Notícia publicada por brain em setembro 2, 2003 12:04 PM
| TrackBack
A Telstra, maior empresa de telecomunicações da Austrália (equivalente às nossas Telemar, Brasil Telecom ou Telefônica), anunciou que estará substituindo seus desktops por Linux com Star Office, Gnome, Mozilla e Wyse. Como a empresa gasta um bilhão e meio de dólares australianos por ano com TI, essa mudança certamente foi bem pensada e terá impacto. E a empresa aproveitou para anunciar que está encerrando seu contrato com a IBM Global Services e vai gerenciar TI internamente - o que provavelmente significa uma onda de empregos para profissionais de Linux no mercado australiano.
Espero que logo as empresas Brasileiras tomem iniciativas como esta e que aqueçam de uma vez o mercado para os profissionais em Linux.
Pierre
O que eu acho legal é que agora não vemos mais notícias de migração de servidores, como no passado (não que não existam, mas ficaram batidas então agora viraram nota de pé de página) e sim de desktops. Pra quem dizia que essa era uma frente inalcançável da Microsoft...
Realmente, o próximo passo do Linux está sendo no desktop corporativo. E eu acredito que as pessoas que trabalham com Linux vão sentir necessidade de ter o sistema em casa, nem que seja para familiarizar mais com ele.
É muito bom ver grandes empresas migrando.
Não vão precisar ter em casa, a maioria delas. Mas se quiserem ter só para se familiarizarem com o GNU/Linux, há Live-CDs por toda parte: Knoppix, Kurumin, Gentoo...
Não vai ser o problema.
O que é interessante no texto é que eles adotaram uma migração híbrida, com servidores Solaris, Linux e NT, aproveitando os benefícios de cada um.
A maioria das empresas sérias rodam mesmo os aplicativos principais em Unix e normalmente os desktops acessam os "sistemas" através de emuladores de terminal. O que sobra são os aplicativos de email, browser e de escritório (editor de texto, planilha, etc). O linux é perfeito para isso pois pode suprir isso a custo zero. E ainda pode substituir o servidor Unix na maioria dos casos.
Vejo muita empresa que tem essa situação e até o emulador de terminal é um programa proprietário. Isso fica muito caro.
Gnome! Boa escolha!
É, corps desks is the future!
Mas o que é Wyse? Google, lá vou eu...
Sempre achei que um dia iria ver noticias assim, nao so porque o Linux e bom mas sim, porque tem possibilidades e flexibilidade. E um sistema onde pode se crescer muito.
De resto e so acabar com a falta de informaçao e proconceito.
Enquanto a empresa australiana parte para a miração (windows para gnu/linx) dos sus desktops, aqui no Brasil, a Telemar faz o contrario. Começaram a instalar o StarOffice / openOffice nos desktops, parou de comprar licenças da MS, mas depois de algum tempo, meses, voltou atras. Não vai mais usar os referidos pacotes livres.
A principal reclamação, é incompatibilidade com as macros. Eu prefiro acreditar que é falta de planejamento.
[]
Roger
O caso da telemar deve ser falta de planejamento sim. Aqui onde trabalho, CTBC (telecom situada no Triângulo Mineiro, para quem não conhece), aconteceu a mesma coisa. Começaram a migração para OpenOffice, não planejaram direito, não informaram direito e como consequência abandonaram a idéia nos primeiros problemas. Só eu uso OpenOffice, devido a ser o único desktop 100% linux.
Uma pena.
Bem .. se tratando de telemar não é surpresa
As vezes fico com vontade de rir quando alguem sugere o openoffice como alternativa ao msoficce. Nao tem como comparar. O msoffice sai mais office que o open.
Eu pensava que o open fosse uma coisa boa. Mas... hahaha, desde que tenho aquele cl7.0(e ele vem de cara com o open) nao me conformo, com essa droga de office. A sun devia produzir e contratar mais e melhores desenvolvedores.
Sem macros, sem nada, sinceramente nao acredito no futuro deste office. Vai ser mais uma lenda de office passado.
E enquanto eles nao adotarem macros a serio, porque tem medo de cair na onda de "virus of offices" seria melhor se caissem ja em vez de continuarem a pensar que os executivos querem coisa gratis em detrimento de algo melhor:
O MS OFFICE
Crítico,
Vai catar coquinho!
O OO.org pode substituir sim o M$O. Macros, quem precisa delas. Eu não uso. E olha que eu uso o Word todo dia.
Macros são para "frescos" que gostam de facilitar as coisas e abre uma brecha enorme de segurança.
Cara, tem gente que não usa 10% do M$O. Sendo que uma pesquisa rescente diz que o OO.org cobre mais de 90% do M$O.
Vai continuar enchendo!?
A proposito, se não gosto do mundo open source, pq vc vem aqui?
Aqui é lugar para visionários, pensadores, técnicos e até filósofos. Já que você não se encaixa em nenhum dos casos citados... Tchau!
Desculpe não me demorar na resposta, mas não tenho tanto tempo para um anon desses.
Só digo que o OpenOffice tem suporte a macros (usando StarBasic), ótimos filtros para muitos offices por aí e exporta como PDF, SWF (OOo Impress). Como nem tudo é perfeito, ainda está pra ser resolvido o banco de dados (embora se ache alguma coisa pelos menus).
Ah, e tem o OpenOffice.org SDK também...
critico, tá apelando agora? O Conectiva 7 nunca veio com o openoffice.org. Nem mesmo o 8... O openoffice.org só foi adicionado à base de pacotes da conectiva a partir do 9.
No entanto o Conectiva 7 vem com o StarOffice 5.2. Bem mais antigo e mais fraquinho que o Openoffice.org.
Quanto a questão de acesso a Banco de Dados no OpenOffice, os links abaixo devem esclarecer que acesso é possível, apesar de muitos não conhecerem:
http://www.roninsoftwaregroup.com/mysql/ooo.htm
http://www.unixodbc.org/doc/OOoMySQL.pdf
Valeu.
=Sendo que uma pesquisa rescente diz que o OO.org cobre mais de 90% do M$O.=
Aonde leste isso? Na infoloucuras?
Fiquei tão feliz que resouvi comentar uma noticia antiga...
É, parece que o OO.o cobre ainda mais que 90% do M$O, agora, afinal, nunca soube do M$O dar suporte a SWF!!!!
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.