Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Scripts shell com diálogos do KDE

Notícia publicada por brain em outubro 22, 2003 11:58 AM | TrackBack


Se você quer incrementar seus scripts shell, acrescentando uma interface gráfica moderna sem ter que mudar de ambiente de desenvolvimento, este tutorial de shell script usando o kdialog pode ser uma opção.

Um diálogo do KDE

Trata-se de uma maneira de definir e interagir com diálogos do KDE em scripts shell. A janela acima, por exemplo, usa o diálogo de entrada com visualização protegida (típico de senhas) e poderia ser gerada com o seguinte trecho de código:


senha=`kdialog --password "Please enter the server access code:"`
if [ $? != 0 ]; then
echo " Você pressionou Cancel"
exit 5
fi

E a senha digitada ficaria registrada na variável $senha. Simples não? E se você procura uma interface elegante para seus programas shell em modo texto, veja também o dialog.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pierre () em 22/10 12:11

O Kdialog é muito legal, assim como o dialogo a versão para modo texto. O script do simulado que desenvolvi e o foi publicado no site, foi escrito com dialog, eu estou fazendo uma versão com kdialog.
Para quem gosta de scripts é uma "benção dos deuses".

Pierre


» Penetro () em 22/10 12:27

O único porém é que se você não estiver rodando o KDE, melhor usar janelas baseadas em um toolkit mais leve.


» Xtian Xultz () em 22/10 12:52

Eu dei uma olhada no tutorial, e fiquei intrigado que o kdialog que vem na minha distribuicao (Mandrake 9,1) tem menos da metada dos recursos do tutorial. Isso porque o kdialog aqui eh do kde 3.1 e o do tutorial eh 3.2.
Nao bastasse isso, como tudo no kde, as janelas demoram um bocado para abrir, para pedir um simples OK, por exemplo. Entao dei uma olhada no xdialog.
A ideia eh mais ou menos a mesma, mas ele eh feito em GTK 1.2. A resposta dele eh bem mais rapida, e tem mais recursos que o kdialog, mesmo do kde 3.2
Fiz ontem mesmo um programinha em bash abrindo janelas, navegando pelos arquivos, e ficou muito joia, e isso que eu nao sei praticamente nada de shell script (me baseei por um tutorial do site olinux.com.br) e nao manjo quase nada de C, e nada mesmo de C com GTK. E em umas 4 horas meu programinha tava pronto, quem entende um pouco mais de shell script teria feito em menos de meia hora, e quem nao sabe jamais diria que ele foi feito com shell script. Uma otima pedida mesmo, acho que todo mundo deveria dar uma olhada e experimentar, eh muito facil...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 22/10 13:54

Xtian, tente então o zenity que vem com o gnome 2.4. De todos estes utilitários para fazer diálogos e janelas, achei este, que é o default do gnome 2.4, o mais completo, poderoso e leve. Ele esmaga em recursos o xdialog e tem também mais opções que o kdialog.


» Xtian Xultz () em 22/10 23:21

Interessante, eh uma pena que nao tenha um site especifico para o programa, e de documentacao parece que tah meio fraco. A unica referencia oficial eh o cvs onde estah o programa, entao fica um pouco mais complicado voce fazer um script, publica-lo e o usuario ter como requisito ter este software um pouquinho complicado de se obter. O Xdialog tem varias opcoes de download, rpms, deb, etc, e eh bem facil de instalar devido a exigir o gnome 1.2, que praticamente todo mundo tem.

No freshmeat, o texto diz que ele supera o Xdialog e afins por ter um nome mais legal...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.