Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

XFree: Mais do mesmo

Notícia publicada por brain em janeiro 5, 2004 11:52 AM | TrackBack


Com o anúncio da dissolução do Core Team do desenvolvimento do XFree, surgiu a dúvida: o que acontecerá com o projeto? Embora haja muitas análises confundindo o Core Team (cuja finalidade é mais política, e cuja atividade vinha se reduzindo mais e mais) com a equipe de desenvolvimento (que continua em atividade normal), este e-mail adicional do David Dawes (o mesmo desenvolvedor que anunciou a extinção do Core Team) que eu encontrei no PontoBR.org é bem claro: o desenvolvimento do XFree continua normalmente, e mesmo os integrantes do extinto Core Team continuam desenvolvendo. Eles apenas extinguiram um mecanismo político que se tornou desnecessário.

Por um lado, é bom sabermos que hoje em dia haveria alternativas para desenvolvimento para este projeto, caso ele subitamente sofresse uma parada. Mas parece que ainda não vai ser desta vez ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Roger de Almeida () em 05/01 19:00

O ideal seria a existência mais projetos "X" semelhantes ao Xfree.
Toda concorrência leal, é bem vinda.

Sei que isso nada tem a ver com a notícia, mas já faz tempo que nada sobre o OpenOffice é divulgado.

[]
Roger


» Manoel Pinho () em 05/01 20:26

Já existem pelo menos outros 2 projetos: o Xouvert (http://www.xouvert.org/) e o Freedesktop (http://freedesktop.org/Software/Home), sem contar outros projetos que não usam o padrão X.


» Roger de Almeida () em 06/01 13:04

Manoel,

Eu conheço o freedesktop mas o outro não conhecia. Entretanto, não fazem concorrencia pesada com o Xfree, o que seria salutar.

Todavia, os projetos deveriam ser compatíveis, isto é, nada de modificações nos aplicativos e etc.

[]
Roger


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.