pregando. Dane-se a empresa ruim. Apóiem os bons funcionários e digam a eles para abandonar a canoa furada.


"Vejo com pesar o SERPRO e outros órgãos públicos usando outra distro que não Conectiva para seus projetos ... Deixamos de perder, mas o que ganhamos?"

Ganha-se experiência e conhecimento porque o codigo é aberto e todos podem estudar.
Ganhamos estabilidade, segurança, etc...

Se a SERPRO não utiliza Conectiva é porque nao se sentem seguros com esta distro. Culpa da SERPRO ? Não, culpa da Conectiva que não melhora o produto ou o atendimento ou depto. de vendas.


Todo o seu argumento se baseia no fato de que devemos apoiar empresas nacionais que fabricam produtos ruins em lugar de empresas estrangeiras que fabricam produtos bons. Isso é muito idiota, temos que comprar produtos de qualidade, não importa de onde vem. E as empresas nacionais que se tornem competitivas e busquem seus clientes.

O seu argumento me faz lembrar da idéia estupída por tras da RESERVA DE MERCADO quando o governo dificultou as importações de maquinas e programs
de informática para "Desenvolver a Industria Nacional" Resultado : Sem concorrentes melhores as empresas apenas ficavam fazendo clones de maquinas estrangeiras como o TK90. Não se investiu nada em pesquisa e desenvolvimento. E são esses tipos de indústria que vc. está apoiando.



» Conectiva über alles () em 21/01 01:07

> Conectiva ube sei lá o que,

É "über alles".

> porque você não cria
> uma empresa que faz o mesmo serviço da Conectiva
> só que com qualidade?

É uma boa idéia. O problema é que agora as barreiras de entrada para criação de uma distro comercial estão altas. Precisaria de dinheiro, você tem?

> Aí quem sabe possamos fundar uma empresa
> genuinamente nacional, comprar a Conectiva
> sanear seus projetos e ela voltar a ser o
> que ja foi num passado relativamente próximo...

Essa é uma idéia melhor ainda.

> tente você vai gostar.

Agradeço pela sugestão.

Eu tive a sorte de não ter os problemas que você relata com Conectiva, mas tenho observado que esses problemas podem acontecer com qualquer distro. Porém se o problema for com Conectiva, as pessoas desistem logo. De qualquer forma, acredito que isso esteja ligado a coisas mais profundas que simplesmente a uma distro que deu certo na minha máquina ou não, como exposto acima.

> Sucesso a todo[s]

Obrigado, igualmente, e também por comentar minha mensagem.


» andarilho () em 21/01 01:18

A Conectiva nas últimas versões tem caído. Não é uma empresa começando agora, com entusiasmo: a situação é diferente.

Uma notícia sobre Conectiva trazer sempre tantos comentários deveria deixar claro que muitos não estão usando, mas todos continuam preocupados, esperando um sinal confiável de provável melhora pra voltar a testar e apoiar a distribuição.


» Conectiva über alles () em 21/01 01:44

> Ninguém ganha quando se fabrica porcaria !!!

Eu não acho o produto Conectiva uma porcaria. Acho ótimo.

Conectiva é ótimo porque é ótimo mesmo e porque ajuda a indústria daqui. Mas se você achá-lo porcaria, saiba que ainda assim ele é melhor que qualquer outro produto do mundo porque traz dinheiro e vantagens competitivas para nosso país.

> Isso é marketing do cara. Você acha que ele ia
> falar : "Vendemos porcaria e os trouxas
> compraram"

Marketing ou não, a verdade é que a postura dos estadunidenses deu a eles domínio sobre mercado mundial de automóveis e a nossa postura, "experta", não deu a nós nenhuma indústria, nem controle, mínimo que fosse, sobre esse mercado.

> Se a SERPRO não utiliza Conectiva é porque nao
> se sentem seguros com esta distro.

Na década de 70, o Exército dos EUA decidiu que os EUA deveriam ter um banco de dados SQL. Chamaram um jovem programador, Larry Ellis, para escrever o banco. Deram a ele 1MUS$ e disseram "agora monte uma empresa e escreva novas versões pra gente". Também liberaram o projeto para que Ellis o vendessem para quem quisesse. A Oracle é hoje a maior empresa de banco de dados do mundo.

O SERPRO devia fazer o mesmo com a Conectiva. Não importa se sentem seguros ou não. É dever deles fomentar a indústria nacional. Afinal é para isso que pagamos os impostos que sustentam o SERPRO. Deviam chamar a Conectiva e dizer: queremos que vocês nos forneçam software e serviços, faremos de vocês uma indústria de classe mundial que trará recursos para o Brasil, em compensação vocês terão que melhorar os produtos para o público em geral e alterar sua administração para isso. Duvi-de-o-dó que a Conectiva rejeitasse. Então estariam seguros duas vezes: uma porque isso faria da Conectiva uma empresa sólida, outra porque controlariam essa certeza. Mas quanto você quer apostar que essa idéia nem sequer passou pela cabeça daqueles nossos honrados funcionarios públicos? Isso é só um sintoma. Sintoma de que temos de dar uma guinada na forma como encaramos os negócios sob risco de ficar eternamente a reboque da História.


» LinuxNewsReader () em 21/01 02:21

"> Ninguém ganha quando se fabrica porcaria !!!
Eu não acho o produto Conectiva uma porcaria. Acho ótimo."

Agora você está desviando do assunto.

O seu ponto era : Devemos usar produtos ruins ( porcarias ) nacionais ao invés de produtos bons estrangeiros. Não estou falando apenas do conectiva.


"Conectiva é ótimo porque é ótimo mesmo e porque ajuda a indústria daqui..."

Leia a resposta acima e dizer que é ótimo porque é ótimo não é resposta. Parece que seus argumentos estão acabando...

"Marketing ou não, a verdade é que a postura dos estadunidenses deu a eles domínio sobre mercado mundial de automóveis e a nossa postura, "experta", não deu a nós nenhuma indústria, nem controle, mínimo que fosse, sobre esse mercado."

Mas o que você não quer etender é : OS AMERICANOS NÂO TIVERAM POSTURA DE ADOTAR OS PRODUTOS RUINS NACIONAIS, ELES TROCARAM OS PRODUTOS RUINS POR PRODUTOS ESTRANGEIROS DE MELHOR QUALIDADE.

( Não estou gritando apenas frisando está parte )


"O SERPRO devia fazer o mesmo com a Conectiva. Não importa se sentem seguros ou não. É dever deles fomentar a indústria nacional.Afinal é para isso que pagamos os impostos que sustentam o SERPRO. Deviam chamar a Conectiva e dizer: queremos que vocês nos forneçam software e serviços, faremos de vocês uma indústria de classe mundial que trará recursos para o Brasil"

Não. O SERPRO é um orgão para processar dados da adminstração pública. Fomentar industrias é com o BNDES. O SERPRO não pode fazer o que vc. diz porque 1.o Não é da alçada deles, 2.o Existe uma tal de "Lei de Licitações"

Mas novamente mudou de assunto. O Tópico era : Vamos comprar produtos nacionais ruins ao invés de produtos estrageiros bons.

P.S : Não estou dizendo que tudo que é nacional é ruim ou tudo que é de fora é bom.



» chuck.TT () em 21/01 02:34

em questao de patriotismo deveriam lembrar da historia de paises da asia... alguem lembra??
deveriam...


» Conectiva über alles () em 21/01 03:58

> Não. O SERPRO é um orgão para processar dados da
> adminstração pública. Fomentar industrias é com o
> BNDES. O SERPRO não pode fazer o que vc. diz
> porque 1.o Não é da alçada deles, 2.o Existe uma
> tal de "Lei de Licitações"

Faça o seguinte. Abra uma empresa, pague uma carga tributária absurda, participe de uma licitação do Governo. Depois os ouça dizer que resolveram contratar uma empresa da Argetina porque não se sentem seguros com a sua. Você vai arder de raiva, sabendo que o dinheiro dos impostos que você paga vai alimentar uma empresa que vai concorrer com você em pleno território nacional.

O BNDES é um BANCO, ou seja, fornece o dinheiro para o fomento, mas não pode articular as inciativas. A articulação das iniciativas nacionais, que é o verdadeiro fomento, que é a verdadeira política industrial, deveria vazar por todos os poros do governo. De universidades, ministérios, secretarias, passando por autarquias até empresas. O governo que não privilegia as indústrias de seu próprio país é um governo traidor, ou vendido, e, portanto, inútil.


» EAC () em 21/01 08:38

Este "Conectiva über alles" deve ser o Pink depois de assistir "Teoria da Conspiração" e "O Patriota" :)
Eu Ajudo o meu país trabalhando aqui e aplicando aqui meus investimentos, pagando aqui meus impostos, solicitando NF a cada compra que faço, e será aqui que estabelecerei minha Empresa.
O fato de você ajudar a incompetência dos empresários Nacionais só por que são Nacionais ? Isto é suicído não para os incompetentes mais para quem os apóia,no caso Nós.
O Brasileiro é mundialmente conhecido pela sua criatividade, por conseguir administrar situações complexas e difíceis, pelo seu arrojo e não por dar atestado de IDIOTA.
Os americanos que você cita tanto tiveram decisões históricas quando dividiram a AT&T, uma empresa no ramo de petróleo e quando puxaram as rédias da M$.
E tem algumas na lista com Intel, Oracle e outras.
Por que eles fariam isto se empresas americanas praticamente dominam o mundo da tecnologia ???

Fica aqui para sua extensa reflexão.


» ,arsguo () em 21/01 09:22

acredito que esse papo de patriotismo não funciona no linux. nao adianta usar o conectiva por que é brasileiro, pois na verdade, não passa de um adaptação do redhat (americana) de um sistema que foi criado por linus (um filandês). O que há de brasileiro nisso? essa é uma das grandes vantagens do open source, existem contribuições do mundo inteiro, não importando de qual país vc venha ou qual lingua vc fale. Essa distro que vcs disem ser brasileira é COSMOPOLITA, bem como o kurumin e o mandrake (que eu uso).


» marsguo () em 21/01 09:22

acredito que esse papo de patriotismo não funciona no linux. nao adianta usar o conectiva por que é brasileiro, pois na verdade, não passa de um adaptação do redhat (americana) de um sistema que foi criado por linus (um filandês). O que há de brasileiro nisso? essa é uma das grandes vantagens do open source, existem contribuições do mundo inteiro, não importando de qual país vc venha ou qual lingua vc fale. Essa distro que vcs disem ser brasileira é COSMOPOLITA, bem como o kurumin e o mandrake (que eu uso).


» Jack () em 21/01 09:22

Eu acho que a conectiva deveria ser carismatica com os clientes de nao desprezer nenjum deles. Ou seja nao deveria cobrar de uma empresa pequena o seu olho da cara.

Mas sim praticar precos muito competitivos, acho q o software por mais ruim ou bom, so sera levado em consideracao se ele proporcionar lucro para a empresa que o comprará. Hoje devido a crise que passamos, a forma de melhorar os negocios é fazer os precos serem muito justos. HOJE, enfiar a faca nos clientes é nao gerar negocios.

Entao Conectiva, melhore seus precos, e surpreenda seus clientes, sejam eles pequenos, medios ou grandes.

Obrigado.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 21/01 09:50

Alguns comentários esparsos...

"Você disse que os americanos compraram carros ruins, sabendo que eram ruins para incentvar a industria nacional. A maior prova de que isso é bobagem é que foi só os japoneses e alemães comecarem a fazer carros melhores e os americanos viraram as costas para a industria nacional. Acho que vc está se perdendo nas suas explicações, nas decadas 20 e 30 os americanos compravam carros americanos ( do Ford ou qq outro ) pq. importar era inviável."

Isso não é bem verdade. Você já foi a qualquer cidadezinha do interior dos Estados Unidos? Entre numa "Grocery Store", por exemplo. Você notará que grande parte, senão a maioria, dos produtos lá é de agropecuária ou indústria locais. Realmente existe uma mentalidade de privilegiar o que é deles. Só essa mentalidade já cria um círculo virtuoso aos estadunidenses que lhe dá uma vantagem competitiva enorme, causando os efeitos que o Conectiva über alles mencionou. Claro, vamos ser razoáveis também: ninguém privilegia porcarias, precisa haver pelo menos uma qualidade média de produto para a população ter estas preferências.

Aliás, Conectiva über alles, você reclamou originariamente de eu ter achincalhado o Conectiva, mas foi para falar de uma alternativa também nacional - o Kurumin. Ainda que seja majoritariamente um projeto de voluntários, existe uma pequena estrutura comercial já em volta dele e acho promissora o bastante para se tornar uma empresa como a própria Conectiva. O problema é que o CL não está atingindo qualidade nem mesmo média... Na minha opinião, claro.

Agora, uma pergunta para todos os profissionais de GNU/Linux: vocês acham realmente que seria bom a Conectiva falir? Eu acho que isso seria terrível, embora tenha me afastado do produto dela. Você pode ser advogado do Slackware, do Debian, do Redhat, falar muito mal dos serviços da Conectiva, dizer que não a recomenda, mas se ela falir, a impressão pro meio empresarial vai ser: o "Linux" está retraindo! Está diminuindo! Vão chegar amigos e colegas de trabalho e dizer pra ti: "E aí, hein, cara? Pô, o seu Linux tá indo por água abaixo, hein? Até a Conectiva faliu...". Não seria bom. Seria terrível. Prejudicaria todo o cenário de GNU/Linux no Brasil, não tenham dúvidas.


» aCiDBaSe () em 21/01 10:32

"O seu argumento me faz lembrar da idéia estupída por tras da RESERVA DE MERCADO quando o governo dificultou as importações de maquinas e programs
de informática para "Desenvolver a Industria Nacional" Resultado : Sem concorrentes melhores as empresas apenas ficavam fazendo clones de maquinas estrangeiras como o TK90. Não se investiu nada em pesquisa e desenvolvimento. E são esses tipos de indústria que vc. está apoiando."

E hoje que não existe mais a reserva de mercado? O que é que se produz de hardware no Brasil? Na época da reserva, por exemplo, o Brasil desenvolveu um clone do AppleII muito superior ao original americano. E os drives de 5 1/4" modelo slim? Também. Invenção brasileira da época da reserva de mercado.

Não sou favorável à reserva de mercado. Só acho que tê-la removido 'por decreto' quebrou a indústria de tecnologia nacional. A queda da barreira deveria ter sido planejada, dando apoio à indústria nacional ao mesmo tempo que fosse sendo aberto o mercado.

A Conectiva anda pisando na bola sim, mas mesmo na época em que ela fazia um trabalho *muito* superior ao de outras distros pelo mundo o brasileiro era a 'racinha' que mais espesinhava (É só ler os históricos das listas).

Mas a vida continua, e eu ainda consigo bons empregos pois tenho no meu curriculum uma passagem de 1 ano e 8 meses pela Conectiva. E eu pude acompanhar que se não conseguíamos atingir a 'perfeição', pelo menos perto disso a gente chegou. E neste exato momento a gente via que quem gosta menos do Brasil é o próprio brasileiro.


» Roberto Alcântara Filho () em 21/01 10:46

"). O que há de brasileiro nisso?"
Por exemplo, o mantenedor do kernel 2.4 é um brasileiro e muitas contribuições para que o Linux chegasse ao ponto que está hoje, são brasileiras.

Apesar de iniciado pelo Conectiva, passei muito cedo a usar o slackware, e gosto. Mas depois de tanta crítica aí em cima, acho que a Conectiva está precisando de melhores usuários para manter mais estável os seus pacotes. Na América Latina a Conectiva é realmente a melhor solução corporativa para Linux. Não há como negar.

Esses dias pretendo instalar a caixinha co CL9 que ganhei aqui na premiação da pesquisa ;) Quando tem muita gente criticando, muitos se quer testaram nas suas necessidades para saber se todas as informações procedem.

Saudações,
Physis


» alceu () em 21/01 10:54

Pra que defender tanto a Conectiva com o argumento de ela ser uma empresa nacional? Tem $$ gringo lá, ou estou enganado?


» Anonymous () em 21/01 11:05

2 anos via apt-get "Snapshot", 9 instalações pra teste sem problema algum "pasmem " ao contrário do ocorrido em outras distros ,testadas no mesmo periodo ..até as famosas "estáveis" tiveram problemas enquanto isso na sala de justiça meu snapshot esta firme e forte :-)
O 9 a mesma coisa .e o resto? bom o resto a gente usa pra ver se é isto tudo que falam ,mas é só conversa.

PS:Eu não sou o único.


» LinuxNewsReader () em 21/01 11:49

Conectiva über alles :

Agora vc. nem toca mais no assunto do comprar ruim nacional. Já mudou o foco para a função do
BNDES e SERPRO.

Patola :

" ... Realmente existe uma mentalidade de
privilegiar o que é deles... "

Sim existe, e aqui existe também ( em menor
escala ). Não estou dizendo que isto é errado,
mas o q o Ubber está defendendo é que é melhor
comprar o nosso ruim do que o bom dos outros,
dizendo que os americanos fazem isso. Não é
verdade, se os produtos tem uma "qualidade
média" como vc. citou eles compram os
nacionais, mas se são ruins eles compram
importados.


AcidBase

"E hoje que não existe mais a reserva de
mercado?"
Não. Não existe.

"O que é que se produz de hardware no Brasil?
Na época da reserva, por exemplo, o Brasil
desenvolveu um clone do AppleII muito superior
ao original americano."

Como você mesmo disse : Um Clone. Pegaram todo
um trabaho que não era deles e fizeram
aperfeiçoamentos. Mas o que fizeram de novo
além do Drive que vc. citou ? O que havia era
clones e mais clones !!! Ninguém inventou nada
e ficamos anos usando equipamentos atrasados e
contrabandeados.

"Não sou favorável à reserva de mercado. Só acho
que tê-la removido 'por decreto' quebrou a
indústria de tecnologia nacional. A queda da
barreira deveria ter sido planejada, dando apoio
à indústria nacional ao mesmo tempo que fosse
sendo aberto o mercado."

Que industria de tecnologia nacional ???

A Microdigital que comprava um zx-espectrum na
Inglaterra e copiava todo o projeto mudando
apenas o nome para TK90X. Os caras não inovaram
em nada, só se aproveitaram do trabalho dos
outros.


» Malefactorum () em 21/01 11:53

A Conectiva não é brasileira. É do ABN Amro Bank, da Intel Capital e da Latinvest. O atual presidente da Conectiva é um estrangeiro. Essa conversa de Conectiva brasileira é conversa pra boi dormir. Só acredita nela ou os muito bobos ou os que tem participação na empresa.

Quem posta como Conectiva uber alles nao é ninguem mais que Edgard Lemos, notório conectivo e cabeça dura. Provavelmente dirige um Gurgel. Desistam. É inútil tentar ser racional.


» hamacker () em 21/01 11:53

Se o CL melhorar o instalador e a detecção de hardware, sinceramente eu retorno a ela. Deixei de usa-lo desde a 4.2 (foi a melhor na minha opnião também). Cada versão 5,6,7,8 e 9 eu instalei na minha maquina, mas depois voltei correndo ao RedHat. Apesar disso, ao invés de tentar destruir a CL, (como alguns estão fazendo agora) postei alguns tickets no bugzila para que eles melhorassem. Agora que não existe RedHat (e nao quero ir para o FEDORAento) será uma ótima oportunidade para retornar ao CL, mas desde que o proximo release cuide melhor a parte do instalador, suporte a deteccao de hardware, e um documento semelhante ao que existe no kurumin dizendo o que mudou na tela de abertura. (incrivel como até isso faltou no último CL).
Torço para que o proximo release de fato melhore essas caracteristicas para poder usalo.


» Conectiva über alles () em 21/01 12:55

> Agora vc. nem toca mais no assunto do comprar ruim nacional.

É por que você não está sabendo interpretar o que eu quero dizer.

> Não estou dizendo que isto é errado,
> mas o q o Ubber está defendendo é que é melhor
> comprar o nosso ruim do que o bom dos outros,
> dizendo que os americanos fazem isso. Não é
> verdade, se os produtos tem uma "qualidade
> média" como vc. citou eles compram os
> nacionais, mas se são ruins eles compram
> importados.

Assim como você, EU TAMBÉM QUERO PRODUTOS BONS, mas depende do preço. Se para ter produtos bons eu vou destruir a indústria nacional, então não compensa.

Exemplo de que os estadunidenses compram produtos ruins por longo tempo para obter domínio mundial existem muitos, dentre eles o mais próximo da nossa área: o Windows. Por quantos anos eles compraram Windows, mesmo sabendo que era uma bomba, travava toda hora, perdia arquivos, era mais furado em segurança que um queijo suíço? A demanda interna dos EUA é o que mantém as indústrias deles de pé. Quando entram em outros países, já têm todos os custos de pesquisas e operações devidamente amortizados, e já criaram uma base de conhecimento técnico, comercial e gerencial imbatível. Daí vão competir com empresas, que em seus próprios países, não recebem o mesmo apoio de seus locais. É por isso que eles vencem e nós perdemos.

Não acredito que você não consiga aprender nada com um fenômeno tão simples de entender como esse.

> Ninguém inventou nada
> e ficamos anos usando equipamentos atrasados e
> contrabandeados.

A Reserva de Mercado brasileira foi um erro e teve como modelo as reservas de mercado da Europa na década de 60 e 70 que simplesmente não adiantaram para nada. Pelo contrário, fragilizaram seus esforços e entregaram o mercado europeu de informática de bandeja para os estadunidenses engolir. Quando foi implantada aqui no Brasil, na década de 80, seus criadores deviam ter visto que o modelo já estava falido, mesmo assim insistiram. Eu presenciei a instalação e a extinção da Reserva. As críticas, na instalação, foram muitas. A extinção da reserva foi pior ainda, porque se escancarou de uma vez o mercado, e as empresas nacionais que aqui havia, mesmo obsoletas, não tiveram tempo de se adaptar e foram varridas do mapa da noite para o dia. Algumas resistiram, como a Itautec, e a CPM, por exemplo. Eu discordo que durante a reserva só se tenha produzido clones. O mercado de tecnologia bancária se desenvolveu muito e hoje, graças a isso, somos o país mais avançado nessa área, continuamos avançando e somos imbatíveis.

Também é preciso entender que países como os EUA também têm uma reserva de informática, mas a deles é bem diferente: juros e impostos baixos, atuação coordenada de esforços, apoio popular, apoio governamental. As barreiras de entrada ficam altíssimas e se torna impossível competir no mercado deles. Mercado livre, livre iniciativa e competição livre são conversas moles para boi dormir que contam pra gente. O que existe é um forte protecionismo, e você sabe disso.

Alguém aí em cima citou teoria da conspiração. Não existe teoria da conspiração. O que existe é um mercado mundial à disposição de quem quiser conquistá-lo. É uma guerra. É ganhar ou ganhar. Na guerra vale tudo e os países declaram isso abertamente. Enquanto isso cá nos trópicos nos orgulhamos porque usamos uma política espertíssima para erradicar nossos empresários incompetentes: privilegiamos as indústrias e os produtos de fora para destruir nossas empresas.

É como dizem os portugueses: Não há piadas de brasileiro, porque é tudo verdade.


» LinuxNewsReader () em 21/01 13:14

"É por que você não está sabendo interpretar o que eu quero dizer."

Não. É porque vc. estava querendo mudar o foco da discussão. Não estou interpretando direito ? São suas palavras : "O nosso pior é melhor que o melhor dos outros"

"Se para ter produtos bons eu vou destruir a indústria nacional, então não compensa."

Apoiar produtos ruins nacionais é que destrói a industria nacional.

"dentre eles o mais próximo da nossa área: o Windows. Por quantos anos eles compraram Windows, mesmo sabendo que era uma bomba, travava toda hora, perdia arquivos, era mais furado em segurança que um queijo suíço?"

Eles não compraram de boa vontade. Entenda isso. Compraram porque não havia alternativas viáveis e porque a M$ usou seu poder para forçar fabricantes a vender maquinas com windows instalado. Agora que estão surgindo alterativas ele estão comprando outros SO. Não houve nenhum "Vamos comprar produtos ruins para ajudar nossa industria"

"Daí vão competir com empresas, que em seus próprios países, não recebem o mesmo apoio de seus locais. É por isso que eles vencem e nós perdemos."

Apóia-se o que é bom e funciona, apoiar produtos ruins ninguém faz.

"Não acredito que você não consiga aprender nada com um fenômeno tão simples de entender como esse."

Não acredito que vc. continue insistindo nessa idéia idiota. Mas um dia, espero, você vai aprender.

"Eu discordo que durante a reserva só se tenha produzido clones. O mercado de tecnologia bancária se desenvolveu muito e hoje, graças a isso, somos o país mais avançado nessa área, continuamos avançando e somos imbatíveis."

O desenvolvimento da tecnologia bancária não teve
muito pouco a ver com a Reserva de Mercado.

"Enquanto isso cá nos trópicos nos orgulhamos porque usamos uma política espertíssima para erradicar nossos empresários incompetentes: privilegiamos as indústrias e os produtos de fora para destruir nossas empresas."

Todos fazem isso, eliminar os incompetentes. Só na sua idéia maluca os incompetentes devem ser ajudados desde que sejam NOSSOS incompetentes.


É como dizem os portugueses: Não há piadas de brasileiro, porque é tudo verdade.


» Peter Parker () em 21/01 13:40

Toskinha: realmente, eu viajei quanto ao ano...
Conectiva uber: se os americanos são assim, então porque o governo sobretaxou durante algum tempo motos importadas para a Harley não quebrar? Porque os americanos gostam mais de Honda e Toyota que da Ford?


» Peter Parker () em 21/01 13:43

Acrescentando: eu já usei Conectiva até a versão 7. Tentei a 8 e 9. Mas eu não posso ficar sendo fã-ardoroso de um produto ruim apenas porque é nacional. Que está ruim, não tenha dúvidas: nem vou apontar os mesmo problemas apontados acima.


» EAC () em 21/01 13:50

Caramba,

Será que o Augusto não vai postar nada e perder esta. Meu teclado tá até pegando fogo ;)



» Augusto Campos () em 21/01 14:04

E precisa?

Eu gosto de discutir sobre Linux, mas aqui está tendo uma mistura de discussão ideológica (e neste tipo raramente tem um único lado certo) com discussão de preferências (e neste tipo nunca tem um único lado certo).

Mas está divertido de acompanhar. Espero que sempre tenhamos distribuições nacionais, e que as que atuam no mercado saibam pautar-se pelas regras de mercado. Porque os consumidores sempre sabem ;)


» andarilho () em 21/01 14:34

LinuxNewsReader:
(sobre privilegiar os seus)"Sim existe, e aqui existe também ( em menor escala )."

Menor e esmagada pela idéia de que o que vem de fora é melhor que o daqui. Você chega em uma loja pra comprar um produto e qual o argumento mais importante que o vendedor usa para tentar convencê-lo? "É importado!" Infelizmente isso é muito comum.

Sobre apoiar Software nosso, falta sim. O TechLinux 1.0a, por exemplo, considero a melhor distribuição daquela rodada. Mesmo assim, parece que não deu muito certo... Mas não acho que o caso da Conectiva seja o mesmo.

Quer apoiar software nacional por méritos? Apoie o Kurumin. Quer apoiar por nome? Apoie a Conectiva. (que no que instalei está fraca, mas espero que pelo menos comece a melhorar nessa versão 10)


» Pierre Freire () em 21/01 15:19

Olá amigos,

Tenho acompanhado este assunto atentamente e gostaria de postar minha opinião a respeito.
Software Livre sempre é um assunto interessante, prazeroso, envolvente mas sobretudo polêmico.
Talvez o que esteja sendo avaliado não seja o produto em si, mas os ideais ideológicos de cada um, sabemos que no mundo do software livre temos as guerras santas KDE x Gnome, Vi x Emacs, Postgres X MySql e por vai, quando se fala em distribuição´o assunto fica cada vez mais complexo. Cada um de nós em particular temos as nossas paixões e ficamos felizes quando encontramos alguém que copartilha as nossas opiniões e ao mesmo tempo ficamos um pouco frustados ao ouvirmos opiniões diferentes a nossa e sempre procuramos questionar e notadamente sabemos como as vezes é duro concordar com um ponto de vista diferente.
A Conectiva com certeza é um marco brasileiro em relação ao Software Livre, teve um papel decisivo na divulgação do Software Livre no Brasil, com a sua distribuição adaptada aos configurações regionais locais, hardware, documentação em Português, publicações sobre Linux, etc.
Não acho o produto da Conectiva tão ruim assim, eu reclamei muito sobre o instalador da versão 9, mas não acho que a Conectiva seja tão ruim.
Tem suas qualidades e seus defeitos como qualquer outra distribuição Linux. E acho que ela tem capacidade para dar suporte a outras distribuições sim. Quanto ao preço, nós do SOFTWARE LIVRE, temos o hábito de sempre achar que as coisas devem ser de graça e barato, eu imagino que existe o custo sim, e devemos valorizar o nosso trabalho, quando se fala em RS 20.000 para instalar um servidor de correio, nao falamos para empresa de 10 funcionarios o que seria uma fortuna, mas talvez para uma empresa tipo o BANRISUL ( Banco do Estado do Rio Grande do Sul ), não seja muito e esteja dentro do patamar para que eles negociem. "O BANRISUL foi apenas um exemplo para ilustrar, não sei se eles usam conectiva". E hoje sabemos no mercado que existem várias empresas que dão suporte ao Linux, enfim, é questão de escolha.
Imagino que o sucesso da Conectiva seria bom para a imagem do Linux no Brasil, pois ela é um marco sim, ajudou muito o Linux no Brasil, e se hoje ela é controlado pelo ABN Amaro e outros, isto é para outra momento. Em relação a Indústria Nacional seria muito bom que tivessemos grandes empresas de informática, o Software Livre é um meio de ajudar o Brasil a crescer neste sentido, temos um grande exemplo, o da India, o de quanto vem crescendo. Quanto a reserva de mercado eu não achei benéfica para o Brasil, depois da quebra da reserva evoluimos muito e temos que nos adequar a globalização, enfim, torço pela Conectiva, não acho a distribuição dela ruim e em relação a preço, o mercado vai determinar as regras, eu imagino que a Red Hat, Suse e outras também não sejam soluções baratas, o comandante Rolim dizia "Nada substitui os lucros" e as empresas tem que ter lucros, ou imaginaremos que Software Livre também é só filantropia??
E outro detalhe, do jeito que esta chegando o debate daqui a pouco vão dizer que a Conectiva é controlada pela Microsoft e os erros são hereditarios(risos), sem flames.
Enfim, esta é a minha opinião, e quanto ao Kurumin, adorei, parabenizo o Morimoto, e tenho a certeza que ele vai crescer muito no Brasil.
É a minha opinião, um abraço a todos.


Aguardo as cenas dos próximos capitulos.

Pierre Freire - Florianopolis


» Roberto Alcantara () em 21/01 15:47

"A Conectiva não é brasileira. É do ABN Amro Bank, da Intel Capital e da Latinvest. O atual presidente da Conectiva é um estrangeiro. Essa conversa de Conectiva brasileira é conversa pra boi dormir."

Putz, então tem um brasileiro que trabalha na nasa e ou um brasileiro que possui ações da Microsoft - significa que a Microsoft e a NASA são brasileiras?! :P


» Pierre Freire () em 21/01 16:11

Roberto,

Em relação aos acionistas, isto pouco me interessa, o fato que citei é que a Conectiva tem as raizes no Brasil.
E mostra a força do Brasil, o que nao concordo são as criticas em relação aos preços e a qualidade da Conectiva. A Suse, Red Hat e outras distribuições são também caras para o público corporativo e com certeza não estão a um passo do nirvana no aspecto qualidade.


» Conectiva über alles () em 21/01 16:39

Gostaria de deixar algumas palavras à medida que minha participação nesta discussão vai chegando ao fim:

@Patola

Patola, você está perdoado por abandonar o Conectiva. O Kurumin o redimiu. Ego te absolvo in nomine Linux et Kurumin et Carlos Morimoto. Amen.

@LinuxNewsReader

Reader, você foi firme até o fim em suas convicções e não cedeu. Isso é uma qualidade admirável. Foi muito estimulante discutir com você. Espero que continue assim. Também concordo com você que o Sloan carrega nas tintas, mas aplicando o devido filtro ao lê-lo, precisamos tirar alguma lição dessa história. Não é possível que continuemos a dar murro em ponta de faca pro resto da vida e não ter sequer nenhum controle sobre nosso próprio mercado. Não dá pra esperar os produtos nacionais ficarem bons para comprá-los. Temos que comprá-los ruins mesmo, para que o dinheiro ganho possa ser usado para melhorá-los, sem nunca perder isso de vista. Assim fizeram os EUA, o Japão e simplesmente todos os países que mandam no mundo. Observe a China, está fazendo exatamente a mesma coisa. Os produtos deles são uma droga, mas já venho notando uma melhoras aqui e ali. Eles sabem que o caminho é esse. Enquanto isso, ficamos sentados esperando que o Brasil chegue ao número 1 para só depois lhe dar algum crédito. "Roma não foi feita num dia". Fique de olho. Esse aí é meu pensamento pra você.

@Augusto Campos

Como no mundo Unix temos uma máxima, "keep it simple, stupid", nos negócios temos um ditado semelhante, "it's the economy, stupid", ou seja, nada mais importa, a não ser se tornar uma potência comercial. Conquanto respeite seu direito de se abster de discussões como estas, não concordo com os motivos que você deu. Não estamos preocupados com quem está certo ou errado. O que precisamos é discutir mais sobre economia e negócios. Trazer o assunto à tona. Tentar entender porque fazemos sucesso ou fracassamos. Tentar aprender com o sucesso e o fracasso dos outros. Junto com os livros dos Deitel, devíamos ler também autores consagrados como Chandler, Sloan, Bloomberg, Drucker e tantos outros que nos dão alguma luz sobre como fazer de nossas idéias uma realidade, no mínimo. O texto deles é bem simples de ler e não requer nenhum conhecimento avançado de economia ou administração.

@aCiDBaSe

Você praticamente precipitou o fim da minha argumentação. O seu testemunho é a prova de que eu precisava para sustentá-la. Na realidade, eu, você, e algumas outras pessoas viram o que outros não viram no Conectiva: UMA ENGENHARIA COMPLETAMENTE MADURA. Não era por menos. Os fundadores da Conectiva eram todos engenheiros experientes funcionários de longa carreira do Banco do Brasil. Justamente do setor em que o Brasil é mais avançado em todo o mundo. Red Hat, Debian, Slackware, etc., sempre foram uma coisa muito "hackerish", nada contra os hackers, mas para o ambiente comercial/industrial/produção, isso não soa lindo, sinto dizer. É uma pena que as pessoas tenham desistido logo na instalação e na detecção de hardware. É uma pena que a Conectiva não tenha conseguido arredondar esse pequeno detalhe de modo que as pessoas pudessem desfrutar do seu verdadeiro diferencial. Rejeitando a cobertura, deixaram de saborear o recheio.

@todos

Agradeço a todos que dedicaram seu tempo e atenção em ler minhas mensagens e/ou comentá-las.


» Peter Parker () em 21/01 16:56

Uber: sobre você citar a GM como concorrente da Ford: ela também é americana.


» LinuxNewsReader () em 21/01 17:47

Conectiva über alles :

"Reader, você foi firme até o fim em suas convicções e não cedeu. Isso é uma qualidade admirável. Foi muito estimulante discutir com você. Espero que continue assim."

Você também foi firme, e foi estimulante discutir com vc também. Todo este trecho pode ser aplicado a você.

"Não dá pra esperar os produtos nacionais ficarem bons para comprá-los. Temos que comprá-los ruins mesmo, para que o dinheiro ganho possa ser usado para melhorá-los"

Aqui é que discordamos, se compramos produtos ruins os empresários não tem motivação para melhora-los. Deveriam ter, mas isso é utopia e
não existe em nenhum lugar do mundo.

"Assim fizeram os EUA, o Japão e simplesmente todos os países que mandam no mundo. Observe a China, está fazendo exatamente a mesma coisa. Os produtos deles são uma droga, mas já venho notando uma melhoras aqui e ali."

Os EUA, Japão e China não fizeram isso. Tinham produtos ruins, começaram a perder mercado, melhoraram os produtos e as pessoas destes paises começaram a comprar produtos nacionais. Não existe este espirito de vou comprar produto ruim para melhorar a industria nacional.

O que existe é custo-beneficio :

1) O Produto nacional é ruim, importar é caro,
fico com o nacional.

2) O Produto é ruim, importar é viavel, fico
com o estrangeiro.

3) Os produtos são semelhantes ou com pouca
diferença, compro o nacional.


» Pierre Freire () em 21/01 18:43

E eu concordei com você. Não foi o contrário.

sds


» Roberto Alcantara () em 21/01 19:01

Pierre,
E eu concordei com você. Não foi o contrário.

sds


» Conectiva über alles () em 21/01 20:17

> Aqui é que discordamos, se compramos produtos ruins os empresários não tem
> motivação para melhora-los. Deveriam ter, mas isso é utopia e
> não existe em nenhum lugar do mundo.

Eu sei disso. Mas essa teoria só funciona para um mercado maduro e saturado. Quando o mercado está nascente, o apoio aos produtos locais é fundamental. Eu vou usar outra alegoria para tentar explicar. Quando somos adultos, a sociedade espera que a gente se vire. Ninguém vai dar nada de mão beijada. Senão acontece o que você falou, o cara se acomoda e isso é inadmissível para um adulto.

Mas quando somos crianças, ou seja "adultos ruins", despreparados, temos quem aposta todas as fichas em nós, com a perspectiva óbvia que um dia nos tornemos adultos e aí possamos andar com as próprias pernas. Eu duvido que qualquer empresário de tecnologia por menor que seja em seus estágios iniciais queira ficar nanico pro resto da vida. E há uma consciência de que o aumento de qualidade é essencial para se chegar lá. Então não estou preocupado com qualquer subsídio que possamos dar a nossas empresas nascentes.

Como que combinado, o Augusto acabou de publicar a notícia de que a SuSE foi certificada pelo Governo dos EUA. Bastou a distro se tornar estadunidense (foi comprada pela Novell), eles não perderam tempo. Cercaram a distro de todas as garantias para que tenha sucesso. Porque o mercado de Linux ainda tem suas fragilidades. Em pouco tempo, as compras governamentais vão transformar essa distro num sucesso imbatível. Confirmando exatamente meu ponto em relação ao SERPRO acima. Os EUA, governo e empresários, fazem um acompanhamento meticuloso e vão tomando várias medidas coordenadas para ir cercando mercados estratégicos passo a passo.

Enquanto isso, nosso Governo acho que nem sabe que existe a Conectiva, ou que existe distro comercial nacional. Sei de alguns setores que na sua hostilidade por distros comerciais, rejeitam inclusive as nacionais. Empresas de tecnolgia nacionais por sua vez não somam esforços. Ignoram a presença uma das outras. Uma burrice que não tem tamanho.

Se você não entender perfeitamente o que quero dizer, não se chateie. A culpa não é sua. Por mais que escreva, me furto a dar significado completo do que pretendo mostrar deixando para a experiência e a formação do leitor produzir suas próprias interpretações. Senão não haveria espaço para discutir. De qualquer forma, o que sei está exposto página acima.

Boa sorte.


» Melhor () em 21/01 20:43

O linux no Brasil ja foi melhor, acho que ainda temos chance de correr atras do prejuízo, mas com a conectiva desse forma nao tem como!!!!

Primeiramente a Conectiva deve ser homologada para a Oracle. Assim, ela pode competir com a rh e suse.

Daí pode-se começar a deixar a distro Conectiva e competitiva.

Outra, é melhorar a politica da Conectiva com o mercado interno. Ela ja teve escritorios fora do país. Porém, ignorou o mercado interno! erro grave.

Segundo, enquanto as outras distros melhoraram, ela ficou para tras. Lembram daquela distro chamada Parolim? entao aquela foi a chance da conectiva dominar Brasil, porem no auje, ela foi conseguir mercado externo. Sendo que o interno é uma grande riqueza, que ela nao valoriza e os estrageiros veneram. Nossa petrobras é o maior cliente SAP do mundo. Por que ela nao é o maior cliente linux do mundo também? Por que o Brasil nao sabe fazer negocio, acha que o estrageiro e melhor e acaba sendo melhor, pois o software nacional Conectiva nao sabe se portar como grande. Chuta os clientes e acham que so contratos gigantescos que valem o resto é lixo.

Precisamos melhorar as praticas capitalistas, as brigas internas, as discussoes que a ford e melhor que a ferrari.

Devemos parar de brigar, e fragmentarmos uns aos outros e sim agruparmos e solidicarmos o software brasileiro, pois o software livre é a unica forma do Brasil produzir tecnologia e concorrer com o mundo la fora, seja ele usando redhat ou conectiva. Isso nao importa......



» LinuxNewsReader () em 21/01 22:23

"Eu sei disso. Mas essa teoria só funciona para um mercado maduro e saturado."

Funciona para todos, não apenas para mercados maduros. Os Mercados maduros se tornaram maduros
apostando em qualidade, não graças a SUPOSTOS apoios a produtos ruins.

"Quando o mercado está nascente, o apoio aos produtos locais é fundamental."

Fundamental para aqueles que produzem bons produtos, apoiar a incompretencia é passar atestado de mediocridade.

"Eu vou usar outra alegoria ..."
Nada a ver esta alegoria.

Sua comparação :

Homem -> Empresa com bons produtos
Criança -> Empresa com produtos ruins

Uma comparação melhor seria :

Homem -> Empresa
Criança -> Micro Empresa

Um comparação melhor ainda :

Homem -> Empresa que fabrica bons produtos
Homem acomodado -> Empresa que fabrica produtos
ruins


"Como que combinado, o Augusto acabou de publicar a notícia de que a SuSE foi certificada pelo Governo dos EUA. Bastou a distro se tornar estadunidense (foi comprada pela Novell), eles não perderam tempo."

Eles já tinham dado uma outra certificação antes da compra pela Novell, e esta certificação viria de qualquer forma. Sendo empresa Européia ou Americana

"Cercaram a distro de todas as garantias para que tenha sucesso."

Não. A Distro já era bem conceituada ( ou "um sucesso" ) mesmo sem essa certificação.

"Confirmando exatamente meu ponto em relação ao SERPRO acima. Os EUA, governo e empresários, fazem um acompanhamento meticuloso e vão tomando várias medidas coordenadas para ir cercando mercados estratégicos passo a passo."

Naõ confirma nada. Como minha vó dizia : "Você está vendo chifre em cabeça de cavalo"

"Se você não entender perfeitamente o que quero dizer, não se chateie. A culpa não é sua. Por mais que escreva, me furto a dar significado completo do que pretendo ..."

Tava indo bem até agora. Apesar do argumento fraco pelo menos podiamos conversar. Agora, quando você vem com essa bobagem de "Se vc não entende", "A culpa não é sua", "me furto a dar significado completo" você está apenas sendo idiota e querendo passar uma impressão de sabedoria que você não possui. Uma pena você apelar para isso ...

"De qualquer forma, o que sei está exposto página acima."

Pela pose de "entendido" que você quis passar na última frase o exposto página acima é bem fraco.

Muita Sorte para você !


» Pierre () em 21/01 22:42

Roberto,

O comentario, nao era em relação a você, mas o poster do colega que tinha citado sobre a conectiva ser controlada pelo ABN AMARO,Intel Capital e o Latinvest.
Desculpe-me o mal entendido.

Pierre


» Conectiva über alles () em 21/01 23:54

> Eles já tinham dado uma outra certificação antes da compra > pela Novell, e esta certificação viria de qualquer forma.
> Sendo empresa Européia ou Americana

Talvez você não soubesse que a IBM (e a Intel) já era dona da SuSE, antes da Novell. De qualquer forma, foi um simples anúncio. Isso é que eu acho interessante. Não precisou de criar um comitê ou um fundo. Só o anúncio fez reforçar a credibilidade da distro mundo a fora. Uma postura. Só isso. É disso que precisamos. Uma nova postura como essa. Nosso governo anunciando que certificou a Conectiva para compras governamentais já daria uma imensa alavancagem à empresa. Nâo sei o que estão esperando. A Conectiva paga impostos no Brasil e faz um produto excelente. O que mais nosso governo quer?

> Pela pose de "entendido" que você quis passar na última
> frase o exposto página acima é bem fraco.

Não fiz pose nenhuma. Mas se você acha meus argumentos fracos, porque perde tempo comigo? Procure alguém com argumentos melhores para discutir. Não vou ficar triste. Pelo contrário, você com seus argumentos fortes, e outra pessoa com argumentos fortes também, discutindo, vão ajudar a ilustrar meu intelecto. Eu preferia mil vezes assistir a uma boa discussão a ter que participar de uma. Eu sempre ganho muito mais lendo que escrevendo.

> Muita Sorte para você !

Obrigado, acho que vou precisar.


» Evandro Guglielmeli () em 22/01 00:01

Só para completar um detalhe na alegoria que o Conectiva über alles usou na última mensagem:

Lembrem-se que os tutores (adultos) não só 'apostam todas as fichas' em seus tutelados (crianças); eles também ensinam, corrigem e incentivam a crescer.

PS: Ótimo debate... deu trabalho para acompanhar. Mas valeu a pena!

Evandro


» EAC () em 22/01 07:58

Só queria deixar claro a todos o seguinte :
- A Conectiva só chegou onde chegou, a ser ou ainda é a 4 maior distribuição linux do mundo, por que teve um grande apoio dos usuário brasileiros de linux, isso por si só quebra todos os argumentos (paradigmas) de que não apoiamos o que é nacional.
Eu até desiste do RH 6.0 em pró do CL 4.2. Isso por, e ainda comprei a caixinha, por que reconheci e valorizei o excelente trabalho.
Depois que a CL desenvolveu um instalador gráfico, muito feio por sinal, parece que as coisas desandaram.
- Como é que a CL perde o Marcelo Tosatti ? A impressão que deu foi que o Marcelo era apenas mais um simples funcionários mudando de emprego.
- As acrecito que esta coisas ruins possam ser "esquecidas" se a CL reagir logo.
Se for o caso convoque os usuário linux e simpatizantes para opinar, testar, desenvolver, antes que as outras Distros ancorem de vez em terra tupiniquim e descubram de uma vez por todas o Brasil
Falta da parte da CL este comprometimento com os moradores da sua casa.

Este foi um dos melhores debates que vi e participei aqui do site.
Parabéns a todos.


» depassagem () em 22/01 09:19

A atitude do SERPRO foi realmente lamentável. Até onde sei, a escolha recaiu no RedHat. Das três uma:

- Vão pagar uma fortuna em licenças (em dólar).

- Vão ter que migrar para alguma das novas distribuições que estão compilando o RHEL a partir dos fontes.

- Ou, pior, vão usar o Fedora.

Não há nenhum impedimento legal (lei de licitações) para que o SERPRO abraçe uma distribuição nacional como a Conectiva. Não estamos falando de GPL? Qualquer retribuição do SERPRO estará disponível para toda a comunidade. Se você quiser criar o seu próprio Pink Tie Conectiva Linux, aproveitando as colaborações do SERPRO, qual o problema? Todo e qualquer cidadão/empresário poderia se beneficiar, não apenas a Conectiva. O principal beneficiário seria o mercado nacional de informática. Ponto para o colega über.alles.

Preocupa-me sobremodo a falta de conhecimento em economia aqui no Fórum. Gente, parem de ler o que os americanos nos sugerem. Parem de ter como base para seus pensamentos econômicos as reportagens de cotidiano/supermercado do Jornal Nacional/Jornal Hoje. Leiam o que e como eles fizeram. Algumas sugestões: John Kenneth Galbraith, Paul Krugman, etc. Leiam sobre o período Vargas e Juscelino. Vejam também o que os europeus diziam dos americanos quando aquele ainda era um país inexpressivo. "Deus fez os EUA para proverem a humanidade com alimentos", diziam os economistas ingleses no séc. XVIII. É claro que os americanos ignoraram solenemente essa "sugestão". Investiram pesadamente em siderurgia e na indústria têxtil, na época em que o mais lógico era compras dos "bons empresários" ingleses, que fabricavam tudo melhor e mais barato. Aqui no Nordeste os ingleses foram menos sutis, nós exportávamos algodão para a Inglaterra. Delmiro Gouveia teve a idéia de construir a primeira hidrelétrica no Rio São Francisco para fornecer energia para os seus próprios teares. O que foi que os ingleses fizeram? Assassinaram-no. Depois compraram o espólio da viúva e fecharam tudo.

Pergunta: quem é o "celeiro do mundo" nos dias atuais?

Resumindo: façam o que eles fazem e fizeram (dispensem os assassinatos e o jogo sujo, claro ;)), não o que eles dizem!


» Conectiva-shit () em 22/01 09:31

Resumindo toda essa discussão... conectiva é um cocô...

pronto !!

pra que tanto bate boca !!


» Augusto Campos () em 22/01 09:34

Conectiva über alles: A SUSE havia obtido o degrau anterior desta mesma certificação já no ano passado, quando ainda era européia. Acho que foi apenas uma progressão natural, e não uma consequência de ter se tornado propriedade norte-americana.


» LinuxNewsReader () em 22/01 10:40

Conectiva über alles:

"Talvez você não soubesse que a IBM (e a Intel) já era dona da SuSE, antes da Novell."

Não. Uma coisa é ter ações, outra é ser dona. Este é um site de noticias linux e todas as noticias importantes passam por aqui ( ou quase todas ), e acompanho outros sites também. Nunca li que a IBM tivesse comprado a SuSE ( uma noticia que seria comentada em qq site )

"Só o anúncio fez reforçar a credibilidade da distro mundo a fora. Uma postura."

Como disse, a distro já gozava de credibilidade, e como o Augusto citou A SUSE havia obtido o degrau anterior desta certificação.

"É disso que precisamos. Uma nova postura como essa. Nosso governo anunciando que certificou a Conectiva para compras governamentais já daria uma imensa alavancagem à empresa."

O Governo já está tendo uma postura pró software livre. O que é ótimo. Se o governo não está usando Conectiva algum motivo deve ter. Com certeza avaliaram várias distros, incluindo a Conectiva.

"Mas se você acha meus argumentos fracos, porque perde tempo comigo?"

Trocar idéias nunca é perda de tempo.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.