Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Chipsets SiS no Linux

Notícia publicada por brain em setembro 5, 2003 10:58 AM | TrackBack


Lucas Martinez (lucas@dglnet.com.br) disse: " Estou encaminhando um artigo, de autoria de Alex-Gurgel, que fala um pouco sobre os chipsets de vídeo SiS no Linux. Sem querer ser um artigo técnico, inclui dicas simples de configuração."

Um trecho do artigo: "Após a instalação do novo driver e execução do sisctrl foi-me possível configurar os parâmetros de correção gamma, brilho, contraste e saturação do monitor, bem como alterar a resolução de tela sem ter que reiniciar o X e, também, sem alteração na velocidade de processamento. Como não tenho o hábito de jogos 3D pesados não dei importância a ausência do DRI na placa-mãe, que conta com vídeo SiS650 ( Série 315 ) Mais habituado a jogos de tiro em primeira pessoa pude verificar que o jogo Doom ( instalado a partir do pacote doom-legacy ) passou a aceitar maior resolução de vídeo ( 800x600 ao invés de 640x480 ) e a operar mais rapidamente do que com o driver original. O mesmo ocorreu com o jogo Duke Nukem 3D. Também os plug-ins de visualização do Xmms tiveram o desempenho melhorado bem como vídeos assistidos com o Mplayer ou o Xine. É uma melhora ligeiramente perceptível, mas não tanto que venha a dispensar a aquisição de uma boa placa de vídeo 3D, mas apenas se o sistema vier a ser usado com programas que demandem um uso mais intenso do vídeo ( jogos 3D mais atuais ou trabalhos com vídeo )"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» robson moura barbosa () em 29/10 20:38

agostaria de recipir em casa mais enformaçois sobre o linux e kurumi meu endereço é rua carlos gonçalves
n36 jd monçoes cep09180290


» roberto () em 25/06 15:41

Gostaria de aprender a habilitar o modo 3d da minha placa de video sis 530 pois os jogos do próprio linux tornam-se muito lentos e sem visualização, distorcidos....


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.