Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Projeto GNOME traz novo paradigma no armazenamento de arquivos

Notícia publicada por brain em setembro 5, 2003 11:07 AM | TrackBack


Eri Ramos Bastos (erirb@xtms.com.br) disse: " Os hackers do Gnome estão se superando novamente. A idéia agora é substituir o sistema de arquivos comum por um sistema baseado em banco de dados. Isso permitirá não só um sistema mais flexível do ponto de vista geográfico, mas também algumas coisas incríveis. Um exemplo no próprio site, é que você poderá procurar seus arquivos usando linguagem natual como: 'Abra o texto que eu estava editando ontem a noite antes de jogar quake', ou ainda: 'mostre o arquivo no qual inseri diversos parágrafos hoje.' Se isso vingar, vai ser realmente legal."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» zé do caixão () em 05/09 11:55

É uma idéia interessante, mas de nova não tem nada. Oracle já desenvolveu algo assim, e a Microsft já anunciou que a nova versão do windows que está a caminho terá seu sistema de arquivos baseado em SQL.


» Augusto Campos () em 05/09 12:00

Que bom que não estamos sozinhos no rumo da inovação, então. Se todo mundo caminha nesta direção, é bom que tenhamos esta opção também


» jcarlos () em 05/09 12:18

tomara que o acesso aos arquivos nao fique mais lento caso essa mudança ocorra


» Augusto Campos () em 05/09 12:37

jcarlos, não é uma mudança. É uma opção a mais. Você pode usá-la ou não :)


» Silvio Fonseca () em 05/09 12:58

O fato da Oracle e da Microsoft usarem isso não significa, necessariamente, que isso seja bom (por outro lado, cem mil lemingues não podem estar errados, não é? :-P). Tenho dúvidas quanto a escalabilidade disso, um filesystem com muitos e muitos arquivos dificilmente terá uma boa performance com SQL. Isso poderá ser muito útil como uma forma de indexação de um grupo de arquivos (/home/usuario ou uma pasta compartilhada por exemplo), mas não como um filesystem para armazenamento...
Acima de tudo, espero que seja uma opção realmente, e não algo obrigatório no Gnome como foi/é o CORBA...


» Eri Ramos Bastos () em 05/09 13:28

Fala, Silvio.
Olha o comentário no site do projeto:
"P.S. Dear GNOME Hackers, in case you are getting nervous now... consider this: if Bowie said "don't jump off the cliff" would you jump just because he told you not to? ;-)"
Em uma clara referência aos projetos da MS e Oracle.

Realmente não sei em grandes corporacoes, mas que ia ser útil uma tranqueira dessa nesse ninho de mafagafo que é meu filesystem, isso ia.


» Peter Parker () em 05/09 14:40

Concordo com o Sílvio. Não sei se seria uma boa idéia fazer isso em um filesystem... Eu gostaria de ver opiniões mais técnicas sobre o assunto.


» WeS () em 05/09 15:10

Se eu não me engano o ReiserFS4 tem uma metodologia semelhante...


» andarilho () em 05/09 15:10

Sim, mas usar um filesystem em banco não significa que toda a instalação do GNU/Linux deva estar desse jeito.

Você pode ter partições ext2, ext3, reiserfs e até FAT em uma mesma instalação GNU/Linux. Assim, talvez não seja muito eficiente um SQLFS para tudo, mas sim para algumas partições, como a partição com home, por exemplo.


» TaQ () em 05/09 15:27

Nossa, eu ia falar disso da microsoft mas já falaram. Eles estavam falando de fazer o filesystem deles exatamente desse jeito. Será que o pessoal do Gnome vai fazer usando C# (alfinetada desnecessária mas sarcástica com o Icaza) eheheh? :-)
Pessoalmente eu acho que seria uma coisa meio redundante ainda, mas sabe-se lá.


» Roger de Almeida () em 05/09 16:51

Essa idéia irá revolucionar a área de informática, principalmente em relação à inteligência artificial.

O sistema operacional GNU/Linux é o mais bem preparado, pois tudo é arquivo. Todo o hardware - os dispositivos - são tratados como arquivos. Desse modo, é mais "fácil" portá-los para um sistema de BD e assim, combiná-los de forma quase infinita.

O sistema de firewall, podera "aprender", criando para cada momento, as suas regras.

Que precedente para a imaginação!!!


Abraços
Roger



» Raphael () em 05/09 17:05

Só para bancar o chato...
Issoé muito diferente das queries do BeOS?
BFS faz isso, de forma muito eficiente, há um bom tempo. Só fazendo uso dos atributos do arquivo.


» Manoel Pinho () em 05/09 22:10

E, se não me engano, há um projeto que está refazendo o filesystem do BeOS para os projetos que estão tentando recriar sistemas semelhantes ao BeOS, só que livres. E um dos projetos usa o kernel linux. Portanto, não estranhem se o BEFS se ternar mais um dos filesystems suportados pelo linux em pouco tempo.


» EdCrypt () em 06/09 00:36

Por isso que eu prefiro Gnome!
Quando meu professor e matemática perguntou onde, na nformática, se usava matriz e função, esse seria um belo exemplo! rs
Eu li a um tempo (não lembro onde) que o povo da MS anunciava um metodo que ia facilitar a tarefa de encontrar arquivos no disco... Não me perguntem como, acho que eles nem esplicavam muito, é claro... Mas essa do povo do Gnome foi a melhor!!


» EdCrypt () em 06/09 00:53

Eu deveria ler os outros comentarios antes fazer o meu... mais o importante nem é ser totalmente inovador (pelo menos um pouco), é não pra ficar atraz no que pode dar certo...


» Cesar Cardoso () em 06/09 11:36

As pessoas, ao que parecem, aqui e no Slashdot, estão com uma imensa desinformação sobre o que é o Storage. Por favor leiam http://www.gnome.org/~seth/blog/Ramblings_about_Storage____.


» Cesar Cardoso () em 06/09 11:37

Ops, é http://www.gnome.org/~seth/blog/Ramblings_about_Storage____


» debt consolidation () em 15/10 22:57

4820 http://www.rapid-debt-consolidation.com

consolidate debt


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.