Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Conexão SSH segura sem digitar senha

Notícia publicada por brain em setembro 19, 2003 12:14 PM | TrackBack


O UnderLinux publicou este tutorial para uso do SSH com autenticação por chaves assimétricas, sem necessidade de digitar senha a cada nova conexão. Veja um trecho: "A conexão através de chaves privada e publica, agrega segurança à conexão pelo fato de usar chaves criptografadas. Estas chaves são geradas pela ferramenta ssh-keygen, que, utilizando-se  de algoritmos para a criptografia de chaves, como RSA e DSA, que podem gerar chaves com um tamanho minimos de 64 bytes (sendo aconslhavel gerar chaves de 128 bytes para uma maior segurança), cria uma chave Publica e uma chave privada para o usuário que a executou. Estas novas chaves geradas irão ser gravadas nos arquivos $HOME/.ssh/id_rsa ou id_dsa (Chave privada) e $HOME/.ssh/id_rsa.pub ou id_dsa.pub (Publica)."

Note que embora o método seja bastante seguro em si, ele aumenta a chance de efeito dominó no comprometimento de sistemas.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» chimpa () em 19/09 14:25

Outra idéia legal é criar tuneis SSH para tráfego de protocolos inseguros (como imap, pop ,etc) , utilizando chaves assimétricas:
http://www.ic.unicamp.br/~ra008849/downloads/linux_help/ssh.html


» Marcus Grando () em 22/09 00:24

Só um comentário sobre a tutorial, já que se tratava de um protocolo seguro porque utilizar ftp para transferir a chave. Poderia ser usado o secure copy (scp), ou até mesmo o sftp.

Só para constar.


» Valdir () em 07/11 20:41

Eu estou interessado em conhecer tudo sobre SSH. Quero saber se alguém pode me ajudar. Pode ser com o conectiva linux 8 ou 9.

Agradeço pela atenção.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.