Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Governo libera R$ 6,3 milhões para software livre

Notícia publicada por brain em setembro 19, 2003 12:40 PM | TrackBack


Essa notícia do Ministério da Ciência e Tecnologia eu pesquei no dbth.net: "O comitê gestor do Fundo setorial de Informática reuniu-se ontem (17), no MCT, em Brasília e definiu um investimento de R$ 6,3 milhões para programas na área de software livre até o final do ano. Foi criado um grupo de trabalho que irá definir até o dia 23 de setembro, próxima terça-feira, o edital para seleção de projetos."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» jcarlos () em 19/09 16:59

tomando como base o artigo que esta linkado aqui no site que nos diz q uma licensa do winxphome custa R$700, a cada dois micros que seriam instalados /c windows, ganhamos 1 micro novo /c software livre..
se formos pensar o numero de maquinas que serão compradas,e a chance de automatizar varias coisas e dinuir a demora do serviço público (aquelas filas, justiça lenta, etc..) sairemos todos ganhando e muito...


» Evandro () em 20/09 17:22

O Windows OEM sai bem mais barato que 700 reais.

O mais importante não é a economia, mas o fato que o Estado tem controle sobre uma tecnologia, e não sobre a outra.


» Flavio Moreira () em 21/09 12:47

Está na hora deste COMITE colocar o NOSSO DINHEIRO em projetos que realmente impactam o Software Livre.

Não adianta só apoiar um pesquisador que fez um programa de modelagem molecular - É necessário que TAMBÉM se invista nos APLICATIVOS para o grande público como por exemplo o OpenOffice .

No ano passado foram investidos R$ 38 milhoes em 199 projetos.

Se tivessem investido 10% disto no Openoffice PT_BR, seriam economizados muito mais evitando a compra de pacotes proprietários.

É NECESSÁRIO FAZER COM QUE O NOSSO DINHEIRO SEJA USADO EM PROJETOS QUE VIABILIZEM 100% O LINUX NAS ADMINISTRAÇÕES GOVERNAMENTAIS , NAS ESCOLAS, NAS INSTITUIÇÕES.

Chega de dar dinheiro somente a meia-duzia de pesquisadores só porque os projetos são cientificamente interessantes.

VAMOS INICIAR UMA CAMPANHA !!!

Quais aplicativos devem ser priorizados para adaptação plena a realidade brasileira ?

Sugestões são bem-vindas ! Eu começo - vocês vão acrescentando :

Pela Ordem :

1) OPENOFFICE
2) LTSP (para escolas e e-gov)
3) KURUMIN
4) SAMBA (com ldap)
5) SQUID

... é isso !


» Flavio Moreira () em 21/09 12:59

É também recomendável LER o seguinte documento :
Novos editais vão usar recursos de fundos
http://agenciact.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=13373

E "monitorar" como estes recursos serão aplicados ...


» Woody () em 21/09 17:52

Kurumin eu discordo, ele e uma "excelente" distribuição, o certo seria colocar o dinheiro na Debian, ou se o kurumin virar um fork da Debian, no mesmo estilo ai sim compessa, se bem que falta uma distro nacional ao estilo , Debian, CRUX, Gentoo,... Openoffice seria um nvestimento legal, falta lembrar o gnome, e kde.


» Fabiano Rech () em 21/09 21:46

não concordo com o kurumin, uma distro em particular não deve ser favorecida, então por que não a conectiva? ou a magnux? fica fora da realidade ajudar uma distro especifica. o certo é incubar projetos, isto sim é o futuro do desenvolvimento.


» Pacozila () em 21/09 23:34

Para mim a prioridade maior é o sistema das urnas eletrônicas. Aquela sessão de verificação do código não desceu até hoje pela minha goela.

Acredito também que o governo tenha necessidade de muitos softwares de gestão bem específicos.

Por fim, já que há uma intenção de informatizar as escolas, existe uma necessidade beeeemmm grande de se criar softwares educacionais, ou essa história de dual-boot corre o risco de virar meio disco rígido inutilizado com o Linux (sem flames, vocês entenderam o que eu quis dizer...)


» Woody () em 22/09 00:48

Fabiano Rech, investir na magnux ou conectiva, teria que ser por meio do BNDS já que são instuições capitais, mesmo que haja outro forma naum seria proveitoso, já que o desenvolvimento e baseado em Suse, Redhat, de modo comercial e "fechado"... se a conectiva passar a ser como a debian ai sim o investimento seria interessante... completando mais se tratando em criar uma distro o investimento seria em hardware basicamente, uma distro pode ser a base de uma incubadora olhe o exemplo do BSD.


» Flavio Moreira () em 22/09 10:59

Falar do Kurumin foiu "puxar" a farinha pro nosso saco ... Mas vocês entenderam o "espirito" da coisa ... não é ?


» Joao Maria () em 22/09 13:54

eu tenho um monte de projectos na cxabeca, como que eu faco pra obter um financiamento com estes recursos ai????


» Pacozila () em 22/09 14:06

João: Espere até amanhã e leia o edital.

Quando é que esse povo vai aprender a ler as notícias por inteiro??? E olha que essa foi composta apenas de duas sentenças em um parágrafo apenas.


» Fabiano Rech () em 22/09 21:12

Woody
Concordo com você. manter estas distro não seria de muita valia para o Gnu, eu apenas usei como exemplos, mas o debian com certeza é um distro que pode ser ajudada por qualquer instituição, já que não existe uma base comercial. agora o openoffice em ptbr era nescessário mesmo, sem duvidas.

[]'s


» Peter Parker () em 23/09 10:15

Urna eletrônica? Nossa, hoje eu vi uma palestra sobre aquilo! O que a Procomp fez é um lixo! LIXO! Totalmente fraudável! Tiveram que tirar ela da última licitação, e quem ganhou foi a Unisys.


» Flavio Moreira () em 23/09 13:33

Vamos colocar $$$ NESTE projeto :

http://www.openoffice.org.br/l10n_help.php

que será algo ÚTIL para a sociedade brasileira !!!


» Cadu () em 30/09 21:09

Kurumin?
Essa foi horrível! O que o Brasil irá ganhar aplicando dinheiro no Kurumin? ( Não que a distro seja ruim, muito pelo contrário, é ÓTIMA! )

Também acho que aplicar dinheiro no Samba não é uma idéia muito boa não. Os rWindows irão sumir! Para que um servidor de arquivos compatível com sistemas que não existirão mais no Brasil ( pelo menos no Governo não... eu espero! )?

Acho uma boa aplicar dinheiro no OpenOffice e em algum ambiente gráfico ( talvez o Gnome, KDE, sei lá... ). Também é importante patrocinar uma equipe de desenvolvimento de softwares que o Governo usa para as coisas diárias ( como por exemplo para gerenciar os dados dos veículos que estão cadastrados no DETRAN ).

Creio que há muito o que se fazer, mas estamos começando, e isso é MUITO BOM!

Fora Microsoft!
Fora Software Proprietário!

Cadu


» Gothmog666 () em 01/10 16:51

Bem,

para o software livre poder ser utilizado em larga escala no brasil precisamos de 3 coisas:

1 - uma distro sólida brasileira. na verdade simplesmente um adsitro voltada para desktop que reúna KDE, GNOME e Oppen Office em portugues.
Isso possibilitaria o uso de softare livre em grande parte das repartições do governo.


2 - software educacionais.
minha mãe trabalha numa escola estadual aqui em santa catarina.
o impressionante eh:
- sao 18 computadores (eh uma escolinha pequena de cerca de 80 alunos)
- todos com licensa do windows xp home edition
agora para cada 3 micros poderia ter se comprado mais 1, se este utilizasse software livre. (hutando baixo, todos os micros tem o office e mais um kit de software)
- nenhum software educacional
as criancas sao educadas em cima do internet explorer e do microsoft office.

3 - TODOS os software sdo governo deveriam ser livres: o sistema do imposto de renda, itr, dief, softwares comtabeis em geral.
PRINCIPALMENTE o sistema de voto eletronico (q vergonha o sistema atual!)


» Gothmog666 () em 01/10 16:52

Bem,

para o software livre poder ser utilizado em larga escala no brasil precisamos de 3 coisas:

1 - uma distro sólida brasileira. na verdade simplesmente um adsitro voltada para desktop que reúna KDE, GNOME e Oppen Office em portugues.
Isso possibilitaria o uso de softare livre em grande parte das repartições do governo.


2 - software educacionais.
minha mãe trabalha numa escola estadual aqui em santa catarina.
o impressionante eh:
- sao 18 computadores (eh uma escolinha pequena de cerca de 80 alunos)
- todos com licensa do windows xp home edition
agora para cada 3 micros poderia ter se comprado mais 1, se este utilizasse software livre. (hutando baixo, todos os micros tem o office e mais um kit de software)
- nenhum software educacional
as criancas sao educadas em cima do internet explorer e do microsoft office.

3 - TODOS os software sdo governo deveriam ser livres: o sistema do imposto de renda, itr, dief, softwares contabeis em geral.
PRINCIPALMENTE o sistema de voto eletronico (q vergonha o sistema atual!)


» Julio () em 04/10 15:22

Temos possibilidade de financiar excelentes projetos rentáveis e de cunho desenvolvimentista, ou seja, projetos voltados para governo e com possibilidade de evolução comercial.
Faça contato para conversarmos a respeito.


» Alex () em 27/07 15:12

Por favor galera alguem me ajude!!!!!! Me mandem um e-mail com informações do Oppen Office!! Pois tenho que fazer um trabalho pra escola. Ficarei devendo uma a quem me ajudar !!!! Abraços!!! alex_eterj@yahoo.com.br


» Alex () em 27/07 15:12

Por favor galera alguem me ajude!!!!!! Me mandem um e-mail com informações do Oppen Office!! Pois tenho que fazer um trabalho pra escola. Ficarei devendo uma a quem me ajudar !!!! Abraços!!! alex_eterj@yahoo.com.br


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.