Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Coluna software

Notícia publicada por brain em setembro 2, 2003 12:16 PM | TrackBack


Recentemente abordamos aqui na coluna Software a nova versão do Gnumeric, que inclui suporte a 100% das funções de fórmula do MS Excel. Hoje soubemos da existência de uma análise do beta mais recente desta nova versão, e vale a pena dar uma conferida - parece mesmo muito bom.

E a coluna software de hoje traz o Ted (um editor de texto *realmente* leve) e o irssi.

Ted
por f2r

Hoje a dica é para o pessoal que tem máquinas bem antigas (como um 486 ou os antigos pentim 100 e 120) e procura por um processador de texto.

Muita gente sugeriria o Abiword. Sim, esse editor de texto é maravilho e leve, mas não tão leve quando se tem menos de 32MB de RAM. Por isso, venho apresentar a vocês um pequeno, porém muito poderoso, editor de textos: o Ted. O Ted (http://www.nllgg.nl/Ted/index.html) é um editor de textos muito leve (ocupa 3MB carregado na memória), mas nem por isso deixa de ser poderoso. Ele editar arquivos RTF (Rich Text Format), que pode ser lido em praticamente qualquer editor de textos atual.

O Ted reconhece arquivos RTF como ninguém (muitas vezes melhor que o abiword), é muito simples de usar e tem diversos recursos (formatação de fonte, tabelas, etc,etc), resumindo, tudo o que você _realmente_ usa em um editor de textos. Ele é escrito em lesstiff, e é muito simples de se usar.

Vale a pena dar uma olhada, principalmente para "providos de menos RAM" ;)

Irssi

por Patola (Cláudio Sampaio)

O irssi - disponível por http://www.irssi.org/ - é um cliente de IRC em texto. Devo dizer que quem não tem a necessidade de usar modo texto não precisa considerá-lo, de verdade; existem ótimos clientes como X-Chat (Gnome) e kvirc (KDE). Mas para quem que, como eu, volta a meia era impelido a voltar para a telinha preta com letras brancas, ele se tornou uma imensa mão na roda.

Pra começar, ele imita em muita coisa o cliente de IRC BitchX (também de modo texto), mas elimina vários dos problemas deste, como por exemplo o travamento quando o servidor não está acessível e as telas de mensagens privadas que não acompanham quando um usuário muda de nickname. Só isso já valia a pena, mas o irssi também tem um conjunto de comandos bem flexível e muito similar ao do BitchX (envolvendo inclusive o gerenciamento de 'janelas' texto com window new, etc.), uma possibilidade de personalização da aparência com 'temas', uma linguagem script (perl) bastante poderosa e, principalmente, uma documentação muito melhor do que a equivalente para BitchX (pelo menos na organização).

O maior público do irssi serão usuários antigos de BitchX que já estão cansados de suas limitações, ou usuários novos de IRC que prefiram o modo texto. No sítio do programa há variados recursos, de temas a scripts e documentação.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Bit () em 02/09 13:14

Pra que uma parafernalia imensa em se tratando de cliente de irc ?
o proposito é entrar no irc e conversar, enviar arquivos e tal... ou ainda tem gente que entra pra ficar enviando desenhozinho e outros ?


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 02/09 13:58

Não sei, mas com certeza esse não é o objetivo do irssi, ser 'parafernália'. As funções que ele oferece são apenas... úteis!


» Roger de Almeida () em 02/09 14:18

Gostaria de saber se o Gnuméric é também 100% compatível com as macros do Excel. Uma grande empresa aqui no Brasil, supendeu o uso do StarOffice e do OpenOffice, pois, além da falta de planejamento de uma migração responsável, se deparou com as "incompatibilidades" geradas pelos "progamadores excel", aqueles que criam macros que são verdadeiras armadilhas, e, impedem a migração massiva para o software livre.

Abraços
Roger


» f2r () em 02/09 14:22

Não.
As macros no excel são implementadas em VBA (Visual Basic for Applications) .
VBA é proprietário, e não é implementando e nenhum editor que eu conheça.


» Pierre () em 02/09 14:30

Este problema das macros, atrasa um pouco a migração de quem usa estes recursos.
Como o amigo citou acima o vbscript é proprietário, então imagino que tão cedo este recurso não possa ser usado.
A principio, a planilha do openoffice tem alguma coisa parecida com macro? Eu não conheço, sou do tempo do Supercalc e do Lotus(risos).
As macros do Lotus eram ótimas.


» andarilho () em 02/09 15:46

Tem sim, o StarBasic.

Parece um VBA alternativo, mas como não conheço o VBA e conheço pouco do StarBasic, não sei quais são as diferenças.

Pode-se então migrar, teoricamente, mesmo que seja necessário corrigir algumas coisas nas macros durante a migração (ou reescrevê-las, sei lá!).

De qualquer forma, ainda acho que deveriam ([Star|Open]Office) usar ECMAScript (o padrão do JavaScript).


» djalmir () em 02/09 19:10

Já usei o Ted antes. Ele tb suporta figuras, se não me engano. Boa parte dos emails que seguem pela rede com arquivos de textos anexos poderiam ser editados no Ted. O que diminuiria bastante o tamanho dos arquivos e os tornaria fácil de serem abertos em qualquer OS.


» Manuel () em 23/10 18:07

preciso baixar um manual do Linux, do Word e Excel na internete. Alguem por favor poderia mandar para mi um endereco ou site onde eu possa baixar isso?


» Manuel () em 23/10 18:07

preciso baixar um manual do Linux, do Word e Excel na internete. Alguem por favor poderia mandar para mi um endereco ou site onde eu possa baixar isso?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.