Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna Software: IaraJS

Notícia publicada por brain em setembro 8, 2003 11:16 AM | TrackBack


Neste 7 de Setembro um projeto de software brasileiro atingiu sua versão 1.0 e ganhou uma edição da coluna Software só para ele. O autor, Cárlisson Galdino (andarilho@alexandria.cc), escreveu: "Venho convidá-los a conhecer o projeto, que está maduro (após quase dois anos - o projeto existe desde novembro de 2001). Trata-se de um framework para o desenvolvimento de páginas web em JavaScript. Totalmente orientado a objetos e baseado em componentes, oferencendo interfaces agradáveis de uso de seus componentes e templates."

Mais em DETALHES.


IaraJS

Cárlisson Galdino (andarilho@alexandria.cc)

O IaraJS pode criar todo o site ou ser usado apenas como um gerenciador de componentes de forma bastante simples e ainda assim poderosa.

Como sistema um framework, ele pode ser usado de maneira mais fácil por outras linguagens a partir de bindings (atualmente há apenas o IaraPHP, ainda assim desatualizado).

Pretende-se, a partir de agora, melhorar o core em alguns pontos e, ao mesmo tempo, investir em componentes, temas e templates novos. Quem gosta da idéia de desenvolver páginas, quer aprender JavaScript como linguagem ou DHTML, ou tem interesse em melhorar um sistema full-featured nacional e diferente é mais que bem-vindo no projeto.

IaraJS: http://iarajs.codigolivre.org.br

URL alternativa: http://www.angeltowns.com/members/iarajs/

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» José Alexandre Ferreira () em 08/09 14:15

Grande Cárlisson,

Parabéns pela iniciativa...Vou dá uma olhada e depois comento.


» Elizeu Santos-Neto () em 10/09 11:43

Olá Carlisson,

Legal... gostei da inciativa... muito interessante... uma sugestão seria vc tentar incorporar o framework em alguma distribuição do linux.. talvez aumentaria a visibilidade!


» andarilho () em 10/09 16:52

Pode ser... Seria instalado como o ADODB, dependente de um httpd. Vou pensar nisso. Se eu tirar os GIFs talvez o Debian me aceite :).


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.