Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Live CD nacional baseado no Slackware

Notícia publicada por brain em janeiro 20, 2004 11:01 AM | TrackBack


Anuncia o Vagner Rodrigues (vagnux@terra.com.br): "Depois de um bom tempo de estudos consegui terminar meu projeto particular e agora está disponivel para toda comunidade. É o Litrix, um LiveCD baseado no Slax/Slackware com algumas modificações e em português. O objetivo foi montar uma distro com visual limpo e facil de usar e com aplicativos interessantes para uso em home/offices. Confira a versão 1.0 e ajuda é bem vinda! "

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» CBRal () em 20/01 11:14

Espero que não seja tão complexo igual o Kurumin. Mais se for parecido com o slack-live detono.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 20/01 11:16

Perguntas:

- Ele permite instalação no HD, como o Knoppix/Kurumin?
- Ele tem detecção de dispositivos, como o Knoppix/Kurumin?
- Ele tem assistentes de configuração como o Kurumin?


Na página eu não encontrei muita informação (talvez eu não tenha procurado direito). Fiz essas perguntas porque acho que esses três pontos são a maior razão de sucesso do Kurumin (e do Knoppix) e acho que toda distribuição que roda do CD deveria tê-los.

Se a resposta para essas três perguntas for sim, então existe uma quarta:

- Qual o diferencial desta distribuição para com o Knoppix/Kurumin? Em que ela se destaca ou é melhor? Ótima oportunidade para você fazer sua propaganda...


» Vagner Rodrigues () em 20/01 11:37

Bem ainda não tive tempo de fazer o FAQ mas vou elaborar ele assim que puder, mas vamos responder a suas perguntas

Ele permite instalação no HD, como o Knoppix/Kurumin?

Na Versão Atual não, mas ja estou escrevendo o programa de instalação em PERL QT, de modo que em poucos cliques seja possivel instalar, em breve coloco o script no site para contribuições


Ele tem detecção de dispositivos, como o Knoppix/Kurumin?

Sim alem de carregar os modulos dos devices detectados no boot, eu até tomei emprestado o hwd usado no Knoppix, porem quando a Winmodem não pude fazer nada pois eu não possuo este tipo de hardware, contribuições são bem vindas

Ele tem assistentes de configuração como o Kurumin?

Procurei deixar as opções de configuração mais importantes todas juntas no mesmo menu , e configurações de hardware tem que ser feitas automaticamente deixando como ultima alternativa necessidade de intervenção do usuário.

Espero ter ajudado
Ass: Vagner Rodrigues


» Blood_Brother () em 20/01 12:22

Também estou com projeto particular de livecd baseado no slack, no entanto vai usar gnome no lugar do kde. Se quiser trocar alguma informação estamos ai!
E parabéns pela iniciativa, slackware é a melhor distro que já usei.


» Joao Amaral () em 20/01 15:53

qual o tamanho do arquivo para download???

qual q versao do kernel??? seria interesante gerar um iso com opção de boot pelo kernel 2.6, assim o pessoal podia experimentar ele com o live CD


» hamacker () em 25/03 12:31

Ainda estou esperando um LiveCD que rode em meu toshiba, se alguem souber de algo, por favor me avisem. O unico LiveCD que ainda nao tentei foi o Lindows, todas as outras ou é um kernel panic ou situacao de travamento.


» hamacker () em 25/03 12:32

Só para constar : Toshiba é o notebook serie S255.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.