Notícia publicada por brain em setembro 5, 2003 11:05 AM
| TrackBack
O Sergio Salgueiro (sergio_salgueiro@yahoo.com.br) enviou um relato da apresentação do programa de software livre do Paraná que ele fez ontem na rádio Educativa. A íntegra do texto dele está nos DETALHES desta notícia, mas destaco dois trechos: "Um dos pontos que nós julgamos ser o diferencial do projeto é a presença da comunidade Linux. Ela é o elemento que dá a todos os projetos de software livre a garantia que nenhuma outra empresa do mundo consegue dar." e "Contando com a ajuda da Conectiva e da Universidade Federal do Paraná, a rede que está sendo montada terá dois servidores de boot remoto (dois mainframes IBM, em regime de redundância, rodando o United Linux) e vai atender, usando a fibra, todas as escolas, que terão em seus laboratórios micros sem HD. O projeto vai ainda disponibilizar centros de acesso à Internet em diversos pontos do estado, nos moldes dos telecentros de São Paulo, todos usando boot remoto."
Em breve esta apresentação poderá ser repetida em um programa da TV Educativa, e aí o Sérgio promete nos avisar com antecedência ;-)
Software livre no rádio
por Sergio Salgueiro (sergio_salgueiro@yahoo.com.br)
Hoje (04/09), estivemos apresentando o programa de software livre do estado do Paraná na rádio Educativa, (AM 630) em Curitiba, no programa
"Bate papo com o Chain".
O convite surgiu no dia da apresentação oficial do programa pelo governador do estado, e tivemos a oportunidade de mostrar o caminho que estamos seguindo.
O programa de software livre do Paraná tem vários projetos, mas o mais importante é o programa Paraná Digital, que, utilizando a rede de fibras ópticas da COPEL (Companhia Paranaense de Energia) vai levar Internet
rápida a todas as escolas municipais, atingindo mais de 5000 pontos até o final do projeto, previsto para três anos. O mais importante neste projeto, porém, é a utilização do software livre, sem o qual ele não seria viável. A COPEL possui hoje fibras instaladas em quase todo o estado, e o este projeto pode vir a se tornar modelo nacional para liberar os
recursos do FUST. O próprio secretário de educação, que é um dos idealizadores deste projeto no governo, apresentou a proposta ao ministro das telecomunicações, em Brasília.
Contando com a ajuda da Conectiva e da Universidade Federal do Paraná, a rede que está sendo montada terá dois servidores de boot remoto (dois mainframes IBM, em regime de redundância, rodando o United Linux) e vai atender, usando a fibra, todas as escolas, que terão em seus laboratórios micros sem HD.
O projeto vai ainda disponibilizar centros de acesso à Internet em diversos pontos do estado, nos moldes dos telecentros de São Paulo, todos usando boot remoto.
O interessante é que o apresentador do programa, como muitas pessoas, ficou fascinado ao perceber como o software livre pode e está
revolucionando a área de informática nos países que estão utilizando essa nova tecnologia.
Em todos os lugares em que fazemos a nossa apresentação, todos ficam muito impressionados com o potencial e com as vantagens que isso proporciona para um país como o Brasil. O difícil é explicar porque, com tantas vantagens, o software proprietário ainda se mantém por aqui.
Um dos pontos que nós julgamos ser o diferencial do projeto é a presença da comunidade Linux. Ela é o elemento que dá a todos os
projetos de software livre a garantia que nenhuma outra empresa do mundo consegue dar. E com este projeto, que tem a participação de várias universidades do estado, o poder público passa a colaborar com a comunidade, apoiando-se nela e servindo de apoio para o desenvolvimento de projetos, trazendo o governo para perto do povo.
Em breve, esta apresentação poderá ser repetida em um programa da TV Educativa, ocasião em que estaremos avisando com mais antecedência.
bem que poderia passar também em são paulo na tv cultura =)
alias ontem teve uma entrevista do Richard Stallman na tv cultura, durante o programa econômico ...
Olá gostaria de saber se existe a possibilidade de vc me enviar algumas linguagens positivas para se usar em rádio...
Sem mais para o momento
Tiago .
Alguem conhese algum software livre para automação de uma rádio comunitária?
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.