Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Site Brasileiro sobre Sistemas Embarcados

Notícia publicada por brain em outubro 22, 2003 12:03 PM | TrackBack


Alan Carvalho (alan@unilestemg.br) avisa: "Com a crescente demanda sobre sistemas embarcados, sentimos a carência de um site em português para preencher esta lacuna, foi então que resolvemos criar o site LinuxABordo. Quem se interessar pelo assunto poderá acessar o site www.linuxabordo.hpg.com.br, onde encontrará informações importantes sobre Linux aplicado em Sistemas Embarcados."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel Fonseca Alves () em 22/10 13:39

Parabéns pela iniciativa !
Eu principalmente sintia a necessiade de um site em português sobre o assunto.
Duas sugestões :
- Um link para sites de fabricantes de placa para sistemas embarcados demonstrando as caracteríticas e distribuições Linux compatíveis.
- Um fórum ou algo similar para criar uma comunidade em torno do assunto que deve possuir muitos interessados, é bom para compartilhar experiências e dúvidas.

Parabéns.


» Fabricio Moeller () em 22/10 15:19

Alguem poderia comentar o que é um linux embarcado. No site também não vi nada sobre isso.
Seria intereçante para iniciantes.


» Manoel Pinho () em 22/10 20:21

O termo "embarcado" é a tradução do inglês "embedded". Eu prefiro "embutido" pois embarcado dá a idéia de sistemas de embarcações para a maioria das pessoas.

Linux embedded é uma grande idéia para sistemas eletrônicos mais avançados, pois facilita o desenvolvimento de aplicações (já que é igual ou muito semelhante ao linux que usamos nos micros) e evita o pagamento de licenças e royalties, que são muito comuns em sistemas concorrentes.

Para o fabricante de hardware é uma oportunidade também de tornar o desenvolvimento mais acesível a pequenas empresas e, dessa forma, vender mais hardware.

Eu mesmo fui numa palestra da Motorola do Brasil sobre microcontroladores e DSPs e os próprios engenheiros da empresa se interessam e dão a dica do uso do uClinux e ferramentas GNU para o desenvolvimento de sistemas com microcontroladores Coldfire.

Eu mesmo tenho um PDA iPAQ rodando linux perfeitamente. Ele usa o processador StrongARM e é possível desenvolver aplicativos em Qt ou GTK+ para ele usando um compilador cruzado para ARM. É muito interessante para pequenos projetos.

Recomendo o site

http://www.linuxdevices.com/

para quem quiser ficar por dentro do assunto de linux embedded e notícias referentes a isso.


» Sandro Vidal () em 22/10 20:32

Moeller,
não sou o cara, mas entendo como sistema embarcado o seguinte : são os sistemas que operam em dispositivos que não os conhecidos computadores de mesa, com por exemplo celulares (movidos à java, simbiam OS,etc), handhelds (palmOS, Linux,etc), automóveis (sensores diversos), etc. Esses sistemas primam pela simplicidade de interface (a grosso modo) e robustez (ninguem quer um celular com a mensagem "Ctrl-Alt-Del" , não é mesmo ?).
abraço.


» Eduardo Machado () em 23/10 10:32

Manoel Pinho e Sandro Vidal
Obrigado, tb não tinha idéia do q era embarcado.
Abraço


» Alan Carvalho de Assis () em 23/10 13:57

Olá pessoal,

desculpe pela demora, eu não tinha visto os comentários.

Daniel, obrigado pelo incentivo.
Quanto as suas sugestões, eu irei colocar um link para os principais fabricantes como recomendado.

Atualmente estou trabalhando com uma placa embarcada da AvNet, processador Motorola Coldfire MCF5282, ela custa $250.

Uma boa opção para quem está querendo começar é comprar o "Actiontec Dual PC Modem Router" que custa apenas $50, então você pode "hackea-lo" e instalar a sua própria versão do uClinux. Quero traduzir o

Quanto ao fórum, nós estamos providenciando isso, inclusive iremos registrar o domínio para termos mais opções pois o HPG tem poucas opções e é muito restritivo.

Quanto a pergunta do Fabricio, o Manoel Pinho e Sandro Vidal responderam muito bem, desculpe não ter colocado esta explicação no site ainda, vou mudar isso o mais cedo possível.

Obrigado a todos pelas sugestões e receptividade, conto com ajuda de todos!

Abraços,

Alan Carvalho


» Marcelo Barros () em 23/10 14:57

Puxa, que receptividade !
Estaremos transferindo o site para um dominio proprio, o linuxabordo.com.br (LAB, pros intimos). Estamos negociando agora onde hospedar.

Vai ser muito bom contar com todos voces pra ajudar e divulgar!

Marcelo Barros


» Haroldo Lage () em 24/10 09:06

Vou dar minha definição de Sistemas embarcados também :-)
Sistema embarcado ou embutido pode ser definido como aqueles que são executados embarcados em equipamentos microprocessados. (Sim, é isso mesmo ehheheh)
A presença de sistema operacional é totalmente opcional (Desenvolvo em um 8051 sem SO).
Alguns exemplos mais imediatos são o celular, injeção eletrônica, microondas, enfim, praticamente tudo que usa programação e não é um computador.
Tem uma empresa nacional aqui de Belo Horizonte que trabalha muito bem com esse tipo de desenvolvimento, é a Bios, aqui tá o endereço deles para quem quiser ver http://www.bios.srv.br


» Hamilton Albuquerque () em 21/04 23:38

Ae Pessoal... vc sabem um bom site onde eu possa encontrar informações no que diz respeito a Sistemas Embarcados sobre motores automotivo?
Quero fazer meu TCC nessa área. UFPA
valew!


» Hamilton Albuquerque () em 21/04 23:39

Ae Pessoal... vc sabem um bom site onde eu possa encontrar informações no que diz respeito a Sistemas Embarcados sobre motores automotivo?
Quero fazer meu TCC nessa área. UFPA
valew!


» Ricardo Igor Procópio () em 24/05 22:20

E ai moçada, gostaria de saber por onde começo pra poder desenvolver um aparelho do tipo. Aonde encontar hardware e seus preços e informações adicionais tambem. Tava pensando em desenvolver um MP3 Player baseado no Kurumin Linux(lógico, hiper reduzindo-o...).

Valeu...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.